30 março, 2007

Assalto ao galinheiro

“O cantinho do Sr. António”

Está quase a chegar… está quase a chegar… é já no Domingo, e pelo menos no que a mim diz respeito, não vejo a hora de ver a bola a rolar. Sempre quero ver quem é o melhor, quem é que tem estofo de campeão, quem afinal merece este campeonato. Acho que nos últimos anos nunca estive com tantas ganas de ir ao cesto do pão roubar os 3 pontinhos.

Tal como eu previa, começou o espectáculo mediático anti-portista dos pseudo-jornalistas da nossa praça. A imparcial TVI já veio dizer que devido à utilização do Pitbull Rafeiro, da Margaridinha das Traças Longas e da Simoneta, o clube do aviário vai partir em desvantagem contra o nosso FC Porto. E pior ainda, os mesmos que defendiam a utilização da Simoneta, em vez do Quaresma, no jogo da selecção contra a Sérvia, são os mesmo que ontem “assaltaram” o “Escovari” a perguntar se não achava que o “malfica” tinha saído prejudicado em relação ao FC Porto nesta ronda da selecção devido ao esforço dos seus 3 jogadores, enquanto Quaresma descansou. Vá-se lá entender esta escumalha!! Mas nós já estamos avisados e prevenidos que contra o nosso Mágico clube vale tudo, inclusive arrancar olhos.

Os paladinos da verdade, sempre disseram que assim é que é bonito, não ver os dirigentes falar antes dos jogos, não haver troca de galhardetes maliciosos entre os treinadores, em suma, não haver bate-boca antes do jogo propriamente dito. Pois eu cá acho que assim é que é feio, sempre fomos um Clube de guerrilha, que ia à luta, que dava o corpo às balas, e agora não temos uma viva alma que nos defenda contra os ataques de que somos vítimas diariamente em cada título do jornal, em cada bloco noticiosos, em cada comentário dos que defendem o outro lado da barricada. Espero que a resposta seja dada dentro de campo, mas que pena tenho de andarmos a ser assim tão enxovalhados, não me conformo!! Estou para ver se no final do campeonato isto leva uma volta dentro do Clube, porque como está é impossível continuar.

Acho que o Jesualdo fazia bem em apostar no 4-4-2 com que jogámos em Inglaterra, muito por culpa da lesão do Lisandro, e também porque eu acho que o Anderson deveria no máximo sentar-se no banco, e entrar apenas se necessário. Com a apatia evidenciada pelo Lucho nos últimos jogos, penso que só tínhamos a ganhar com um meio-campo reforçado, a minha equipa seria esta: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho, Marek Cech, Quaresma e Adriano. Com o Marek a descair na ala esquerda, funcionando como extremo quando tivéssemos a posse de bola, e com o Quaresma a deambular entre a posição de extremo e de médio volante sempre que necessário. Não acho que esta seja uma táctica defensiva, acho apenas que é a táctica adequada ao jogo que temos pela frente. Não sou daqueles que pensa que o FC Porto deva ir jogar em ataque continuado, esquecendo completamente a retaguarda, acho que devemos ir com prudência. Afinal, quem vai à frente ainda somos nós, e mai nada!! Esperar por eles e matá-los na primeira oportunidade. Concentração máxima e empenhamento é o que peço, e se assim for trazemos de lá a vitória de certeza, pois como equipa somos muito melhores. Só uma nota relativamente ao Jorginho, também acredito que ele pode fazer estragos neste jogo, mas não o colocaria de início pois apesar de achar que o Lucho está de rastos, penso que no mínimo está mais rotinado com os companheiros. O Jorginho seria para mim um homem a lançar no início da 2ª parte se o jogo nos estiver a correr mal.

Quanto aos índices de confiança, bem, acho que o facto de estarem a subestimar o nosso valor depois da derrota com os lagartos joga em nosso favor, mas para isso é preciso que o nosso Treinador tenha a perspicácia de aproveitar os “mind games” para motivar as tropas, e no que concerne a motivação eu não acho que ele seja especialista . Mas vamos acreditar que sim. Queria deixar só aqui uma pergunta, que fazer com Jesualdo se perdermos o jogo?? Terá futuro na nossa equipa?? Aguardo as vossas conclusões. Eu no meu caso não me conformo ter estado a 9 pontos e hoje em dia estar a passar este suplício de andar pendurado por apenas 1 ponto, é incrível!!

Aos adeptos que vão ao galinheiro, só lhes desejo que venham de lá com um sorriso nos lábios em especial aos amigos Blue, Caxana, Miau e Bicho. Eu sei que eles já compraram as máscaras de protecção contra a gripe das aves, e isso pelo menos já me deixa mais descansado ehehehe

Saudações,
Sr_Antonio

10 comentários:

  1. Para que os adeptos do Dragao se lembrem, aquilo que os outros tentam fazer apagar, vou fazer o copy/paste dum artigo publicado no blog do Antonio Boronha. A Zezinha Morgado devia investigar porque o Benfica tem na sua folha de pagamentos ex-arbitro como Porfirio Alves e Antonio Rola.
    Aqui esta o que diz o Blog:
    Não vou por em causa a afirmação de manuel vilarinho quando diz que desde os inícios dos anos noventa o benfica não joga tão bem... fui, no farense, contemporâneo da presidência de jorge de brito e não tenho essa convicção, tão enraizada.
    recordo, até, um jogo na luz, por alturas da páscoa de 1992, em que o benfica conseguiu empatar com o farense (1-1) depois da hora, com um golo em fora-de-jogo. o árbitro foi um 'artista' de leiria chamado lourenço ferreira.
    a saída do estádio da luz, acompanhado pelo álvaro braga jr., ainda tivémos a oportunidade de sofrer a intimidação e a ameaça de um 'figurinha' que defendia a actuação do árbitro com unhas e dentes. o então 'isento', 'insuspeito' e muito 'competente' membro do conselho de arbitragem da federação portuguesa de futebol, porfírio alves.
    creio que continua na folha de pagamentos do benfica. agora oficialmente, é claro.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o comentario acima e muito importante, devia ser divulgado por todos os Blogs dos adeptos do Dragao. Ja li o Post que se chama "Memorias Turvas" e foi publicado no dia 28 de Marco de 2007. Muito ilucidativo acerca do "sistema lampionico". Estas questoes deviam ser perguntadas ao Alvaro Braga Junior, quando faz os comentario na TV. Ou entao mandar e-mail para o Trio de Ataque.

    ResponderEliminar
  3. Em relação à questão da simoneta ter jogado em vez do Quaresma, ainda bem, mas ontem ouvi na TSF uma entravista com o escarriolari em que lhe pguntavam por que razão jogaram os jogadores das galinhas em véspera de clássico !!!! O homem até respondeu bem mas a questão é ridícula e só mostra a pequenez desta gente.
    Espero que não sendo favoritos isso se possa traduzir em trunfo para nós e que os companheiros de Blog venham da capital do império com um largo sorriso.

    ResponderEliminar
  4. Antes Morto Que Vermelho!!!
    Força Porto...vamos reacender a luz do título!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. eXCELENTE ARtigo do sr antonio:) parabéns...passem no blog do lucho e escolham a equipa para domingo

    ResponderEliminar
  6. Dassse....antes levar no cu doque ser mouro.........



    ó malta eu já tirei o poassaporte pa domingo e vcs? cuidado que ao passar na alfandega os mourogays revistam tudo e não passa máquinas nem alfaias agriculas....hehehhe

    ResponderEliminar
  7. jdm.dragão.lisboeta30 março, 2007

    Caros Amigos,

    Como portista começo a estar farto de ver, ouvir e ler ataques diários ao nosso clube a serem respondidos com silêncios anestesiantes, que só favorecem os mesmos do costume.
    Há que reagir à PORTO!!! NÓS É QUE SOMOS A MELHOR EQUIPA, COM O MAIOR/MELHOR PALMARÉS INTERNACIONACIOAL E (EM POUCOS ANOS) TAMBÉM COM O MAIOR NÚMERO DE TÍTULOS NACIONAIS.

    As vigarices/corrupção sem APITOS, INVESTIGAÇÕES ou MANCHETES passam-se em Lisboa, Alentejo e Algarve e têm quase todas um DENOMINADOR COMUM: contrução civil, l.f.vieira, benfica, árbitros, ex-árbitros, dirigentes e ex-dirigentes, políticos, autarcas, pdm, etc.,...

    A título de exemplo, cito esse o caso desse Vara colocado pelo PS na CGD, que mexe como nosso dinheiro e beneficia escandalosamente o seu benfica e os interesses afins. Para outros e outras cores também vão surgindo as compensações para manter os equilíbrios capitalistas (quero dizer, da Capital).

    HÁ QUE REAGIR COM FORÇA E DETERMINAÇÃO, EXIGINDO O RESPEITO QUE NOS É DEVIDO. COM URBANIDADE, MAS COM FIRMEZA, COM ARMAS "PESADAS", CONTRA A FALTA DE JUSTIÇA E A INDIGNIDADE.

    Por isso, penso que se o nosso Presidente não se acha com capacidade (por quanto tempo?!) para agir, deve zelar pelo bem do FCPORTO, como sempre fez, e permitir que sejam criadas as melhores condições para outro avançar.

    Com paz e tranquilidade. Sem sangue. Isso queriam os nossos adversários. E eu não vou NUNCA esquecer o quanto JORGE NUNO PINTO DA COSTA fez engrandecer e respeitar o nosso FCPORTO, uma CIDADE, uma REGIÃO e PORTUGAL.

    Mas há que assumir o Presente e lançar o Futuro. Com ou sem JNPC. Se ainda puder ser com ele por mais alguns anos, nada contra, mas SEM SILÊNCIOS QUE DOEM, que ainda mais custam para quem como eu trabalha e vive em LISBOA.
    Se não, busque-se a melhor das alternativas. Para lá de outras que certamente haverá, por mim citaria o Dr. Pôncio Monteiro, mas a sua saúde talvez não lho permita. Mencionaria ainda outros nomes, como o diplomático e competente Dr. Rui Moreira ou o "agressivo", inteligente e culto Dr. Miguel Sousa Tavares, mas que não deve estar para estas coisas. Ou, sim ou então, o PODEROSO, COMBATENTE, ÚNICO e também GRANDE PORTISTA e criador de riqueza, BELMIRO DE AZEVEDO, que como sabem em breve vai ficar mais aliviado do seu "IMPÉRIO SONAE", que passará a ser "gerido" pelo filho Paulo.

    Seria, talvez, a grande força para lançar um novo fôlego e fazer vingar a internacionalização da MARCA "F.C.PORTO", e para contrapor à insídia do sistema, a razão da nossa força e excelência.

    Acredito, espero e desejo que o próximo 1º de Abril fique bem marcado na memória dos PORTISTAS e também, por razões desportivas desfavoráveis, nas dos nossos adversários.

    Finalmente, transcrevo, com a devida vénia, um texto que acabei de ler, assinado por Nuno Antas de Campos de "O Portal dos Dragões" para reflexão:


    «Belmiro a Presidente

    Belmiro de Azevedo, com quem nunca na vida troquei uma palavra, já serviu, com dedicação e brilhantismo, o nosso querido FC Porto. Fez parte das gerências de Afonso Pinto de Magalhães com a responsabilidade da Secção de Natação, criada por ele do zero. É da sua iniciativa a construção das primeiras piscinas e o lançamento das escolas de natação - com o que de melhor havia no Mundo em matéria de treinadores - que levaram o Clube ao domínio absoluto da modadidade. Tudo isto, ao arrepio do rotineiro nas amadoras, com pingues lucros monetários! E num tempo em que a honra de servir o FC Porto era retribuição tida como mais do que suficiente.

    Por outro lado, a secção de natação, substituindo-se ao Estado ronceiro e relapso, proporcionou, ao longo dos anos, actividade desportiva às crianças das escolas do Grande Porto, cumprindo a sua função social e honrando, assim também, o estatuto de Utilidade Pública que o Clube ostenta.

    A sua obra de portista será menos conhecida - especialmente pelos mais novos que, se calhar, nem sabem porquê, nos seus primeiros anos de escolaridade, aprenderam a nadar nas piscinas das Antas. Pelo contrário, o seu trajecto como cidadão e empresário não necessitam de panegiros.

    Todos sabem da ascenção da nortenha SONAE que, de uma pequena empresa de aglomerados de madeira - na altura, já na ponta das tecnologias do sector - se tornou no maior grupo económico português, este último ano nas bocas do mundo por mor da OPA que lançou sobre a PT. OPA essa no fim torpedeada pela piolheira político-empresarial da capital.

    Se, nos anos do PREC abrilino, Belmiro e os trabalhadores da SONAE se têm rendido às vontades da piolheira lisboeta da época, muito teria o país perdido. Na sequência do 11 de Março e da nacionalização da banca, todas as empresas do Grupo Pinto de Magalhães teriam levado, por arrastamento, o mesmo destino estatizante. Pois, se até nacionalizaram barbearias...

    Simplesmente, Belmiro e os trabalhadores da SONAE disseram não à nacionalização. E afirmaram-no em inúmeros plenários de trabalhadores apesar das pressões de toda a ordem e das visitas de "esclarecimento e dinamização cultural" da tropa e partidos de esquerda, a quem custava entender as razões que levavam um punhado de valentes de uma empresa do Grande Porto a serem diferentes, e não quererem render-se às delícias da moda social do dia ditada por Lisboa.

    Muitos ainda se devem lembrar de uma tarja a toda a largura da antiga estrada para o Aeroporto de Pedras Rubras - no início da recta que conduz ao cruzamento de Moreira da Maia - em que os trabalhadores da Sonae anunciavam ao Mundo e ao poder lisboeta do dia que não queriam ser nacionalizados. Ganharam a luta e ganhou o país. A SONAE é hoje o que todos sabem e Belmiro de Azevedo, de humildes origens durienses, é um dos homens mais ricos do Mundo.

    Na recente OPA da SONAE sobre a PT, o poder de Lisboa - pelo menos nesta fase - levou a dele avante. À semelhança do que parece estar a suceder no domínio do futebol. A corte política empresarial e jornalística acocorada perante os clubes da segunda cirular é uma realidade por demais evidente. Basta abrir as revistas ditas "sociais" do Doutor Balsemão que hoje não consegue, tal como o Benfica, sobreviver sem a CGD.

    E os efeitos desportivos da campanha mediática em torno do Apito Dourado - cujos principais "spin doctors" vêm da empresa de comunicação que, calculem lá, trabalha para o Benfica - estão aí, à vista de todos.

    A Belmiro de Azevedo não lhe escapam seguramente algumas destas evidências: o conglomerado empresarial, bancário e de comunicação social que se opôs à sua OPA tem , no seu conjunto, interesses na indústria do futebol. E convém-lhe que os louros das vitórias ornem a fronte dos que - falácia antiga e não comprovada cientificamente - sentenciam originar maior retorno do investimento por berrarem como vitelos terem mais adeptos do que a concorrência.

    Ou seja : a luta de Belmiro contra os poderes fácticos da capital é, na sua essência e embora num outro plano, a mesma que o Futebol Clube do Porto vem travando nas últimas três décadas.

    A Caixa Geral de Depósitos do recém-licenciado Armando Vara , financiadora do centro de estágios do Benfica é a mesma que se opôs à desblindagem dos estatutos da PT, liquidando a OPA.

    E a convergência de interesses do BES com o Sporting e os seus corpos gerentes, alguns antigos administradores de empresas do grupo, é facto do domínio público. Hoje a guerra já não está SÓ na Liga e nos árbitros : está - sobretudo - nos avultadíssimos interesses comerciais e financeiros que gravitam em torno da indústria do futebol.

    Um clube como o nosso, que ao longo dos últimos trinta anos azedou a vida ao provincianismo futebolístico da capital, para poder resistir e continuar a ganhar, tem de ser MUITO MELHOR do que a concorrência e não abrir fendas na muralha...

    Tem que saber gerir o capital de maneira moderna e profissional. Tem que ser servido por cidadãos de vida pessoal, familiar e social exemplares. Cidadãos esses que, quando abandonarem as suas funções, mostrem não ter engordado como sapos nem dever nada a casinos.

    É neste contexto que, do meu ponto de vista, o apelo surdo do FC Porto esta aí, ululante, pronto a ser escutado por Belmiro. Estão os dois, cercados pelas mesmas forças, portanto propensos a unir esforços. Estou certo de que ele já o sentiu. A luta é a mesma!

    O debate no Fórum do Portal dos Dragões quanto ao sucessor de Pinto da Costa tem-se circunscrito a nomes celebrizados pela televisão e a antigos jogadores que tudo deram pela camisola. No meu modesto entender precisamos de mais.

    - Precisamos de um gestor de gabarito mundial;

    - Precisamos de disciplina e moralidade na relação com empresários e outros agentes;

    - Precisamos de quem saiba o que vale um Euro e quanto ele custa a ganhar;

    - Precisamos de quem saiba gerir capital e criar riqueza.

    O FC Porto - já foi dito noutro contexto e noutra época - não sabe a força que tem. E Belmiro de Azevedo, agora liberto de funções executivas na SONAE, caso queira, tem um desafio fascinante e estratégico ao alcance da mão : a presidência do nosso querido FC Porto. Criou a SONAE, criou o PÚBLICO, o melhor jornal português, que, sem medos, acaba de relatar a duvidosa história académica do Sócrates.

    Os grandes homens distinguem-se dos vulgares pelo talento na ecolha dos seus colaboradores. Alguém tem dúvidas quanto à qualidade da equipa escolhida por Belmiro?

    Com Belmiro, não teríamos de reciclar o lixo tóxico originado pela indústria da vida privada do actual Presidente. Com Belmiro, as dívidas a casinos nao condicionariam a política desportiva do clube. Com Belmiro um administrador não teria um irmão empresário a fornecer jogadores ao clube. "Não basta sê-lo, é preciso parecê-lo".

    As eleições estão à porta e ele, caso queira avançar com a candidatura, terá o meu voto.

    Oxalá ele queira.

    Como diria Pessoa : "É a hora!»


    DÁ QUE PENSAR, NÃO DÁ??!!?? VIVA O F.C.PORTO!!! HÁ QUE AGIR! AS NOSSAS TROPAS NO TERRENO, JÁ E SEMPRE!!! CONTRA A POUCA VERGONHA DOMINANTE!!!

    ResponderEliminar
  8. Amigo sr_antónio, estou como tu carago... nunca mais é domingo para começarmos a galgar kms em direcção ao país dos nenucos... e vamos arrasá-los, sem medo, nem compaixão... eles vão ter aquilo que merecem.
    Sobre o teu onze, estou de acordo, com uma única excepção... Lucho, torço o nariz pq fico com a sensação de entrarmos em campo com apenas 10... como Anderson vem de uma lesão grave e prolongada, não me admira nada que em 5 minutos, os arruaçeiros do Petit Patapon e do Cagatsonaris lhe enfiem os pitões numa canela logo na 1ª entrada para o amedontrar e que este se amedontre para o resto do jogo... portanto, Jorginho era a minha opção para o onze, já que ele tem faro para estes jogos, já que o parece ter perdido para todos os outros... Lucho, a alinhar no onze, oxalá eu tenho que enfiar a viola no saco, pq ficarei todo contente.
    Ahhhh... e obrigado pelos teus votos, bem como dos restantes amigos portistas para a nossa viagem... e só para que saibas, já temos os capacetes prontos para nos proteger dos 'calhaus' ;-)
    Ai do primeiro nenuco que se estique muito carago... até o ferro todo eheheh LOL
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Caro sr_antónio é verdade nunca mais chega a hora do jogo estou mortinho por gritar golo do Porto, carago. Em relação a equipa que vai jogar de inicio , como ja disse anteriormente não me inyeressa absolutamente nada quem joga ou quem deixa de jogar, o que nme interessa é que ganhem o jogo o resto não me interessa.
    Quanto ao espectáculo mediático anti-portista de que falas ja estamos abituados a isso mas amanhã a mais, podes ter a certeza...
    Ao pessoal que vai a terras da mourolandia, tenham cuidado com os mouros, marroquinos e os gays e tragam delá a vitoria....

    Saudações Azuis

    http://blogdodragaoazul.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. É dificil de engolir esses 9 pontos de avanço e agora com as tripas na mão por causa de 1 só ponto. Não percebo porque aconteceu isto só após o Natal.Os jogadores tem direito a descanso mas se ele for exagerado também quebra o seu ritmo.O Sr. Jesualdo tem que saber dosear o descanso quando estão em competição.Mesmo assim considero-o um bom treinador embora lhe falte aquela gaaaarra. Um abraço de Parada de Gonta-Tondela

    ResponderEliminar