27 junho, 2009

Quando o FC Porto é imortalizado...

... pela literatura Francesa.

Nas linhas que vou escrever, pode haver algo de surrealista para quem continua a afirmar que “Portugal é Lisboa e o resto é paisagem”.

Eis que um dia, um jornalista Francês, não se sabe bem porquê, decidiu imortalizar o Porto, após o confronto com o Manchester. A 16 de Abril do ano em curso, a revista mensal que vive de “água fresca e de futebol”, “Les Cahiers du Football”, publica um artigo, assinando Alphonse Raspouet. O título é: “La chèvre do Senhor Seguem“.

Trata-se dum pastiche de “La Chèvre de Monsieur Séguin” (A Cabra do Senhor Séguin). Este texto, é um conto clássico da literatura Francesa.

Foi escrito por Alphonse Daudet (1840-1897) e é, imensamente, popular. É um texto que pode ser lido dos “7 aos 77 anos”. É dado e estudado nas escolas primárias. É e tem sido alvo de adaptações teatrais, radiofónicas e cinematográficas. Também já foi adaptado à banda desenhada.

O conto de Daudet expressa o desejo de uma das cabras do Senhor Séguin em ser livre. Ela prefere ser livre e morrer livre, a morrer amarrada a um pau sem conhecer o monte. O Senhor Séguin tem as suas cabras presas, porque tem medo do lobo. Este, vive no monte e come-lhe as cabras que fogem.

A rebelde chama-se “Blanquette”. Um dia esta foge e vai afrontar o monte e o lobo. Quer ser livre! E irá combater o lobo.

O pastiche desta fábula, publicado pela revista “Cahiers du Football”, apresenta o FC Porto no papel de “Blanquette”. Denominada Branquinha, é ela quem sobe ao monte Europa, para lutar, cheia de coragem, contra o lobo Macuniano. É que no prado lusitano, ela aborrece-se. Não tem ninguém com quem brincar, tal é sua a superioridade sobre as outras cabras.

O artigo da revista “Les Cahiers do Football”, está escrito num Francês excelente cheio de humor e de trocadilhos. Também, há que notar que respeita, rigorosamente, a transcrição de nomes ou palavras Portugueses e, nomeadamente, o emprego do til. Algo que nem sempre se verifica na imprensa internacional.

O FC Porto mostrou que é possível fazer jogo igual, senão melhor, com o segundo clube mais rico do mundo. O FC Porto não tem medo do lobo mau!

O artigo da referida revista exemplifica, melhor que palavras, o capital simpatia e a fama que o FC Porto alcanço . E eu continuo a não entender quem não o reconhece.

E Viva o Porto !

PS - O artigo referido pode ser consultado no site da revista citada, "Les Cahiers du Football", na rubrica "archives / les coupes européennes".

8 comentários:

  1. Este artigo não surpreeende porque mundialmente as pessoas falam de quem está presente nas grandes competições e o FC Porto é recordista de presenças na Champions, já para não falar nas recentes conquistas internacionais... O FC Porto não tem a visibilidade dos grandes da europa, é certo, mas isso está directamente ligado ao facto de disputar uma liga menor sem expressão. Em Portugal, os bajuladores, alimentam um ódio enorme por Pinto da Costa mais até do que o FC Porto quanto a mim, admitir que o sucesso está intimamente ligado a uma personagem que sempre os afrontou sem medo de represálias é inadmissível. O problema é que o FC Porto continuará a ganhar quando daqui a muitos anos o presidente for outro, porque o trabalho de casa é feito atempadamente e se a linha orientadora, como espero, for idêntica o ódio será renovado automaticamente. Não há volta a dar... e como Pinto da Costa não deixa de fazer o que tem de fazer por tem medo de apanhar uma gripe...

    ResponderEliminar
  2. Muito bem caro PortoMaravilha!
    O maior cego é aquele que não quer ver. Nós vamos continuar a ser os melhores, e a merecer o reconhecimento de todos, como mais uma vez nos demonstras.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Off-Topic:

    Não é oficial, mas anda a circular na net que esta pode ser a camisola alternativa da próxima época.

    http://www.football-shirts.co.uk/fans/porto-away-shirt-0910-leak_4173

    ResponderEliminar
  4. De artigo em artigo com a "verdade", onde só o provincianismo reinante neste país pedinte à beira-mar plantado, não é recconhecido.

    É tudo uma questão de tempo, onde a lei da vida, acabará por fazer justiça pelas próprias mãos...

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Para mim, este artigo surpreendeu-me muito. Não só pela ideia como também pelo pujança da língua, da escrita empregue.

    Algo inédito !

    Por exemplo , o emprego sistemático do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo( tempo verbal que caiu em desudo em França )releva que o jornalista maneja muito bem a matéria.

    Acho que o artigo vai muito além da consideração do número de presenças na Taça dos Campeões Europeus.

    Creio que a sua vontade foi de imortalizar a beleza do futebol. A liberdade do Futebol. Coisa que foi feita com os 30 ou 35 primeiros minutos do Porto na eliminatória em Manchester.

    Repare-se que "Les Cahiers du Foot" não prestam grande atenção à final.

    A eliminatória perdida lembra-me a final contra a Juventus.

    A afirmação da modalidade futebol como espaço de criatividade e harmonia. Graças ao Porto !

    Parece-me que as vitórias são imprescindíveis, mas estas nunca chegariam, não seriam suficientes para um tal artigo na revista referida.

    O Porto em Manchester foi um hino ao futebol. E não será esquecido !

    É porque o Porto sabe ganhar e sabe fazer sonhar, sabe dar homenagem ao futebol que é um grande da Europa !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Armando Pinto27 junho, 2009

    Já souberam daquelas afirmações do antigo futebolista Fernando Mendes, num livro intitulado Jogo Sujo, de que foi drogado quando jogava num clube do tempo em que representou a Selecção Nacional? ... Pois já havia e há mal-dizentes, mouros obviamente, a associar o Porto, esquecendo só que quando ele jogou no F C Porto nunca foi à Selecção... E esta, heeem?!

    ResponderEliminar
  7. Porto Maravilha,

    Mais um belo momento, delicioso, que acende a nossa paixão clubista, vendo que as cores amadas são sistematicamente alvo de elogios além-fronteiras.

    ResponderEliminar