19 dezembro, 2006

Plantel & Mercado... baliza

Como só voltamos a jogar oficialmente no dia 07 de Janeiro para a Taça de Portugal, até lá, temos que nos distrair com algo e arranjar uns assuntos para nos debruçarmos e passarmos o tempo durante esta ausência prolongada de futebol no que toca ao azul-e-branco do Dragão.

Assim, até ao final desta semana, resolvi abordar o plantel do FC Porto, jogador a jogador, e mediante a sua disposição em campo (baliza, defesa, meio-campo e ataque) e potenciais movimentações de mercado. Na próxima semana, depois das rabanadas e das prendinhas de Natal, abordaremos uma análise à prestação futebolística do FC Porto, mês a mês, desde Agosto até ao Dezembro actual.

Espero que se divirtam e acompanhem-me nesta viagem às profundezas do Reino do Dragão...

HÉLTON - O actual nr. 1 na baliza azul e branca. Chegado ao Dragão no inicio da época passada, soube ser paciente ao ponto de ter passado muitas e boas horas sentado no banco de suplentes à espera de uma oportunidade para entrar no onze titular, até porque nessa altura, esse lugar estava entregue ao ainda actual melhor guarda-redes português, o Mítico ‘Vítor Baia’. Sinceramente, desde os tempos ainda idos de permanência em Leiria, sempre tive uma enorme admiração pelas suas qualidades que fariam dele um guarda-redes de classe mundial. Hoje, acho que podemos todos confirmar que a baliza do FC Porto está muito bem entregue, porquanto, além de ser um excelente profissional dotado de uma enorme elasticidade e bom domínio de bola, conseguiu refrear algumas ‘paragens de relógio’ que por vezes lhe eram usuais em Leiria e que custavam pontos à sua equipe. Apenas um senão e que ainda hoje se mantém, mesmo que tenha melhorado bastante nesse aspecto de então para cá, ou seja, o domínio insuficiente do jogo aéreo em que por vezes teima em ficar ‘pregado’ ao relvado em vez de sair ao encontro da bola… a melhorar.

VÍTOR BAIA - Que haverá para dizer do melhor guarda-redes português de todos os tempos?... do jogador mais titulado a nível mundial e que ainda se encontra em actividade já com 31 troféus conquistados e não 31 ‘chupa-chupas’?... acho que pouco mais há a dizer do que manifestar a nossa mais sincera e sentida homenagem ao grande homem, ao grande guarda-redes, ao grande profissional, ao grande Portista que é, e acredito sempre será, o Mítico Vítor Baia! O homem que um dia alguns (muitos!) ‘acéfalos’, ‘mentecaptos’ e ‘invejosos’ quiseram fazer crer não saber estar e ocupar o lugar de nr. 2 numa equipa, numa selecção, num grupo, num plantel… a resposta está aos olhos de todos, sem excepção, porque ‘pior do que o que não vê, é aquele que não quer ver’. Muitos fizeram-lhe o funeral antecipado ainda em 2000, logo após a 2ª lesão grave no joelho e hoje, depois de muito sofrimento, suor e lágrimas, ele ainda está cá para durar e continuar a honrar com mestria, sabedoria e orgulho imenso, como só ele sabe, a camisola do FC Porto. A minha sentida homenagem ao Enorme e Mítico ‘Vítor Baia’, na esperança de o ainda voltar a ver de dragão ao peito por muitos e longos anos… o meu sentido obrigado! O último reparo ao único defeito que encontro em Hélton que acima referi, é exactamente o oposto quando se fala de Vítor Baia, ou seja, o grande mestre e um perfeito Dragão Voador no jogo aéreo.

PAULO RIBEIRO - O terceiro guarda-redes. Este jovem de 22 anos, efectuou a sua formação no Vitória de Setúbal, tendo chegado às selecções mais jovens portuguesas, sendo o actual nr. 1 da selecção de Sub-21. Sem grandes hipóteses de brilhar, resta-lhe ser paciente e ser um ‘atento aprendiz’ junto dos mestres Hélton e Vítor Baia.


Possíveis Movimentações de Mercado:

Nada a alterar até ao final da época. Então depois, e a manter-se Hélton e Vítor Baia, porque não pensar em colocar Paulo Ribeiro a rodar num outro clube da 1ª Liga que lhe possa dar outra experiência e traquejo para patamares mais elevados de competitividade, para quem sabe, um dia, tentar conquistar a sua sorte no Dragão.

A não descurar a actual situação de Bruno Vale que está completamente ‘encostado’ em Leiria, pelo que urge rapidamente encontrar uma solução nesta reabertura de mercado que possa colocá-lo novamente em ‘acção’, já que na minha opinião, tem tudo para ser o futuro nr. 1 do FC Porto dentro dos próximos anos.

Amanhã: Plantel & Mercado... defesa

4 comentários:

  1. ola presidente; lindo tema...parabens.
    quanto aos sr. jogadores em si,nao ha nada mais acrescentar(um ou outro ponto mas nada de relevante),pois os pontos mais verdadeiros estao ja focados neste lindo post...simplesmente digo:

    helton-bom guarda-redes,mas como referes e eu sempre disse,nao voa na maioria das vezes que é preciso.

    vitor baia-muito obg por tudo que nos deste e nos fizeste maravilhar,com o teu profissionalismo demostraste que es um grande homem.(so tenho pena que o sr.jorge costa nao fez o mesmo que tu)

    paulo ribeiro- rezo pra chegares aos patamares do vitor baia e do helton.

    ps:o presidente, va la, aleluia,tava a ver que nunca mais reconheçias o "defeito do helton", fez luz neste blog...eheheh

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais que acrescentar algo à apreciação dos guarda-redes, digo que foi com imensa pena que não vi o Jesualdo dar-nos uma prenda natalícia e colocar o Baía a meio do jogo com o Paços, como fez, e muito bem, com o Ricardo Costa, o que terá passado dspercebido a muita gente, caso venha a sair. Seria Fantástico ver o Estádio em pé a vitoriar quer o Helton, quer o Baía.
    Preocupa-me o apagão do Bruno Vale em Leiria, já se fala em interessados - Beira Mar e Standard Liége - seria bom começar já a jogar pois será sem dúvida o nosso futuro guarda -redes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Jorge, penso que terá essa oportunidade para a taça. Aliás deverá fazer como fazia Mourinho, um gredes para a taça e outro para o campeonato.

    Qt ao post, acho que estamos bem servidos de gredes. Só o terceiro gredes é que deveria ser o BVale, mas seria um desperdicio um gredes daqueles estar a 3º gredes.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. De uma forma geral, concordo com as opiniões anteriores. Acho, de facto, que se deveria dar uma oportunidade ao Baía de receber uns aplausos dos adeptos. Espero (e acredito) que o Prof. Jesualdo tenha isso em consideração nos jogos da Taça de Portugal.

    Neste sector estamos muito bem servidos.

    Um abraço.

    PS: gostava de falar acerca do Mareque, mas como o próximo sector em discussão é a defesa, vou aguardar...

    ResponderEliminar