data: 07.10.2007
local: Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
assistência: 8.262 espectadores
fc porto: Helton; Bosingwa (Marek Cech, 33m), Bruno Alves, Stepanov, Jorge Fucile; Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho Gonzalez; Sektioui (Leandro Lima, 53m), Quaresma (Adriano, 77m) e Lisandro Lopez.
golos: Lucho Gonzalez (28 min)
… vestida, de azul-e-branco! Já reza assim a letra da música, e não é que no final dos 90 minutos de jogo, era mesma verdade? Foi mais um passo rumo ao «tri», ainda que difícil, muito difícil, não pelo que a Académica mostrou, mas pelo que o FC Porto (mais uma vez) não mostrou.
O Prof. Jesualdo Ferreira, que me recorde, voltou a apostar pela primeira vez esta época no mesmo onze; o mesmo onze da passada 4ª feira em Istambul para a 2ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Quanto a mim, uma aposta acertada.
Com uma entrada em jogo, ainda que nada deslumbrante, o FC Porto conseguiu ser sempre superior ao adversário, mantendo o controle do jogo e dando-lhe o ritmo que mais convinha aos seus jogadores. Logo no início, Lucho Gonzalez teve nos pés a oportunidade para inaugurar o marcador, mas não conseguiu desfeitear Pedro Roma. A Académica bem que tentava sair a jogar, mas não conseguia mais que arranhar ao de leve, muito ao de leve.
Com o FC Porto nesta altura do jogo a conseguir imprimir rápidas transições de bola, aos 28 min de jogo, Quaresma é abalroado dentro da área, com o árbitro a marcar grande penalidade, mesmo depois de um sururu dos academistas que sabe-se lá o que estariam a reclamar. Lucho, não perdoou e enganou Pedro Roma que nem se mexeu, fazendo o 0-1.
Com este golo, os academistas tentaram reagir, mas continuavam sem conseguir assustar o FC Porto ou sequer fazer tremer a nossa defensiva, que por esta altura já se tinha visto privada de Bosingwa por lesão muscular. Chegou o intervalo e com o resultado favorável por 0-1 ao FC Porto.
No meio de todo este marasmo que entretanto se apossou do FC Porto, onde o meio-campo desapareceu e o ataque por lá andou a fazer sabe-se lá vem o quê, à excepção do incasável Lisandro que até cansa vê-lo a correr atrás da bola, nunca dando nenhuma por perdida, mais não fazíamos do que tentar manter a posse de bola, com trocas sucessivas da mesma, mais para entreter e lateralizar, do que propriamente para atacar.
A cerca de 10 minutos do final do jogo, com a saída de Quaresma (que não me pareceu nada, mas mesmo nada satisfeito com a saída!... até apetecer pedir uma chupeta pró menino mimado que julga ser o dono da bola!), é um facto que a partir dali, deixou de haver um ponto de referência de alguém que conseguisse transportar a bola para o ataque, o que ainda mais agravou a prestação dos nossos em campo, que fizeram uns 10 minutos finais miseráveis e com o ‘credo na boca’ até ao apito final do árbitro.
Há quem goste (eu não), há quem não goste (eu não gosto!), mas contra factos, não há argumentos: 7 jogos, 7 vitórias, 21 pontos… o resto é ‘conversa de vinho tinto’.
azul + : Lisandro Lopez (VIPortista), Bruno Alves & Stepanov, Lucho, Paulo Assunção e Quaresma.
azul - : Marek Cech e Leandro Lima .
arbitragem: Elmano Santos (Madeira), fora a dificuldade que teve em se decidir pela marcação da grande penalidade (porque será?), conseguiu passar despercebido. No único amarelo do jogo mostrado a Stepanov, esteve bem, portanto, nota positiva!
Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
ResponderEliminarUm blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
Saudações desportivas
Sofrível mas com nota positiva neste 7º exame. Também achei mimo a mais no momento da saída do Quaresma. E pronto, ganhamos e agora só jogamos dia 24 em França.
ResponderEliminarQue 2 fortíssimos centrais temos nós!! Stepa e Bruno, imperiais!!!
Mais 3 pontos e é o que mais interessa.
ResponderEliminarPreocupa-me sim é esta longa paragem.
Eia! Marcaram um penalty a favor do FCP! Só isso devia ser motivo de uma festarola. Tá bem k, apesar de evidente, teve k ser o fiscal-de-linha a marcar, k o sr. Elmano tem uma certa aversão ao azul e branco, mas o k conta mesmo, apesar da exibição pouco espectacular, são os 3 pontos amealhados. Venha o próximo!
ResponderEliminarps: Não nos podemos esquecer k, se o Porto fosse uma kk equipa italiana, era só elogios à capacidade defensiva, à coesão e ao cinismo na finalização. Já ouvimos e lemos estórias destas, vezes sem conta, sempre k levavamos no pelo de um Milão ou outra kk. Pragmatismo, é o k é, e tem dado resultado...
a mim só me preocupa esta loga paragem devido ao facto da malta(do blog) estar muito tempo sem treinar o levantamento do copo....hehhhehe
ResponderEliminarquanto ao jogo serviço minimo garantido e isso é o que interessa, mas amigo blue permiteme discordar contigo pq o leandro lima esteve bem só não esteve mais pq vi a sofrer falatas que era mesmo para arrumar com ele, quanto ao elmano é sempre a mesma merda existe uma repetição que o mostra a ver penalti e não marca?????
palhaçada.........
7*3= 21 pontos isso é que fica para a história
abraço
Apesar de não se estar a praticar um belo futebol o certo é que vamos na frente, os concorrentes bem gostavam de estar na nossa posição e lá vão 7 em 7.
ResponderEliminarTodos queremos um jogo bonito espectacular, mas nem sempre pode ser assim.
O que eu não estou de acordo é que ao apanharmos-nos a ganhar,muitas vezes não se procure matar o jogo e tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia destes um ressalto "faz golo" nos ultimos minutos e lá vão uns pontos.
Quanto ao Quaresma, apesar da sua grande importância, acho que precisa do tal banho de humildade urgentemente.
Acho que o Jorge Aragão descreveu na perfeição aquilo que ando a dizer de há umas jornadas para cá... a dificuldade em 'matar os jogos' e um dia destes, com tanta cautela e pragmatismo, numa jogada às 3 tabelas, arriscamo-nos a sofrer algum dissabor no final de um qualquer jogo.
ResponderEliminarÉ isso que me arrelia, o facto de ter que estar sempre em 'alvoroço' até ao apito final do árbitro.
No resto, estou totalmente de acordo com todos... 7 x 3 é a conta que Deus fez, mai'nada!
Quanto não dariam os 'invejosos' para estar no nosso lugar? quanto não dariam? pois...
aKeLe aBrAçO,
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
Mais 3 pontinhos e já vamos em 21 eheh.
ResponderEliminarExibiçao muito pálida após termos marcado golo.
um abraço.
ola presidente e amigos blues;
ResponderEliminarépa, dasseeeeeeeee!!!!
sofremos mais uma vez mas la ganhamos + 3 points!!!!
o amigo blue boy, e o menos no TARIK???? dasseeeeeeeeeee quase que me dava um enfarte quando vi aquilo...era de o matar na horaaaaaaaaaaaa.
aquele abraço amigos blues