14 junho, 2009

Tempos milionários

Nestes tempos, muito se fala do dinheiro que se gasta com o futebol. Principalmente com as equipas denominadas "grandes" e equipas essas que possuem enormes facilidades de crédito juntos das instituições bancárias. Tudo bem que 93/94 milhões de euros é muito dinheiro para se dar por um jogador da bola, mas se há quem estipule esse preço e se há quem o possa dar, então porque não??

É verdade que esse dinheiro era bem melhor empregue se fosse repartido por quem é pobre neste mundo, mas será que a solidariedade das pessoas e de quem financia consegue chegar a esse ponto? Não me parece, isto está em crise, e já não é a primeira vez e certamente não será a última, e em tempos destes, safam-se os mais fortes. Já quando houve o crash na bolsa americana para revitalizar a economia, eram queimados bastantes materiais de forma a aumentar os seus preços. Porque não fazer isso também no futebol?? Afinal de contas, os tempos em que o futebol era só um jogo da bola já lá vão.

Se houvesse alguma equipa que desse milhões exorbitantes por um jogador do nosso clube, quem de nós é que ficaria triste?? Quem de nós não se orgulha do facto de sermos "careiros" a vender jogadores?? E é sempre assim. Quem diria que dar 600 mil euros pelo Cissokho era um bom negócio?? Parecendo que não, ainda são 120 mil contos na moeda antiga, e com esse dinheiro já dá para fazer muita coisa para muita gente. São leis do mercado e há-de ser sempre assim. Sempre hão-de existir equipas mais ricas que outras, equipas mais inteligentes, mais oportunistas e outras mais extravagantes.

O futebol é um mundo que gera milhões a todos os níveis, não é um mercado local, nem um mercado pequeno, vivemos na era da globalização em que todos temos acesso a coisas que se passam do outro lado do mundo, e grandes mercados implicam grandes investimentos. E ainda bem que assim é. O Benfica não podia suportar o Jankauskas nem o Rodríguez e nós fomos lá, as equipas pequenas não têm dinheiro para ir buscar grandes jogadores, e assim sendo, vão lá as equipas grandes.

Podem-me dizer o que quiserem, que são milhões e que é um exagero. Mas hoje em dia o futebol vive à base de negócios, e por isso mesmo devemos deixar os negócios para quem os faz. E não, não me importava que pagassem por jogadores do FC Porto aquilo que eles não valem (e não era a primeira vez), mas era dinheiro que entrava para os cofres do meu clube.

Um abraço,
Tiago Teixeira

18 comentários:

  1. O futebol é uma indústria que movimenta milhões, gerados pelo entusiasmo dos adeptos e apelo publicitário que tal mundo provoca nos potenciais investidores.

    Tornou-se, por isso, e numa altura de crise, num bom bode expiatório, aproveitado ciclicamente pelos intelectuais de pacotilha para ser apontado a dedo, com comentário depreciativos.

    Quando assisto ao despautério de ouvir o presidente da República comentar, sem qualquer pudor, a transferência de Ronaldo, é porque algo não vai bem neste reino à beira mar plantado.

    Que Cavaco criticasse os salários chorudos dos gestores de topo de empresas lusas, ainda vá que não vá. Ou que alfinetasse as reformas douradas dos políticos, obscenas face à realidade tuga. Ou, como figura máxima da razão, destratasse o Banco de Portugal e a sua negligente supervisão, responsável por boa parte desta crise. Aí sim, esperava uma palavra dura de Cavaco.

    O valor praticado na transferência do ex-CR7 é similar ao praticado nos profissionais campeonatos da NBA, NFL ou NHL, onde os milhões são desbaratados em contratações.

    Como indústria, o futebol paga aquilo que quer, sem a necessidade de se ouvir os velhos do restelo a carpirem mágoas. Ou alguém se preocupa com a crise mundial quando uma qualquer estrela de Hollywood cobra 20 ou 30 milhões por actuar num único filme???

    ResponderEliminar
  2. É mais um que se vai embora (Cissokho). São 15 milhões pela transferência, onde apenas 9 vão para o Porto que só detinha 60% do passe. Já começa a delapidação dos jogadores, e logo numa posição onde estivemos carenciados este tempo todo, até encontrar o Francês. A vender assim os jogadores, gostava de saber como é que o Jesualdo acha que vai conseguir lutar pela vitória numa competição europeia, como disse há poucos dias. Só se estiver a pensar ir jogar na Liga Europa em Fevereiro...

    ResponderEliminar
  3. "Paulo Pereira":
    Perfeitamente de acordo!
    Também eu fiquei surpreendido com as declarações do Presidente da República!
    Sendo ele professor de economia deveria saber melhor do que nós que "CR7" é um produto de mercado que gera receitas em todo o mundo com venda de camisolas, publicidade, transmissões televisivas, etc!
    Assim a falar até parece um analfabeto, o que, se não fica nada bem ao Presidente da República, muito menos ao prof de economia!
    Ou será que também "comprou o canudo" como dizem que o 1.º Ministro fez????

    ResponderEliminar
  4. Existe uma situação, que sinceramente não entendo.

    Porque não se acerta um valor para a restante % do passe, quando se adquire um jogador?

    Por exemplo o Cissokho foi adquirido por 300 mil euros = 60% do passe, porque não se acertou logo os restantes 40% em 400 mil euros, em caso de compra efectiva?

    Já era uma boa valorização.

    Agora imaginem quem tinha os restantes 40%, o jackpot que lhe saiu.

    ResponderEliminar
  5. Mas alguém no seu perfeito juízo liga ao que diz o Cavaco Silva? O homem como presidente não mais faz do que mandar uns bitaites acerca da vida e dos problemas dos portugueses, e vetar alguns diplomas que mais tarde ou mais cedo irão ser promulgados. Ou seja, é um género de provedor nacional, em conjunto com um retardador legislativo. É o máximo que a constituição permite a um Presidente fazer. Deixem o homem ter opinião acerca de tudo. Deviamo-nos, como portistas, preocupar mais com o que se passa no nosso clube, e acerca da "diarreia" de vendas que parece que vai agora começar...

    ResponderEliminar
  6. A venda de Cissokho, esperada, é um excelente negócio, qualquer que seja o prisma de avaliação.

    Considerar a sua venda um mau negócio, ou invectivar Jesualdo pela sua perda (logo ele, que nem deve ter tido opinião no assunto), revela apenas a vontade de falar mal, independentemente do assunto.

    O Porto, atempadamente, garantiu um defesa-esquerdo, titular da selecção do Uruguai, para colmatar a venda do francês. Assim sendo, com Alvaro Pereira e Fucile, capaz de aportar qualidade ao flanco, não vejo bem onde esteja o problema de vendermos o jogador.

    É que, se acompanham o quotidiano do clube, não temos nenhum Florentino Perez, capaz de injectar milhões no clube. E este, ano após ano, tem que vender um dos seus atletas. Mas a peso de ouro.

    Teremos, não restam dúvidas, uma equipa competitiva, quer interna, quer externamente.

    ResponderEliminar
  7. O problema de todos esses milhões ganhos em vendas é que grande parte foi esbanjada inutilmente como se tivessemos algum Florentino Perez.

    Continuamos a facturar e no vermelho (por mais irónico que possa ser) constantemente.

    Este é o grande problema. Quando se têm grandes desiquilíbrios financeiros há a necessidade premente de vender.

    Se não vamos questionar os bons negócios, o que fazer a todos os milhões gastos em negócios que só deram prejuízo? Assobiar para o lado? Dá jeito a muita gente.

    Ser portista não implica que que tenhamos que ser acéfalos, embora isso dê jeito a muita gente.

    ResponderEliminar
  8. Bem feito / Mal feito14 junho, 2009

    Existem 2 categorias de adeptos portistas:

    1. Os que entendem que tudo o que a SAD faz é bem feito (da qual faz parte a maioria dos participantes deste blog);
    2. Os que entendem que tudo o que a SAD faz é mal feito;

    Nos adeptos que se incluem nesta categoria:

    1. Capacidade para pensar? Zero.
    2. Capacidade para análise correctos e justas? Zero.

    Existe uma terceira categoria de adeptos, em que me incluo, que entendem que nem tudo o que a SAD faz é mal feito e nem tudo é bem feito.

    Ter a capacidade de perceber que o Cissokho tinha potencialidades e que seria uma boa contratação, e ter a capacidade de evoluir e valorizar o jogador ao ponto de oferecerem 15 milhões por ele é um grande mérito da SAD/treinador. Ou seja é bem feito. Vender um jogador que já estava adaptado ao clube, ao futebol português e aos métodos do treinador, ao fim de 6 meses e numa posíção para a qual o clube teve grandes dificuldades de arranjar uma boa solução nos últimos anos é mal feito. Mesmo que digam que já temos o Álvaro Pereira. Neste momento, o uruguaio é um ponto de interrogação de 4,5 milhões de euros. Cissokho iria continuar a evoluir e poderia até valer mais no futuro.

    Não estou à espera que concordem comigo ou que percebam, porque isso já seria pedir muito.

    ResponderEliminar
  9. Penso que dado os valores envolvidos, foi um bom negócio. se o Álvaro Pereira é uma incógnita, o mesmo não se aplica ao Fucile. Portanto estaremos sempre melhor do que após a saída do Nuno Valente

    ResponderEliminar
  10. Bem feito/mal feito,

    O que tu queres, sei eu.

    Afirmar, peremptoriamente, que "Existem 2 categorias de adeptos portistas:
    1. Os que entendem que tudo o que a SAD faz é bem feito (da qual faz parte a maioria dos participantes deste blog)"

    é claramente redutor e tipico de quem quer forçar uma discussão onde ela não existe. Os participantes neste blogue, devidamente identificados, não alinham pelo diapasão comum, como foi amplamente visto durante a temporada. Discute-se, de forma apaixonada, o FCP em todas as suas vertentes. Haverá quem apoie incondicionalmente a SAD do clube. Existe também que é contra a maioria das acções perpetradas pela SAD. E quem se estará a marimbar para tudo isso.

    O blogue não se conota com ninguém. Defende apenas e só a flâmula azul e branca.

    Mas, lá está, o que tu queres seu eu.

    ResponderEliminar
  11. O Cissokho saiu.
    Como negócio foi bom. Desportivamente uma lástima pois finalmente tinhamos encontrado uma solução para o lado esquerdo.
    Mas ... tinhamos hipóteses de o segurar por estas verbas??? Ele queria continuar sabendo que tinha mais dinheiro à sua espera??? Parece-me que não e lembro que ele andou sempre, sobre esse assunto, com incontinência verbal assumindo que havia propostas...
    Foi, entrou dinheiro, não vamos chorar. Outro virá.
    Não somos ricos, se o fossemos, tinhamos segurado muitos que saíram e seríamos sérios candidatos a vitórias europeias.
    Por outro lado quem saiu abriu caminho a outros que teriam ficado na sombra e foram depiis valorizados ...
    É assim a vida, importa é a SAD fazer bons negócios e ter sempre condições para ter boas equipas com claros critérios de contratações.
    E resolver de uma vez para sempre os contratos com os excedentários ...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo,

    O problema da tua analise que transpões para o blog perde, antes de tudo, por generalizar; depois perde pela tua parcial inclusão no grupo supostamente mais consciente e único dos três que deve ser tido em conta, pela racionalidade de que aparentemente se reveste.

    Não concordo que o blog esteja, de alguma forma, identificado com nenhum dos 3 grupos. O que vejo cá são portistas. Estando o seu clube a ganhar, é muito natural que se apontem as qualidades. Havendo também os que estão mais atentos aos erros. Uns mais radicais, outros mais moderados... Não vejo como podia ser diferente uma comunidade de portistas.

    Eu tenho tendência para enaltecer as decisões portistas. Sou parcial, por vezes perco a razão pela minha visão tendenciosa. Assumo isso.

    Mas o meu clube tem vindo a ganhar, não há melhor oportunidade para me gabar dele. Até tem sido superior em tudo o resto, assumido por muitos que já não estão no clube. Organização, mentalidade de vitória, competência, vontade, entreajuda... tudo adjectivos que nos habituamos a ver associados ao nosso clube.

    Onde tu não vês o resultado das enormes receitas, eu encontro um clube poderoso cá e lá fora. Uma equipa dominadora em Portugal e temida no resto do mundo. Vejo um Porto a entrar para ganhar em qualquer estádio do mundo. Não vejo lavagem de roupa suja cá fora. Vejo um clube cauteloso na comunicação para exterior, seloso pelos seus atletas, cumpridor, eficiente e vitorioso. Tudo isto custa dinheiro, como deves imaginar.

    Apesar de pontualmente encontrar erros de gestão, sou daqueles que incluiste no primeiro grupo, dos tapados, ou carneiros, ou como te der para classificar. E sinto orgulho nisso. Temos crescido todos os anos e temos transposto os obstáculos que se atravessam.

    ResponderEliminar
  13. Acompanho este blog há mais de um ano. Sei o que escreveram na última época. Sei a opinião de todos.

    Há gente que nunca foi capaz de fazer uma única crítica negativa à SAD. Porquê?

    Também há gente que nunca foi capaz de fazer uma única crítica positiva à SAD. Porquê?

    Isso é ter opinião? Não.
    Antes de escreverem o que quer que seja, já todos sabemos o que vão escrever.

    Foram poucos os que foram capazes de fazer críticas positivas e negativas. Foram capazes de ter opinião própria. Elogiaram ou criticaram negativamente quando achavam que o deviam fazer.

    São factos. Leiam tudo o que foi escrito na última época e depois tirem conclusões.

    Eu sei tudo o que foi escrito e digo claramente: Este um blog é PRO SAD com tudo de bom e mau que isso acarreta. Basta perceber quais são as ideias dos mais representativos. Não tenham vergonha de o assumir. Para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
  14. Tiago, parabéns por este post... ironicamente (ou talvez não), no dia da confirmação da saida de Cissokho do plantel dos Tetracampeões.

    Já sobre a tal transferência da moda, que todos falam, pela minha parte, nem um palavra, senão para dizer que já mete nojo ouvir sequer falar no assunto... do (falso modesto e humilde) madeirense, já opinei há para esse peditório, por isso, nem uma palavra.

    Quanto a Cissokho, respeitando as opiniões de todos aqueles que vêm aqui por bem, direi apenas que nem sei o que comentar... ora se em 6 meses, repito, 6 meses, se consegue uma mais-valia de 5.000%, repito, 5.000%, digo ainda mais até, e desta vez por extenso para que não restem dúvidas, CINCO MIL POR CENTO numa transferência de um jogador de futebol e ainda os há aqueles que não estão de acordo, ou aparecem com a mesma conversa de sempre, ao bom estilo cassete pirata mais que rompida, bem, admito, não há diálogo sequer, mesmo respeitando a opinião, porque estamos em pólos total e inequivocamente distantes.

    Mas prontos, tb quem disse que eu percebo alguma coisa disto?

    Têm toda a razão... não percebo mesmo nada, nadinha de nada!!!

    ps - finalizado, direi que esta "venda" é apenas e só, FABULÁSTICA e por aqui me fico...

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Eis um texto que toca o mundo do futebol e os seus acontecimentos recentes.

    Há que ser louvado !

    De modo muito irónico, a revista "So Foot" aborda a transferência de Cristiano Ronaldo. Não vou traduzir tudo. Só o início e fim. Quem quiser ler o artigo na sua totalidade, basta ir ao site da revista e pesquisar em artigos do dia.

    Insisto, mais uma vez, que as linhas que seguem não devem ser lidas num primeiro grau.

    O título é : "L'Anté(i)-Cristiano Ronaldo, cavaleiro do Apocalipse"

    Eis a introdução : " Saberemos um dia porque é que dois Portugueses José Manuel Barroso e Cristiano Ronaldo marcaram a 2ª semana de Junho de 2009. É porque já não se lê Pessoa ? Defendendo como o seu mais velho da Comissão Europeia o carimbo do ultraliberalismo, C.Ronaldo, o Maldito, anuncia, pura e simplesmente, graças à sua transferência luciferiana ao R. Madrid, o fim dos tempos."

    Eis a conclusão :" F. Perez trouxe C. Ronaldo , o atlanta da ilha da Madeira, calhau telúrico cuspido das profundezas do oceano. Diabo vermelho, detentor do nº7, como os 7 arcanjos do Apocalipse, o planeta futebol explodirá em breve. Let it be ".

    Não resisti à tradução porque penso que muitos poucos jornalistas desportivos em França não conhecem Pessoa (infelizmente)nem sabem situar a Madeira geograficamente. Mas não só.

    A mim a transferência em nada me incomoda. Não se tratam de fundos públicos !

    É a lei do mercado !

    Achei ridícula a intervenção do Presidente Português.

    Estamos em período de crise e as quantias colossais apresentadas podem levar muita gente a fugir do futebol. Parece que é a tendência.

    É que demasiado mercado também pode matar o mercado.

    Parecendo que não, só com Kaká e Ronaldo o Real gastou mais de 150 milhões.

    Bom : Eu se fosse sócio do Real andava descontente. É que os onze melhores jogadores do mundo não fazem a melhor equipa do mundo. E ademais essa mania em só apostar em avançados. Mas não é o meu problema.

    Não compreendi muito bem : Pro Sad ou nem por isso.

    Na medida em que a Sad existe e é uma realidade há que aceitá-la. Por vezes cruzo-me com pessoas que dizem que são contra a União Europeia. Muito bem , só que não vejo como se pode ser contra uma realidade.

    Talvez já não seja igual escrever : Está contra ou a favor das orientações da sad ?

    No que me diz respeito, embora não esteja no segredo dos deuses, acho que , até agora, a sad tem continuado a honrar o nome do clube. Exceptuando num aspecto que não é, propriamente desportivo, mas linguístico e que é muitíssimo importante. Qualquer jogador do Porto deveria exprimir-se em Português.

    Tentarei voltar num post com dados vistos daqui sobre esse assunto.

    Resumindo : Sim, voto pela orientação actual da sad. Tem dado belas provas de eficácia.

    Num futuro mais longe não sei. Não sou nenhuma Cassandra ! Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. Eu também acho se a SAD vendesse o estádio por 15 milhões seria uma venda fabulástica, desde que a Porto Estádio esteja de acordo.

    Desde que se venda, seja o que for é sempre fabulástico. O importante é vender.

    De acordo.

    ResponderEliminar
  17. Vender o estádio por 15 milhões com um relvado novo em folha?

    Ainda haveria quem aplaudisse de pé.

    ResponderEliminar
  18. Sou crítico da "FCP-Futebol SAD" em alguns aspectos, especialmente por não conseguir equilibrar os resultados financeiros e, desta forma, colocar em perigo o futuro do Clube, mas... dou os meus parabéns a este excelente negócio que a Administração acaba de conseguir!
    E não se esqueçam que o êxito estava a transtornar a cabeça do atleta, como se pode concluir das suas declarações à CS após a magnífica exibição em Manchester! Quem nos garante que, se a SAD recusasse o negócio, o rendimento do atleta seria o mesmo?

    ResponderEliminar