30 junho, 2009

Muito mais que uma taça...

O objectivo do TRI de dobradinhas não foi alcançado, mas não é por isso que a época 2008/09 deixa de ser mais uma de grande sucesso para o clube azul e branco. No que aos seniores diz respeito, refira-se que no futebol ganhou-se o campeonato e a taça, no andebol o campeonato, e no hóquei em patins, campeonato, taça e supertaça (só o basquetebol ficou a zeros).

Nas camadas jovens, ganhamos em juvenis no futebol e em infantis no hóquei (nesta modalidade, ainda podemos ganhar em juvenis e iniciados). Nas modalidades de menor projecção mediática (escalão sénior), ganhamos ainda a taça e supertaça de bilhar e o campeonato feminino na Natação. Mais uma época de glória para o nosso clube .

Estive no Algarve este fim de semana, tal como o amigo, Sevilha03 (estamos na foto mais abaixo que saiu no jornal O JOGO e como se vê, sempre a cantar, a gritar, a apoiar...), para, entre uma fugida à praia, apoiarmos intensamente a equipa de andebol do FC Porto nesta final-four da taça que encerrou a competição desta temporada nas 4 modalidades principais, no que aos seniores diz respeito.

No sábado, segundo dizem, viramos estrelas de tv mas a nossa função ali era tão só cantar e gritar pelo clube azul e branco até ao último instante. Com certeza ouviram os nossos gritos de "Porto, Porto, Porto" num jogo emocionante e que foi ganho pelo nosso clube, após dois prolongamentos. Esse esforço extra terá sido, por certo, fatal para a equipa que no jogo de domingo na final pareceu acusar muita fadiga.

A claque dos Super Dragões esteve lá no domingo, mas foi como se não tivesse estado, tal a tamanha passividade durante a 2ª parte e o desconhecimento demonstrado pela modalidade. Foi com mágoa que assisti à indiferença de todos os seus membros pelo desenrolar do jogo durante a 2ª metade, deixando a responsabilidade de cantar e apoiar a equipa aos poucos adeptos Portistas presentes na bancada central.

No final, os jogadores agradeceram o nosso apoio e quase sem voz, ainda ouviram «campeões, campeões, nós somos campeões». Para os Super Dragões, fica este reparo, pois foi bem mais audível o nosso apoio no sábado (onde estiveram mais Portistas, tal como o amigo Azul Dragão e outros 2 amigos que conheço do fórum dos Dragões) que o vosso no domingo. E nem sequer me refiro aos ligeiros incidentes em que se envolveram e em que estupidamente voltaram a cair na armadilha num fim-de-semana em que desesperavam por anexar o nosso clube à vergonha de Alcochete no jogo de juniores.

Muito mais que uma taça, é o amor que se demonstra por este clube nos mais pequenos gestos e por isso, pela bravura dos nossos atletas, pelas lágrimas de muitos deles na final, pelo convívio com um Portista (de todas as modalidades) como o amigo, Sevilha03, voltaria a percorrer os 1200 km as vezes que fossem necessárias.

Na viagem de regresso, o orgulho cada vez maior de ser deste Clube, deu-nos força para chegar à Invicta com os olhos cansados, mas ainda assim com aquele brilho que nos distingue. Com aquele brilho que só se nota em quem AMA desta forma, e em toda a sua plenitude, o FC Porto.

FC Porto falhou o objectivo da sua 1ª dobradinha na modalidade...


  • FC Porto, 32 - Madeira, 31

  • FC Porto, 26 - ABC Braga, 30

Este último fim-de-semana, o FC Porto procurava alcançar a dobradinha no andebol para juntar às já consumadas no futebol e no hóquei, sendo essa a 1ª vez que o clube da Invicta conseguiria a tal dobradinha na modalidade andebol. Mas tal não foi possível.

Em Lagoa, Algarve, o FC Porto começou bem a meia-final com o Madeira, mas na 2ª metade, a ganhar por 6 golos, Carlos Resende cedo demais começou a rodar a equipa, caindo no erro que mencionei na última época, pois o plantel não permite demasiada rotação... ainda por cima (e eu avisei), estava a jogar contra 9, e os árbitros, com o jogo mais equilibrado, não perdoaram e de forma descarada obrigaram-nos ao prolongamento (25-25), onde estivemos muito perto do KO, levando-me ao desespero várias vezes.

Mas tal como contra o Sporting (oitavos-de-final), a equipa conseguiu outro milagre e empatou o 1º prolongamento (29-29) quando já não parecia possível... e no 2º prolongamento, fomos superiores e vencemos com mérito, digam o que disserem. Eduardo Filipe e Ricardo Moreira com 9 golos cada, foram fundamentais. Na outra meia-final, o ABC despachou o Benfica por 35-29.

Na final, pensava eu que a arbitragem seria melhor, mas não foi. Na 1ª parte a equipa ainda se aguentou (ganhávamos 14-12), mas uma entrada má na 2ª parte, deu ânimo aos Bracarenses e depois com 19-19, houve ali alguns ataques em que desperdiçamos situações de forma infantil.

Os Bracarenses aproveitaram e geriram depois a margem de avanço, com o árbitro "pesadão" a tudo permitir, levando ao desespero a equipa Portista. Foram erros sucessivos desse árbitro que mantiveram o ABC tranquilo até ao fim. Eduardo Filipe com 9 golos e Ricardo Moreira com 7, voltaram a ser os mais eficazes.

A equipa terá também acusado a fadiga do jogo anterior (e a ausência de Filipe Mota, expulso no sábado no tal prolongamento evitável...), mas acima de tudo, na minha opinião, nunca permitiriam que ganhássemos aquela taça. O «caldinho» estava feito, os condimentos preparados e o "leitão" (um dos árbitros) escolhido. O FC Porto perdeu a taça, mas mesmo assim, a época foi excelente. O título de campeão Nacional é nosso, e por isso, no final os adeptos (os que não recebem bilhetes sem ir para a fila) retribuiram com gritos de "campeões, campeões, campeões"!!!

Até para o ano, guerreiros do Dragão. Já sabem que no sector 4 do pavilhão Dragão Caixa, não vos faltará nunca apoio, seja contra o Benfica, seja contra o Fafe, quer estejam a ganhar, quer estejam a perder... um abraço sentido a todos os jogadores, ao treinador Resende, ao Professor Magalhães. Sinto orgulho em vocês todos!!!

Esta, foi a 10ª taça ganha pelo ABC contra as 7 já conquistadas pelo FC Porto (a última em 2006/07). Como na semana passada não houve eleição do Dragão de Ouro, esta semana (última eleição desta época), atribuo dois trofeus, um a Eduardo Filipe e outro a Ricardo Moreira.

FC Porto é tricampeão Nacional de hóquei em patins em infantis!!!

No futebol, e falando dos sub19, o FC Porto acabou o campeonato em 3º lugar, ganhando no Olival ao Guimarães, por 3-2. No jogo que decidia o título, as claques dos rivais da 2ª circular interromperam o jogo em mais um episódio triste para a modalidade. Seria um castigo merecido não haver atribuição de título esta temporada.

Nos infantis do hóquei em patins, o nosso FC Porto é desde o último domingo, tricampeão Nacional 2008/09. Nesta fase final que se disputou em Alenquer, os nossos miúdos (treinados por João Lapo) conquistaram o tri, depois de ganharam ao Stuart Carvalhais por 4-1 e ao Sporting por 4-0, tendo empatado 2-2 com o Barcelos.

No jogo decisivo (ganho ao Sporting), os golos foram de Diogo Casanova (2) e Álvaro Moreira (2). Este, foi o 9º título dos infantis do FC Porto que lideram a tabela deste escalão, seguidos do Paço de Arcos com 7 troféus.
Os parabéns aos miúdos que desde logo começam a adquirir a mística deste clube, vencer, vencer, vencer... a foto, é do amigo Pedro Lima do fórum do Portal dos Dragões, que esteve presente nesta final four.

Um abraço do Lucho.

45 comentários:

  1. O Lucho,é o senhor da esquerda ou da direita? x)

    Sem dúvida um Portista ENORME,aposto que até o sangue que corre nessas veias é azul.

    Eu tenho apenas 16 anos,mas desde criança que sofro pelo Porto,e sofro de uma maneira que às vezes não agrada muito à minha mãe(mais recatada,mas igualmente apaixonada pelo FCP)mas não há nada a fazer! Amo o Porto com muito orgulho e não me arrependo disso um único minuto-já é coisa de família :)

    Os Ultras tinham que dar um motivo para lhes apontarem o dedo,vidrinhos de cheiro que desceram ao nível da lampionagem e deu no que deu.Pena que uma modalidade tão importante como o andebol não tenha o mesmo apoio da parte deles que tem o hóquei e pricipalmente o futebol.Mas enquanto houver "Luchos" por aí,tudo bem.

    Nada a apontar aos nossos campeões,teria sido uma maneira linda de terminar a época,mas infelizmente não foi possível.Contudo,há sempre que saudar o esforço e o empenho deles todos.Para o ano estamos de volta,e por inteiro no Dragãozinho!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom post, Lucho, uma visão integrada sobre várias modalidades do nosso Porto.
    É verdade, neste fim-de semana fartou-se de entrar pelas nossas casas dentro, via tv, sempre atento ao desenrolar dos dois jogos.
    O Porto perdeu bem, na segunda parte do jogo com o ABC. Foi pena, mas perdeu bem.
    Como não sou "expert" em andebol, pelo menos tanto quanto em hóquei patinado, não sei dizer se o Porto perdeu bem por culpa do ABC, se por sua própria culpa.
    Apenas como "voyeur" (de andebol, evidentemente), pareceu-me que o ABC mostrou recursos de que a nossa equipa não dispunha (naquele jo, claro).
    Mas não importa, o F.C. Porto continuou este ano a ganhar a maioria das taças das competições em que participou Essa é que é essa!
    Abraço ao viajante das estrelas (as estrelas do Porto, claro) e a todos os restantes biboportenses, carago.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Lucho e Sevilha 03, os meus parabéns pelo apoio dado ao nosso Clube durante esta final-four da taça de Portugal de andebol. E não, não é qualquer um, é preciso sentir mesmo o símbolo, como nós aqui :)) Infelizmente, porém, não conseguimos conquistar a tão desejada dobradinha, que seria histórica, por ser a primeira!
    O jogo de Sábado foi muito sofridinho. Parece que a equipa entrou muito apática, mas respondeu bem, e ao 2ºprolongamento fez-se finalmente justiça. Imagino a sensação ao vivo!
    E depois dos lampiões irem "de vela", no Domingo pareceu-me o contrário. Até entramos bem, a primeira parte "foi nossa", mas falhámos muito na segunda e o abc aproveitou. Já nos minutos finais da partida ampliaram muito a vantagem. Eduardo Filipe e Ricardo Moreira jogaram muito bem e contribuiram com muitos golos!

    Perdemos, mas a época foi positiva, a equipa mostrou vontade e carácter! O meu obrigado, e para o ano também lá estarei no apoio, nem que fique rouco todos os jogos! Aquela segunda parte em termos de apoio da claque, foi miserável. Há falta de mentalidade. Estão lá para "empurrar" a equipa para a frente, e não para passear no algarve.
    Mais uma vez dou o devido valor aos portistas que lá estiveram, e claro aqui aos nossos em especial, pelos incentivos bem audíveis :))

    Quanto às camadas jovens, uma verdadeira batalha campal à moda da mouraria (a fpf já disse que não iria haver campeão este ano), e uma vitória sobre os espanhóis :) No hóquei, parabéns aos nossos infantis! Agora que se repita nos iniciados e juvenis.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. Lucho,

    Mais uma epopeia para o teu currículo:)

    Pena a derrota na Taça, não permitindo o fecho da época com chave de ouro, mas foi uma temporada, mesmo assim, plena de vitórias e alegrias, à excepção já conhecida do basquetebol.

    Para o ano há mais!

    ps: Boa análise dos incidentes dos trauliteiros do costume. Mortinhos por provarem que os bárbaros ainda vivem no Norte, os me(r)dia agradeceram os incidentes no Algarve. Alguns terão, até, respirado de alívio. Lá branquearam mais uma vergonha envolvendo duas agremiações lisboetas.

    ResponderEliminar
  5. Lucho, foi pena que a tua paixão não tivesse como corolário a conquista da Taça. Foi, acredito, uma desilusão, mas foi a constatação que o Resende, que foi um jogador extraordinário, é uma excelente pessoa, um magnífico profissional e portista convicto, não tem ainda, a capacidade e a experiência, para grandes andanças.
    Ganhamos o título é um facto e devemos realçar isso, mas mesmo no campeonato, as coisas não estiveram fáceis. Vamos ter para a próxima época uma equipa mais forte e outras responsabilidades, terá o Resende capacidades para essa tarefa? Eu, sinceramente, acho que não.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. O Lucho é o que está de cachecol no ar:) O amigo Sevilha03 está logo a seguir às duas meninas:)

    Orgulhoazulebranco: É um prazer contar com os teus apaixonados comentários e já com 16 anos pareces-me de facto um exemplo para muitos Portistas! Um abraço.

    Azulibranco, Paulo Pereira e Tripeiro: Obrigado pelas vossas palavras amigas mas volto a dizer q ao vivo uma pessoa se apercebe muito mais de outros pormenores e volto a reafirmar q houve outros factores q ajudaram à nossa derrota.

    Vila Pouca: O Resende é alguém que muito admiro e muito gosto e tenho dificuldade em lidar com esse tema mas compreendo e aceito o teu reparo, aliás já falamos sobre isso... O título de campeão, a grande alegria q me proporcionou esta época leva-me, no entanto, a pedir a sua continuidade.

    ResponderEliminar
  7. Na fila abaixo da nossa estão o irmão e o pai de Resende e o pai do Tiago Rocha.

    ResponderEliminar
  8. No jogo de domingo, péssimas exibições do Inácio Carmo e do Martingo. E aí, viu-se que falta alguma coisa ao Carlos Resende para dar a volta ao texto, pois via-se que ambos estavam desastrados, principalmente o Martingo, e foi aí, ou por falta de alternativa ou por má leitura do jogo, que perdemos o jogo.
    No entanto, e para finalizar, excelente época em geral e mais um péssimo comportamento da porcaria da claque organizada. Quanto a vocês, Lucho e Cª., parabéns pelo vosso esforço.

    ResponderEliminar
  9. Lucho,

    Obrigado pelas tuas palavras! Foi um privilégio ter-te conhecido a ti e à Eva!
    Eu também voltaria a percorrer os 1200 km outra vez sem pestanejar. :)

    Foi pena a derrota, mas o orgulho que sinto nesta equipa, esse não foi derrotado. Pelo contrário, saí do pavilhão triste, mas feliz por estarmos tão bem representados por estes jogadores, técnicos e dirigentes de secção. A eles, o meu muito obrigado por esta época fantástica!

    Quanto ao tema do treinador, sou um admirador confesso do Carlos Resende, por isso da minha parte terá sempre o meu apoio. Percebo algumas das críticas, com as quais concordo, mas tem de se avaliar o projecto fazendo um balanço ao que foi conseguido nestes 3 anos. Na minha opinião, a avaliação é muito positiva. Conseguimos chegar ao título que todos queríamos e ainda conquistámos uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Não nos podemos esquecer que o Carlos Resende tem 3 anos de treinador, logo ainda tem muito para crescer e isso irá acontecer de forma natural com o acumular de experiência. Espero é que esse crescimento seja feito no FC Porto.

    Relativamente à claque, não há muito a acrescentar ao que o Lucho escreveu. Enquanto portista, a indiferença com o que se estava a passar “dói-me” muito. Não consigo aceitar isso. Estávamos em dificuldades, a equipa precisava do apoio de todos os portistas, mas para eles isso não importava. Dizem-se ultras e que vão para todo o lado, mas prefiro um adepto como o Lucho, que sofre, apoia e no fim sabe reconhecer o esforço dos jogadores cantando “campeões, campeões…”, do que 100 ultras daqueles, que “abandonaram” a equipa quando ela mais precisava.

    PS: Chegámos com o “tal” brilho nos olhos vestindo orgulhosamente a camisola mais bonita do Mundo! Aliás, já que aparecemos na TV, ainda bem que estávamos bem vestidos! :)

    ResponderEliminar
  10. Tripeiro,

    Obrigado! :)

    Para o ano contamos com o teu apoio no Dragãozinho! Abraço!

    Sobre a arbitragem, é como o Lucho diz, ao vivo repara-se em pormenores (pormaiores), que na TV não se consegue captar. Esta arbitragem foi absolutamente vergonhosa! O "leitão" sabia ao que ia e levava a lição bem estudada. Um autêntico roubo. Gozaram com o esforço da nossa equipa e no fim ainda se riam.

    ResponderEliminar
  11. Para os aficcionados do basket:

    Julian Terrel e Rui Mota regressam ao FCP.

    ResponderEliminar
  12. Sevilha03:

    A camisola mais linda do Mundo e que prazer me deu andar ali por território adverso a passear as nossas cores...

    No regresso ao Porto numa estação de serviço encontramos o Professor Magalhães e tb ele estava um pouco em baixo. Foi muito simpático connosco tal como o Rui Cerqueira que tb falou um pouco connosco na entrada do pavilhão no domingo.

    Também por lá estavam David Tavares, Ricardo Tavares e José Coelho.

    ResponderEliminar
  13. Lucho, Eva, Sevilha03 e namorada respectiva que agora que me escapa o nome (sorry), tiveram um fds quase, quase de "lucho" carago... não fora a derrota no domingo com o ABC e teria sido um fds fantástico a nível desportivo... mas tb de momento socialité "à patrão".

    No sábado, aquilo mais parecia propaganda politica... e nem preciso era levar uma daqueles cartolinas todas pirosas que hoje se vê em qualquer estádio perto de si, como dizendo "TV, tou aqui" ;D... de 30 em 30s, lá tinhamos que levar com eles... os "verdadeiros" ultras do FC Porto em terras ALLgarvias.

    No andebol, e no jogo de sábado com o Madeira SAD, aquilo foi sofrer a bom sofrer... depois de uns primeiros 30m de total sossego e inequivoca superioridade, foi assistir a uma etapa complementar de total displicência e mania de "nós é que somos bons" que só com muita, mas muita sorte mesmo, mesmo nos 2 prolongamentos, permitiu pender a balança da vitória para o nosso lado... e contrariando até o que aqui já foi dito, ganhamos e passamos é verdade, mas não merecemos pela tal etapa complementar e os 2 prolongamentos... e eu que até não percebo nada de andebol, ficaram-me 2 lances na retina no minuto final do 2º prolongamento... Eduardo Filipe, com 1 golo de vantagem, falha um livre de 7 metros que se a memória não me atraiçoa, nem na baliza acertou... e no segundo final, Wilson Davies, com a anca, bloqueia (?!) a passagem para remate do lateral madeirense... se fosse ao contrário, há que dizê-lo (se calhar, até tou a dizer uma asneira do outro mundo, pq não percebo a 100% das regras), mas eu, não teria gostado nem um pouco de perder o jogo com a não marcação deste livre de 7 metros a 1seg do final... mas passamos.

    No domingo, estava em viagem na hora do jogo... e o que fui sabendo, foi apenas um telefonema ao intervalo para o Lucho que disse "estamos a ganhar por 2"... e depois um sms final a dizer "perdemos por 5".

    Sobre o jogo com o ABC, não me posso pronunciar nem um pouco, pq não o vi... mas assim de relance, e atendendo à atitude displicente dos nossos jogadores no jogo com o Madeira SAD e a forma como brincaram com a sorte na tal 2ª parte e 2 prolongamentos, o esforço adicional dispendido, a aparente mania de que "nós é que somos bons e não precisamos de correr nem lutar muito"... e quando todos esperariam uma final FCPorto vs GAYvotas, o ABC empacotou sem espinhas os da 2ª circular com uma superioridade clarividente... se calhar, digo eu, se calhar, o vencedor desta final, terá sido mais que justo e merecido.

    Mas lá tá, não vi o jogo e por isso, não me posso pronunciar muito mais do que vi no sábado e do resultado de domingo...

    Quando ao tema Carlos Resende, admito tb que é complicado falar nele, até porque foi alguém que aprendi mto cedo a admirar, enquanto jogador, o melhor que me recordo de ver actuar da minha geração, mas tb como treinador, onde a única pecha que lhe aponto, se é que isso posso chamar-lhe, é uma aparente "falta de sangue na guelra no banco" para espicaçar os que jogam, os que estão no banco, mas tb os adeptos... não fora isso, e Carlos Resendo, por mim, era ficar sem pestanejar. Os directores da secção, saberão melhor (mto melhor) do que eu o que fazer, não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  14. Lucho e companhia ... Nós portistas só podemos estar orgulhosos do nosso Clube, da secção de Andebol - não se pode ganhar sempre - e sobretudo de existirem adeptos como vocês.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Ahhhh, as "desventuras" dos nossos ultras... como sempre, de lamentar, não os prestigiam nem um pouco, não prestigiam o clube e concerteza, não prestigiam tb em nada quem os apoio, seja de que maneira for... mas lá tá, é a tal ganância de tb quererem dar nas vistas em semana de batalha campal em Alcochete, quando se deveriam era preocupar em apoiar e não em vandalizar só para aparecer nas tvs ou nos jornais... mas lá tá, é o tal cancro do movimento ultra... os há aqueles que estão ali para apoiar, puxar, empurrar a equipa até à glória final, mesmo que pagando do próprio bolso, defrontando o melhor do mundo ou o pior do mundo... depois, os há aqueles que só aparecem quando vale a pena, quando os olhos estão ali centrados e acima de tudo, quando as borlix são à fartazana, para muitos e muitos que nem sócios do clube são e a quem até alguns deles, duvido que saibam os nomes dos jogadores ou tão pouco de que côr equipam as equipas do FC Porto, mas lá tá, isso era um assunto para debate que nunca mais acabava.

    Pela minha parte, só me resta dizer que sempre pactuarei com o movimento ultra do FC Porto, sejam SD, COLECTIVO ou outros quaisquer, mas no apoio, na dedicação, na alma, na vontade férrea de ajudar as nossas cores... agora, quando chegam estes momentos "sexuais" perfeitamente evitáveis, que a ninguém prestigia (clube, ultras, adeptos, etc etc) e em 95% dos casos, a coberto da chulisse das borlas para muitos e muitos de quem nem sócios do clube são e têm por norma e habitué já enraizado, direito a privilégios do clube que ninguém entende ou compreende (se calhar, até sim, mas fica para outra altura...), quando a prioridade das prioridades, deveriam ser sempre os sócios do clube e nada mais que isso, como dizia, nestas alturas, não contem comigo para pactuar com estas coisas... com sorte, até hoje, mesmo que dando muita corda à sapatilha, nunca me vi privado de estar onde queria estar para apoiar o FC Porto, mas já o disse a muitos daqueles com quem convivo, no 1º dia que isso acontecer, podem ter a certeza que terei muito para dizer, muito mesmo...

    Por fim, parabéns aos nossos infantis TRIcampeões do hóquei em patins que despacharam na final a lagartada... e um obrigado especial ao AntiLamp que me vai mantendo sempre informado por sms destes acontecimentos.

    ResponderEliminar
  16. Fico contente com o regresso do Julian Terrel, considero-o um bom jogador e virá reforçar o jogo interior da equipa.

    Sobre o Rui Mota, sei que existem opiniões para todos os gostos. Enquanto jogador do FC Porto, sempre gostei dele. Quando saiu do nosso clube teve algumas atitudes que não apreciei. De qualquer forma, penso que vai ser um óptimo reforço e é nisso que temos de pensar. Que seja muito feliz neste seu regresso, porque a felicidade dele será a nossa!

    ResponderEliminar
  17. lucho disse...
    Para os aficcionados do basket:
    Julian Terrel e Rui Mota regressam ao FCP.

    Pois, por mim, Rui Mota, bem que podia ir pó c****** que o f***... um tipo que se vendeu aos GAYvotas, há umas épocas atrás, não merece o meu aplauso, ainda para mais, porque tenho bem presente na memória a forma "provocatória" como jogava quando nos defrontava... agora, se calhar, um dia destes, hipocritamente, lá vai voltar a beijar (?!) o emblema da camisola que ostenta... sem comentários, para não dizer mais.

    Mas lá está, é por estas e por outras que a mim, de conversas de "Decos", "Andersons", "Luchos", "Lisandros", "Jardeis", "Maneis" e "Marias", já contribui há muito para esse peditório e quero mais é que vão todos pela beirinha quando já cá não quiserem estar... de hipócritas e mal agradecidos, anda o mundo cheio... a única certeza que tenho e dessa não tenho dúvidas, é que Portista, sou eu a 101%... esses tais, como tantos e tantos outros que já cá estiveram e hão-de estar, seja em que modalidade for, não passam de "profissionais da arte" que se preciso for, até a alma ou a mãe vendem só pelo doce prazer de meterem a luva a baús cheios de EUR em dose industrial...

    ResponderEliminar
  18. A minha cara-metade, mais conhecida por “a maluca de óculos de sol dentro de um pavilhão”, chama-se Daniela. :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  19. Sevilha03,

    tens toda razão, a Daniela é mas é uma ganda maluca... olha que a vi milhentas vezes na tv no sábado passado e esse pormenor sempre me escapou ao lado... agora que olho para a fotografia do post, de facto, recordo-me que ela sempre esteve de óculos escuros em todos os momentos televisivos.

    Mas quem é que ela pensa que é? a Daniela "Abrunhosa" lá da rua dela :)

    Vá, um beijinho para a Daniela (que de facto já não me recordava o nome, sorry) e a quem tb já tive o prazer de conhecer pessoalmente.

    ResponderEliminar
  20. Blue Boy,

    Daniela "Abrunhosa" é um nome muito à frente! :D

    ResponderEliminar
  21. Estou a cometer uma injustiça, ainda não escrevi nada sobre o título dos infantis em hóquei em patins.

    Parabéns miúdos! Vocês são o nosso futuro, que será sem dúvidas risonho.

    ResponderEliminar
  22. Meu caro Blue Boy:

    «e no segundo final, Wilson Davies, com a anca, bloqueia (?!) a passagem para remate do lateral madeirense... mas eu, não teria gostado nem um pouco de perder o jogo com a não marcação deste livre de 7 metros a 1seg do final»

    Tudo certo, mas estás a escamotear a falta ofensiva escandalosamente inventada a ricardo moreira a 30 segundos do final do tempo regulamentar e que originou o golo do empate q obrigou ao prolongamento perfeitamente provocado pelo mesmo árbitro responsável por esse lance q referes... isto entre muitos outros erros quase nunca favoráveis ao fcp...

    já vi os 2 vídeos dos jogos e reafirmo q fomos espoliados na final (muito mais do q na meia final).

    LIVRES DE 7 METROS sobre o wilson davyes, porrada constante no tiago rocha, faltas ofensivas por marcar, jogo passivo nunca assinalado ao abc...

    ResponderEliminar
  23. Lucho,

    Por isso tive o cuidado de referir que "eu que até não percebo nada de andebol" no que toca às regras a 100%, porque posso até estar a dizer uma asneira do outro mundo... mas foi essa a sensação que tive... mas com natural pendência para o erro, exactamente pelo meu desconhecimento em detalhe das regras.

    Já quanto à final, como bem sabes, até porque foste tu o nosso "informador" a meio e no final do jogo, não posso falar em detalhe, mas nada do que dizes me surpreende, se é que te apraz sabê-lo... exactamente porque quem estiver minimamente por dentro da modalidade, é por demais conhecido o histórico de "erros" em jogos com os de Braga... tanto na qualidade de visitados como de visitantes.

    ResponderEliminar
  24. blue, ok, tb nunca joguei andebol a sério, apenas acompanho a modalidade mais de perto:)

    outra coisa:
    eu estava tão transtornado q na msg final até escrevi q perdemos por 5 qd só perdemos por 4...

    ResponderEliminar
  25. Foi pena o desfecho, mas o fim de semana valeu a pena por cada minuto e kms percorridos! A sensação de apoiar o FCP e representar o norte, no meio de tantas pessoas e crianças que gritavam Madeira, sem provavelmente saber sequer onde se situa geograficamente...

    Lucho, grande falha!! e então a referências às vozes femininas da Eva e da “maluca de óculos de sol dentro de um pavilhão”, que tanto gritaram "Porto, Porto, Porto" e "Nós somos Campeões"!?!;)

    ResponderEliminar
  26. :) pronto, pronto...

    o seu a seu dono... mas na tv ouve-se mais a voz masculina:P

    ResponderEliminar
  27. Confirma-se...Lucho vai para Marselha :(

    ResponderEliminar
  28. Já me tinha preparado para essa notícia...

    Mas o que vai ele fazer para França??!

    O Marselha ta na champions?

    ResponderEliminar
  29. Mas já está confirmado?

    A ser verdade, é claramente uma burrice de um jogador que opta, de forma consciente, por retroceder na sua carreira.

    Passar do Porto, crónico campeão e equipa que luta por qualquer competição, estando presente nos principais palcos, pelo Marselha, sem qualquer visibilidade, é incompreensível. Não percebo certas opções de carreira...

    ResponderEliminar
  30. Ok, já vi q foi confirmado à CMVM...

    18 milhões, para já, podendo ascender a 24.

    Torço o nariz, por muitas razões. 18 milhões para um titular da selecção argentina, com um nome já conceituado nos meandros futebolísticos, parece-me pouco.

    Poderão falar de um mercado em recessão, da necessidade imperiosa de vender alguém, mas fica um travo amargo na boca. Julgo que, noutras circunstâncias, Lucho poderia valer muito mais...

    ResponderEliminar
  31. A ida do Lucho para O Marselha ainda está muito mal explicada. Gostaria de ter acesso a TODOS os relatórios médicos elaborados a respeito da sua última lesão.
    Já vi muita água passar debaixo da Ponte da Arrábida.
    Em suma, foi o Lucho que quis sair ou "sairam-no"?
    Se foi ele, foi uma decisão tão inteligente como a de descer a Torre dos Clérigos pelo lado de fora.
    Se o "sairam", não comento, porque sei que há bruxas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Quais 24 mil... alguma vez o Marselha vai conquistar alguma coisa QUE SE VEJA?

    ResponderEliminar
  33. Estes negócios por um valor que depois pode subir atingindo objectivos, deixa-me sempre desconfiado pois isso raramente se verifica. Antes os jogadores tinham de fazer X jogos. Perto dessa meta deixavam de jogar...,o Quaresma também tinha objectivos ...viu-se, e assim por diante.
    Como disse antes, fico triste por ver sair o Lucho, como fiquei com a saída de muitos, mas vejo isto como caso natural no futebol de hoje.
    Preocupa-me só o seguinte:
    1 - dificilmente o negócio vai para os 24 milhões e então foi barato...
    2 - Estes ( e outros ) assuntos deviam estar já tratados pois a temporada começa dia 7 e há um mar de dúvidas a resolver e não me agrada isso.
    Agora é adquirir três centro campistas, e mais um avançado, urgentemente.
    Confio na Direcção mas gostava de ver já as coisas mais claras embora isto não seja fácil.

    ResponderEliminar
  34. Viva !

    Como sempre doze estrelas.

    A referência aos segundos de novo. Poder ganhar ou perder um jogo num décimo de segundo. Talvez aí esteja a magia do andebol.

    Finalmente : Em que competição Europeia de andebol vai jogar o Porto ? E como será ? Eliminatórias ? Fases de grupos ?

    Desculpem a ignorância. Mas acho que perguntar não é ofender.

    Quanto ao Lucho, acho que não está de saída, devendo continuar a alimentar este belo espaço das modalidades :-) !

    Penso que o Porto fez um grande negócio. Creio que a venda do Lucho não é novidade nenhuma. Quando traduzi o artigo "O Furor do Dragão" , estava , em fim de artigo, explicito que Lucho saíria em fim de época, tal como Lisandro.

    Mais com a venda de Bruno Alves, somará mais de 60 milhões de encaixe.

    O Porto continua a vender bem. E a ser o melhor da Europa neste aspecto.

    A ser o que melhor vende na Europa (o caso Ronaldo é diferente ).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  35. Vender... vender... e o dinheiro? Afinal as dívidas continuam, como em 2004 foi o que se viu... O que fazem ao dinheiro, já que vendem mais e melhor do que compram...?

    ResponderEliminar
  36. NOTICIAS ANDEBOL
    no site oficial do FC Porto

    30/06/2009
    Comunicado da Direcção do FC Porto Vitalis

    A Direcção do FC Porto Vitalis emitiu esta terça-feira, ao princípio da noite, um comunicado que assinala o termo da relação laboral com o treinador Carlos Resende, destacando, no mesmo documento, o contributo do técnico para o enriquecimento do palmarés desta modalidade dos Dragões.

    COMUNICADO

    «No momento em que a colaboração entre o FC Porto e o treinador Carlos Resende é concluída, palavra de agradecimento pelos títulos conquistados e que enriqueceram o palmarés da modalidade. Esta descontinuidade poderá não significar um adeus definitivo»

    Porto, 30 de Junho de 2009

    ResponderEliminar
  37. Só para reafirmar aquilo que mais me marcou no pavilhão Jacinto Correia , em Lagoa :

    - O apoio entusiástico do Lucho , da Eva , do Sevilha 03 e
    da Daniela aos nossos atletas.

    Confesso que senti enorme orgulho em ser Portista !

    ResponderEliminar
  38. Obrigado Carlos Resende .............Para min serás sempre o MAIOR

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  39. Ao Mister Carlos Resende o desejo de tudo de bom na sua carreira. Não é um adeus. É um até já. Obrigado, Carlos por tudo qt deste ao FC Porto.

    Estou pra ver quem contratam! Se for o Donner vou engolir um sapo muito grande:(

    ResponderEliminar
  40. Ao Carlos Martingo, um abraço amigo e o desejo de tudo de bom tb na sua carreira,aquele gesto ficou para sempre aqui no meu coração... Ao Candeias, q foi sempre um grande profissional, um abraço tb.

    Portomaravilha: O porto vai jogar de 4 a 6 setembro uma poule para ver se consegue atingir a champions league de andebol, se não se apurar irá para a taça ehf.

    ResponderEliminar
  41. Estive todo o dia fora, quando estava a chegar ao Porto parei numa estação de serviço e li n’O Jogo que o Carlos Resende estava de saída do FC Porto. Sinceramente nem queria acreditar. Um dos nossos, verdadeiro portista, sai após ser campeão. Não dá para acreditar. Estou triste, muito triste.
    Carlos Resende, obrigado por tudo! Sei que vais voltar, não tenho qualquer dúvida disso. Aliás, o teu lugar é neste clube, vestindo orgulhosamente a camisola do teu clube, do nosso clube.

    ResponderEliminar
  42. Lucho, Eva e companhia, apesar de não terem trazido a taça, como eu tinha pedido, ao que me parece vocês foram fantásticos, Lucho obigado pelas informações que nos deste no domingo, apesar de a ultima não ter sido do nosso agrado!

    Se não fosse por valores mais importantes, também teriamos muito gosto em vos ter feito companhia a apoiar a nossa equipa de Andebol, mas fica para a próxima!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  43. Não te preocupes Mafaldinha... eu gritei pelas duas!;)

    ResponderEliminar
  44. Eva... eu vi, pela quantidade de vezes que vocês apareciam na tv, deu para perceber que já apanhas-te o nosso bichinho:), e aquela camisola ficava-te muito bem!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar