29 janeiro, 2018

NÃO GOSTO DE “VITÓRIAS MORAIS”, MAS…


Não gosto, nunca gostei e provavelmente jamais irei gostar das famosas “vitórias morais”, mas a verdade é que há derrotas e derrotas. Nos últimos quatro anos de “seca”, perdeu-se muitas vezes, e na maior parte dessas vezes, o sentimento geral era de que não havia rumo, os sinais aflitivos e o futuro cheio de nuvens negras.

Este ano, o FC Porto perdeu 2 jogos na Champions League, mas os sinais demonstrados por uma equipa sagaz, dinâmica e sobretudo sem medo de ser feliz, deram sempre a entender que era possível o apuramento num grupo em que a generalidade das casas de apostas apontava Mónaco e Leipzig como principais favoritos, e só depois o FC Porto. Depois foi o que se viu, apuramento irrepreensível num grupo muito complicado com muito mérito e classe.

Internamente, estamos às portas de fevereiro e o FC Porto ainda não perdeu um único jogo. Mais, pela análise de qualquer jornal ou site insuspeito em relação ao FC Porto, é facilmente constatável que o FC Porto foi superior em todos os jogos que disputou. Nos poucos que não ganhou, foi assumidamente por todos superior nos 2 jogos frente ao sporting e foi muito, imensamente superior no jogo onde foi anulado um golo a Herrera por fora-de-jogo a Aboubakar, quando este estava 2 metros em jogo. Talvez o único jogo em que não nos tenhamos conseguido superiorizar ao adversário durante largo período de tempo foi na Vila das Aves, perante uma equipa que agoniza no fundo da tabela, mas que naquele dia fez o jogo da época. No Estoril, é verdade que jogamos muito pouco, tal como os nossos rivais em tantos e tantos jogos da presente época, mas dispusemos de 3 ou 4 oportunidades claras de golo, o que em condições normais daria para pelo menos não ir a perder para os balneários. Depois, foi o que se viu, quando um jogo normalmente tem 15 minutos de intervalo, este vai ter 1 mês e meio de intervalo com todas as consequências que daí advirão. É muito simples, na Amoreira o FC Porto por entre simulações patéticas de lesões, atrasos na reposição de bola ou auscultações ao VAR, não deverá ter mais que 20 minutos para tentar evitar um resultado terrível, perder frente ao lanterna vermelha, uma equipa miserável que não ganha a ninguém mas que, e à semelhança do jogo na Vila das Aves, fez o jogo da sua vida naquela 1ª parte.

Sejamos claros, estamos a entrar na parte mais delicada da época. Passada a 1ª volta, em que podíamos e devíamos ter bem mais pontos de vantagem sobre o 2º classificado do que aquilo que temos e depois do rocambolesco episódio no estoril, que apenas teve um prejudicado e chama-se FC Porto, aconteceu também aquilo que já era expetável. O clube campeão nacional, depois de longos meses sem ponta de futebol que se visse (admitido claramente por muitos dos seus próprios adeptos!) está naturalmente numa trajetória ascendente, quer de resultados, quer de exibições. Não era possível que a inexistência de futebol permanecesse durante a época toda, a grande questão é: como foi possível jogar tão pouco durante tantos meses e perder apenas um único jogo do campeonato no bessa, contrariamente por exemplo às 6 derrotas na Champions League?!?!?!

A fase é obviamente difícil e com margem de erro drasticamente reduzida depois do que se passou no estoril (que me cheira irá ser um jogo muito complicado de reverter, não pela miserável qualidade do estoril, mas sim por fatores extra... adiante), sendo que não é difícil adivinhar qual o resultado dos nossos rivais nesta jornada, principalmente no jogo do restelo, um daqueles jogos em que os apostadores lhe chamam um "figo"!!! Assim, o jogo de Moreira de Cónegos apenas tem um resultado possível para as nossas ambições, as dificuldades, já se sabe, vão ser mais que muitas, uma equipa Cónega disposta a "morrer em campo" para sacar um pontinho que seja ao FC Porto, com anti-jogo e nojice em doses industriais. Mas é o que temos e contra o qual teremos de lutar com a máxima dignidade e seriedade. É uma altura em que não pode haver medo de nada, sobretudo medo de ser feliz!

0 comentários:

Enviar um comentário