21 março, 2018

FAKE NEWS.


Ministério Público recebe denúncia anónima contra Varela
Em causa está o jogo da 6a jornada, em que um erro do jovem guardião benfiquista, contribuiu decisivamente para o tento da vitória boavisteira. Tal "ajuda" não terá caído bem entre as hostes vitorianas, tradicionais rivais dos boavisteiros, que acusam Varela de facilitar na vitória axadrezada. Por detrás desta ajuda, estará a oferta ao jogador encarnado, de um corte de cabelo, com pintura incluída, pelo cabeleireiro de Idris. O caso será remetido para segredo de justiça.
Bem sei que o nível, e qualidade de investigação, deste breve texto rivaliza com o das redações profissionais do Record, ou d'A Bola, contudo, para incredulidade de muitos, tenho que confessar a sua falsidade. Sim, é apenas uma fake news. Como mau aluno de Sir Conan Doyle, não consegui criar um móbil consistente para o crime. Obviamente que o look de Idris não tem preço.

Contudo, se substituíssemos a cor de cabelo, por um qualquer nome obscuro de empresário, com uns largos milhares de euros na mala, a subornar em favor do FCP, já teríamos a história fetiche preferida de milhões de benfiquistas. Se em tempos, ela não passou apenas de um sonho húmido para muitos, na actualidade, parece ser utópico encontrar um limite para a falta de decoro e vergonha de elementos afectos aos encarnados.

Após a denúncia do jogo da Amoreira, a recente queixa contra o guardião do Boavista Vagner, pelo erro no SEGUNDO golo do recente FC Porto - Boavista, atinge contornos verdadeiramente surreais. Não vale a pena estar aqui a tentar justificar o injustificável, pois adquiridas as competências do 2º ano do primeiro ciclo de ensino, qualquer um conseguirá preencher um formulário com o que bem lhe aprouver. Aliás, não me admiraria futuras denúncias contra o S. Pedro, caso o vento no Restelo favoreça algum lance portista, ou mesmo queixas de violência sobre idosos, caso Quim venha a ser titular na deslocação do Aves ao Dragão.

Importante é realçar o brio e rapidez com que o Record, seguido d'A Bola e Correio da Manhã, se prestam a alimentar e partilhar a lavagem servida pela cartilha encarnada. Numa curta pesquisa pela Internet, foram eles as caixas de ressonância desta não-notícia, contraposta pelo "O Jogo" em defesa dos boavisteiros. Da restante imprensa escrita, o desprezo dado, parece indicar que ainda existe esperança para o jornalismo em Portugal.

As motivações são óbvias. Por totalmente estapafúrdias que estas denúncias sejam, a verdade é que criam ruído e, mais do que isso, procuram criar pressão nos adversários do FC Porto, sabendo estes que qualquer eventual infelicidade que possam vir a ter em jogo, poderá resultar em ter o seu nome enlameado nas referidas etares jornalísticas.

Suja, mas é a forma de jogar à Benfica.

Cabe aos nossos jogadores e equipa técnica, não se deixarem enredar ou distrair por estes fait-divers, e encarar cada um dos 7 jogos que faltam como se a final da Champions se tratasse. Acreditar em facilitismos, ou dar meias-partes, será meio caminho andado para estragar tudo o que de bom foi feito nesta época. Estou convicto que não nos vão desiludir.

Cumprimentos portistas.

1 comentário: