24 outubro, 2018

DÚVIDAS ESPANHOLAS


Neste período de um mês de intensa atividade competitiva que nos espera, o pontapé de saída não poderia ter sido mais simpático, perante um adversário que dificilmente seria equacionado para um jogo de pré-época. O Vila Real.

Se é correto afirmar que a valia do adversário não permite grandes extrapolações, ou comparações, para os desafios que nos aguardam, também não é menos verdade que o jogo foi interessante para tirar algumas ilações. Ou colocar algumas dúvidas. Como preferirem.

A maior de todas, prende-se com o homem do jogo, Adrian Lopez que, há 4 temporadas vem tendo uma acérrima luta com Bueno pelo título de Rei dos proscritos. Não porque não o tenha merecido. Até sexta, o que tinha mostrado de azul e branco vestido fora, efetivamente, muito pouco. Contudo, a exibição perante o Vila Real, mostra que o espanhol tem atributos técnicos acima dos restantes avançados do plantel. Porque não os extrapola em campo, talvez seja a questão para 1 milhão de euros. Se o motivo for desmotivação ou falta de auto-estima, Sérgio Conceição tem logo, perante o Lokomotiv, uma oportunidade de ouro para tentar ganhar um avançado antes do mercado de Janeiro. Fazemos votos que treinador, e jogador, se for o caso, correspondam.

Sem fazer gosto ao pé, mas a encher por completo o campo durante cerca de 1 hora de jogo, tivemos Óliver. A dada altura, parecia o espanhol contra a equipa do Vila Real inteira, tal a forma que à direita, ao centro ou à esquerda enchia o meio campo ofensivo portista com o seu tiki-taka. Mesmo com as fragilidades do adversário, nada que nos surpreenda no jogo de Óliver. Esta é a sua forma de jogar. Uma forma que transfigura o FC Porto de equipa aos repelões, sem controlo de jogo, para posse e domínio sobre a equipa contrária. Que Sérgio Conceição prefira um tipo de jogo musculado para abrir as defesas contrárias, estará no seu direito, e os resultados do passado dão-lhe crédito. Contudo, abdicar por completo de um sistema de jogo de posse, num momento em que o nosso 4-4-2 mostra desgaste, quer pela adaptação dos adversários, bem como pela baixa forma dos nossos avançados, quando tem ao seu dispor um dos melhores jogadores a atuar em Portugal nessa vertente, entra no campo da teimosia.

Das restantes caras novas que entraram no jogo da taça, continuo a pensar que João Pedro terá que evoluir muito para merecer a hipótese de se sentar no banco. Ideia substancialmente diferente fiquei de Jorge. Seguro, competente e interessante a atacar. Não é um Telles, mas decerto merecerá oportunidades. Já Bazoer fico-me pela neutralidade de opinião. Sem comprometer, também não deslumbrou.

O jogo de Vila Real foi um bom analgésico para esquecer a desilusão da Luz. No entanto, será nos relvados russos que veremos, ou não, a vontade do Porto de Conceição de evoluir... ou manter os biqueiros para as correrias de Marega. A ver vamos.

Cumprimentos Portistas.

7 comentários:

  1. facil de explicar, SC tem dificuldade em gerir o plantel que tem, nao consegue integrar novos jogadores e desperdiça muito do que tem porque esta agarrado a sistemas taticos que desiquilibram a equipa. Maxi ja deveria estar no banco , o lado esquerdo parece um passador como se viu com o lokomotiv ( se fosse o liverpool aos 40 minutos estavamos com 2 ou 3 dentro mas sem espinhas ). Com o lokomotiv valeu nos um anprmal corona, mais uma vez casillas, a sorte do jogo e o arbiro em certas alturas, nao conseguimos controlar o jogo, podemos estar a ganhar por 2 ou 3 mas sera sempre uma incognita aguentar o resultado com este tipo de esquema que SC implementou. Vamos ganhando mesmo a jogar pessimamente, se alguma vez jogarmos mesmo bem nao sei como sera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Desculpe mas tenho que lhe responder, porque leio vários blogues afetos ao FC Porto e o senhor replica os mesmos comentários em todos eles. Não há 1 comentário em que você diga algo construtivo sobre o treinador do FC Porto. Bate a toda a hora no homem que nos deu o título passados 4 anos, sem um único reforço e com um plantel de jogadores que muitos deles sempre foram olhados como patinhos feios. Quer o quê? Despedir o treinador e fazer regressar o Peseiro ou o Lopetegui? Você diz que ele não sabe gerir o plantel mas o que eu lhe digo é que ele foi campeão com o Marega, com o Herrera, com o Aboubakar... todos jogadores dados como dispensáveis! SC tem culpa que a SAD lhe tenha dado apenas Maxi com 34 anos e João Pedro ainda muito verde para lateral direito do FCP? SC tem culpa que Herrera e Brahimi cheguem ao seu ano final de contrato sem que estas situações sejam acauteladas? SC tem culpa de não termos contratado avançados de qualidade que nos ajudariam a ter outras soluções na frente? Sinceramente você bate no alvo mais fácil porque sempre que perdemos a culpa é do treinador. Não isento de SC de tudo porque ele tem claramente coisas a melhorar na equipa nomeadamente na forma como defendemos e no posicionamento de alguns jogadores no processo defensivo, que não tem sido o melhor na minha opinião. Mas a forma obcecada como você bate no nosso treinador é algo que me faz muita confusão, desculpe que lhe diga. Se há homem certo para treinar este grupo de jogadores, neste momento, é o Sérgio Conceição.
      No final cá estaremos para fazer contas.

      Cumprimentos,
      Pedro Nuno

      Eliminar
    2. pois, eu critico nas vitorias, ontem com um bocadinho de azar tinhamos perdido sem espinhas ACHO QUE FOI CLARISSIMO, estamos a jogar muito pouco e nao chega ser treinador de chicotadaE RODINHAS, e preciso lançar novos jogadores, jogadores da formaçao, nao se pode jogar so com os adorados hernanis, fabianos que ja nem deviam estar, Militao e def direito e temos mbemba, depois se calhar esta na altura de dar minutos a jorge. O porto de SC pode estar a ganhar por dois mas nao e seguro que chegue ao fim a ganhar, ja foi assim no braga onde perdeu uma final de taça a ganhar por dois, em guimaraes, na academica, em nantes. Quando o futebol jogado melhorar e ganharmos COM SEGURANÇA ai apareço a elogiar. CARTILHAS NAO OBRIGADO.

      Eliminar
    3. ah e se escrevo e mesmo na mesma altura e para fatos do momento a isso chama se coerencia. Ah e ``bato`` com portistas, nao com os de fora, agora as verdades tem de ser ditas. O brahimi ja eu tinha despachado algum tempo, avançados de qualidade ? mais? abou, marega, soares, lopez, e o melhor de todos andre, um avançado ``de qualidade`` custa a partida no minimo 15M pegar ou largar, nos so podemos potenciar jogadores mais nada e SC nao o consegue fazer, ele nao lança um unico jogador novo, o militao esta a jogar porque nao ha mais ninguem. O Ricardo foi o vitoria que o lançou. Repare quem ele tira quase sempre.... SOliveira porque nao lhe da problemas, quando bazoer se fixa na equipa? nao presta? e novinho? diga me so afinal quem SC quer?? amigo se viessem progba, modric e rakitic SC ponha os no banco ou na B a rodar porque nao se adaptavam ao seu estilo de jogo, o problema de SC e esse mesmo, ELE TEM DE FORMAR UMA EQUIPA TEM DE CONSEGUIR INTEGRAR QUEM CHEGA, quais as equipas no mundo que jogam com o sistema de SC? e um sistema que com jogadores rapidos e tecnicistas e ultrapassado de imediato. QUERO MUITO QUE O PORTO GANHE E ESTOU COM O TREINADOR, DIREÇAO, TODOS, mas tenho de desabafar, nao consigo so dizer bem, por norma sou como SC so vejo o que de mal e feito para melhorar, feitios.

      Eliminar
    4. Que você critique tudo e todos é consigo. Desde que critique de forma construtiva e não limitar-se a dizer que SC é um "treinador de chicotada e rodinhas" e extrapolar os factos ao referir derrotas de SC noutras equipas. Acha que há treinadores perfeitos e que nunca perderam? Amigo diga-me lá qual o treinador de classe mundial que não teve as suas derrotas dolorosas? Guardiola já foi criticado pelo seu futebol tiki-taka perdendo várias vezes contra o futebol defensivo do Mourinho. O Mourinho é criticado por ser muito defensivo tendo já sido derrotado diversas vezes nos ultimos anos. Klopp tem um futebol espetacular no Liverpool mas também já perdeu diversas vezes por jogar sempre da mesma forma. Zidane apesar de ter ganho 3 Champions não é perfeito e perdeu muitas vezes para o Barça. Portanto não venha para blogues do FCP criticar o treinador só porque sim e porque você tem um ódio de estimação por ele. Não fosse ele e muito provavelmente estaríamos a presenciar um benfica penta a caminho de um hexa que seria terrível para a nossa história. Você diz que por si já tinha despachado uma data de jogadores e lançado não sei quantos jogadores da formação. Também é daqueles que sonha ser campeão europeu com jogadores da formação? Esse sonho anda muito na moda para os lados vermelhos e veja-se onde andam eles na Champions e onde estamos nós. Temos de apostar na formação sim, mas integrado daquilo que sempre foi o modelo de gestão do FC Porto que tão bons frutos deu no passado e que temos de recuperar. Investir na prospeção, comprar bons valores (não camiões de jogadores, mas atletas bem referenciados e observados como fazíamos antes) e transferir com mais valias. Eu também gostava muito que ganhássemos sempre a convencer e é óbvio que a equipa ainda tem lacunas para resolver mas não contem comigo para bater no treinador só porque sim quando muitas das culpas não são dele.

      Eliminar
  2. de facto és VIDENTE e por isso não entendes nada de futebol. podes fazer um favor de escerver essas tuas ideias e freflexões alucas noutros blogues afectos a tua equipa, seu etoupeira. o FCPorto continua atrilhar o seu caminho contra ti e todos os contras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah toupeira eu?? sou ha mais anos e socio do fcp do que tu , mas a brincar. NAO SOU E CARTILHEIRO, gosto do Porto Canal e realmente nao aprecio muito o futebol desordenado de SC, no entanto delirei com a vitoria do ultimo campeonato que ele numa semana e uns dias ia desbaratando, foi por um tris com herrera a marcar aos 90 na luz coisa improvavel e miracolosa como o golo do kelvin, UMA COIS AIMPORTANTE, PARECE QUE SC NAO E PE FRIO, TEM SORTE.

      Eliminar