05 abril, 2008

Uma época em 90 minutos

Amanhã, no sacrário azul e branco, atingiremos o zénite desportivo desta época, de forma imperturbável e com o arquétipo vencedor que nos caracteriza. Os recentes acontecimentos reforçam a imutabilidade da nossa profecia conquistadora e avivam o brio do brasão invicto. Sempre foi assim, e continuará a sê-lo. A euforia generalizada que se instalou no país, motivada por uma falácia proporcionada pela Liga de clubes para reanimar o interesse da mesma, é anedótica.

A honradez, a qualidade/quantidade do trabalho e empenho dos jogadores merece ser premiada com o título de Campeões Nacionais e festejado, merecidamente, em comunhão com os adeptos e demonstrar a nossa cabal e incandescente superioridade sobre os adversários.

A carga emotiva deste jogo é naturalmente elevada e o Estrela da Amadora merece-nos todo o respeito possível, mas faltam 90 minutos para o corolário do nosso desempenho desportivo e não vislumbro no adversário qualquer arma para travar o ímpeto azul e branco para almejar o segundo Tri-Campeonato da história do FC Porto.

Aqui ao lado, está o meu onze especial que marcará a história do FC Porto e nos fará vibrar e na noite de sábado. Preparem as gargantas e o champanhe. A noite será nossa, independentemente da localização de cada portista, e nossa paixão e júbilo convergirá para o inigualável FC Porto!

Com o espírito "sangue, suor e (b)itórias", o FC Porto vencerá o jogo e nada, nem ninguém, nos tirará o Campeonato da Liga Bwin 07/08.

[lista de convocados]

Guarda-redes: Helton e Nuno;
Defesas: Bruno Alves, João Paulo, Pedro Emanuel, Bosingwa e Fucile;
Médios: Kazmierczak, Lucho, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Bolatti e Mariano Gonzalez;
Avançados: Quaresma, Adriano, Lisandro, Farías e Tarik.

ps - Não poderei deslocar-me ao Dragão, nem à cidade Invicta, para festejar com a minha gente. Poderia ter um laivo de egoísmo e desejar que o título fosse decidido na próxima jornada, disputada na minha área geográfica: Setúbal. Mas é impossível ter desejo tão vil. Contudo, o presidente do FC Porto fez questão de premiar-me ao estagiar cinco dias na minha vila (Palmela) para preparar o duplo embate contra os sadinos. Digam lá se não sou um sortudo!!!

[nota do administrador]

ps1 - o inicio dos festejos do «TRI» está marcado para as 19h00, na Porta 29. Apareçam por lá.

ps2 - aproveitando a
ideia do ano passado e já aqui relembrada na caixa de comentários por parte do Amigo e colaborador, Estilhaço, ficam desde já todos convidados a dar-nos o vosso contributo para o mega-post alusivo ao «TRI», enviando para o email do blog: fotografias, vídeos, etc, dos festejos dos adeptos do FC Porto em Portugal e além-fronteiras, não esquecendo de informar a origem desses envios. Contamos convosco para nos ajudar na produção de mais um mega-post.

14 comentários:

  1. A única palavra que consigo pronunciar hoje é TRI TRI TRI... TRICampeão...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  2. Até o S. Pedro ajuda e não duvido que tb. ele seja do FC Porto.
    São 8.00 da manhã e já temos 17 graus para uma máxima de 24.

    Cj a equipa está excelente e até o Dragão vai montar a sua tenda na tua Palmela. És sortudo sim senhor mas tens a sorte que mereces :-)

    ResponderEliminar
  3. Como diz o Estilhaço até o tempo ajuda o CÉU está Azul em homenagem ao F.C.Porto.
    CJ, que tal preparares uma recepção à malta que vai a Setúbal ver o jogo da Taça?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Hoje como eu digo vai ser cá um dia!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Dragão Vila Pouca, manda p.f. o link da notícia do teu post 'Gato escondido com rabo de fora'.

    ResponderEliminar
  6. Está a chegar a hora... a hora do «TRI», mai'nada! e até o São Pedro está a dar uma ajudinha na temperatura que anda quentinha por estes dias.

    Hoje, é o 1º dia dos festejos... que se prolongarão por mais 5 jogos adiante, sempre a bombar!!

    Logo, por todos os últimos acontecimentos mais que dissecados, mas tb pq é hoje o grande dia, não faço por menos: vamos transformar o nosso Estádio do Dragão num inferno para o(s) adversário(s)!!!

    ps - CJ, não me digas que vão alugar a quintinha do Palmelão? :D

    ResponderEliminar
  7. http://dragaodoente.blogspot.com/2008/04/gato-escondido-com-rabo-de-fora.html
    Estilhaço ele aqui está.
    Blue, o Jogo não aparece porque até tens vergonha de colocar aqui aquela miserável 1º página?
    Já mandei um mail para o Manuel Tavares que é o Director.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. «O início da época foi difícil, mas o FC Porto teve uma resposta muito boa. A partir de aí foi sempre a somar. O mérito é de todos os jogadores, do treinador e da própria Direcção, das pessoas que estão por detrás do plantel. Jesualdo Ferreira é uma pessoa muito importante. Tem feito um grande trabalho no FC Porto.»

    helder postiga

    ResponderEliminar
  9. Do JN de hoje em
    http://jn.sapo.pt/2008/04/05/opiniao/vitoria_vitoria.html
    Vitória, vitória

    Rui Reininho, Músico

    Acabou-se a história. Assim acabavam também as saudosas historinhas de adormecer. Mas muita coisa mudou debaixo das pontes em que corria um rio para o mar a escola, risonha e franca com os salazares e o tomás e o menino jesus já crucificado ao meio, como um trio de arbitragem de antes das escutas.

    Bom, um dia seremos gloriosos sem ser contra tudo e contra todos, "Totus Tus", sem o complexo de bruxa má, de uma capital surpreendentemente ressentida que quer estragar a gesta; já se sabe que não consegue e por que tenta, como uma divorciada rancorosa das vitórias que nos impede sermos felizes por direito?

    Direito, diz-se, por linhas tortas com juízas e juízes que esquecem o decoro em piadéticos comentários em carruagens de primeira que o bom povo, "axim", português anda a sustentar.

    A justiça devia ser desportiva. Sempre. E só. Isto de roubar, matar, assediar ou vilipendiar podia decidir-se com um método mais cortez e não fosse a multa, que até nas cerimónias religiosas cai impiedosamente sobre os crentes, havia de ser tudo corrido a sanções e por que não dalilas, uma das primeiras a serem saneadas, da Cultura, pois então. Suspensões para ministros, que não se importam nada de ir para o "Banca" depois de um período curtíssimo de nojo.

    Nosso. Pôr as ministras a correr na praia como fez o saudoso sir George, cavaleiro Artur que ajudou a demolir, até à chapada, o conceito de treinador repetente.

    Câmaras (portáteis) para toda a gente. Sensores de bola nas bolas.

    Apitos prateados como num mar da palha. Proibição, por portaria, de dizer trelze em qualquer circunstância. Medidas extremas, como contratar fadas e faunos que transformem mantorras em algo adebayor.

    Petittes demoiselles em gomes que não cuspam no prato como se fosse um amaciador e condicionador e três-em-um. Transmutar um Luisão, num Huguinho e num Zezinho. Colocar um Rabiola na baliza contra o Guimarães. Dar um nobel da literatura à professorinha que traduziu a Carolina do francês...

    A inveja é uma coisa muita feia. Viva a boavista, a vitória e as do bairro do Cerco, do Porto, que lá resistiram. Onde pára a polícia?

    ResponderEliminar
  10. S.Pedro é claramente do F.C.Porto... aqui a sul, o tempo está enublado e as temperaturas baixaram. Castigo divino.


    O Palmelão Octávio está mais concentrado na presidência dos Bombeiros Voluntários e na política. Sim.... ele é vereador da Câmara Municipal, com as cores do PSD. Não me questionem como foi possível.

    dragão vila pouca, se tiver disponibilidade, será com mt gosto que vos receberei! Abraço.


    O TRI SERÁ NOSSO!!!

    ResponderEliminar
  11. Hoje ... cheira a TRI, mas ..
    1- respeitar o Estrela ( não podia ser de outra forma )
    2 - Jogar concentrados como se estivessemos em segundo ...
    2.1 - Dominar a ansiedade.
    3 - marcar, partir logo à procura de mais.
    4 - se assim for, fazer a festa no final.. uma grande festa contra tudo e todos...

    Durante o jogo incentivar a equipa ao máximo e apesar do Presidente em mais um grande discurso dizer que devemos ignorar os inimigos, eu digo, fazê-los lembrar a nossa força, as nosas vitórias PORQUE SOMOS MELHORES, CARAGO!!!
    Ah, e cantar mas mesmo muito, " Pinto da Costa Olé, Olé... "

    Finalmente, na inauguração da Casa do FCP em S. João da Madeira, o Presidente esteve em grande não só em relação ao futebol mas também no que dise em relação ao centralismo que asfixia este País... e no laxismo de algum poder local, em especial o nosso do inenarrável rio...

    TRI, TRI, TRI...

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    O jogo dá na rtpi. Tenho que me despachar no meu trabalho para o poder ver.

    Espero que a nossa equipa tenha calma. É muito superior. Espero que a rtpi dê imagens dos festejos e faça uma emissão especial sobre o assunto. É o seu dever como cadeia informativa !

    Concordo com a composição das linhas. Parabéns pelo teu artigo CJ !

    Excelente o texto de R Reininho.

    Parabéns ao Paulo Pereira e à Sodani pelos recentes artigos que não tive tempo de comentar.

    Comprei um excelente Bordeus para "paladear" o tri ! É pena que esteja um pouco longe de tudo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. AFINEM AS GARGANTAS A HORA ESTA A CHEGAR MALTA.

    ResponderEliminar
  14. Ficam já prometidas algumas fotos dos festejos do TRI em Famalicão.
    No final do jogo o pessoal vai concentrar-se para a Casa do FCP.
    Depois quero que acrescentem ao mega post do TRI...
    Abraços, e bora lá pra festa!!

    PORTO!!!

    ResponderEliminar