17 maio, 2007

Chegou a prova dos 9

"O Cantinho do Sr. António"

Se me dissessem no final da 1ª volta eu ia ter dificuldades de acreditar. Se me dissessem antes do jogo do Bessa, eu ia dizer que essa pessoa estava em estado febril. Mas a dura realidade é que chegámos à última (!!) jornada do campeonato e ainda não temos o 1º lugar assegurado. Incrível, mas inultrapassável. Estou em estado de choque!!

Não sei se vamos ser campeões ou não, não quero fazer prognósticos. Não estou confiante nem deixo de estar, porque na verdade, com esta equipa em campo, tudo pode acontecer. E quando digo tudo é mesmo tudo, até mesmo o empate!! Já ouvi alguns dizerem que não vamos dar hipóteses, pois trata-se do Aves, então e se fossem os lagartos?? Ou os nenucos?? Ao que chegámos!! Acreditar porque se trata do Aves, ou seja, a nossa perspectiva de vitória resume-se ao facto da equipa adversária ser muito inferior à nossa em termos de plantel. É triste ver o FC Porto neste estado. É muito triste.

Não sei, pois não tenho Zandinga no apelido, o que se estará a passar, mas boa coisa não é concerteza. A equipa joga a duas velocidades: devagar e devagarinho. Não se vislumbra ambição, querer, garra… força!! Onde está a chama, a alma e o orgulho de envergar aquela camisola?? Será que se perdeu a mística?? Dói ver o nosso querido Vitor Baía no banco a dar força aos companheiros, e vê-los lá dentro em estado de completamente alheamento, como se de uma fatalidade se tratasse não conseguir jogar melhor. É surreal. Nunca antes visto. Eu pelo menos não me recordo de uma equipa prestes a ser campeã, com todas as possibilidades e mais algumas, e nada, tudo na “peace and love”, tá-se bem se perdermos?!

Mas que raio de jogadores são estes?? Mas que passeata é esta?? Não há mão nisto?? Terminar cada jogo com o credo na boca, ver os pontinhos a desaparecer e os adversários a aproximar-se, pé ante pé, e ainda terem hipótese de mandar uns bitaites, quando nada o fazia prever. Engolir em seco cada vez que falámos em confiança, ter que olhar para o chão com tanto lance perdido?? Ver o Lucho a arrastar-se (o meu craque preferido) em campo, a tornar-se um jogador banal?? Ver o Quaresma a fazer uma época brilhante e agora “trivelar-se” a ele próprio?? Ver o Hélder Prestige passar a Hélder Bostick?? Ver o Imperador Adriano arrumado na gaveta durante meia época e a ser empurrado para fora?? Ver o treinador a fumar cigarro a trás de cigarro em completo desespero?? Ver um FC Porto amorfo, sem oferecer qualquer segurança aos seus adeptos?? Ver um presidente calado, sem mandar recados internos e eternos?? Não saber quem liga o futebol com a SAD, como se o departamento estivesse ao abandono?? Inadmissível.

Dizia por aí um comentador que andamos a colocar a fasquia muito baixa. Eu subscrevo inteiramente essa opinião. Dei por mim várias vezes ao longo do campeonato a desejar o pontinho necessário. Contra os lagartos no Dragão, na edp contra os nenucos, contra o Boavista depois de estar a levar 2-0, contra o Paços no último jogo, e isto faz-me sentir humilhado, pois eu como portista sempre tive orgulho em querer sempre a vitória. Pertenço ao melhor Clube do Mundo e arredores, mas agora começo a ver os arredores a ficarem cada vez mais perto. Habituei-me a ser exigente e dou por mim a contentar-me com o rendimento mínimo garantido. O famoso tribunal das Antas parece já não chamar arguidos. Isto não é nada normal!!

Em suma, sinto uma grande tristeza e frustração. Quero a vitória do campeonato e espero mudanças na próxima época. Nem que mais não seja na atitude. E fica aqui uma promessa, e eu não sou como o Sócrates, por isso aqui vai… se não formos campeões deixo imediatamente de ser sócio e de ter lugar anual, não vou aguentar tal humilhação. Tenho dito. Agora é só esperar que para o ano me possa sentar onde sempre me sentei.

Queria apenas deixar-vos com duas perguntas:
- Neste momento, sem saberem se vamos ser campeões ou não, acham que Jesualdo deve continuar como treinador??
- Não acham que na SAD deve passar a haver uma voz activa dentro do clube, no caso de Pinto da Costa manter este silêncio na próxima época??

Um bem-haja a todos vós e força, muita força. Domingos lá estaremos no Dragão.
Sr_Antonio

23 comentários:

  1. OLA AMIGO;

    É PÁ TODOS SENTIMOS O MESMO E MUITO MAIS...ATE AXO QUE NAO HÁ PALAVRAS PRA DESCREVER A NOSSA TRISTEZA, MAGOA, DESILUÇAO, ETC...MAS AXO QUE PELA ULTIMA VEZ ESTA EPOCA QUE NOS DEVEMOS UNIR E AJUDAR O NOSSO CLUBE A SER CAMPEAO!!!!

    QUANTO AS TUAS DUAS PERGUNTAS!!! TODOS NÓS AS FAZEMOS E PENSO QUE TODOS NÓS TEMOS A MESMA RESPOSTA....JESUALDO??? POR MIM RUA COM ESSE PALHAÇO, NAO É DIGNO PRA USAR O NOSSO EMBLEMA AO PEITO(MOURO DUM CARAGO)....SE ACHAMOS QUE A SAD DO F.C.P TA SEM CHAMA OU VOZ(FOLGO,PULMAO,DINAMICA, ETC)???...POIS EU AXO QUE TA DE MAL A PIOR, MUITOS JOGUINHOS NOS BASTIDORES(PARECEM CARTEIRISTAS)E NAO FUTEBOLISTICAMENTE,PARECE QUE NAO SE IMPORTA COM RESULTADOS (VITORIAS)DENTRO DO CAMPO MAS SIM RESULTADOS NOS COFRES(CARTEIRAS DE ALGUNS), ETC!!!!

    ISTO E UM BOCADO DO QUE SE PASSA NO MEU CORAÇAO(CHAMA) DE DRAGAO E NA MINHA(ALMA) MENTE DE DRAGAO....SE OFENDI ALGUEM, AZAR O VOSSO PQ OFENDIDO E GOZADO JA ANDO EU A MUITO....

    AQUELE ABRAÇO AMIGOS BLUES

    ResponderEliminar
  2. OLÁ AMIGOS!

    Eu queria dar a minha opinião em relação às perguntas (no final do post).
    Penso que sim o Jesualdo F. deve continuar no FC Porto, estar constantemente a mudar de treinador "faz mal a uma equipa"! Pois o FC Porto se manter +/- esta equipa durante pelo menos mais uma época..., quem sabe se não voltaremos a ir longe na Europa.
    Em relação a 2ª pergunta não posso deixar de concordar, mas dou todo o meu apoio e confiança às decisões de Pinto da Costa!

    Saudações Portistas!

    www.o-grande-fcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. excelente post,é este o meu sentimento actual de portista tambem.

    ser portista,para mim, sempre foi algo mais do que ser adepto de 1 grande clube que felizmente sempre me deu muitas alegrias, desde que vejo futebol poucos foram os anos em que ñ vi o meu clube ser campeão.

    mas aquilo que mais orgulho me dava nem eram os titulos, era a atitude, a maneira como o nosso presidente nos mantia unidos, o nosso orgulho e união, a forma como contra tudo e todos continuava-mos a ganhar, e agora de repente vejo uma equipa, que apesar da qualidade, sem garra, sem rumo, e pior de tudo sem liderança...

    este silencio do nosso, grande, presidente é a prova inequivoca de que algo vai mal, e o mais grave é q ainda ninguem parece que percebeu o que é..

    quanto ao Jesualdo confesso não ser grande fã, mas tambem estou farto de ver mudar todos os anos de treinador e algum merito o homem tem tido, pois a imagem que passa é q ele está sozinho e abandonado e a levar com todos em cima devido ao "apagão" do presidente. E temos de lhe dar o beneficio da duvida pela forma e timming em que entrou na equipa..

    que sejamos campeões e logo se vê...

    ResponderEliminar
  4. Penso k a questão da voz activa já está a ser tratada, segundo entrevista com um dos novos vice-presidentes, o Dr. Fernando Póvoas. Se será tão contundente e certeira como a de PCosta, é k teremos k aguardar para ver. Em relação a Jesualdo, não me consigo decidir. É notório o nervosismo k emana dele, mas tb foi com ele k fizemos uma 1ª volta excelente e uma boa 1ª fase da Champions.

    ResponderEliminar
  5. Sobre jogadores e treinador só me pronuncio para a semana.
    Agora é hora de tocar a reunir e não de criticar nem sugerir nada.
    Quanto à política de comunicação fiquei satisfeito pela posição do F. Póvoas, espero que venha a ser concretizada pois é muito importante.
    DE resto ... FORÇA PORTO.
    Concentração, empenho e raça.

    ResponderEliminar
  6. Realmente precisamos de uma voz activa q não a do treinador uma vez q o nosso big boss n fala.

    ResponderEliminar
  7. Primeiro temos que ganhar domingo, depois à que começar a pensar no futuro.
    E na minha modesta opinião há muita coisa para mudar. Vejam só o que aconteceu ao BRUNO MORAIS, começou a dizer que queria sair, e agora teve uma lesão grave. Se eu tivesse no lugar do Presidente, nem sequer se chegava a tratar no nosso clube, ia já recambiado! São estas mentalidades que têm que acabar!
    Bem hajam a todos os BLUES

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto! disseste tudo o que me vai na alma. Mas Domingo vou torcer com todas as forças e perdoar todas as asneiras, quando se ouvir no estádio - CAMPEÕES,CAMPEÕES,CAMPEÕES , CAMPEÕES ,CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES !!!!!

    ResponderEliminar
  9. Realmente o Sr.António tem Razão. Nós não somos sócios do clube mas temos "uma paixão assolapada e doentia por este grande clube.
    Domingo iremos centrar as nossas forças para o dragão, se bem que este não o merece muito, mas perdoaremos, pois mais vale sofrer por amor a este clube do que ver lagartos ou S.L.Bostas a festejarem nas ruas e ver as mesmas parecidas a uma COW PARADE a deixarem a merda toda na rua.
    Estaremos com o Dragão até ao fim mas fikaremos sériamente zangados se o nosso amor perder o campeonato nesta ultima jornada.
    Não há perdão para que tal suceda, depois de estarmos há um tempo atrás a 7 pontos do segundo e agora a 1.
    Saudações

    ResponderEliminar
  10. Excelente post Sr_António... estou totalmente de acordo.
    Em relação as perguntas, o treinador deve de continuar embora eu não goste desse mouro e penso que a culpa não é só dele. Na questão da sad já a muito que deveria de ter sido feito alguma coisa.
    Uma coisa que não percbi foi o comunicado que foi feito pelos capitães de equipa a pedir o apoio dos adeptos, para que o estadio estar cheio quando já na 3ª feira se sabia que os bilhetes estavam praticamente todos vendidos, até parece que não conhecem os seus proprios adepto, para um jogo que é a ultima jornada e desside o titulo estavam a espera de quê? Que ninguem fossse ver o jogo. Mas se o pediram já sabem já não a bilhetes a parte dos adeptos esta comprida agora cumpram com a vossa parte, porque têm obrigação de ganhar o jogo e de ser campeões.

    P. S. - Para os portistas que já dão como dado adquirirdo a vitoria no jogo com o Aves, este ano já perdemos com equipas pequenas como o Atletico e o Amadora agora vem o Aves.

    ResponderEliminar
  11. eh a 1ª vez q comento um texto seu e em todo ele só tenho um reparo a fazer, um verdadeiro portista n rasga cartoes n tem medo nem foge da realidade! Se tivermos de perder msm humilhados deveremos estar smp presentes..nos bons e nos maus momentos! De resto estou 200% d acordo em td o q disse.
    tb gostava de pedir implorar a tdos os portistas no estadio q façam do Dragao 1/10 do q era as Antas em q TDS e repito TDS cantavam TDS incentivavam a ekipa TDS unidos numa só voz, e n apenas ver um topo sul xeiu SMP a levar a ekipa ás costas! Mostrem raça, gritem cantem pressionem o adversario qq coisa mas provem q estao la ok!
    N tenham duvidas q vamos ser CAMPEOES =) afinal nós somos os + fortes!

    ResponderEliminar
  12. antilampionagem, concordo contigo no que ao apoio diz respeito, nas Antas era outra conversa e o tribunal era a doer, no Dragão há mais queques da bola que não puxam nem gostam de quem puxa pela equipa... enfim, mas no Domingo o estádio vem abaixo ;)

    quanto ao cartão de sócio, até compreeendo o que quiseste dizer, mas... eu não disse que o rasgava, aliás ele não é lá muito fácil de rasgar... o que eu disse é que deixava de ser sócio, e deixava de ter lugar anual, e REPITO O QUE DISSE, não é por não ganharmos o campeonato, pois já houve anos em que não ganhamos o campeonato e eu continuei a frequentar as Antas e o Dragão... é porque não admito perder ESTE campeonato!! Não admito depois de tudo o que se passou... não deixo de ser PORTISTA POR DEIXAR DE SER SÓCIO, não pactuo é com uma SAD, uma equipa que perde um campeonato destes, entendes?? Não gosto que brinquem com os meus sentimentos e com a minha carteira, mas se quiseres, mesmo perdendo este campeonato, pagar os 60 contos que eu tenho que (com muito) esforço pagar todos os anos estás à vontade e eu aceito a tua oferta ;) espero ter-me explicado bem

    Saudações

    ResponderEliminar
  13. ahahah eu pago "apenas" 90€ (menos mau lol) compreendo o q diz ate pq tb ja o disse apesar d ser da boca pa fora, qnd estou num estado de loucura causado por estas primas donas q temos a jogar.
    Tbm n admito perder este campeonato e p isso vamos ganhar.
    O borrado do jesualdo eh linxado caso n ganhe (menos 1 lampiao ah face da terra lol).

    ResponderEliminar
  14. Amigo Sr_António, é assim... vamos lá então por partes... a BOA e a MÁ ;-p

    a BOA, é que de facto, assino por baixo (quase) toda a totalidade dos teus escritos da pena... são verdades que estão aos olhos de todos nós, só que por vezes, a «cegueira doentia» pelas cores mágicas do Dragão, tolham-nos a visão, ou tornam-na distorcida da realidade e por isso, por vezes, temos tendência a ser «condescendentes» com situações que em condições normais do dia a dia, não seriamos, nem pactuaríamos... por isso, por aqui, estamos entendidos e esclarecidos... quando abrirem as inscrições, avisa que é para eu assinar por baixo.

    a MÁ, pois, os SMS falam por si LoL...posso reclamar com o Presidente, posso barafustar com o treinador, posso irritar-me com os jogadores e sim, é verdade, às vezes, o que vejo é de tão mau enredo, que sai de baixo como dizem os outros, não espero que ninguém fale por mim; eu próprio trato de fazer com que oiçam as minhas palavras «azedas». Portanto, por aí estamos conversados. Agora, quando dizes "...deixo imediatamente de ser sócio...", isso não entendo e não adianta explicarem, porque eu continuo a não entender... ou, prontos, não quero mesmo entender, acho que é mais a 2ª opção. A única coisa que digo é que "os homens passam; os jogos passam; as épocas passam... mas o meu apoio ao FC Porto estará sempre presente!". Sim, eu sei... mas não adianta pq eu não vou entender ou querer perceber. Portistas das vitórias, há-os aos montes e em todas as esquinas, alguns deles, nem sabem de que côr é o equipamentos... agora, das derrotas, por muito que nos sintamos ofendidos, por muito que nos sintamos atingidos, por muito que nos sintamos desiludidos, não vejo nunca a hora de chegar o próximo jogo para lá estar de novo a BERRAR, a APOIAR, a CANTAR e acima de tudo, demonstrar ao meu FC Porto que mesmo nas horas más, eu estou lá como que a dizer-lhe em voz baixinha e sentida: "Quando estavas no apogeu, não faltou "amigos" para te dar palmadas nas costas! Quando eras Rei e Senhor na Europa e cá no burgo, não faltou quem te idolatra-se! Quando os "ventos" corriam de feição e levavam a Nau a bom porto, lá aparecia sempre alguém que te ajuda-se a dobrar mais um obstáculo! Mas agora, tu, meu querido FC Porto, que pareces quebrar, que pareces fraco e sem forças e não destingues os tortuosos e traiçoeiros caminhos que atravessas, não tens sequer uma mão amiga que te ampare, um incentivo que te crie algum conforto, alguém que simplesmente olhe para ti e diga: "Estou aqui para te apoiar, estou aqui porque te amo"".. Portanto, Amigo Sr_António, são prismas diferentes de ver o mesmo problema, agora, que não restem dúvidas para ninguém, ninguém, ninguém é mesmo ouse pensar que é mais portista que o vizinho... todos portistas, mas cada qual, na sua onda. A minha, é esta: SEMPRE PRESENTE! E sim, sei que lá no fundo, as tuas palavras são apenas de «desilusão», nunca de uma realidade

    E pronto, é assim... estás a ver como não estás «queimado» LoL

    aKeLe aBrAçO e até domingo oLd fRiEnD "com o BI do Dragão bem apertado na mão" ;-P,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Mas alguém tá a ver o amigo sr. António a rasgar o cartão ?

    ResponderEliminar
  16. Quando disse rasgar o cartao foi apenas uma forma d expressao uma maneira d falar, dado a o sr.Antonio ter dito q iria deixar d ser socio caso o FCP perdesse o campeonato..

    ResponderEliminar
  17. Sim é verdade.
    É o que dá eu ler os posts numa janela pequena, nem com óculos de leitura me safo :-)

    Mesmo assim não vejo o Sr. António a deixar de ser sócio de maneira alguma :-)

    Domingo deixamos tudo em pratos limpos, melhor, em copos de finos ou latas de cerveja limpas e bem escorridas.

    ResponderEliminar
  18. justo é sermos campeões, se o somos... sinceramente neste momento já nem sei! ... quero acreditar q sim...pq tal como disse, era humilhante demais se nao o fossemos!...e tds nós sabemos o quanto vamos ter as orelhas quentes se nao o ganharmos! esses #$%&@ dos lampioes e lagartos nao se vao calar..
    sinceramente nao sei o que faço se nao ganharmos este campeonato...que de sofrido so msm o fim! é caso pra dizer "NAO HABIA NECESSIDADE!!!!!!!!!!!!!!!"

    Mas claro... do FCP sempre serei ate morrer, porque o sou desde nascença, e de mais nenhum outro clube puderia ser, e a mais nenhum outro clube puderia dar o meu amor! Por isso Domingo, como sempre, vou acreditar nesta Equipa! Não foi brilhante, mas é a que temos actualmente e à qual temos de colocar a nossa fé de campeoes!

    Quanto ao seu post, so tenho a dizer que o compreendo perfeitamente! o nosso amor é tanto por este clube..que chegamos ao extremo!

    beijos azuis e brancos!

    ResponderEliminar
  19. Só uma nota... para já obrigado pela atenção que estão a dispensar ao facto de eu continuar a ser sócio ou não... mas... a desilusão é muita e não dou nem mais um tostão à SAD, passo a fazer os mesmos cento e poucos km para ir ver o FC Porto mas dinheirinho meu nunca mais... é o meu direito à indignação e ninguém tem nada a ver com isso, cada cabeça sua sentença, e cada um que faça o que quiser.

    Ninguém me venha dar lições de portismo, pois eu sou de uma terra e de um tempo em que para jogar futebol entre os amigos era mouros para um lado, lagartos para o outro, e cá o portista ficava de árbitro. Sou do tempo de levar chuvadas atrás de chuvadas nas Antas a ver jogos com 2000 espectadores tamanha era a intempérie contra penafiel, famalicão, e afins (sem desprimor para estes clubes).

    O facto de ser ou não sócio não representa rigorosamente nada, tenho muitos amigos que são mais fanáticos que eu e nunca viram o FC Porto jogar ao vivo. Ser sócio representa tanto como ter um sócio pagante como o orelhas, e ter um que abriu uma casa do FC Porto que se chama veiga. Há sócios e sócios, há adeptos e adeptos e não vou ser menos portista que ninguém por deixar de ser sócio, e deixar de ter lugar anual, é a minha indignação pelo estado de coisas e só a mim cabe perceber.

    Não apoio só o FC Porto só nas vitórias, já assisti a muitas derrotas e continuei até ao fim da época a ir ver os jogos ao vivo... mas nesse caso o campeonato era perdido porque não tínhamos qualidade, ou por outros factores que me faziam compreender a situação... mas este ano não compreendo a derrota e repito, deixo de ser sócio, e vai num vai estou lá a assistir na mesma só que num lugar pago por outro porque custa-me muito a ganhar o dinheiro que me fazem pagar para depois gozarem com a minha cara.

    Tens razão Blue Boy, os homens passam e os clubes ficam, mas uma coisa é certa, não aceito que os homens que estão a passar me metam a mão ao bolso e gozem com o meu clube, de mim está certinho, Portista sempre, sócio só se não perdermos o campeonato. Lamento se vos desiludo.

    E também a ti Estilhaço, Homem de H grande, que tive a oportunidade de conhecer e portista de boa cepa… compreendo que não me estejas a ver deixar de ser sócio, porque sabes do meu amor ao clube, obrigado pelas tuas palavras, rasgar alguma coisa do FC Porto nunca, deixar de ser adepto nunquinha, mas sócio caro amigo, lamento mas deixo mesmo. Obrigado em todo o caso pelas suas palavras

    Saudaçoões

    Psd - Fuck... acho que me estiquei, isto já dava outro post Blue Boy :D

    Psd - Mas eu sei que vamos ganhar ao Aves ouvi agora mesmo o mestre de cá do Vale do Grilo a dar-me a confirmação ;)

    ResponderEliminar
  20. dassseeee eu nem quero pensar noutro resultado que não seja a vitória....acho que me dava um ataque ou ia para custoias....

    penso que vai ser meia dúzia...



    abraço

    ResponderEliminar
  21. O Sr António resolveu abrir a alma ...

    Está dito...dito está !

    Quanto ao resto , vamos deixar para tratar ( discutir )depois do jogo.

    PORTO (com ou sem cartão) SEMPRE !

    ResponderEliminar
  22. Plenamente de acordo com o Sr António.
    Hoje, com o advento das SAD'S, perdeu-se o amor clubista e nasceu o amor MERCANTILISTA.
    Até o Big Boss, parece que partiu, para esta nova forma de gerir o futebol.
    Só é bom GESTOR, quem vive a coisa, quem estiver filado à MASSA, não vai a lado nenhum, é preciso gerir com o coração (isto em termos de futebol)
    Saudações blues

    ResponderEliminar
  23. Eu compreendo bem o que diz o "srAntónio"...Fala porque sofre muito e sente-se defraudado em muitas ocasiões, como tem acontecido ultimamente...Mas isto é um desabafo embora eu concorde com ele que ser sócio não acrescenta nada ao facto de ser Portista...Já o disse, sei que existem muitos sócios do Porto que não são verdadeiramente Portistas e muitos mesmo sendo ou dizendo-se Portistas na hora da verdade viram a casaca com a maior das facilidades! Ser portista é um estado de alma e não o facto de ser possuidor de um cartão de identificação! Já o disse, fui sócio durante muitos anos e agora não o sou, mas sofro tanto ou mais tenho a certeza, como aqueles que vão ao Estádio, porque ainda por cima estou mais isolado no meu sofrimento, não posso olhar à volta e reconhecer no rosto dos outros, como sucedeu ver no Domingo em Paços de Ferreira, estampado com todas as letras o sofrimento e a dôr verdadeira e nessa dôr estampada reganhar a coragem de lutar até ao fim! Mas vamos pensar positivo e pedir aos jogadores para fazerem tudo mas tudo, o que estiver ao seu alcance, para derrubar todas as barreiras que surgirem e se erguerem contra nós este fim de semana...Viva o Futebol Clube do Porto clube do meu coração!...

    ResponderEliminar