01 maio, 2007

Brincar com o fogo… e uma história de “vândalos”

brincar com o fogo…

… é o que o FC Porto anda a fazer desde Janeiro, podendo a qualquer momento (nem quero imaginar sequer!), entregar o ouro ao bandido em bandeja de oiro… ainda tenho bem presente na minha memória a exibição miserável de sábado passado no Bessa, e também (quase) todas as 2ªs partes do jogos que realizou desde Janeiro.

Se de inicio fui um seu acérrimo defensor, desde há muito que duvido seriamente que tenhamos um treinador à altura para o ‘porta-aviões’ que é o FC Porto. O Prof. Jesualdo Ferreira não pode estar de ‘mãos nos bolsos’ a ver a equipa à deriva e assistir impávido e serenos aos miseráveis primeiros 45 minutos do jogo no Bessa… que estavam a fazer no banco Anderson e Lisandro?

Quero com isto dizer que, e mesmo que venha a ser campeão (não estou a contar com nada diferente!), bem pode encomendar o caixão, porque definitivamente não convence e acredito que é bem provável que saia. A não sair, é bom que ‘acorde para o mundo’, porque misérias como as que vimos assistindo desde Janeiro, nem sempre todos os anos correm bem.

E ademais, se pensarmos que neste momento, com apenas 3 jornadas por realizar para o fecho do campeonato, levamos uma miserável vantagem de 3 pontos (com prejuízo no goal-average em caso de igualdade) para o 2º classificado, e recordar que desde Janeiro, já perdemos 14 pontos e estamos agora numa situação de ‘pressão’, quando poderíamos a esta hora, estar já em plenos festejos de revalidação do campeonato, custa a engolir certas coisas.

Sinceramente, parece-me que o próximo jogo em casa com o Nacional vai ser, isso sim, o decisivo. Não pela razão óbvia (por ser o próximo), mas porque o FC Porto parece ter um hábito esta época para tremer depois de um mau resultado, mas também porque vão faltar algumas peças fundamentais para esse jogo: a dupla de centrais que tão bem esteve durante grande parte do campeonato (vamos ver o que fazem Ricardo Costa e João Paulo, que julgo apenas terão jogado juntos para a Taça de Portugal), e Quaresma, que mesmo tendo jogado pessimamente mal no último jogo, tem um génio especial que pode ajudar a decidir jogos.

Por mim, continuo a acreditar 101% nos meus meninos… que não nos desiludam!

e uma história de ‘vândalos’…

… em 3 actos. Passem uma vista de olhos por estes 3 vídeos que vos deixo aqui abaixo, e se bem se recordam, entre o primeiro e o último, apenas se passarem 30 dias, e digam-me agora lá então quem são os tais vândalos a quem o ‘Dumbo-Mor Orelhudo’ um destes dias se lembrou de catalogar, concerteza já depois do almoço, e com a sua já habitual diarreia mental?

01.04.2007 – Clube de Ciclistas da Freguesia vs FC Porto (futebol)
Várias dezenas de adeptos do Benfica arremessaram garrafas de vidro e outros objectos quando a polícia de choque tentou levá-los a desocupar uma determinada área do recinto envolvente ao Estádio da Luz, em Lisboa. A polícia respondeu sem aparentemente causar feridos. Segundo imagens da SIC Notícias, o incidente aconteceu próximo do Media Markt, uma grande superfície comercial de equipamento electrónico, onde se situa o local de concentração de uma conhecida claque encarnada.Mais tarde, os adeptos do FC Porto foram recebidos com algumas garrafas e muitos assobios pelos adeptos do Benfica quando processavam a entrada no Estádio da Luz, para o jogo desta noite. Faltavam poucos minutos para as 19 horas quando os primeiros fãs dos dragões começaram a entrar pela porta 23 do recinto das águias, entre um grande aglomerado policial, impedindo a invasão dos adeptos encarnados, que fizeram questão de dar as boas-vindas aos portistas.A zona circular do portão 23 foi então transformado numa verdadeiro circo da antiga Roma, com as claques e adeptos benfiquistas a rodearem por completo os azuis, que rapidamente efectuavam a entrada no estádio debaixo de uma chuva de garrafas e assobios. No entanto, os cerca de 100 agentes da PSP no local conseguiram normalizar a situação, depois de terem sido obrigados a intervir novamente junto de alguns dos adeptos do Benfica.


25.04.2007 – Clube de Ciclistas da Freguesia vs FC Porto (hóquei em patins)
Pela primeira vez na história do desporto nacional em Portugal, uma claque desportiva é impedida de entrar na cidade do seu clube rival e mesmo os elementos com bilhete com na mão são recambiados sem explicações legais minimamente sustentáveis, assentando a decisão num claro abuso do poder policial, alegadamente sob pressão do clube que jogava em casa. O vídeo comprova, ainda, como os agentes à civil orientam o percurso do autocarro, impedindo que o mesmo entre em Lisboa, o que arrasa com os argumentos da Comissária Paula Monteiro, que garantia não ter existido qualquer imposição, mas sim um aconselhamento aos adeptos azuis e brancos.


29.04.2007 – Clube de Ciclistas da Freguesia vs Lagartos (futebol)
Dois polícias em serviço no Estádio da Luz foram esta tarde feridos após incidentes com adeptos do Benfica, à entrada para o Dérbi Capital. Um oficial e um agente acabaram por ser hospitalizados. Os confrontos começaram perto da porta 18, como já tinha sucedido antes do Benfica-FC Porto, local onde situa a sede dos No Name Boys e onde a claque encarnada se concentra. Foram arremessadas garrafas, pedras e, durante alguns minutos, instalou-se o pânico naquela zona.

7 comentários:

  1. Como portista também fiquei extremamente desapontado com a exibição do Bessa. Mas não concordo com a saída de Jesualdo Ferreira e julgo que ela não irá, de forma nenhuma, acontecer. Reconheço a irregularidade da equipa ao longo de quase toda a época, mas não se pode esquecer que não foi o Prof. que escolheu o plantel. Na próxima temporada, com a possibilidade de trabalhar desde a pré-época e escolher os jogadores com quem quer trabalhar, as suas responsabilidades vão ficar acrescidas no que concerne ao comportamento da equipa e exige-se um futebol mais regular e resultados superiores.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o vandalismo, para além deste post devem ler o excelente artigo do Jorge Maia no " Jogo " de hoje. Ambos se complementam muito bem e ... está tudo dito.
    Agora é concentração e atitude a rodos para sábado com o Nacional, o mesmo para Paços e aí poderemos festejar. Mas só se ...

    ResponderEliminar
  3. Afinal sempre existe um vídeo sobre o bloqueio da claque.
    Estava a ver que não.

    É uma curta metragem com traços hollywoodescos e digna de um bom filme policial.
    Inclui alguns policias fardados e outro tantos à civil, mas estes estão encapuçados e de óculos escuros rodeando a camioneta.
    Na vertente motorizada tem dois veículos descaracterizados e uma carrinha de transporte de pessoal (talvez com a tropa de choque).
    E para gáudio dos espectadores tem até policia sentado na porta do carro com este em pleno andamento em via rápida.

    Ganda show...Realmente não se olharam aos meios para atingir um fim de puro e castro aconselhamento, a pedido do orelhas, tipo ou vais a bem ou vais a mal.

    Que se engane e revolte quem, como eu, pensava eu de que este tipo de caciquismo tinha ficado para trás há mais de 30 anos.

    ResponderEliminar
  4. Blue :

    Mais uma vez ...estás (e bem ) a rever este filme ...

    Já só nos resta esperar que tenha um final feliz !

    Porque o resto é para esquecer... (ou será que deverá ser para recordar ?)

    ResponderEliminar
  5. De facto há imagens que valem por mil palavras... é vergonhoso o que aconteceu com a nossa claque, mas isso foi tão notíciado, tão debatido com honras de jornal nacional, tão apelativamente colocado em títulos de jornais, que nem vale a pena estar para aqui a queixar-me... grrrrr... custa muito engolir essa humilhação, mas a resposta foi dada dentro de campo com a conquista do hexa.

    Sobre a equipa de futebol, bem... não estou para aí virado, estou tipo em estado de choque, mas não queria entrar em paralisia completa este fdsemana no Dragão 8/

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. ola presidente e amigos blues;

    parabens...muito bom post...com os temas mais relevantes destas ultimas semanas...

    nosso f.c.p de mal a pior...ja ouvi alguem dizer que o nosso treinador quer mesmo que os mouros sejam campeoes(rsrsrsrsrsr).....mandai esse professor ensinar a plantar cosquilhos....

    e denovo o assunto claques mouriscas...e do pior...ainda dizem que (nós) somos da pior raça...pois a esses cabroes so digo isto...AINDA SOMOS UNS ANJINHOS AO QUE VEJO POR AI NA MOUROLANDIA....em relaçao ao que (nos) fizeram em alverca...e mesmo da mais pura DITADURA,PIDE...OH CABROES DE MOUROS...DITADURA E SO MESMO AI NA MOUROLANDIA...AIIIIIIII QUEM ME DERA DE NOVO(RECENTE) UM F.C.P-CABROES....oiiiiiiiiii era do melhor....ate eu ajudava a festa....CAMBADA DE CABROESSSSSSS.

    PS1: NAO USO MUITO ACENTUAÇOES...OK!!!NAO ME VENHAM PRAQUI ME FODER A CABEÇA OK!!!!!

    PS2:Ó BLUE!!! TAS ME A SAIR MELHOR QUE ENCOMENDA...(ARRUACEIRO,PARECIAS OS MITRAS,NAO HA PIOR QUE TU!!!!!)EHEHEHEHEHEHHEHE

    AQUELE ABRAÇO PROS BLUES

    ResponderEliminar
  7. Orelhas vai chamar vândalo à puuuuuuutaaaaaaaaa,da tua mãe.
    Aquilo que se viu nestes videos nós somos uns anjinhos, mas qualquer dia saltanos a tampa de vez e fodemos de vez a mourolândia.

    ResponderEliminar