28 maio, 2007

Uma noite de campeões…

Antes de mais, chamo a atenção que por motivos da noite anterior (mais que) bem regada no 4º jantar dos Portistas de Tondela, acabei (acabamos) por ficar de «molho» durante o dia de hoje, não tendo sequer conseguido encontrar forças anímicas e físicas para me deslocar ao Dragão para a festa de consagração dos «bi-campeões»… e rever as «velhas glórias» do Prater. Agora, olhando para trás, parece que perdi mais uma grande noite no nosso Palco dos Sonhos… nada a fazer, que não lamentar… a culpa foi mesmo dos «Tondelenses» LoL.

Adiante… por isso, peço desde já desculpa por ter que aqui «transcrever» o que vem publicado no site oficial do FC Porto, mas também não havia outra forma mesmo, não é? Por isso, aqui fica o testemunho de mais «uma noite de campeões».


Onde estava no 27 de Maio?

Viena revisitada no Porto ou 20 anos perpassados em cinco minutos. A tecnologia, em constante mutação, tem destas coisas. Verdadeiramente mirabolantes. Paulo Futre chamou-lhe arrepiantes, a meio de uma confissão, já no elevador, voltado para Frasco e Bandeirinha, companheiros de viagem do relvado ao camarote presidencial. «Já não estás habituado a estas coisas». Disse-o ainda com os olhos vidrados da homenagem, num português perfeito. Mas, como um perfeito espanhol, utilizando a segunda pessoa do singular quando se referia a ele próprio. E com a inevitável sonoridade castelhana a que só faltou o «hombre» pelo fim.

Momentos antes, quando a noite se preparava para cair, 20 heróis de Viena partilharam a passadeira azul e o palco das emoções com os protagonistas do presente, vencedores de outras taças, bi e até hexacampeões, numa cerimónia a que não faltou fogo de Dragão e pele de galinha. A pose habitual de Artur Jorge, que se inclina sobre o microfone enquanto espreita a câmara, dissimulava, de forma estudada, emoções que o discurso acabaria por revelar. «Só um grande clube conseguiria fazer uma grande festa, com tanto público e tantos aplausos».

Entre labaredas frequentes e uma explosão de enormes pedaços de papel brilhante, colorida a azul e prata, Whorton, Smith, Blanks e Sorrentine, os norte-americanos do basquetebol, aperceberam-se, por fim, da dimensão portista. «Ficaram boquiabertos», contou Rodrigo Mascarenhas, também ele suficientemente emocionado para esquecer, mesmo que pontualmente, os últimos 45 segundos de uma época em que quase juntou a vitória na Liga à conquista da Taça.

Com convidado de Honra, a chuva de estrelas processava-se a vários ritmos, entre a euforia da corrida, o passo característico de um desfile, embora condicionado por lesões, e a marcha lenta imposta por intervenções cirúrgicas recentes e só possível no recurso ao uso de canadianas. Além de Bruno Moraes, também o andebolista Pedro Solha surgiu à boca do túnel apoiado em muletas, para, um pouco mais tarde, assegurar que «o apoio sentido» será razão de uma aceleração do período de convalescença.

O clima de celebração, que já havia feito soar nas colunas do Dragão a mais célebre valsa de Johann Strauss II, a do Imperador, evocando a notável conquista de Viena, não deixava ninguém indiferente. Talvez por isso, na falta de outros e melhores argumentos, Filipe Santos, capitão da equipa hexacampeã nacional de hóquei em patins, falava num «ambiente enorme».

Depois veio o jogo. E logo a seguir o golo. De Lisandro, que já abatera o Aves, uma semana antes. Mais uma grande defesa de Vítor Baía e a estreia de Pedro Emanuel. A fechar, um espectáculo piro-musical, com um «cover» do hino portista interpretado por Nuno Norte a marcar o ritmo das artísticas explosões da ilimitada chama do Dragão, que, para além de outras paragens, também passou por Viena. E você, onde estava no 27 de Maio?

O jogo dos Campeões…

F.C. Porto-Leixões, 1-0

A uma festa de campeões, com palco em pleno Estádio do Dragão, não podia faltar um jogo de consagração, que colocou frente-a-frente os vencedores da primeira e da segunda ligas portuguesas. Um golo madrugador de Lisandro López garantiu o triunfo portista e deu ainda mais cor à festa azul e branca, que encerrou pouco depois com um espectáculo piro-musical.

Em clima de festa e ambiente de celebração, o encontro foi mesmo a «cereja no topo do bolo», com os bicampeões nacionais a aproveitarem a ocasião para encerrarem a época 2006/07, e a renovação do título, perante milhares de adeptos portistas.

Lisandro deu o mote para a continuação da festa, logo aos três minutos, ao dar a melhor sequência a uma solicitação de Bosingwa, carimbando o único tento do encontro. O argentino esteve ainda perto de bisar na partida, num lance a fazer lembrar o quarto golo dos Dragões na derradeira jornada do campeonato, frente ao Desportivo das Aves, ainda que desta feita a bola tenha embatido no poste da baliza leixonense.

E se o ambiente já era festivo, melhor ficou à passagem do minuto 60 da partida, marcado pelo regresso de Pedro Emanuel aos relvados, depois de mais de nove meses de paragem, devidamente assinalado por uma grandiosa ovação dos milhares de adeptos presentes nas bancadas do Dragão.

Ficha de jogo:
Festa dos Campeões - 27 de Maio de 2007
Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: Serafim Nogueira e João Silva
4º árbitro: Carlos Duarte

F.C. PORTO: Vítor Baía «cap.», Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Raúl Meireles e Jorginho; Quaresma, Lisandro López e Adriano.
Jogaram ainda: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Alan, Lucas e João Paulo.
Treinador: Jesualdo Ferreira

LEIXÕES: Beto, Marco Cadete, Elvis «cap.», Nuno Silva, Hugo Morais; Jorge Duarte, Nuno Amaro, Pedro Cervantes, Filipe, Nandinho e Roberto.
Jogaram ainda: Fonseca, Ruben, Cleuber, Malafaia, Ricardo Jorge, Moita, Joel, Bruno China, Cristóvão, Cícero, Jorge Gonçalves, Alexandre, Leandro Tatu e Xavier.
Treinador: Vítor Oliveira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lisandro (3min)

Recordar no Dragão uma Viena jamais esquecida...

Foi perante um Estádio do Dragão transbordante de emoções que os heróis de Viena recordaram aquele que constituiu um dos momentos mais simbólicos da história do F.C. Porto, assinalado a 27 de Maio de 1987, numa cidade jamais esquecida pelos conquistadores da primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus do clube, por representar o reconhecimento das qualidades de uma equipa que escancarou as portas do sucesso que caracterizam os Dragões até hoje.

Entre os muitos nomes honrosamente ligados à estreia dos azuis e brancos no que ao alcance de êxitos europeus concerne, Madjer e Juary são dos mais falados, não porque o individual se sobreponha ao colectivo, até porque foi na união dos jogadores que esteve o principal segredo para o triunfo, mas porque foram os autores dos dois golos que permitiram ao F.C. Porto dar a volta ao jogo frente ao Bayern de Munique e assegurar o troféu.

Duas décadas depois de estarem juntos pela última vez, os ex-artilheiros dos Dragões juntaram-se aos restantes antigos companheiros de equipa no actual palco das palpitações azuis e brancas, lembrando com muita felicidade o episódio mais brilhante das suas carreiras, que ainda hoje é capaz de acelerar os batimentos cardíacos dos seus protagonistas, num reavivar de sensações praticamente indescritíveis.

Evocados como uma dupla de ataque respeitável, Madjer e Juary não esquecem os instantes de cumplicidade tremenda que viveram na final de 1987, descrevendo ao pormenor todos os movimentos que levaram à concretização dos golos do F.C. Porto, entusiasticamente celebrados por todos os corações que naquela noite vibraram ao ritmo daqueles que viria a sagrar-se os primeiros Campeões Europeus na história do clube.

«Quando passei a bola, fiquei com a sensação de que ela não ia em direcção ao Madjer, mas ele fez uma rotação perfeita e encaixou-a na baliza de calcanhar. Foi fantástico!», recordou Juary, ouvindo de seguida, nas palavras do seu cúmplice de há 20 anos, a versão da jogada que deu origem ao seu próprio golo: «Recebi a bola de um passe longo do Celso, fintei um adversário e depois foi só cruzar para a área, encontrando-se o Juary no sítio certo para finalizar, o que foi decisivo.»

A alegria que sentiram em ambas as ocasiões ficou para sempre registada num vocabulário que só as próprias emoções podem descodificar e só mesmo um momento como o de hoje podia trazer à memória. «Estar aqui hoje e ver uma geração que se calhar ainda nem era nascida aplaudir-nos de pé é uma sensação indescritível», sublinhou Juary, garantindo «não haver dinheiro que pague um episódio como este».

Paulo Futre: «Fiz a jogada da minha vida»
Paulo Futre, que também escreveu o seu nome na história do F.C. Porto, em 1987, viveu uma noite «especial», este domingo, no Dragão, em que pôde recordar aquela que diz ter sido a jogada da sua vida.
«Esta é uma noite muito especial para todos e para mim particularmente, pois representa a memória de um momento de grande importância na minha vida, não só profissional, mas também pessoalmente. Além de ser histórico, o desafio de 1987 deu-me a conhecer internacionalmente e fez-me perceber, de forma definitiva, que eu era um atleta talhado para os grandes jogos. Foi também a partida em que fiz a jogada da minha vida, só faltou o golo…».

As reacções dos homenageados…

Manuel Arezes, andebolista do F.C. Porto: «É o culminar de um ano muito especial do F.C. Porto, que conseguiu afirmar a sua grandeza em todas as modalidades. No próximo ano, esperamos brindar todos estes adeptos fantásticos com a conquista do título.»

Rodrigo Mascarenhas, basquetebolista do F.C. Porto: «Os norte-americanos ficaram boquiabertos, aperceberam-se, finalmente, da grandiosidade do clube, porque pisar o relvado do Dragão com o estádio cheio é uma sensação bem mais forte do que entrar num pavilhão. Aqui, com o apoio deste público fantástico, sentimo-nos verdadeiramente especiais. Este é um dia único para mim. Até já esqueci a derrota na Liga.»

Carlos Resende, treinador de andebol do F.C. Porto: «O F.C. Porto é um clube ganhador e isso é sempre um motivo de festa. É um estímulo para tentarmos sempre mais. Desta vez, foi só a Taça, mas para o ano queremos mais.»

Filipe Santos, hoquista do F.C. Porto: «Foi fantástico poder estar no Dragão este ano, porque nunca nos tinha sido possível conciliar, num mesmo espaço, as comemorações pelas conquistas de vários títulos. Estamos muito emocionados com o ambiente gigantesco desta magnífica celebração.»

Paulo Cunha, basquetebolista do F.C. Porto: «É um momento muito especial para todos nós, que interpreto como o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da época e uma nova forma de incentivo. Os portistas querem sempre ganhar mais e nós queremos dedicar-lhes o título na próxima época.»

Pedro Solha, andebolista do F.C. Porto: «Foi um orgulho muito grande estar perante aquela moldura humana impressionante. Espero que o título que conquistámos, a Taça de Portugal, tenha servido para retribuir o apoio que nos transmitiram.»

# textos retirados do site oficial do FC Porto


ps1 -
as inscrições para o jantar comemorativo do 1º aniversário do blog que se vai realizar no próximo dia 16 de Junho, pelas 20h00, no Restaurante Brasileirão (Leça da Palmeira), continuam em aberto. O preço por pessoa é de 34,00 €, com o seguinte menu: 1 caipirinha por pessoa, rodízio, vinhos da casa, refrigerantes, café e sobremesas (frutas, doces e queijos). Até ao momento, estão já confirmadas 9 inscrições, pelo que caso pretendam participar, é favor enviar e-mail para blogdoblueboy@gmail.com com o vosso nome e forma de contacto, pelo que de seguida darei todas as coordenadas para confirmação da vossa presença.

ps2 - e não é que o nosso amigo e colaborador Estilhaço já se está a passar convosco? Então ninguém, responde ao repto que ele lançou na semana passada onde solicitava que enviassem para blogdoblueboy@gmail.com as “fotos, recortes de jornal, etc, para se fazer um post decente sobre os festejos do bi-campeonato? Nacional e além fronteiras, casas do Dragão, filiais, etc. Digam se têm ou arranjam material para nos enviar. Vamos lá fazer nós o que estes tipos da (des)comunicação social não sabem e não querem fazer”. Vem, vocês vão é arranjar maneira de ele rescindir o contrato de trabalho cá com o blog por incumprimento contratual, carago!! Esperam o quê afinal? O post do bi-campeonato não é para colocar para Agosto… é para já, carago! Vocês, esperam o quê afinal? Vamos lá mas é a responder ao apelo.

ps3 - esta noite, irei aqui colocar aqui uma mega-reportagem da noite de Sábado vivida lá para os lados de Tondela… não percam.

9 comentários:

  1. + para a claque do Leixões.
    Alegraram a festa e aplaudiram os campeões azuis e brancos (todos sem excepção) como se fossem do próprio clube.

    - para aqueles que vão ao Dragão (não sei se só em dia de festa ou não) para pedirem aos da frente para se sentarem quando estes aplaudem de pé a passagem dos campeões na sua volta de honra.
    Fiquem em casa no sofá ou vão para um camarote.

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100% com o Estilhaço!
    Cambada de nabos!...

    Uma vez que lhes falta material da Festa dos Campeões de ontem, deixo-vos aqui a minha contribuição:
    http://videos.sapo.pt/VUmud8CclaCE6npsdCNm

    Um grande abraço Dragoniano

    ResponderEliminar
  3. Foi bonita a festa, pá...
    Espectacular, linda e muito comovente, especialmente a parte dedicada aos campeões europeus com um particular para o Zé Beto.
    No que me diz respeito, foi de ir às lágrimas.
    Grande Clube que nos proporciona momentos destes.
    E Baía, claro.
    Também um aceno de muita simpatia aos leixonenses, fantásticos na atitude, como se fossem da casa, vitoriando os nossos campeões ( e nós os deles )

    ResponderEliminar
  4. Caro estilhaço, são aqueles engravatados que têm vergonha de andarem com o cachecol, a camisola e a bandeira do F. C. Porto ou aqueles que só vão ao estádio quando arranjão convites e os que se calam e não apoiam o clube, desses nem no estádio nem pela TV...
    Quanto a Festa dos Campeões pouca imagens vi, onde andavam a a RTP, TVI a SIC mas sei onde estava o canal Porto onde vi algumas imagens.

    ResponderEliminar
  5. GRANDE Noite q foi quase silenciada pela ausência de comunicação social, nem uma só rádio se dignou a relatar o jogo...Inacreditável!!! fascistas!

    ResponderEliminar
  6. Porque será que eu estou com a «sensação» de que perdi algo de fantástico? porque será?
    Por um lado, era o cansaço acumulado de noites «negras» proporcionadas pela herdeira-mor, era a noite anterior de Tondela que tinha sido festiva, mas cansativa com alguns kms no costado... e por último, era a previsão do «tédio» que estes jogos costumam presentear os presentes. Era tudo acumulado, o que deu na minha ausência.
    Agora, olho para trás, e sinto que perdi algo de muito valor... porque será?
    Rsssssssssssssss

    Amigo Estilhaço, essa dos engravatados já tem barbas... desde a mudança de recinto do «velho» para o «novo», que o adepto-tipo se desvaneceu e passou a ser na sua grande maioria, uma plebe de engravatados, de lambuzados e de cócós na sua pior essência... um dia destes, só falta insurgirem-se contra o facto de os «rascos orgulhosos» levantaram a voz nos estádios para cantar em apoio ao clube do coração... só falta mesmo isso um dia destes.
    Hoje em dia, com as novas modernices, já começa a ser muito «in» ou coquete frequentar um estádio de futebol, de preferência, nas zonas VIP's, a tal da chulice e dos chulos da merda, que muitos deles, nem sabem de que côr é o equipamento do FC Porto.
    Esses são os tais que vão para o estádio de camisolinha vermelha, camisinha engomada, risco ao meio na peruca e com muita brilhantina, sapatinho de verniz a condizer, porque depois do jogo, há que ir correr os «locais in» da Invicta cidade... enfim!
    Eu quero é que eles se f****, pq eu sou o adepto do pão e circo, sempre a rigor e de calça roçada e ténis gasto e mai'nada!

    Amigo Lucho, a cobertura é a mesma de sempre... qual a novidade? qual a surpresa? A RTP, preocupou-se com a final da Taça, até aí, tudo normal... a Sportv com a taça "Kompensan Championship", a SIC com a Floribella e a TVI com os Morangos com Açucar... portanto, qual a dúvida?
    Fascistas?... não, nada disso... um cambada de FDP é o que é!!!

    Aos do Leixões, nada que me surpreenda... vão ser uma bela surpresa na Primeira. Em termos de assistência e paixão ao clube, irão concorrer com toda a certeza quase em em ex-equo com o único Grande de PORTOgal e até poderão ultrapassar os outros 3 mais pequenitos (Ciclistas, Lagartos e Guimarães)... em campo, logo se verá depois como se comportarão.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Amigos campeões...o Blog Dragalhadas apresenta na edição de hoje o vencedor do Prémio Pé de Plástico 2007!!!

    Parabéns a todos por mais uma época de vitorias...

    Pato Donale

    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Acho que perdi uma festa bonita :/ mas a de Tondela também valeu a pena :D

    ResponderEliminar
  9. Oi cheguei e ai galera tudo numa boa a festa de campeões correu bem, mas deu para sofrer um bocado isso já lá vai, grande festa então em TONDELA malta para estarem
    todos de molho. (aguinhaaaaaaaaaa……..é tão bommmmmmmm) com gás aconselho.

    ResponderEliminar