09 setembro, 2017

A GOLEADA DO SOFRIMENTO.


FC PORTO-CHAVES, 3-0

O FC Porto continua de vento em popa na Liga NOS. Em cinco jogos obteve outras tantas vitórias. Mas nesta noite, no Dragão quase a abarrotar pela terceira vez consecutiva, os azuis-e-brancos não se livraram de dois sustos que quase comprometeram os três pontos. Confuso? Eu explico.

Apesar do FC Porto ter conseguido um resultado folgado de 3-0, o empate esteve mais perto de acontecer do que se possa imaginar. Os portistas fizeram uma primeira parte uns bons furos abaixo do que seria de esperar e o Desportivo de Chaves, apesar de só contabilizar um ponto no campeonato até ao momento, deu excelente réplica.


Sérgio Conceição apostou no onze habitual dos últimos jogos com uma troca. Ricardo Pereira ficou no banco e Layún estreou-se mas com pouca produção. Aliás, o mexicano deve precisar de uma lavagem cerebral. Está irreconhecível. Miguel não defende, parece apático e não ataca como nos habituou. Ficou apenas o registo para o cruzamento que originou a grande penalidade perto do final. Muito pouco para um jogador a que me habituei a apreciar.

Foi preciso trabalhar muito para levar de vencida a equipa flaviense que a jogar, a um e a dois toques, é um regalo. Na primeira parte, o equilíbrio foi a nota dominante. Um FC Porto dominador mas pouco consistente e pouco perigoso. Um Chaves atrevido, com bom toque de bola e controlador a nível do meio-campo.

Ao intervalo, os Dragões tinham apenas o registo de um remate de Brahimi à figura do guarda-redes flaviense. O Chaves contabilizava um remate para defesa apertada de Casillas, anulado por fora-de-jogo. Muito pouco para um jogo da 1ª liga.


Para a etapa complementar, o técnico portista mexeu e mexeu bem. Corona, muito apagado e desgastado com dois jogos intensos que fez pela selecção mexicana, deu o lugar ao regressado Soares. Marega deixou de ser a muleta de Aboubakar e derivou para a direita. Depressa deu frutos esta mudança.

Aos 49 minutos, Soares endossou a bola a Brahimi e o argelino deixou passar sob a ameaça de um adversário. Aboubakar recebeu, fez um slalom e rematou contra Paulinho que enganou o guardião do Chaves.

Esperava-se então que o jogo pudesse ficar mais aberto e o FC Porto pudesse concretizar mais golos. Mas não. O Chaves cresceu e o FC Porto não conseguiu ser mais perigoso. Felipe e Soares ainda ameaçaram mas o Chaves em dez minutos falhou duas clamorosas oportunidades de golo frente a Casillas. Primeiro William aos 70 minutos e depois Galvão imitou o companheiro de equipa.

Sérgio Conceição lançou Otávio e A. André no jogo, retirando Aboubakar e Brahimi para equilibrar o meio-campo. Foi então que nos últimos minutos os Dragões tranquilizaram.


Aos 86 minutos, Soares concretizou uma recarga a uma grande penalidade por si convertida e dois minutos depois, Marega, a passe longo e soberbo de Óliver, rematou cruzado, fazendo o resultado final. Após sofrimento, apareceu a goleada.

Com este resultado, o FC Porto reassume a liderança da prova a par do Sporting, tendo um melhor goal-average que os leoninos.

Notas finais para as belas exibições de Marcano e Marega. Menos exuberantes e desinspirados estiveram M. Layún e Danilo com muitas perdas de bola e Corona completamente alheado do jogo.

A interrupção para compromissos das selecções afectaram alguns jogadores portistas mas o mal foi geral pois os adversários directos do FC Porto viram-se e desejaram-se para vencer os seus jogos. Não fosse a ajuda “divina” e a esta hora o Dragão estaria isolado na Liga NOS.

Os Dragões regressam este Domingo ao trabalho para preparar o jogo da 1ª Jornada do Grupo G da Champions League frente ao Besiktas que se vai realizar na próxima Quarta-feira. A Liga NOS regressa no próximo fim-de-semana com a visita dos azuis-e-brancos ao Estádio dos Arcos.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: “Triunfo justíssimo num jogo difícil”

Vitória difícil, mas justa
“Já sabia que ia ser difícil. O Chaves tem um bom treinador, boas individualidades e é uma equipa que vai seguramente fazer um campeonato tranquilo. Entrámos no jogo de uma forma algo irregular, que não tínhamos preparado, mas sobre isso há também que dar algum mérito ao Chaves. Foi uma equipa muito mais agressiva do que em jornadas anteriores, que bloqueou bem o nosso jogo interior…e nós pecámos um bocadinho na nossa fase de construção. Muitas vezes pensa-se que a culpa de não haver golos é dos avançados, mas não é assim. É mesmo essa primeira fase de construção que muitas vezes falha. E por causa disso nós chegávamos sem critério à última fase de decisão. Apesar de numa oportunidade o Chaves ter podido empatar o jogo, penso que é uma vitória justíssima do FC Porto, até porque nós também desperdiçámos algumas.”

O 11 e a titularidade de Layún
“Quando eu penso nos 11 jogadores que vão jogar de início, penso convicto de que esses 11 estão no máximo das suas capacidades. Não meteria um jogador que estivesse mais cansado para depois queimar uma substituição. Não faz sentido. Quanto ao Layún, posso dizer que tem trabalhado de uma forma fantástica, não foi à seleção, e eu tinha-lhe prometido antes do jogo em Braga que ele iria ser titular. Ficou connosco 15 dias, tal como o quarteto que hoje foi a nossa defesa, o que facilitou em muito o nosso trabalho.”

Baliza continua a zeros
“Não há segredos. Criar oportunidades tem a ver com o nosso início de construção de jogo e não sofrer tem a ver com a primeira zona de pressão que fazemos. É um trabalho de equipa que não podemos dissociar entre defesas e avançados. Hoje criaram-nos uma ou outra oportunidade, mas os adversários também têm qualidade. Obviamente que há coisas a melhorar, mas faz parte do trajeto natural de uma equipa.”


Jogo de quarta-feira não pesou
“Face a este jogo, o jogo da próxima quarta-feira tinha importância zero. Como viram, até tirei o Aboubakar, que não pode jogar na quarta-feira. O nosso foco era este jogo.”

Golos do trio avançado
“Fico contente porque vocês sabem que os avançados vivem de golos. Mas ficaria também contente com um golo de Casillas. Foi bom, fizeram os três golos, mas o importante é ganhar.”

Análise ao vídeoárbitro
“Sou pela verdade desportiva, sempre de acordo com o que é o jogo verdadeiro. Agora também é verdade que ontem ouvi o Vítor Oliveira [treinador do Portimonense] no fim do jogo com o Benfica a dizer que tem que haver um critério bem definido para as decisões do videooárbitro. Estou-me a lembrar que no segundo golo do Braga contra o Benfica não houve videoárbrito, nem linhas, e neste jogo houve. São as tais diferenças de critério. Não fico satisfeito quando estes erros afetam a nossa equipa e nós já tivemos quatro situações de penaltis claros, ditas no dia seguinte por ex-árbitros, em que não houve dúvida ou intervenção de videoárbitro. Há muita coisa a melhorar, mas nós esperemos que seja cada vez melhor.”



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. Que os Super Dragões exercem um papel fulcral no apoio á equipa todos concordamos. Que têm tido um comportamento mais correcto do que claques da 2.ª circular também julgo não haver dúvidas.

    Mas se já os julgava pouco inteligentes ontem tirei a confirmação.
    O acto de continuar a insultar as outras equipas acaba por ser um enorme tiro no pé.
    Que importância se lhe está a dar aos lampiões quando estão sempre a cantar SLB, SLB.....
    Que vantagem retiram em insultar o adversário? Nenhuma.
    Pelo contrário, só desvantagens!
    Multas da Liga, vitimização do adversário, outorga de um engrandecimento desse adversário (só se fala de quem é grande), e antipatia generalizada.

    Mas a estupidez desses indivíduos é tal que no jogo, e era bem audível, começaram a cantar Allez Porto Alles CHAVES É MERDA....

    Chaves é merda!

    Mas o GD Chaves é rival do FC Porto desde quando?!?
    Já estão ao mesmo nível e eu não dei conta??
    Como Flaviense fico contente que nos tenham elevado o estatuto de clube ao nível de um FC Porto.
    Mas como Portista fico ofendido com tal atitude.
    E também como portista fico estarrecido com tamanha estupidez. Então quem quer ser bandeira do Norte ostracizado pelo poder centralista põe-se assim a insultar uns pobres Transmontanos que em 15 jogos no Porto perdeu-os todos?!?
    Insulta-se assim uma cidade e uma região com muitos Portistas?
    Com que cara e vontade vou eu e o pessoal todo membro da Casa do FCP de Chaves apoiar quem nos insultou num qualquer jogo da Champions ou clássico?!?

    É assim que o Porto quer crescer em simpatizantes?!?

    ResponderEliminar
  2. Se tiveres condições, faça chegar este vídeo no link abaixo ao UPB, ao BB, ao Miguel Guedes e etc...para ilustrar, exemplificar e denunciar muito bem os critérios dos VARíssimos que "andem por aí"...

    Mesmo jogo, lances exatamente iguais. Não é incrível?

    http://sporting.filtro.pt/inacreditavel-ver-diferenca-julgamento-do-mesmo-arbitro-var-nestes-dois-lances/

    Mourinho tinha razão, mas Mourinho tinha plantel para condições normais e anormais.

    ResponderEliminar