27 maio, 2007

Passaram-se 20 anos...

O momento mais alto da história do FC Porto até então, foi a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus na época de 1986-87. O FC Porto teve um percurso quase perfeito até à final. O jogo decisivo disputou-se frente ao Bayern de Munique. Ninguém ousava vaticinar o triunfo dos portistas, mas na noite de 27 de Maio as estrelas foram Futre, Madjer - autor de um portentoso golo de calcanhar, e Juary, autor do golo da vitória.

Acaba por ser quase uma injustiça fazer destaques individuais, tal era a categoria da equipa, porventura a última equipa de nível mundial que Portugal produziu. Começaram melhor os Germânicos, chegando ao golo numa jogada fortuita, finalizada por Koegl.

Os Dragões não conseguiam disfarçar algum nervosismo, e Rummenige teve nos pés a hipótese do 2º golo. O intervalo foi bom conselheiro... o treinador Artur Jorge conseguiu incutir nos jogadores a coragem e a confiança suficientes para darem a volta ao resultado.

O FC Porto fez uma grande 2ª parte, vulgarizando completamente o Bayern. Futre quase empata, numa jogada digna de Diego Armando Maradona. A 10 minutos do final, Madjer marcou um dos mais belos golos de sempre da história de competição, de calcanhar, empatando o jogo. Dois minutos depois, o mesmo Madjer cruza para novo golo do FC Porto, apontado por Juary. Até final, os Dragões dominaram completamente o jogo, tendo tido oportunidades para dilatar o marcador… e a Taça dos Campeões finalmente era nossa!

O percurso até à final:

1ª eliminatória:
FC Porto-Rabat Ajax (Malta) 9-0
(Gomes 20m, 49m, 69m, 83m, Eloi 25m, Madjer 54m, André 60m, 65m, Celso 80m)
Rabat Ajax-FC Porto 0-1
(Sousa 80m)

2ª eliminatória:
TJ Vitkovice Ostrava (Checoslováquia)-FC Porto 1-0
(Sourek 24m)
FC Porto-TJ Vitkovice Ostrava 3-0
(André 5m, Celso 26m, Futre 82m)

1/4 final:
FC Porto-Brondby IF (Dinamarca) 1-0
(Madjer 71m)
Brondby IF-FC Porto 1-1
(Steffenson 36m - Juary 74m)

1/2 final:
FC Porto-Dinamo Kiev (União Soviética) 2-1
(Futre 48m, André 57m -Yakovenko 74m)
Dinamo Kiev-FC Porto 1-2
(Mikhailichenko 13m - Celso 3m, Gomes 11m)

Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986-87
F. C. Porto vs Bayern Munique

Data: 27 de Maio de 1987
Local: Estádio Prater (agora Ernst Happel) - Viena (Áustria)
Árbitro: Alexis Ponnet (Bélgica).

FC Porto: Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio; Jaime Magalhães, André, Sousa e Quim; Futre e Madjer.
Treinador: Artur Jorge
Substituições: Ao intervalo, Quim por Juary; 65m, Inácio por Frasco.
Suplentes não utilizados: Zé Beto, Festas e Casagrande.

Bayern Munique: Pfaff; Eder, Nachtweih e Pfluegler; Winklhofer, Flick, Matthaeus e Brehme; Koegl, Hoeness e Rummenigge.
Treinador: Udo Lattek.
Substituições: Aos 81m, Flick por Lunde.
Suplentes não utilizados: Aumann, Willmer, Bayerschmidt e Kutschera.

Marcadores: 1-0, Koegl (24m); 1-1, Madjer (77m); 1-2, Juary (79m).


ps1 - as inscrições para o jantar comemorativo do 1º aniversário do blog que se vai realizar no próximo dia 16 de Junho, pelas 20h00, no Restaurante Brasileirão (Leça da Palmeira), continuam em aberto. O preço por pessoa é de 34,00 €, com o seguinte menu: 1 caipirinha por pessoa, rodízio, vinhos da casa, refrigerantes, café e sobremesas (frutas, doces e queijos). Até ao momento, estão já confirmadas 9 inscrições, pelo que caso pretendam participar, é favor enviar e-mail para blogdoblueboy@gmail.com com o vosso nome e forma de contacto, pelo que de seguida darei todas as coordenadas para confirmação da vossa presença.

ps2 - o amigo e colaborador Estilhaço continua com o repto lançado em cima da mesa, e a aguardar impaciente os vossos e-mails para blogdoblueboy@gmail.com com “fotos, recortes de jornal, etc, para se fazer um post decente sobre os festejos do bi-campeonato? Nacional e além fronteiras, casas do Dragão, filiais, etc. Digam se têm ou arranjam material para nos enviar. Vamos lá fazer nós o que estes tipos da (des)comunicação social não sabem e não querem fazer”. E vocês, esperam pelo quê afinal?

ps3 - amanhã, as últimas da nossa presença no 4º jantar dos Dragões de Tondela na noite passada (e que noite LoL), actualização das fotos tiradas no jogo da consagração do bi-campeão, a prova da presença do xeio_d_xono num dos jogos das camadas jovens e por último, uma referência ao jogo dos campeões entre o FC Porto e o Leixões de mais logo ao final da tarde.


6 comentários:

  1. Hoje vamos poder participar numa festa bonita, de grande intensidade PORTISTA, homenagear os campeões de 87,aqui tão brilhantemente historiados, os actuais e também as excelentes campanhas das modalidades que ganharam provas e as que perderam foi mesmo no final, de forma digna, vide o caso do basket.
    O Clube está vivo, eclético, e hoje vamos celebrar. Justamente.

    ResponderEliminar
  2. Sou Costa Pereira, defendi o FCP durante mais de uma década na TSF Bancada Central, gostava de falar com o administrador deste blog.
    deixo o meu email aporadeptos@sapo.pt
    www.apadeptos.org

    Saudações desportivas
    CP
    PS: parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  3. Para sempre no meu coração, não há final que consiga ultrapassar a magia dessa... ainda há uns dias por causa do trabalho de tecni-color estive a rever ;)

    ResponderEliminar
  4. Estou , também, no mesmo comprimento de onda do amigo e
    Sr antonio

    ResponderEliminar
  5. A magia que encantou o mundo e nos fez vibrar nesse glorioso ano de 1987.Serão sempre lembrados esses Campeões.
    Deixo aqui o link da festa do 4º convivio de Portistas de Tondela em que vocês participaram e abrilhantaram a festa.
    http://arteagostinho.blogs.sapo.pt/
    Um abraço dos portistas de Tondela

    ResponderEliminar
  6. chiça como me enche de orgulho ver e rever estes momentos... se bem que eu no meu caso sejam muito curtos e basicos ... ( tinha apenas 6 anos quase nos 7 )

    mas lembro bem de ir para a baixa do porto com os meus pais,irmao ( presidente ) tios e tias, primos... numa bela wolkswagen (acho que se escreve assim.. loll ) toda podre a cair aos cadinhos e tambem me lembro de teremos feito uma paragem de urgencia porque tinha furado um pneu da carrinha , ou melhor ficaram cravados 2 belas cavilhas... mas nada que nao impedisse de ir festejar... e a unica recordaçao que tenho desse tempo ja longinquo... mas que sempre que vejo o jogo em dvd ou sempre que passa na T.V ainda sinto que parece ter sido ontem... e todas essas recordaçoes saltam logo aos meus olhos...


    um bem haja vo nanar... era pa rir lololo

    ResponderEliminar