22 maio, 2007

Ontem, fizeram-se 4 anos que subimos ao céu!

Sim, mais de quatro se passaram sobre Sevilha. Passou o jogo, passou o calor, passou a sede, a saga de dias e dias, passou a jornada de ziliões de emoções & mais uma, passou a loucura. Passou-se à história. Os escoceses passaram-se e as ruas da mitificada cidade da Andaluzia esvaziaram-se. Naquilo que foram excelentes notícias para a população local, voltaram a repor-se os stocks de cerveja. Já tudo se escreveu e já tudo se disse. Sevilha. Final. Taça. Nossa. CARAGO!

Ainda hoje me sinto inchado de orgulho pelo clube que tenho aqui dentro. Sou diariamente e à mesma hora obrigado a fazer o curativo do inchaço que teima em não desaparecer. Oh pá! É que Sevilha foi tudo. Foi Epopeia, foi Ilíada, foi Odisseia, Lusíadas e Ilha dos Amores em 5 Cantos, foi Mensagem e Música no Coração. Mas foi sobretudo BraveHeart e o desafio do Guerreiro em Momentos de Glória. O Mundo a Nossos Pés. Foi e é a Insustentável Leveza do Ser. Foi filme, foi épico, foi comédia, foi ópera lírica, foi fábula, conto de mil e uma noites... foi Pullitzer, Nobel, Emmy, Florbela Espanca e Shakespeare. Foi obra!

Apesar da imaturidade do Postiga, apesar do Larsson, apesar da obstinação do Costinha, apesar da manobra de diversão do GoldPalace Casino.com (click here! click here!), apesar da lesão do Jorge Costa, apesar do árbitro do jogo de Lens, apesar do obtuso do seleccionador nacional, apesar da pileca do Presidente da Câmara, apesar de jogadores no very limite, apesar do desgaste e dos estiramentos … a Senhora D. Taçona acabou por ser levantada pelo melhor plantel do mundo e arredores. Isto no meio de rutilantes confettis azuis e brancos, sinónimos de vitória, glória. História.

Aconteça o que acontecer, venha o que vier, digam o que disserem, teremos sempre SEVILHA !!!

Nas 1/2 final, um FC Porto de «luxo» na noite gélida e chuvosa do dia 10.04.2003



Num ambiente sufocante, eis então a final de Sevilha no dia 21.05.2004



12 comentários:

  1. Faltavam 4 minutos para os penaltys quando Maniche isola Marco Ferreira, o redes Escocês defende para a frente e Derlei, o grande herói, atira a contar!!! Gooooooooooooooooooolo do Porto!!!!!!! É difícil descrever o que se passou a seguir (gostaria de ter estado em Sevilha, seria ainda mais emocionante) mas o que me lembro é de ter saltado da cadeira, do telemóvel me ter caído, dos saltos, dos gritos, das mesas no ar, da louça da mesa do meu pai que partiu toda, do abraço longo a um amigo também ele em perfeita euforia, do cumprimento ao meu pai, do arranhão que ele tinha no dedo por ter partido o copo da sua mesa.... Agora sim a Taça era nossa....Só se ouvia Porto, Porto, Porto!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sobre este 22ºtítulo fiz no meu blog uma análise ao campeonato e concluí q este foi o titulo q mais me desgastou...Se puderem passem por lá e deixem tb a vossa opinião...

    ResponderEliminar
  3. Depois de, inconsolável, não ter arranjado bilhete para Sevilha e ter morrido na praia, acabei por ter como todos nós a devida compensação com um grande jogo e uma enormérrima vitória. Como diria o Mourinho, absolutamente fantástico.
    Mudando de assunto, hoje vi as primeiras páginas dos desportivos e fiquei com dúvidas... Quem foi o campeão??? É que só vi os lampiões!!!
    É fantástico como tudo pode estar orquestrado... Não ganharam??? Então faz-se de conta que sim e tudo é notícia, até que há dinheiro para gastar como no rascord e lá se vai construir a enésima equipa maravilha.
    Que triste país este.

    ResponderEliminar
  4. se equipas maravilhas é ficar em 3 ou ganhar umtorneio nas arábias sem ter ganho qualquer jogo nos 90 m então tá tudo dito euipas maravilhas são as de sevilha e da alemanha jogadores maravilhas é o baía clube internacional somos nós futebol clube do porto que taças são precisas mais para aparecer nas capas? record e bola são anti porto mas "caladinhos" e "escondidinhos" bamos ganhando tudo e nunca nos cansamos

    ResponderEliminar
  5. Ainda hoje não consigo encontrar a palavra perfeita para descrever Sevilha!

    Só tenho a dizer que é o jogo da minha vida!
    Só por milagre consegui comprar bilhete e tudo por causa da desistencia de uma amiga de um amigo meu.Ela estava deconfortável na fila para a compra dos bilhetes.Ela diz que foi varias vezes apalpada e teve gajos a roçarem-se nela!Para minha sorte,ela desistiu e ocupei o seu lugar na fila!Abençoados apalpanços e roços...

    Antes do dia da final,estive 3 dias no Algarve,fui na véspera para Sevilha e no dia seguinte ao jogo fui para Huelva antes de voltar a uma Cidade,absolutamente eufórica e de costas voltadas para a Câmara do Porto.

    Voltando um pouco atrás.Acreditem que não consigo descrever o ambiente no estádio olimpico de Sevilha...Por mais anos que viva,aquele golo do Nosso (ainda) ninja,nunca mais o esquecerei.É algo de divino! Nunca vi tanta a gente a chorar no final de um jogo...Mas o melhor ainda estava para vir!A 26 de Maio 2004...

    ResponderEliminar
  6. Brisa do Mar, eu passei lá 2 noites a dormir na 'pedra da calçada' anexa ao velhinho e mítico Estádio das Antas... e iria já para lá novamente dormir uma semana se preciso fosse.

    Tenho a agradecer a 2 pessoas o facto de ter conseguido comprar 2 bilhetes para mim e para o meu irmão para estar em Sevilha que foi e sempre será inesquecivel (Gelsenkichen foi muito diferente, muito diferente). Essas pessoas foram:

    - o Ganda Amigo do Peito «MIAU», porque me avisou a meio da tarde antes ainda 3 dias da data prevista para inicio da venda dos bilhetes que já lá estavam junto ao Estádio cerca de 300 pessoas para os bilhetes, devidamente numerados por ordem sequencial de chegada... nem pensei 2 vezes... depois do MIAU ter feito uma reserva nessa listagem em meu nome (julgo ter sido o nr. 347, já não tenho a certeza) às 18h, depois do work, abalei directo para lá... sem roupa para me agasalhar, sem comida, sem nada... só com a 'fatiota' de trabalho. A primeira noite foi fria, muito fria, mas o AMOR louco ao FC Porto aquecia-me a alma que não me fazia vacilar nem um minuto sequer na missão em que me tinha empenhado com unhas e dentes... eu queria estar em SEVILHA, custasse o que custasse, afinal, era a minha primeira final europeia (em 87, ainda era eu um putito regila de 12 anos); a outra pessoa foi,

    - a MINHA QUERIDA E SANTA MÃEZINHA, que deixou de trabalhar 2 dias só para ocupar o meu lugar durante o dia de trabalho, para que eu pudesse ir trabalhar, e às 18h abalava para o Porto novamente. O render da guarda era feito por volta das 6h30/6h00 da matina, ficando a minha mãe no meu lugar para uma jornada que se prolongaria até às 18h00 e eu tomava a direcção de casa para um banhinho refrescante, muda de roupa e mais uma jornada de trabalho na frente da secretária. A minha MÃE é uma SANTA CARAGO! (razão tinha o MIAU quando dizia: «mas que mãe é que vem para aqui às 6h da matina, deixa de trabvalhar 2 dias, só para te reservar o lugar na fila?»). Pois, é assim como digo: a minha MÃE é a maior do MUNDO e talvez da EUROPA (parafraseando o nosso capitôm Joôm Pinto).

    Porque foi a primeira (de muitas outras) em que estive presente, repito novamente: Aconteça o que acontecer, venha o que vier, digam o que disserem, teremos sempre SEVILHA!!!.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - fosgasse, isto dava quase outro post pró blog LoL

    ResponderEliminar
  7. Eles (os clubes rivais) não sabem que o sonho, o sonho comanda a vida...
    E nós vivemos felizes para sempre!

    ResponderEliminar
  8. Blue Boy:

    Eu tive a minha namorada e o seu Pai, Sportinguista doente, a levarem-me comida,água e sumos para não perder de vista o sonho de estar presente numa final europeia. Obrigado a eles! Já agora,ao meu antigo chefe que me mandou para o caralho e que aparecese no escritório com o bilhete na mão. O gajo é italiano e para nos contrariar adoptou o Boavista como seu clube de eleição em Portugal. Dizia que tinha as cores da Juventus, seu clube de coração.

    Gelsenkirchen já foi muito diferente. Arranjei uma cunha e comprei o bilhete com a viagem incluida,logo no primeiro dia de venda.O proprio ambiente da final,nada teve a ver com a Sempre Sevilha.Agora o facto de 2/3 do estádio estar de azul-e-branco é algo de inesquecível.Facto que foi propositamente escondido pela Comunicação Social ao serviço da 2ª Circular. Repito: 2/3 DO ARENA AULF SCHALK ERAM ADEPTOS DO CLUBE QUE AMAMOS. Ao contrário de Sevilha...

    ResponderEliminar
  9. Essa final foi inesquecível e das mais emocionantes que a taça Uefa teve. Golo daqui, golo dali, e o Derlei estourado e dar aquele golpe de misericórdia... brilhante!! E mágica também foi a noite em que goleamos a Lazio, lembro-me bem de me estar a sentar no velhinho Estádio das Antas e o cláudio lopez a marcar o 1º golo, eu a ficar fodido… e depois veio aquela goleada... e chovia a potes e não havia coberturas de bancada, era o prazer de ver os mágicos jogar... ai que saudades!!

    Blue Boy, estás um lírico hoje, quase um poeta eheheh lindo!!

    Psd - O escovari lá convocou 5 dos nossos jogadores, deve estar com febre concerteza.

    Saudações

    ResponderEliminar
  10. É um jogo inesquecível. Estive lá e em Gelsenkirchen, mas Sevilha foi especial. Pelo ambiente, pela emoção de uma final, por tudo. Ainda hj, e já lá vão 4 anos, fico arrepiado quando me recordo desse dia. Somos grandes!!!!

    ResponderEliminar
  11. ola presidente e amigos blues;

    aiiiii que saudades desse momento unico...sevilha e a escocia renderam- se aos nossos pés...a nivel futebolistico foi o jogo mais saboroso (unico, td de maravilhoso neste mundo, ate me atrevo dizer que foi melhor que dar uma queca na melhor baby do mundo, rsrsrsrsrs)..

    presidente , ha pois é, mãe como a tua nao há, quem disser que tem uma parecida, e mentiroso, ela e um absoluto orgulho, e como todo o merito (um abraço pra ela)... quanto a mim??? nao me deves nada,nem nunca me vais dever ok!!!!!!

    PS1:EU ERA O 33 NA FILA!!!

    PS2:NAO H PALAVRAS PRA DESCREVER O QUE SE PASSOU A 4 ANOS EM SEVILHA, NAO HÁ,NEM E PRECISO HAVER!!!!MELHOR QUE UM ORGASMO!!!!

    AQUELE ABRAÇO AMIGOS BLUES

    ResponderEliminar
  12. O céu foi o limite..

    ResponderEliminar