27 fevereiro, 2018

UMA VANTAGEM MUITO CURTA...


Já o disse aqui noutras ocasiões quando a nossa vantagem para o 2º classificado era menor do que a atual, mas reafirmo-o agora, com a máxima convicção e clareza, a classificação do FC Porto não reflete na totalidade aquilo que se tem passado dentro de campo, ao nível sobretudo da qualidade exibida por cada um dos candidatos ao título de campeão nacional.

Independentemente do que possa vir a acontecer até final da época, até esta altura do campeonato o FC Porto não tem sido melhor que todas as outras equipas, tem sido MUITO melhor que todos os outros, tem jogado melhor, tem o melhor ataque, a melhor defesa e ainda não foi derrotado internamente por ninguém. Subjetivamente falando, é a equipa que melhor qualidade exibicional tem demonstrado desde a 1ª jornada, exibindo uma constância incrível, e como sabemos o fator regularidade costuma ser fundamental na decisão do campeão nacional numa prova tão longa como esta.

Isto que eu digo, não é exclusivo de Portistas que eventualmente podem ter um "filtro azul", acaba por, com maior ou menor azia, ser admitido pela generalidade dos comentadores das várias tvs, sejam elas mais afetas ao verde ou ao vermelho, a verdade é que há evidências que por mais que se queira não se conseguem evitar. Com exceção daqueles seres abjetos dos vários programas onde constam 3 paineleiros, um de cada cor clubista, a generalidade dos restantes comentadores admite o que é evidente e claro. Na antevisão do jogo de Portimão, tropecei na sic notícias onde falava um comentador insuspeito de ser afeto ao FC Porto (muito pelo contrário!), de seu nome Ribeiro Cristóvão, em que o mesmo dizia isto: "Todos nós reconhecemos que o FC Porto nesta altura é uma equipa com muita qualidade, a produzir bom futebol, com bons jogadores, e portanto com um futuro certamente muito mais promissor do que os adversários mais chegados a ele". Sim, Ribeiro Cristóvão disse isso palavra por palavra! A partir daí, fica mesmo claro que estamos a ser muito melhores que os outros...

Dito isto, sabe a muito pouco olhar para a tabela classificativa e constatar que "apenas" são 5 os pontos de vantagem sobre o 2º classificado. A mentalidade dos jogadores e treinador tem de ser muito simples: pensar que o rival irá ganhar todos os jogos até final do campeonato. Assim, resta ao FC Porto um jogo onde terá margem de erro, exatamente o jogo na casa do rival direto, em tudo o resto a margem de erro será diminuta. Claro que é muito fácil dizer isso, fazer é bem mais difícil. Mas a verdade é que a equipa de Conceição tem dado sempre uma excelente resposta ao longo da época.

Se neste momento a vantagem refletisse a realidade do que se tem passado, ou seja uma equipa muito superior a todas as outras, a diferença para o 2º classificado estaria algures entre o que se passa em Espanha (Barcelona com 7 pontos de vantagem) ou o que se passa em Inglaterra (City com 13 pontos de vantagem), mas infelizmente a realidade é o que é, e daqui até final da época o pé tem de permanecer a fundo no acelerador. A sensação de que qualquer descuido pode ser fatal é também frustrante porque ao mesmo tempo pensa-se "tanta superioridade para uma vantagem tão curta"!

PS: É um excelente sinal a azia bem evidente nos nossos rivais mais odiosos após a vitória na Amoreira. Muita gente apostou todas as fichas numa possível derrota do FC Porto e sobretudo por isso, as reações histéricas e ridículas àquilo que foi o jogo seguiram-se nos dias a seguir. É um fantástico sinal quando os nosso rivais salivam de raiva, procurando teorias, cada uma mais estúpida que a outra, para explicar as nossas vitórias. Foi isso um dos ingredientes do nosso sucesso durante tantos anos, ou seja, os nossos rivais enfiarem a cabeça na areia, não querendo ver o óbvio. Que continue a azia, as teorias, as notícias inventadas do correio das mentiras, etc, etc... Será um excelente sinal!!!

PS2: Se já haviam poucas dúvidas sobre a veracidade dos mails divulgados no escândalo nacional que anda a ser investigado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, o presidente do clube que anda a ser investido pelo Ministério Público assumiu para o país inteiro que tudo aquilo que foi divulgado é verdadeiro, real, existiu, não é fake, nem manipulação! A partir daqui, penso que está tudo dito, e já agora o Ministério Público tem o trabalho ainda mais facilitado com esta admissão de que tudo aquilo é verdade...

0 comentários:

Enviar um comentário