09 junho, 2009

E depois do "OCTO", só se pede a Champions...

Há Portistas e Portistas. Mas este não é um post para incentivar discussões nem medir o grau de Portismo de cada um. Esta, é a minha homenagem a 2 amigos que conheci nos jogos das modalidades do FC Porto. E essa homenagem, surge depois de um fim de semana em que o FC Porto se sagrou octocampeão de hóquei em patins ao vencer em Viana no 4º jogo por 4-5, com um golo de ouro já na parte final da 1ª metade do prolongamento.

São os meus "vizinhos" na fila 2, sector 4, do pavilhão Dragão Caixa (o "tribunal"), um à esquerda e outro à direita, com Franklim Pais ao centro; o antilamp (Delindro, aqui no blog) e o sdvaladares. Eles dois, mais uma série de outros elementos do fórum do Portal dos Dragões (kanu, francismartin, daniel rodriguez, JV, Pato e o AF aqui do blog; eu, infelizmente desta vez não pude ir...), estiveram presentes no jogo de Viana do Castelo e viveram intensamente as emoções de um jogo louco que nos deu o octo (ou octa, nem sei bem) e no final, após a invasão de pista para os festejos (cerca de uma centena de Portistas), levaram em ombros o técnico dos 8 títulos consecutivos (eles dois, mais o francismartin), Franklim Pais e apareceram em tudo quanto é imprensa desportiva de domingo.

São dois adeptos fantásticos do FC Porto, e é com esta massa adepta, religiosamente dedicada, que o clube tem conseguido todo este sucesso, ano após ano. Aparecem em todo o lado e são dois grandes amigos. Hoje, esta foto, é para eles, porque esta vitória no hóquei também muito lhes pertence. E depois, num gesto bonito da secção de hóquei Portista, muitos deles ainda foram convidados para o jantar de festejo do octo com os jogadores no Cais de Gaia, no restaurante do Edo Bosch (guarda redes do FC Porto).

Duas notas finais. Uma para dizer que o FC Porto bateu mais um record, pois nunca nas 6 modalidades principais (futebol, andebol, basket, hóquei, voleibol e futsal), alguma equipa tinha conseguido ganhar mais que 7 títulos seguidos. Ora, o hóquei do FC Porto, ultrapassou esta barreira!!! Por fim, dizer que depois do octo, segue-se uma época em que o FC Porto já confirmou o regresso de Pedro Gil (Caio estará de partida) e por isso, a fasquia terá que estar bem mais alta com este fantástico jogador Espanhol. Poderá ser desta que a Champions League de hóquei em patins volte a colorir-se de azul e branco, 20 anos depois...

Esta, foi uma semana estupenda. Depois da taça em futebol (a juntar ao tetra), seguiu-se 4ª feira o título no andebol (ver aqui o post respectivo), e este sábado, o referido octo no hóquei. Faltou somente o basket para o pleno que se conseguiu em 1999 e 2004. Ainda podemos ganhar as taças de andebol e hóquei, por isso, poderemos fazer um TRI de DOBRADINHAS...

FC Porto é campeão, mas ainda não acabou a época...

Na última quinta-feira, destaquei aqui a brilhante época do nosso andebol que garantiu no dia anterior, a conquista do campeonato Nacional, mas a época ainda não terminou, uma vez que no fim de semana de 27 e 28 de Junho, irá disputar-se a final four da taça de Portugal em andebol no Algarve (em Lagoa) com 4 grandes equipas: FC Porto, Benfica, ABC de Braga e Madeira SAD. É preciso manter os níveis de concentração e o ritmo de jogo até essa altura pois a equipa estará 24 dias sem competir.

É preciso ainda renovar o contrato de Carlos Resende, e sossegar de vez os adeptos sobre a continuidade de Eduardo Filipe (na foto, segundos após o final do jogo de quarta diante do Benfica que o Porto ganhou por 26-23).


FC Porto festejou em Viana, o octocampeonato!!!
(FC Porto 3-1 Juv.Viana, na final do play-off à melhor de 5 jogos, ou seja 3 vitórias)

  • Juv.Viana, 4 - FC Porto, 5

No último sábado, a equipa Portista que ao intervalo ganhava por 2-1 (Emanuel Garcia e André Azevedo), deixou-se ultrapassar no marcador a 9 minutos do fim, mas alguns segundos depois, um golo genial de Pedro Moreira voltava a empatar tudo. Com o FC Porto por cima, o Viana faz o 4-3 a menos de 3 minutos do fim e o seu público exulta. Mas o Dragão nunca desiste, e quase de imediato, André Azevedo iguala a 4 bolas num jogo louco e que mais uma vez não teve transmissão televisiva (a RTP confirmou finalmente, se é que era preciso, ser uma televisão apenas ao serviço do clube do antigo Regime). Foi necessário prolongamento, e desta feita, a sorte sorriu-nos.

A menos de 2 minutos do final da 1ª metade, Emanuel Garcia num lance muito inteligente e de grande classe, fez o 4-5 (golo de ouro) e deu de imediato o 8º título seguido ao FC Porto (18º da história, a apenas 2 do Benfica). Foi a explosão de alegria entre os adeptos Portistas que festejaram com os jogadores e técnicos num final de noite memorável para quem viveu tudo aquilo ao vivo.

Há 5 jogadores do plantel que estiveram nos 8 títulos (de 2002 a 2009: Edo Bosch, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Ricardo Figueira e Emanuel Garcia), tal como o técnico Franklim Pais (telefonou a Pinto da Costa no final do jogo) e o dirigente Ilídio Pinto. Acaba-se o play-off (após 3 anos) e nem neste sistema nos derrubaram. Para o ano, cá estamos para bater ainda mais recordes.

Boa réplica da Juventude de Viana que sem qualquer sombra de dúvida, foi a equipa que mais difculdades criou ao FC Porto nestas 3 finais em play-off, em comparação com o que tinha feito o Benfica nas duas primeiras finais. Falta agora a taça de Portugal a disputar no Entroncamento já este fim de semana com Valongo, Barcelos e Benfica.

Emanuel Garcia

Na quarta feira, já o tinha visto no pavilhão Dragão Caixa a ver o andebol e talvez tenha sido um prenúncio do que viria a suceder. Foi ele quem marcou o golo que nos deu o título, foi o nosso "pivot" argentino que num lance de génio, acabou com as esperanças do Viana em forçar a negra e provocou a explosão de alegria entre os Portistas depois do golo de ouro se consumar. Parabéns Emanuel Garcia (na foto)!!! Parabéns também ao público afecto à Juventude de Viana que aceitou com desportivismo a festa do FC Porto e dos seus adeptos no seu pavilhão.

No futebol, e falando dos sub17, este sábado realizou-se a 3ª ronda da fase final de juvenis, com o FC Porto a derrotar fora o Boavista por 2-0, com 2 golos de Sérgio Oliveira. Na próxima 4ª feira (11h no Olival), recebemos o Sporting em jogo importante rumo ao título. Já os sub15, voltaram a desiludir e empataram 0-0 em Braga. Os sub19 deslocaram-se sábado a Guimarães e empataram também 0-0 (num jogo em que o redes Minhoto esteve insuperável), tendo obrigatoriamente que ganhar no Olival ao Sporting no próximo sábado (16h00).

No basquetebol, os sub14 disputam no Seixal a fase final de 12 a 14 de Junho, enquanto no hóquei, ganhamos 5-3 ao Gulpilhares em juniores e 8-7 ao Barcelos em juvenis. Por fim, no andebol, os iniciados Portistas disputam a fase final do Nacional em Guimarães de 12 a 14 de Junho, enquanto os juvenis, na fase final que se jogou este fim de semana, ficaram em 4º, sendo campeão o ABC.

Um abraço do Lucho.

9 comentários:

  1. Que magnífico post, Lucho! Que luxo! Parabéns, amigo.
    Amanhã tenho de o reler, cuidadosamente, que ele bem merece.
    Está impecável.

    ResponderEliminar
  2. Bendito clube que tem adeptos assim!
    Benditos adeptos que têm um clube assim!
    Casamento perfeito!

    E, como nunca nos saciamos de vitórias, venha de lá a Taça em Andebol, para unirmos a dobradinha de Carlos Resende à de Jesualdo Ferreira.

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo Lucho, eu como mais antigo, logo mais cansado, deu com todo o prazer a vaga aos novos. Essa imagem faz-me lembrar quando ganhamos o campeonato de Basquetebol em 71 com o Dover. Os protagonistas eram outros...

    Espero que na próxima época, o Basquetebol se possa juntar à festa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande post Lucho!

    Que magnífica noite a de sábado! Que orgulho em ser Dragão!

    A festa após o 5-4 do Emanuel Garcia é indescritível... :)

    Obrigado aos jogadores, técnicos e dirigentes de secção! Vocês são dignos de representar o melhor clube do Mundo!

    Um abraço Lucho! Merecias ter estado lá!

    PS: Ontem dirigi-me à loja do associado para renovar o Dragon Seat e comprar o lugar anual no Dragãozinho e, vejam lá a organização existente, informaram-me que a pessoa responsável pela atribuição dos lugares no Dragãozinho não estava disponível nem iria estar presente nos próximos tempos. O conselho da senhora que me atendeu foi voltar no início da próxima época porque até lá não lhe parecia possível. A outra solução que me apresentaram foi pagar já o lugar, mas não poderia escolher o lugar onde queria ficar, ficaria com um que me calhasse em sorte. Este tipo de atendimento aos sócios é inacreditável!

    ResponderEliminar
  5. Lucho, é sempre a abrir e subscrevo a questão da Champions de Hóquei, um desejo nosso faz muito tempo. Esperemos que seja para o ano...a juntar ao NONO, mais uma Taça, etc...
    Espero que possamos ter mais umas dobradinhas e que os Jovens possam dar também mais umas alegrias, mais umas vitórias.
    AF ... Em termos de organização no que concerne aos Sócios e público em geral, também acho que ainda há muitíssimo para fazer e melhorar pois certos serviços, apesar de algumas melhorias, ainda são de " lápis atrás da orelha" e num Clube como o nosso isso não faz sentido.
    Há que melhorar muito, sem dúvida, e nos Blogs, esse tema também deverá ser discutido para saírem sugestões que podem ser encaminhadas para quem de direito...
    Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post, bom relato, e quem me dera ter sido um dos felizardos que na noite do passado Sábado estava no pavilhão da Juventude de Viana :) Uma grande alegria que esta grande equipa nos deu! Somos muito melhores que os nossos adversários, sem qualquer dúvida e temos merecido estas distinções, ano após ano! Foi um jogo fantástico, bem disputado, que teve o seu auge naquele lance do decisivo golo d'ouro. Obra de Emanuel Garcia (hoje é entrevistado n'O Jogo), que está de parabéns como obviamente toda a equipa e secção d'hóquei!! É sempre a vencer, obrigado Porto!!! Este fim-de-semana é para mais um "caneco"!!
    Quanto ao Pedro Gil, uma noticia absolutamente espectacular, está-se a melhorar a grande equipa que já possuimos, será que é para o ano que se quebra a malapata da europa? A ver vamos...

    Andebol, vários dias sem competição, mas acredito plenamente na conquista da taça e respectiva dobradinha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Já agora, aqui vai pessoal, uns vídeos do jogo e da festa do octo em Viana!!! :) Antilamp e sdvaladares em grande carago!

    http://www.youtube.com/watch?v=H0Ds-lDwh8w&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=hJRNh--E4OI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=mts8rC-HSx4

    ResponderEliminar
  8. Desde Londres aqui ficam os parabens a nossa equipa de hoquei. Um abraco a todos.

    ResponderEliminar
  9. Viver o FC Porto, é isto!
    Como se costuma por vezes dizer, ser do FC Porto não é para todos... é só para quem pode!
    E nós, claramente podemos!!!
    Venham de lá mais titulos carago, para matarmos esta sede de Bitórias!!!

    ResponderEliminar