24 abril, 2008

26 anos de Presidência... e glórias!

Fez ontem (4ª feira), 26 anos que Pinto da Costa iniciou funções na qualidade de presidente do FC Porto, construindo as bases de sustentação do grande ciclo vitorioso do clube. A 23 de Abril de 1982, o líder abraçava o novo projecto e sucedia a Américo de Sá, numa das eleições mais concorridas da história portista e naquela que seria a primeira etapa de um trajecto recheado de 45 troféus no futebol (já contabilizando o actual «TRI»... e a caminho do 46º, caso consiga a dobradinha no dia 18 de Maio).

Ao longo destes 26 anos à frente dos destinos do nosso FC Porto, somou êxitos atrás de êxitos, num percurso inédito a nível mundial. Um currículo invejável e praticamente impossível de repetir por um outro alguém, senão, vejamos: 15 campeonatos nacionais, 9 Taças de Portugal, 15 Supertaças, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia. Impressionante!!

Para além das grandes conquistas desportivas, o Estádio do Dragão fica como a grande obra das suas direcções e, sobretudo, enquanto o seu grande orgulho pessoal. Como disse Pôncio Monteiro um dia: “Só um tipo como ele é que se metia nestas coisas todas sem medo”.

Um dos motivos que o levou a prolongar o seu mandato no ano transacto para além do quarto de século, foi o «sonho» de edificar o pavilhão Dragão Caixa, cuja obra tem prevista a sua conclusão para o Verão de 2009. O projecto foi idealizado pelo arquitecto Manuel Salgado, o mesmo responsável que idealizou o Estádio do Dragão, portanto a estrutura de apoio às modalidades terá um aspecto estético na linha do grande palco futebolístico.

O Dragão Caixa terá capacidade para 2007 lugares sentados e tem como objectivo concentrar os adeptos entre o estádio e o pavilhão, à boa maneira do que sucedia nas Antas, onde os sócios e simpatizantes dividiam-se entre as tardes no pavilhão Américo de Sá e as noites de futebol no estádio.

E é assim a história do nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa… ontem, hoje e amanhã, o meu Presidente… e julgo também que de todos os Portistas.

Um bem haja Presidente!

3 comentários:

  1. É o nosso General. Aos 70 anos mostra ainda uma dinâmica fantástica na condução do nosso clube. Por tudo o q têm feito contra ele, por toda a inveja q tem crescido exponencialmente, julgo q a união dos Portistas em seu redor é hj ainda mais significativa.

    ResponderEliminar
  2. "Luzes e Sombras de um Dragão" - comecei a ler no fim de semana passado.
    Recomendo vivamente!
    De fácil leitura e com imagens fantásticas.

    ResponderEliminar
  3. Maior Orgulho neste SENHOR. Sempre, um dos meus exemplos a seguir pela garra, coragem e determinaçao em prol do que acha correcto.
    Digam o que disserem, façam o que fizerem, este Senhor está na minha lista VIP. Bem la no topo!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar