24 maio, 2007

Aonde pára o Pai Natal ?

“A Trincheira do Estilhaço”

Antes de mais rogo perdão pela minha rouquidão. No passado Domingo, eu e mais uns 50.427 aqui do bairro estivemos no Dragão. Outros tantos (embora não possa afirmar que seriam também todos do bairro) ficaram-se pela Alameda e arredores.

Juraria ainda que até o próprio S. Pedro esteve presente. Embora (o S. Pedro) não seja aqui do bairro estava com sérias intenções de bloquear a chuva (mesmo na saída da portagem dos Carvalhos), adquirir um 'Dragon Cit' e aBiar uns finos mais uma francesinha.

Em relação à chuva talvez esta não causa-se estragos de maior e fosse até útil na lavagem de uma espécie de felinos, mais 'caseiros' que vadios e que, de quando em vez, tendem a feder mas sempre na mesma direcção. Adiante, meus amigos.

Assistimos, todos juntos (os do bairro, aqueles que não são do bairro e o S. Pedro já a ocupar o seu 'Dragon Cit'), a um Mágico FC Porto tornar-se recordista de títulos entre os vencedores dos oito principais campeonatos europeus esta época (Manchester, o Inter, o Estugarda, o Lyon, o PSV Eindhoven e o Dínamo de Bucareste). E claro, foi tal a festa que ainda hoje a voz me dói.

Deixemo-nos de entretantos e passemos aos finalmentes.

Agora sim, já cheira a S. João. Já há sardinhas, frescas e da doca de Leixões. Não vi ainda nenhum balão mas estouraram já foguetes, very-lights e coisas tais acabadas em ao como CAMPEÃO, CAMPEÃO, CAMPEÃO assim como outras acabadas em am como kompensam.

Na (des)comunicação social, a merda do costume. Destaque com referência aos incidentes nos Aliados e os primeiros 5 ou 6 minutos do jornal de segunda-feira. Ao sétimo já se dava destaque ao segundo lugar com 'tranquilidade' e 'ao primeiro golo do Derlei'. É que até não custava muito e tão pouco lhes ficava mal disfarçar um pouco.

Alguém acredita que, de todos os nossos emigrantes, de todas as Casas do Dragão espalhadas pelo mundo fora, ninguém tenha festejado a vitória ?

Foi apenas publicado algures que a vitória do FCPorto tinha sido comemorada em Maputo.

Não mais de uma dezena de linhas, tal o medo de serem acusados de exagero e quem sabe de algum apito colorido. Tenham VERGONHA e CORAGEM Meus Senhores, principalmente aqueles que prestam o tão aclamado serviço (para algum) público.

Apenas mais uma nota e final para alguns que, mesmo recomeçando a segunda parte com uns bons 5 minutos de 'normal' atraso, ainda estavam à espera de milagres e para outros que ainda acreditam no Pai Natal. Continuem a acreditar porque nós também acreditamos. Não esperamos é muito de quem equipa de vermelho e branco.

Saudações,
Estilhaço

ps 1 - Este artigo de opinião não é uma obra de ficção. Factos, pessoas e situações narradas aconteceram, existiram e ficarão gravados a ferros na memória de quem nelas participou.

ps 2 – para quando a entrega da taça no final do jogo e em pleno estádio ?

nota do administrador: respondendo ao apelo da Amiga e Portista Fernanda para que este blog aderisse a mais uma iniciativa em prol do nosso mágico clube do FC Porto, eu, como administrador do mesmo, não poderia responder de outra forma que não com um SIM redondo, porque verdade seja dita, é de louvar mais uma vez esta e outra ideias então já colocadas em prática pelos blogs azuis-e-branco. Portanto, aqui fica o apelo de mais uma iniciativa brilhante:

Porque não realizar o treino de sábado à porta aberta? Desse modo a equipa poderia ser saudada pelos adeptos, e sobretudo pelas crianças, de uma forma mais próxima e mais "real", como acontecia no antigo campo de treino das Antas. Todos nós nos lembramos da alegria que era ir a um treino do FCP. Actualmente, tudo o que os miúdos podem fazer é colocar-se à saída do centro de treinos e pedir um autógrafo através da janela do carro... pensem nisto responsáveis azuis e brancos!!

13 comentários:

  1. Eu estava a pensar ir com amigos ao treino de sexta de manhã.. será que é aberto ao público na sexta?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. O professor jesualdo faz hj 61 anos, vamos lá dar os parabéns ao mister, fiz um post sobre o professor no meu blog. Cumprimentos e saudações em tons azuis e brancos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Quem fala assim naum é gago, carago!:) Texto contundente, mas há que chamar os bois pelo nome. A azia anda no ar, essa é k é essa. Da comunicação social já tudo é esperado. E nem disfarçam. Meia dúzia de imagens, nada de cortar as emissões dos canais generalistas quando o Porto se sagrou campeão são bem reveladoras da falta de ética e deontologia k grassa nesses atoleiros. Mas, quer queiram quer não, vão ter k gramar connosco. A caminho do tri...

    ResponderEliminar
  4. Como se equilibra um campeonato?

    Jornada 30
    F. C. Porto vs aves
    1 penalte contra o Aves por marcar, 1 expulsão a um jogador do Aves e um golo marcado pelo Aves em fora de jogo.

    Jornada 22
    F. C. Porto vs sporting
    Falta em que da o golo do sporting não existe, no ultimo lançe do jogo fica um penalti por marcar contra o sporting.

    Jornada 17
    Leiria vs F. C. Porto
    Dois penaltis por marcar a favor do Porto e expulsão de Quaresma.

    Jornada 8
    benfica vs F. C. Porto
    Golo do Benfica em fora de jogo

    Jornada 12
    Nacional vs F. C. Porto
    Dois penaltis por marcar a favor do Porto.

    Jornada 28
    F. C. Porto vs nacional
    1 golo anula e um penalti por marcar

    Isto é só uma parte daquilo que andam a branquear... é assim que se equilibra um campeonato e que os jornais, TV e radios dão a vitoria ao 2º classificado pela recuperação que fez e ao 3º classificado por conseguir lutar pelo titulo até a ultima jornada... é o país de invejosos que temos os fracos, os que não ganham nada é que são uns hirois os vencedores encostam-se para canto.
    Na Alemanha o Bayer felecitou o Campeão em Portugal da-se na cabeça e tenta-se desculpar o fracasso que foi a epoca do 2º e 3º classificado.
    O treinador do 3º classificado tem desculpa para tudo até diz que a epoca nao foi assim tão má e dam-lhe palmadinhas nas costa se fosse no Porto já não fazia em digressão era logo mandado embora.
    Fernado Santos sabe muito bem o que é ser campeão e ficar a 1 ponto do 2º classificado, sabe também o que é ganhar um campeonato contra tudo e contra todos e agora sabe também o que é perder um campeonato em que não tem agumentos para justificar a derrota.

    É sempre bom lembrar...

    http://www.youtube.com/watch?v=m...h? v=mVIepjh50tM

    ...se me lembro o treinador na altura era o treinador do actual 3º classificado.


    O treinador do sporting só fala do jogo com o paços e esqueceu-se de dizer que na jornada antes desse jogo com o Nacional ganhou a custa do arbitro, justifica as derrotas, ele e a comunicação social, com a equipa ser muito jovem quando ouve jogos em que a media de idade da equipa do Porto foi inferior a do sporting, só falta dizer que se perder a final da taça ou é por causa do arbitro ou porque a equipa ser muito jovem.

    É assim que se tira merito ao BICAMPEÃO NACIONAL que até podia ser PENTA CAMPEÃO NACIONAL SE NÃO FOSSE AQUELE CAMPEONATO GAMADO e que se branquea as derrotas do 2º e 3º classificado.

    ResponderEliminar
  5. Ó TIAGO, por amor de deus , vai dar baile a outro ok!!! nao queres ir e uma coisa e ninguem te obg, agora vires me dizer que nao vais ao jantar pq e longe, melhor dizendo um pouco longe!!! a ti so te digo isto , vai dar banho ao cão ok??? eu sei onde fica FAFE, GUIMARAES E ETC...MAS SO PRA TERES UMA IDEIA, TONDELA FICA A 100 KM DE MINHA CASA , E MORO ENTRE AVEIRO E PORTO, PORTANTO E RESUMIMDO , 45 M PRA TERES O PRAZER DE TAR COM NÓS(BIBO-PORTO-CARAGO)E DO NOSSO CONVIVIO NAO E NADA, REPRESENTA O TEMPO DE IR AO CAFÉ DA ESQUINA DA TUA CASA ......

    HA CADA DESCULPA NESTE MUNDO, QUANDO NAO SE QUER NAO SE VAI , NAO E PRECISO ARRANJAR DESCULPAS ESFARRAPADAS...

    AQUELE ABRAÇO AOS BLUES

    ResponderEliminar
  6. amigo estilhaço:

    em relaçao ao sei post...magnifico como sempre,faço da suas as minhas palavras .....

    PS: se ainda ninguem lhe falou pessoalmente, faço aqui por este meio, espero que nao me leve a mal, gostavamos de lhe convidar pra se juntar a nós no sabado a ir ao jantar a TONDELA, faziamos gosto, se aceitar o convite, comunice ao BLUE BOY(PRESIDENTE DO BLOG)....

    AQUELE ABRAÇO AMIGO

    ResponderEliminar
  7. Viva miau.

    O Presidente já falou comigo ontem.
    Agradeço, agradeço bastante pois até o nome do restaurante convida :-) mas não vai dar.
    Tenho ai uma situação familiar (como expliquei ao chairman) que me vai impedir de sair nos próximos dias e principalmente no Sábado (ainda quero ver se me desenrasco a ir ao Dragão no Domingo).

    Mas não há grande crise pois não falto de maneira alguma ao jantar-convívio do aniversário do blog.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post. É pena que te tenhas esquecido das coisa acabadas em "i" como rennie:P
    Abraço portistas

    ResponderEliminar
  9. Amigo Estilhaço, mais um post 'on fire'... 5 estrelas.
    O facto de continuarem ano após ano a não valorizar os nossos feitos, ou então, esforçarem-se por 'apagá-los' dos anais da história, na parte que me toca, não me incomoda nada, simplesmente, porque a leitura que faço dessa atitude é positiva, ou seja, 'é bom sinal', porque é prova de que continuamos a VENCER!
    Quando os ouço com muita conversa de embalar, então nessa altura, sim, fico muito preocupado, porque é sinal que estamos 'mal' ou 'muito mal'.
    Portanto... os rotos berram, mas a caravana passa!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Estilhaço, boa sorte para 'a situação familiar'... concerteza, vai correr tudo lindamente, são os votos que aqui deixo. Contamos consigo é para o dia 16, sem faltas de última hora! ;-)

    ResponderEliminar
  10. coloquei um vídeo no meu blog COM OS GOLOS do FCP nestes 30 jogos.

    ResponderEliminar
  11. Será que não se arranja, dos visitantes deste site, fotos, recortes de jornal, etc. para se fazer um post decente sobre os festejos do bi-campeonato ?

    Nacional e além fronteiras, casas do Dragão, filiais, etc.

    Digam se tem ou arranjam material para se colocar aqui um endereço de email para os enviarem.

    Vamos lá fazer nós o que estes tipos da (des)comunicação social não sabem e não querem fazer.

    ResponderEliminar
  12. Ainda em relação a sua majestade Luis Filipe Vieira ou Luis Filipe Orelhas conforme os gostos tenho a dizer que ás vezes mais parece chamar-se Luis Filipe Viagra dada a excitação com que fala do caso apito dourado.

    Será que Luis Filipe Viagra anda a sonhar com a Maria José Morgado?

    Será que Luis Filipe Viagra fala tanto do caso apito dourado para ver se consegue deitar a mão e não só a Maria José Morgado?

    ResponderEliminar
  13. Boas,
    Só para desejar-vos felicidades e anunciar que o vosso blog foi eleito BLOG DA SEMANA nohttp://controversiasdofutebol.blogspot.com

    Abraços,
    Kramer

    ResponderEliminar