23 junho, 2009

Só queremos que venças por nós...

Na próxima sexta-feira, partirei rumo ao Algarve para no domingo à noite já estar de regresso à Cidade invicta. A missão é apoiar o andebol do FC Porto, que em território adverso, tentará consumar a 3ª dobradinha desta época, imitando o futebol e o hóquei. Nesta longa viagem, terei a companhia da minha esposa, do nosso leitor e comentador, Sevilha03, e da sua namorada. O amor ao FC Porto não tem limites e como alguém diz, "cada vez estás pior"... por isso, na viagem de regresso, esperemos que a boa disposição supere o cansaço, pois era sinal que a taça de Portugal chegaria à Invicta no autocarro do FC Porto.

Sábado às 15h, o FCPorto, já campeão Nacional, defronta o Madeira SAD numa das meias finais (a RTP2 transmite os jogos todos), enquanto duas horas mais tarde, jogam Benfica e ABC de Braga. No domingo às 17h joga-se a final desta taça de Portugal em Andebol.

No jogo de sábado, e esperemos que também no de domingo, lá estaremos (em Lagoa-Algarve) para cantar e apoiar o FC Porto rumo a mais uma conquista. A nossa voz, vai-se ouvir, quer sejamos 4, 20 ou 800 Portistas no interior do minúsculo pavilhão de Lagoa. Cantaremos por ti. Gritaremos por ti. Só queremos que venças por nós!!! Força FC Porto!!! Só um pouco mais de azul é o que se pede no final de mais esta época memorável para o nosso clube...

Ainda hoje, recordo com emoção a forma dramática como conseguimos o passaporte para os quartos de final desta taça de Portugal, com uma vitória no prolongamento sobre um Sporting que a pouco mais de 7 minutos do fim, ganhava por 8 golos de diferença (ver foto relativa a esse jogo com Resende a festejar com os atletas). As minhas lágrimas de alegria no final desse memorável e inesquecível jogo na Póvoa de Varzim, só terão inteiro sentido se for o capitão Arezes a erguer o troféu no final da tarde do próximo domingo...

FC Porto procura conquistar no Algarve a sua 8ª taça de Portugal...

No próximo fim de semana, o FC Porto procurará alcançar a dobradinha no andebol para juntar às já consumadas no futebol e no hóquei. O tal TRI de dobradinhas... Seria a cereja no topo do bolo e terminar-se-ia a, desde si, já brilhante, época 2008/09 da melhor forma. Ao mesmo tempo, a confirmar-se este nosso desejo, seria a 1ª dobradinha do andebol do nosso clube, pois nas 7 taças de Portugal até hoje ganhas pelo FC Porto, nunca se ganhou o campeonato nessas mesmas épocas. A última vez que o FC Porto venceu a prova, foi em 2007 já com Carlos Resende no comando técnico e numa emocionante final ganha ao Benfica, em Estarreja (19-18).

Sábado, há que derrotar o Madeira SAD e depois na final de domingo, defrontaremos Benfica ou ABC. Todos os jogos passam no canal 2 da RTP e disputam-se em Lagoa, Algarve. E no final desta final four, quero ver o Eduardo Filipe emocionado, erguendo os braços e festejando mais uma conquista azul e branca (como na foto do jogo que nos deu o campeonato).

Na última semana, também se ficou a saber que o FC Porto, no início de Setembro (dias 4 a 6), disputará (provavelmente na Eslováquia) com os Eslovacos do Presov e os Polacos do Kielce, a vaga de apuramento para a fase de grupos da Champions League de andebol 2009/10, atribuída apenas ao vencedor deste agrupamento. As duas equipas que não conseguirem ganhar o grupo, transitam para a taça EHF.

FC Porto termina campeonato Nacional de juvenis imbatível...

No futebol, e falando dos sub17, o FC Porto é, como sabem, desde há uma semana, o Campeão nacional 2008/09 em juvenis, tendo terminado a temporada com a recepção ao Boavista no Olival neste último domingo, jogo de consagração dos nossos miúdos e no qual estive presente, aproveitando para conhecer pessoalmente o Pedro Porto e o Strike. Também presente, esteve o nosso grande Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Ao longo de toda a competição, a equipa Portista disputou 34 jogos, tendo ganho 32 e empatado apenas 2, um registo soberbo sem qualquer derrota oficial... neste último jogo, o FC Porto bateu o Boavista por 2-0, com golos de Amorim e de Sérgio Oliveira, tendo conquistado nesta fase final, 16 de 18 pontos possíveis contra 10 do Sporting, 7 do Benfica e 1 do Boavista.

Em 47 edições do campeonato Nacional de juvenis em futebol, o FC Porto já ganhou 18 títulos contra 14 do Benfica e 11 do Sporting, sobrando 4 títulos, com Ac.Coimbra, Cracks de Lamego, Boavista e Braga que somam então 1 título cada. A última época que havíamos ganho este título, foi já em 2002/03.
Na próxima temporada, o nosso capitão Pedro Emanuel, será um dos treinadores deste escalão.


Nos sub19, o FC Porto estragou a festa já preparada pelo Benfica e por isso o espumante terá que aguardar uma semana ou então continuar guardado no mesmo local onde já está desde 2004. É que devido ao empate que o FC Porto arrancou na Luz (1-1, golo de Josué), os encarnados que precisavam de nos ganhar para festejarem de imediato, estão agora ao alcance do Sporting com quem jogam na última ronda no próximo sábado em Alcochete (o Benfica necessita agora de um empate). Já o FC Porto, deverá confirmar o 3º lugar na recepção ao V.Guimarães.

Nos iniciados em hóquei, ganhamos 8-1 ao Bom Sucesso e estamos desde já apurados para a fase final do escalão, repetindo-se o feito dos juvenis e infantis. A fase final dos Infantis joga-se já este fim de semana em Alenquer, com o FC Porto a defender o título ganho no ano passado. Nos juniores, o campeão foi o Barcelos, que ganhou o título em Valado de Frades.

Um abraço do Lucho.

18 comentários:

  1. Lucho, um abraço e que a força esteja contigo para ajudares a trazer a taça.

    Obrigado pelas dicas dos jogos, que eu desconhecia. Até fiquei confuso este fim-de-semana ao ver num telejornal da RTP-1 (!), acho que no domingo, depois ouvi também na RTP-N hoje (2ª feira) de manhã, a falarem com o Carlos Resende, o título, a hipótese da dobradinha e eu a pensar se não seria precisamente neste fim-de-semana que se jogaria a final four.

    Como não explicaram nada, nem informaram da transmissão dos jogos na RTP-2, fiquei a saber o mesmo: que o Porto tinha sido campeão, que o treinador é um portista da casa, que foi dos maiores jogadores de sempre em Portugal, que pode fazer a dobradinha... e mais nada.

    Zé Luís

    ResponderEliminar
  2. Antes de tudo o mais, boa viagem nessa ida ao Sul...

    Depois, tal como o Zé Luis disse, que a "força esteja contigo", e que a Taça te mitigue os quilómetros e o cansaço.

    A equipa de andebol merece juntar ao título a taça respectiva, numa dobradinha que faria a felicidade de muita gente.

    Até os comemos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca mais é 6ª! :)

    Acredito que vamos ter um fim-de-semana em grande e um regresso feliz. É o que mais quero.

    O ambiente será previsivelmente adverso, mas qualquer elemento que represente o nosso clube tem de se habituar a esse facto. Ganhamos (muito) mais, logo somos mais odiados. Nada de anormal.

    Não sei se vamos trazer a Taça para casa, mas uma coisa tenho certeza, os nossos jogadores vão lutar pela vitória até ao último segundo, a exemplo do que fizeram na eliminatória com o Sporting. Se há algo do qual me orgulho, é o carácter inigualável desta equipa de andebol.

    PS: Essa do "cada vez estás pior" também a tenho ouvido frequentemente... :)

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís e Paulo Pereira: Obrigado pela força. Um abraço.

    Sevilha 03: Afina aí as cordas vocais, pois teremos que dar a ideia que somos muitos:)

    Quanto ao "cada vez estás pior", temos q admitir não é? Mas, q fazer? Pelo Porto não há limites...

    ResponderEliminar
  5. A culpa de estarmos "cada vez pior" não é nossa. O FC Porto é que é um “malandro” do caraças que nos dá a volta à cabeça. :)

    Ainda por cima sempre a vencer. O "malandro" vence há tanto tempo, que já nem me lembro bem de quando isso começou, deve ter sido lá para meados de 1893… :)

    ResponderEliminar
  6. Sevilha 03:

    Mais precisamente, desde o dia 28 de Setembro de 1893 :)

    ResponderEliminar
  7. Lucho e Sevilha03,

    Bem, sendo assim, já que o "dolce fare niente" não é pra todos, mas só prálguns, armados agora em publicitários ao serviços d'um BES qualquer d'esquina, mostrando-se hoje aqui, amanhã na cosmopolita Londres e no fds seguinte, em Lagoa ali prós lados do ALLgarve, resta-me desejar a ambos muito boa viagem, às meninas que vos acompanharão tb, que se divirtam muito, pouca frinchadela que a "policia" anda por perto e mto atenta aos olhares de soslaio de quem parece que não está a ver nada, mas está a ver tudo mais que bem... e já agora, se não for pedir demasiado, que tragam de lá a conquista de mais uma "dobradinha", a 3ª desta época desportiva, e desta vez, para o andebol, que bem merecem.

    Ahhh, e não se esqueçam de apoiar forte, bem forte o nosso FC Porto, com a certeza, julgo eu, que estarão em território digamos que assim, inimigo, pois nessa zona, não são ainda assim tantos aqueles que se podem orgulhar de ser adeptos do TETRAcampeão, deste nosso FC Porto.

    Vá divirtam-se... e tragam-me de lá mais esse caneco!!!

    Quanto ao futebol, os sub17, foi pena, porque tinha idealizado ir ao Olival no domingo passado, mas à última da hora, tive que cancelar essa ida... fica para uma próxima. Quanto aos "putos", acredito que tenham tido a festa merecida! Já os sub19, mais não fizeram do que colocar o pescoço dos GAYvotas junto ao cadafalso... agora, falta que os lagartos cumpram a sua missão e larguem as amarras que seguram a ponta da guilhotinha ainda ali no alto, até que a mesma faça o seu trajecto descendente ;)

    ResponderEliminar
  8. Amigos Lucho e Sevilha 03, façam boa viagem, apoiem muito e tragam esse caneco para a Invicta!!

    "Cada vez estás pior" é realmente uma frase frenquente de quem "não nos percebe", mas que se há-de fazer? O amor ao Clube é mais forte :)

    Espero que conquistemos a 3ª dobradinha da época, a 1ª no andebol! Os nossos jogadores que se lembrem do emocionante jogo contra os lagartos nos oitavos-de-final e a forma como conseguimos dar volta ao resultado! Força Campeões!!

    Nas camadas jovens, grande campeonato dos nossos juvenis, para mais tarde recordar com certeza! E para o ano têm o grande PEDRO a treiná-los...
    Ns juniores, empate em pleno galinheiro, para deixar orelhudos e a paulo rego com azia.. é pena já não podermos chegar ao título...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Nem que sejamos apenas 2 a gritar mas na entrada da nossa equipa eles vão ouvir "campeões, campeões, nós somos campeões" :)

    ResponderEliminar
  10. Bom São João a todos!

    E um grande abraço ao meu irmão que hoje festeja o seu 31º aniversário.

    ResponderEliminar
  11. Lucho,

    A minha voz está quase no ponto! :)

    Também queria desejar um fantástico São João a todos! Já sei que ainda há pouco tempo celebrámos um S. João antecipado, mas vamos lá dar umas marteladas por essas ruas fora, porque depois só lá para Maio do próximo ano… :)

    ResponderEliminar
  12. Quem quiser aparecer em Árvore, Vila do Conde, é só contactar, que a minha casa (e o meu frigorífico) está à vossa disposição. E depois o fogo em V.Conde é mais bonito q no Porto do "Rio".

    ResponderEliminar
  13. O orelhas é um camelo...

    Desculpem, não era isto que queria escrever. Foi só o reflexo da alegria prévia à noite de S. João. :)

    O que eu queria escrever, era que o camelo do orelhas não precisa de mais marteladas, já leva o suficiente com cada vitória do nosso clube! Essas é que lhe martelam na cabeça durante todo o ano e sem parar. Pobre camelo! :)

    ResponderEliminar
  14. Um Bom S.João também para vocês pessoal :)

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  15. Dá lá uns berros por min ......

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Por falar em frigoríficos em cervejas Super Bock claro!!!!
    Que pena ...... eu vou para esses lados mas é só no Domingo ...........
    Mas tu vais para fora .........
    Fica marcado para á próxima , conta comigo .......

    Abraço e bom São João a todos .......

    ResponderEliminar
  17. Dragão Penafiel:
    Está combinado, só tens é q avisar qd vieres aqui à Cidade:)

    ResponderEliminar
  18. O Pedro Gil (grande reforço do hóquei do FCP), Espanhol de 29 anos, vai ser apresentado no dragão caixa amanhã, 5ª às 12h.

    ResponderEliminar