17 dezembro, 2006

Um Natal com os passos certos...


Competição: bwin 06/07 (14ª jornada)
Data: 17.12.2006
Local: Estádio do Dragão, Porto
FC Porto: Helton; Bosingwa, Pepe (Ricardo Costa), Bruno Alves e Marek Cech; Raul Meireles, Ibson (Bruno Moraes) e Lucho; Quaresma, Hélder Postiga e Lisandro (Vieirinha)
Golos: Pepe (24m e 68m), Hélder Postiga (42m) e Lucho González (86m)

No último jogo do ano para a equipa do FC Porto antes da paragem oficial da época natalícia e de fim de ano, nada como fechar em beleza com chapa ‘4’ perante a formação do Paços de Ferreira. O central Super-Pepe foi a grande figura do jogo ao participar em 3 golos da sua equipa, tendo marcado 2 golos. Os restantes golos ficaram a cargo do carteiro-Postiga e do almirante-Lucho.

Desde o 1º minuto que este foi um jogo de sentido único, tendo o FC Porto entrado em campo com um ritmo de jogo muito elevado, imprimindo grande velocidade e pressionando logo no seu meio-campo ofensivo. O Paços de Ferreira mostrava-se incapaz de reagir a este pressing, quando aos 24 minutos, o FC Porto inaugura o marcador através de Pepe com um cabeceamento pleno de oportunidade na área pacense.

Com várias situações de golo a sucederem-se na defensiva pacense, foi preciso aguardar quase até ao fim da 1ª parte, perto dos 42 minutos, para assistir a novo golo do FC Porto, desta vez através de Hélder Postiga que aproveitou da melhor forma mais um cabeceamento de Pepe que fez a bola bater com estrondo na barra e ficar à sua mercê para a recarga. Estávamos então no intervalo, não que sem antes o árbitro tivesse que expulsar o jogador Edson do Paços de Ferreira com vermelho directo depois de uma entrada violenta sobre Pepe a meio-campo.

Para a 2ª parte, Bruno Moraes entrou para o lugar de Ibson para forçar ainda mais o ataque à área defensiva do Paços de Ferreira, tendo o jogo continuado a decorrer num único sentido, o da baliza dos pacenses. Fruto desse constante sufoco, Pepe aos 68 minutos de jogo aproveita para bisar na partida e fazer o seu 2º golo, no seguimento de um canto com conta, peso e medida cobrado por Ricardo Quaresma.

A partir desse momento e até ao final da partida, assistiu-se a um ritmo de jogo mais pausado por parte dos portistas, mas sem nunca perder o sentido da baliza adversária. Quando já restavam apenas 4 minutos para o final do jogo, Lucho Gonzalez ‘molha a sopa’ e faz o 4º golo para o FC Porto, aproveitando uma oferta em bandeja d’oiro por parte de Ricardo Quaresma.

Fechamos o ano com a 7ª vitória consecutiva para a bwin 2006/07 e em 1º lugar isolado com 37 pontos, estando o 2º classificado (Sportêm) a 5 pontos de atraso. Temos o melhor ataque, a melhor defesa e estamos nos oitavos de final da Champions League. Melhor? nem na farmácia!

Azul MAIS Magnifico jogo do Super-Pepe, a defender, a atacar e a marcar.

Azul MENOS Mais um (!) penalty claro como água que ficou por marcar, que até apetece perguntar: “que mais é preciso acontecer para que se marque um penalty a favor do FC Porto? Partir uma perna? Matar um jogador?”… o que é demais, já cansa, carago!

10 comentários:

  1. OLA PRESIDENTE E AMIGOS BLUES;

    UM JOGO RAZOAVEL...NAO FOI PRECISO MAIS...QUASE DEU SONO O CAXANA...(AINDA BEM QUE ELE TINHA O RADIO)...FOI MAIS UM FINAL DE TARDE "BEM" PASSADO...
    ATE PRO ANO MEU LINDO ESTADIO DO DRAGAO...

    PS:AMIGOS BLUE BOY,BICHO,DESVIRA,THE DOCTOR,AZUL E CAXANA(MITRA DOS MITRAS)...MUITO OBG PELAS PRENDAS E PELO JANTAR DE CONVIVIO DE VESPERA DE NATAL...OBG COMPANHEIROS...E UM ORGULHO TER VOS COM AMIGOS DO PEITO.

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. Às vezes fico um pouco desiludido ao ver os clubes a jogarem no Dragão completamente retraídos na defesa, numa tentativa clara de perderem "por poucos", permitindo ao FCPorto aquele jogo aborrecido de que se queixam os adeptos.

    Mas, analisando bem a questão, temos que reconhecer o grande mérito do Porto nesta questão, ou seja, a equipa consegue habilmente inviabilizar qualquer táctica adversária, impedindo a construção de jogadas de perigo por parte do adversário.

    Por este motivo, julgo que, de facto, a melhor aquisição deste ano foi o Prof. Jesualdo Ferreira: Pegou numa equipa "sem pontas-de-lança de qualidade", com uma táctica defensiva perfeitamente desequilibrada e num jogo ofensivo "fortíssimo" que só conseguia ganhar jogos por 1-0 e transformou-a numa Equipa à Porto - com espírito Vencedor!

    Parabéns Prof. Jesualdo!

    ResponderEliminar
  3. Já agora, e em jeito de comentário, muitos parabéns pelo blog! É, para mim, um ponto de referência e objecto de visitas diárias! Muitos parabéns e um óptimo Natal para a Equipa do Bibó Porto Carago!

    ResponderEliminar
  4. É incrível a confiança que o jogadores transpiram. com muita tranquilidade se fez um grande resultado.

    Temo que a paragem no campeonato nos seja muito prejudicial.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Foi um jogo mais uma vez quanto baste, com algumas jogadas interessantes e com a demonstração da classe do Pepe.Pena o Ibson ter estado um pouco apagado e os jogadores não terem procurado a goleada a sério pois podiamos ter marcado mais uns dois golitos, penso eu de que...
    Mas também há que entender alguma gestão de esforço ...
    Aproveito para enviar ao Blue e a todos os participantes no Blog os votos de um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  6. O nosso FCP fez um jogo bastante controlado, o que estragou um pouco o jogo, foi a dureza do paços de ferreira.
    Destaque para a exibição do SR. PEPE faço-lhe aqui uma VÉNIA.
    Quanto ao comentário do MIAU, o orgulho é todo meu em vos ter no meu lote de verdadeiros amigos.
    Queria desejar um grande Natal a todos aqueles que visitam e comentam neste blog.
    Um bem-haja a toda a família BLUE.

    ResponderEliminar
  7. Miau - foi isso mesmo, um jogo morninho de emoções fortes... quase dava para nanar uma bela d'uma soneca carago... relativamente ao PS, é óbvio que as nossas jantas são um must, mas poderiam ser de outra forma?... desde mitras a dizer que estão tão cheios, cheios de jantares nesta altura que não paravam de atacar o buffet do marisco... outros a discutir afinal onde tinham ido parar os queridos certificados de aforro, outros a andar em grandes cavalgadas em plena pista de dança ao som de uma bela musiquinha do Diapasão, etc, etc, etc... como eu sempre digo, SER VOSSO AMIGO É UMA HONRA, CARAGO! e esta só está ao alcance de quem a tem!!

    Johny - Mais uma vez bem vindo cá ao espaço e espero seja para manter a tua opinião muito válida... é verdade que o Prof Jesualdo conseguiu e bem aproveitar tudo o que de bom vinha de trás e criar uma bela d'uma identidade na equipa e com um forte espirito de vitória e conquista... esse é o grande mérito dele e há que reconhecê-lo sem qualquer pejo. E obrigado pelos desejos de bom Natal. Pela minha parte, desejo-te em dobro!

    Zirtaev - acreditas que já pensei nisso mesmo... se há equipa a quem esta paragem talvez não venha a ser nada benéfica é mesmo ao FC Porto... esperemos estar todos errados!

    Jorge - É verdade que poderiamos ter carregado mais em cima dos pacenses, mas a determinada altura, com a vitória já garantida, uma grande parte dos jogadores começaram a procurar nitidamente a hora do 'show time'...e com isso, perdeu-se a goleada. O que eu quero mesmo é garantir os 3 pontos, depois se der para 'as jogadas de circo', tanto melhor, mas acima de tudo, interessa é os 3 pontos... objectivo garantido.

    Bicho - A determinada altura parecia que os de amarelo procuravam tudo o que mexia de azul, com a compladecência do árbitro, mas vá lá que depois se acalmaram... sobre o Super-Pepe, pois, só de lembrar o que eu dizia do rapaz há 3 anos atrás, só de pensar, até me dói a alma, mas na verdade, está um Senhor Jogador, de TOP mesmo; o nosso bombeiro de serviço que apaga todos os fogos na defensiva... os votos de bom Natal são recíprocos meu caro Amigo... desejo-te em dobro tudo de bom... mas lá para o final da semana, ainda vou colocar um post a falar sobre esta época.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Blue o Lucho está a subir de forma... e o Pepe um cabeçeador a fazer lembrar fernando gomes...temos porto e q porto!!!

    ResponderEliminar
  9. Campeões de Inverno!!!!
    Grande jogo do FC Porto.
    Uma goleada para brindar os adeptos antes das férias de Natal!
    Continuamos com a mesma vantagem sobre o segundo classificado. Uma boa vantagem...
    Quanto ao jogo, o FC Porto ganhou com toda a justiça e mérito.
    O Paços só tentou a sua sorte na primeira parte. Foram sempre uma equipa muito recuada.
    Quaresma depois de ter sido considerado o melhor jogador do mês de Novembro continua a jogar que se farta. Fez 4 assistências em 4 golos!!!!!!
    O Porto ganhou o jogo nas bolas paradas, e tal como diz o mister, "também é importante".
    Pepe marcou dois e esteve envolvido no segundo de Postiga. Este continua o melhor marcador da prova.
    É complicado eleger um melhor em campo entre o Quaresma e o Pepe. Ambos estiveram muito bem.
    O Porto respondeu com esta vitória muito bem, às dos seus adversários directos.
    Agora o campeonato vai parar quase durante um mês!
    Pelo meio ainda há taça de Portugal.
    Descansem para voltarem novamente em força!!

    PPOORRTTOO!!!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  10. 14 JOGOS .......14 VITÓRIAS .......OS INICIADOS TÃO A DOMINAR.........CHEGa??

    ResponderEliminar