06 fevereiro, 2018

CONTRATEM O TOMMY!


Num registo diferente e mais curto, gostaria de compartilhar convosco três tópicos laterais desta última semana.


1.
Numa votação que é feita todos os anos, Tommy Kabemodel do FC Erzgebirge Aue, equipa dos escalões secundários germânicos, foi "eleito" o pior jogador do conhecido jogo FIFA18. Na realidade, o nosso amigo Tommy nem jogador profissional é. Apenas fez alguns jogos na formação do referido clube como guarda-redes, sendo actualmente o roupeiro do mesmo. É caso para dizer que teve azar em não se ter cruzado atempadamente com Sérgio Conceição. A julgar pela empatia que o nosso treinador tem por incompreendidos e patinhos feios, neste momento poderia muito bem ser titular indiscutível e intocável no FC Porto. A julgar pelas últimas exibições, Marega que o diga!


2.
Numa altura em que Luís Filipe Vieira, e o slb, são mais visados por fogo cerrado sobre corrupção, do que o Stalone por balas, em todos os seus filmes dos "Mercenários", eis que o Jornal i tem a ideia criativa e peregrina de tentar misturar o nome do FC Porto na confusão. Se no terreno de jogo é difícil arranjar argumentos incriminatórios, para uma equipa que é sonegada de decisões a seu favor, jornada sim, jornada sim, eis que tentaram dar a volta pela Porto Canal, insinuando financiamentos públicos indevidos à estação de televisão. Meus amigos, a Porto Canal foi criada, não pelo FC Porto, mas como um canal para servir toda a região Norte, com incidência especial na região do grande Porto. Após dificuldades financeiras do canal, o FC Porto entrou no capital social da empresa, adquirindo a sua maioria. Contudo, a entrada do clube na estação, não desvirtuou o âmbito inicial, procurando uma simbiose entre a vocação regionalista para o público em geral, com as temáticas naturais associadas a um canal generalista, bem como uma vertente de rubricas relacionadas com o próprio clube. Feita esta breve introdução, é perfeitamente natural que diversos municípios adquiram serviços de produção, divulgação e promoção, no canal PRIVADO que mais enfoque tem sobre a vida e costumes dos seus cidadãos. Aquisições e gastos que, aliás, foram divulgados publicamente como competia aos municípios. É deveras interessante esta súbita preocupação do "i" pelo erário público. Igual preocupação não lhes notamos quando um organismo público, como é o caso da Federação Portuguesa de Futebol, efectuou pagamentos "por baixo da mesa" a determinado clube lisboeta. Ou quando o presidente do mesmo, contribuiu com centenas de milhões de euros para o buraco no BES que todos nós portugueses andamos a pagar. Contudo, numa publicação onde o homem dos 1000 euros, Afonso de Melo, é redactor principal, e onde colaboram personagens tão "insuspeitas" como António Galamba ou Ricardo Costa, estamos falados quanto à credibilidade e isenção do pasquim em causa.


3.
Ainda a propósito do Jornal i, vá-se lá saber o porquê da falta de destaque a ESTA (DENUNCIADO 'INFILTRADO' DO BENFICA NA INVESTIGAÇÃO AO CASO DOS EMAILS) denúncia da própria PJ.

Cumprimentos Portistas .

2 comentários:

  1. Sobre os pontos 2 e 3, totalmente de acordo.

    Sobre o ponto 1, permite-me discordar da “empatia que o nosso treinador tem por incompreendidos e patinhos feios”. Diria antes, a capacidade que o nosso treinador tem tido de aproveitar vários recursos humanos com resultados bons até ao momento. Jogadores como Marega e Herrera têm sido valorizados e aproveitados por SC, como nenhum outro treinador nos últimos anos foi capaz de fazer. Marega não tem 15 golos por acaso, tem sido um dos elementos mais importantes da manobra da equipa. É verdade que está num momento de forma menos bom, mas alguém acredita que era possível o maliano repetir a excelente forma que demonstrou na 1ª volta? Mesmo assim, o seu rendimento, tendo em conta as suas enormes limitações conhecidas por todos, tem sido excelente, e o treinador tem óbvios méritos nisso.

    ResponderEliminar
  2. Não estou a colocar em causa o estilo do Marega, a dedicação, e os golos que marcou, que já renderam muitos e preciosos pontos.

    O que não faz sentido algum, é verificar que - infelizmente - nos jogos mais recentes Marega não tem estado tão bem, e sabendo das limitações técnicas e do pouco que ele nos pode oferecer quando não é chamada a pujança física, Sérgio Conceição tem uma fé incondicional no Maliano, em detrimento de outros jogadores dentro e fora do campo, que talvez em determinadas situações pudessem oferecer mais à equipa. Se no Dragão, ainda há a justificação de haver mais espaço para correrias e numa bola em profundidade Marega poder fazer a diferença, em Moreira de Cónegos, para o exemplo mais recente, foi penoso jogar com menos 1 os 90 e tal minutos quando precisávamos de algo mais.

    Por outro lado, se existe um mérito MONSTRUOSO no trabalho que Sérgio Conceição tem feito com jogadores que em tempos nos geraram mais desconfianças, exemplos de Marega, Aboubakar, Reyes e até Sérgio Oliveira como se viu no último jogo, também não é menos verdade que existe o reverso da medalha. Se exceptuarmos Brahimi, os restantes virtuosos do plantel estão em sub-rendimento comparado com um passado próximo. Corona, Óliver e mesmo Tiquinho, são uma sombra do que já os vimos fazer.

    Como o treinador disse hoje, e bem, numa equipa de futebol, os resultados é que contam. Daí o meu ponto 1. Para mim, desde que vençamos os jogos e conquistemos títulos, até podem por o roupeiro a titular. Mas que preferia ver os melhores a jogar e BEM, sublinho o bem, lá isso preferia...

    ResponderEliminar