21 dezembro, 2006

Plantel & Mercado... meio-campo

IBSON - Um dos meus preferidos a meio campo pela qualidade técnica, visão e dinâmica de jogo que empresta ao ritmo de jogo do FC Porto. Contratado a meio da época de 2004/05, tornou-se rapidamente no jogador mais influente do meio-campo até ao final da época. Com a chegada de Lucho ao plantel, perdeu algum protagonismo, mas sempre que tem oportunidade de entrar na equipa, demonstra toda a sua qualidade. Hoje, apesar de não jogar com tanta regularidade, assume um papel preponderante no equilíbrio do meio-campo.

RAUL MEIRELES - Ora aqui está um médio-defensivo que muito admiro e que me enche as medidas. Combina força física com uma invejável cultura táctica. Apesar da forte concorrência a meio campo, tem conseguido ser uma aposta constante até este momento, quando em jogos de maior pendor ofensivo, até para aproveitar o seu excelente remate de longa distância. Com Paulo Assunção tem formado a meio campo uma barreira bem difícil de transpor, dupla que se completa muito bem, quando toca a defender.

PAULO ASSUNÇÃO - Mais um médio de cariz defensivo, um verdadeiro pivô do futebol moderno. Das suas qualidades destacam-se a sua polivalência, o seu posicionamento e a sua força física. Tacticamente, é um dos jogadores mais evoluídos no futebol português. Desde a sua contratação, salvo raras excepções, tem vindo a adquirir importância no meio campo portista. Pena é que não ‘consiga’ transportar essa mais valia quando o campo está mais inclinado para a baliza adversária… mas também não se lhe pode pedir tudo.

QUARESMA - O nosso mágico; o nosso Harry Potter. Um jogador capaz de fazer a mais louca acrobacia no terreno de jogo, deixando os seus adversários à beira de um ataque de nervos, tal a forma como lhes troca as voltas. Fez na época passada, a sua melhor época de que há memória, conseguindo acrescentar às suas enormes qualidades ao nível ofensivo, uma ‘humildade’ quando era hora de recuar e defender com unhas e dentes. Esta época, depois de um início de época morno, está de volta ao seu melhor nível.

TARIK SEKTIOUI - Mas alguém alguma vez entendeu quem foi o ‘iluminado’ que se lembrou de ir buscá-lo para o nosso plantel? Eu nunca entendi!! E continuo a não entender!! Já para experiência ‘negativa’, tivemos os compatriotas Chipo e mais recentemente, Sonkaya. È que o homem, apesar de esforçado, não defende, não ataca, não pressiona, nada, nada… uma nulidade total. Mais um negócio à ‘Adriaanse’.

ALAN - O meu outro ‘pato feio’ do plantel. Este homem consegue levar-me muitas vezes ao desespero, tal o bicho de carpinteiro que me provoca quando o vejo a jogar futebol. Nunca percebi esta contratação, e muito pior que isso, a insistência irritante em apostar no seu futebol trapalhão e inconsequente. Este é daqueles a quem, inexplicavelmente, nunca tive qualquer carinho, apesar de admitir que algumas vezes (poucas) me surpreende pelas coisas boas que traz à dinâmica da equipa. Mas pronto, não gosto dele, que vou fazer?

LUCHO - Contratado no inicio da época passada, ‘el comandante’ foi uma mais valia enorme para o plantel do FC Porto, tendo sido um dos jogadores-chave na conquista do campeonato da época passada, contribuindo com dez golos, sendo mesmo o melhor marcador da equipa. Esta época, apesar de não estar a ser um dos jogadores-chave, fruto talvez da falta de descanso, dado que é um dos indiscutíveis do onze base desde a época passada, continua a deixar o perfume do seu futebol por esses campos fora, com muita qualidade e visão de jogo.

ANDERSON - O ‘puto maravilha’ é já considerado um prodígio do futebol. Era, digo eu, porque um tal de ‘Katsouranis’ arrumou-o dos relvados no mínimo por 4 longos meses de paragem. Foi arrumado, varrido dos estádios e do nosso deslumbramento, para que no seu lugar fiquem os caceteiros ou os jogadores medíocres, de que alguns treinadores tanto gostam. E porquê? Porque era bom de mais, reduzia à insignificância os que tinham que o marcar e perseguir. Porque o seu talento ofendia a mediocridade, desequilibrava as forças em campo e desesperava o facciosismo clubístico. Esperamos voltar a ver em breve este miúdo a libertar todo o seu ‘génio’ num qualquer campo de futebol perto de si, porque são estes jogadores, estes artistas equipados de azul, que nos fazem gostar tanto do FC Porto… e porque não, de futebol.

JORGINHO - Uma sombra do jogador que encantou Setúbal há 2 épocas atrás, e neste caso, não se pode queixar de falta de oportunidades, que foras mais que muitas. Simplesmente, este é um daqueles casos a quem o peso da camisola do FC Porto faz mossa, e mossa bem pesada. Alterna o bom (raríssimas vezes) com o péssimo (vezes exageradas). Apostava muito na sua qualidade técnica, no acréscimo de qualidade que poderia trazer ao plante do FC Porto, enquanto 2ª opção para um nr. 10, mas hoje, olhando para trás, perdi completamente as esperanças. Apesar de tudo, continuo a nutrir alguma simpatia pelo jogador.

DIOGO VALENTE - Uma contratação de inicio de época que tem estado permanentemente no anonimato, com uma única aparição em jogo. Sinceramente, vejo nele alguns bons recursos técnicos, mas desde o inicio que não ‘apostava’ nesta contratação porquanto achava que não iria trazer nenhum acréscimo de qualidade ao plantel, o que olhando para o quadro actual, não pareço ter andado muito longe da realidade.

Possíveis Movimentações de Mercado:

A rever a necessidade de manter no plantel jogadores apenas para fazer número nos treinos, como Diogo Valente, Tarik Sektiou e Alan. Entre estes 3 excedentários, até pelos lugares que normalmente ocupam, dispensaria Diogo Valente e mais um entre Tarik ou Alan.

A entrar alguém, e havendo essa necessidade por parte do treinador, porque não pensar em recuperar Paulo Machado (Leiria) e Hélder Barbosa (Académica) para se ambientarem de forma gradual? No caso de Hélder Barbosa, aproveitar-se-ia até para recuperá-lo (sem pressas…) da lesão grave que sofreu há poucas semanas (penso mesmo que já estará a recuperar com o corpo médico do FC Porto, não tenho a certeza).

Amanhã: Plantel & Mercado... ataque

5 comentários:

  1. oi malta.

    os preços para a viagem a londres são:

    200 euros avião ida e volta(taxas incluidas)....partida dia 6 ás 09.20 e regrsso dia 7 ás 12.00

    a este preço teem que juntar transferes (20£ + 20£) ,hotel,alimentação(bebediras nao incluidas)..heheh,e é isto que tenho para voces,pelas minhas contas serão precisos no minimo 400 euros para o essencial, para quem se quiser estragar um pouco tem que estar prevenido.....

    qualquer reserva liguem-me.

    abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  2. Sugestão:
    Em relação a ir a Londres, também estou a colocar essa hipótese com amigos...
    Pensamos ir na Rynair, Sai-se às 9 daqui, e de lá no dia seguinte lá para as 7 da manhã. Não contamos a dormida pois Londres tem entretimento até altas horas e dá para fazer uma " directa ". Neste caso o problema é o bilhete que tem de ser comprado no FCP.
    para simular preços ( ainda não fiz ) www.ryanair.com

    ResponderEliminar
  3. Dos jogadors mencionados, faria sair o Tarik, uma asneira, emprestava o Valente pois ele tem de jogar, ficava com o Alan pois apesar de trapalhão às vezes dá alguma sacudidela à equipa. O pior é que não sabe centrar, mas é esforçado.
    Tal como o Bruno Vale, vejo com pena o Ivanildo não ser mais utilizado no Leiria.
    Quanto ao Jorginho, é um estranho fenómeno...

    ResponderEliminar
  4. Afinal os tipos da Ryanair não andam a dormir, 207.18 euros,o custo da viagem, no horário que referi...a sair de lá a 7 às 6:30 pois tenho de trabalhar logo de manhã.
    E quanto mais tarde se marcar, mais caro o bilhete.

    ResponderEliminar
  5. Raul Meireles tem bons remates de meia distancia ?? nao devemos estar a falar do mesmo jogador.
    O raul do meireles do FCP em cada 100 remates acerta um na baliza..
    Isto tá se a ver esta epoca..
    Não é jogador para o FCP

    ResponderEliminar