22 dezembro, 2006

Plantel & Mercado... ataque

LISANDRO - Quanto a mim, a fazer a melhor época desde a sua chegada ao Dragão. Avançado argentino bastante rápido e possante, apesar de possuir uma estatura um tanto ou quanto baixa. Trazia rótulo de goleador, mas no FC Porto tem sido utilizado sobretudo nas alas, o que o impede de aparecer na área para finalizar. Um jogador tipicamente sul-americano, se olharmos para a forma guerreira como discute cada lance . Digamos que um jogador bem ao meu estilo preferido.

VIEIRINHA - Ainda muito jovem, penso ter já despertado a atenção muito especial de qualquer portista que se preze, porque mesmo do pouco que ainda tivemos oportunidade de ver, é daqueles jogadores que é como algodão; não engana. Dada a sua juventude, tem ainda uma larga margem de progressão, até pela sua mais que validada qualidade técnica. Surpreendeu e muito no estágio de pré-época na Holanda, o que automaticamente lhe garantiu um lugar no plantel. Apenas ainda não compreendi o porquê das apostas em nulidades como Tarik ou Alain, em detrimento de Vieirinha. Aguardemos.

SOKOTA - Bem, este é daqueles casos considerados ‘perdidos’. Um jogador com muita raça e algum talento, mas que está permanentemente lesionado e na maioria dos casos, para longa duração. Acredito que seja dos jogadores mais caros do plantel nas últimas 2/3 décadas, dada a relação custo vs proveito. Continua lesionado e pouco mais há a dizer do que lhe desejar rápidas melhoras.


HÉLDER POSTIGA - Mais uma surpresa. Antes da sua saída para Londres (Tottenham) no inicio da época de 2004/05, era já uma das estrelas do FC Porto apenas com 19 anos, onde os seus dotes de futebolista começavam a revelar-se, tendo-se tornado além de um elemento decisivo nas vitórias do FC Porto, também um jogador cada vez mais querido dos adeptos portistas. Passou por um longo calvário em Inglaterra, onde nunca se conseguiu impor, tendo sido posteriormente emprestado ao Saint-Etienne (França), ainda no tempo de reinado de Co Adriaanse, onde voltou a não ser feliz. Findo o empréstimo, regressou ao FC Porto, para com a saída do treinador holandês, ter definitivamente conseguido ultrapassar a fase menos boa e voltar a facturar golos atrás de golos para o FC Porto.

ADRIANO - Depois de ter sido um dos indiscutíveis na época passada, com a lesão de início de época, perdeu o comboio da titularidade e também do banco de suplentes. É um daqueles avançados que são especialistas em finalizar e onde conseguiu obter grande sucesso. Esta época, as coisas não estão nada fáceis a manter-se o actual cenário. Não sei até que ponto, seria bom ou não talvez ser alvo de um empréstimo para não estar parado… não sei. Aguardemos por novidades no mercado de Inverno.

BRUNO MORAES - Finalmente o regresso aos relvados de um jovem futebolista em quem eu sempre depositei grandes e enormes esperanças, confirmadas na excelente época que fez em Setúbal há 2 épocas atrás. Tanto pode jogar a avançado-centro como a ponta-de-lança. Ao que parece, ultrapassadas que foram as constantes lesões das últimas 2 épocas, tem sido uma excelente 2ª opção para a linha avançada. Penso ser capaz de muito mais. Tenha essa sorte e definitivamente as lesões façam já parte do passado.

Possíveis Movimentações de Mercado:

Sinceramente, tenho um dilema: despachar o Sokota não é solução porque ninguém lhe pega, dado o seu recente histórico de lesões graves e outras menos graves, o que leva a crer que se manterá pelo Dragão até ao término do seu contrato.

Quanto a Adriano, como já disse atrás, não sei até que ponto será melhor para o jogador ou não manter-se no Dragão na actual situação em que se encontra, porque se nada de anormal acontecer, não passará de uma 3ª opção. Contudo, também é um facto que caso Postiga ou Bruno Moraes se lesionem, não temos assim tantas soluções para ponta-de-lança. É uma opção da SAD e do próprio jogador… a ver vamos o que vai acontecer nos próximos dias.

2 comentários:

  1. O que está escrito pelo Blue é correcto. Lamento as poucas hipóteses do Vieirinha pois a sua qualidade é bem melhor que a do Tarik, por exemplo, além disso precisa de jogar.
    Discordo em absoluto da cadência do Adriano, foi talvez com ele que conseguimos aguentar o barco no ano passado e ganhar o campeonato, é um excelente finalizador e se houver algo com os avançados ficamos sem ninguém poios o Sokota infelizmente vai demorar imenso a ganhar ritmo e este sim, devia ser emprestado.
    Uma palavra para o Postiga e o Bruno, ambos excelentes, um sublinhado para a raça latina do combativo Lisandro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vieririnha terá agora mais oportunidade, penso eu, a saído do Tarik deve acontecer e mesmo o Alan deverá seguir outros caminhos. Mas tb pode indicar que será contratado um bom extremo. Mas acho que não.
    O Lisandro é o concorrente directo do Vieirinha, é uma questão deste último mostrar qualidade qd entrar a substitui-lo.

    O Sokota, para mim Sokata, há muito que deveria ter saído, mas será que alguém o quer?

    POstiga e BMoraes são garante de futuro, apesar disso, espero que o Adriano não se vá embora.

    Um abraço.

    ResponderEliminar