09 janeiro, 2018

OS PATINHOS FEIOS TRANSFORMADOS EM CISNES.


Não foram poucas as vezes em que nos últimos quatro anos, li e ouvi um argumento com o qual não pude deixar de concordar na maior parte das vezes em que o mesmo foi utilizado. Uma das grandes falhas que se foi apontando aos treinadores que passaram no banco do Dragão foi a falta de aproveitamento da qualidade de muitos dos jogadores do plantel, ou seja, e por outras palavras, muitos jogadores parecerem bem piores do que aquilo que realmente eram.

É impossível não fazer um pequeno exercício de memória relativamente a vários dos jogadores que atualmente compõem o plantel do FC Porto e que tão boa conta do recado têm dado. E refletir, refletir muito sobre o que se passou, sobre o porquê de tanto insucesso nos últimos anos, que obviamente não pode ser só associado a fatores externos, pois teve uma componente de culpa própria significativa.

Lembro-me bem do papel secundário que 99% dos Portistas acreditava que José Sá iria ter no plantel do FC Porto quando foi contratado. Se alguém dissesse em janeiro de 2016 que Sá iria algum dia relegar Casillas para o banco de suplentes, talvez se acreditasse que seria mais fácil ganhar o euromilhões.

Lembro-me também de ver Ricardo Pereira no annus horribilis de 2013/2014 e das suas dificuldades em fazer um simples cruzamento. E da escorregadela de Marcano na final da taça de Portugal que deu origem ao 2º golo do adversário, numa final horrivelmente perdida nos penalties depois de fazer o mais difícil. Bem como, da sentença de morte ao espanhol no FC Porto feita por alguns respeitados comentadores Portistas.

Dos constantes empréstimos de Reyes, que andou de clube em clube até chegar ao ano final de contrato com o FC Porto e afinal se concluir que o mexicano não é tão inútil no plantel como se chegou a pensar.

De Herrera, o caso mais paradigmático de tudo isto. Sinceramente, neste caso nem consigo explicar bem como é possível depois de 4 anos de Herrera, curiosamente os 4 anos de seca Portista, se estar a ver o que se tem visto. É daqueles fenómenos inexplicáveis mas que têm de acabar inevitavelmente com uma conclusão, que mais lá para o fim do post vou explicar.

Das constantes críticas às exibições quadradas de André André e ao seu futebol pouco consequente e dinâmico.

De Marega nem vale a pena falar muito... Aí direi mesmo sem qualquer duvida que 100% dos Portistas devem em algum momento ter feito troça de Marega... Um jogador que até era alvo de chacota por parte dos adeptos com tarjas em estádios, etc, etc... Um bombo da festa transformado num dos melhores jogadores do campeonato.

Da instabilidade mental de Aboubakar no ano em que supostamente seria o substituto natural de Jackson Martinez e de tantos e tantos golos falhados de baliza aberta.

De Brahimi ter estado com um pé e meio fora do FC Porto no ano passado...

Conclusão, a verdade é que muitos jogadores do atual plantel parecem neste momento melhores do que aquilo que realmente são. Estão potenciados a um nível que nunca julguei ser possível. Não é muito difícil chegar a um nome inevitável no meio de tudo isto: Sérgio Conceição! E é a fazer de jogadores normais, jogadores muito bons que se distinguem os bons treinadores dos treinadores assim-assim!

PS: Nada disto quer dizer necessariamente que ganhemos alguma coisa no final da época. Se tudo correr bem em Moreira de Cónegos, a disputa da taça de Portugal e da Liga realizar-se-á frente ao Sporting, uma equipa naturalmente bem trabalhada que ainda não perdeu internamente este ano, ou seja, duas eliminatórias em aberto e repartidas. Mas há uma coisa que transparece de modo evidente este ano, o trabalho realizado até aqui é de qualidade, vê-se futebol, dinâmica, golos, vitórias... Teremos de continuar a ser quase perfeitos para ganhar este campeonato porque os obstáculos irão ser mais que muitos e de diversa ordem. Mas que se está a trabalhar bem, isto é inegável.

0 comentários:

Enviar um comentário