26 junho, 2009

Tristan Gommendy, o nosso Dragão do asfalto...

A Superleague Formula, prova que alia a emoção do automobilismo à paixão clubistica do futebol, está de volta para a segunda época de acelerações. A primeira prova, a disputar-se no Circuito de Magny-Cours, França, realiza-se já este fim de semana e de volta teremos também o nosso "Dragão do asfalto", Tristan Gommendy com a HiTech, equipa que manterá as afinações e manutenção do bólide portista.

Apesar de um mau arranque da anterior temporada, a mudança de equipa técnica acabou por transformar a 1ª época de estreia numa prova bem conseguida para os Dragões, que terminou com o piloto Francês na 7ª posição da classificação geral, sendo de muito boa memória para os adeptos portistas, sobretudo o segundo lugar do pódium em Jerez de La Frontera (Espanha) e a vitória em Vallelunga (Itália).

Este ano, digamos que o factor "clubite" dos Tugas acresce um pouco mais de pimenta e picardia à prova, com a entrada dos leoninos Sportinguistas entre os 18 clubes da competição. Sejam bem vindos, leõezitos! E boas provas já agora, esperando os portistas (pois claro) vê-los muitas vezes em pista, pelo retrovisor do Tristam Gommendy...

Para esta primeira prova, a confiança da equipa do FC Porto está em alta. Citando Gommendy em declarações ao site oficial do clube: «Vamos começar a temporada numa pista que considero como casa, o que me deixa muito contente, pois em 2008 não corremos em França. É um circuito que conheço bem e onde sempre fui rápido, pelo que espero levar a cabo um início de temporada forte, não só para os muitos fãs que espero encontrar na pista, mas também para dar ao FC Porto um resultado ao nível daqueles com que terminámos o ano passado».

Já quanto emoções ao vivo e derbies, agora também automobilísticos, a prova passará também por Portugal no circuito do Estoril, os ingressos para a prova, que está marcada para o fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro, custam entre 25 e 250 euros (aí que dor nos bolsos, carago!!), sendo que os sócios de FC Porto e Sporting, terão desconto de 15 por cento.

Entretanto, fiquem-se com as imagens, arrepiantes - pelo menos falo por mim, e pela minha mulher que com cara de espanto me debitava: "Olha-me este! Agora também sofre de automobilismo... realmente, quem te der o Porto, dá-te tudo...". Ah Pois é, querida!

E agora, vou ali ver se enrolo a edição do jornal "A Bola", uma ferramenta sempre muito útil para descer até à avenida, haver se arrumo uns carritos e ajunto uns troquitos para a corrida no Estoril contra os lagartixas. (Fonix, até 250€...)

Fica o calendário da prova, não se antes vos florear os vossos monitores do PC , recordando o "bailado", as ditas imagens alucinantes da 1ª vitória de muito boa memória, até porque, reportando-nos à altura, foi um primeiro e bom prenúncio para o clube que penava por essas alturas, nas vésperas da batalha de futebol em Kiev 2008/09.


Calendário para 2009

28 Jun: Circuito de Magny-Cours, França
19 Jul: Circuito de Zolder, Bélgica
02 Ago: Donington Park, Grã-Bretanha
06 Set: Circuito do Estoril, Portugal
04 Out: Circuito de Monza, Itália
18 Out: Circuito de Jarama, Espanha

PS: Procurei, mas não consegui descortinar se haverá transmissão televisiva da(s) prova(s). Espero bem que sim, quando não, perde o espectáculo e adeptos Portugueses... se alguém souber algo relativo às transmissões da Superleague deste ano, avise na caixa de comentários P.F. Thanks!

10 comentários:

  1. Parece que a Eurosport 2 vai transmitir as corridas. Pelo menos é o que está na programação para domingo.

    http://yahoo.eurosport.co.uk/tvschedule_clng2_day2.shtml

    PS: Essa ultrapassagem foi a mais bela de sempre! :)

    ResponderEliminar
  2. Essa ultrapassagem fez-me recordar qd a Fernanda Ribeiro (tb do FCP) ganhou a medalha de ouro nos jogos olímpicos, quem se recorda? :)

    ResponderEliminar
  3. Sevilha03, Obrigado.
    Lucho, quem não recorda momentos destes?

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. A gigante Fernanda Ribeiro! E foi uma ultrapassagem por dentro! O que numa pista de atletismo é altamente improvável. :)

    Lembro-me como se fosse hoje, acordei de madrugada para ver a corrida juntamente com os meus Pais e irmã. Nós aos saltos e berros a meio da noite! Mal acabou a corrida, champanhe para todos! :)

    ResponderEliminar
  5. Muita bom o título escolhido, muita bom mesmo... Tristan Gommendy, será de facto, o nosso Dragão do asfalto nesta segunda época ao volante do bólide azul-e-branco.

    Diria que esta coisa dos "fórmulas", com a morte do meu ídolo de infância, um tal de (sempre eterno!) Ayrton Senna, ficou em banho-maria, onde a "magia" daqueles bólides caiu quase no esquecimento ou ignorância total...

    Não a recuperei em pleno, nem de perto, nem de longe, mas a partir da época passada, com a entrada em cena do nosso DragonisMobile nesta Superleague Formula, o bichinho despertou e até cheguei a seguir algumas das provas, via TVI... por azar, a esta Bitória à Dragão, não assisti, mas que passados uns dias, até serviu de inspiração para me "parabernizar" muito simpaticamente por todos estes meus Amigos/as cá da tasca.

    E verdade seja tb dita, este ano, com a lagartada tb por lá a dar ao pedal, vai ser razão pa dar mais um cadinho de pica... que a manter-se a normalidade desportiva, de "Berdes", só vê-los mesmo pelo espelho retrovisor :)

    Esta época, manteremos aqui no blog, um "noticiário" em dia destas provas do calendário 2009, procurando até sempre que possivel, transmitir "ao vivo" a prova para "Portista" ver ;) a ver vamos se domingo, é já a primeira oportunidade para tal "on live".

    ResponderEliminar
  6. PROGRAMA Magny-Cours

    Domingo, 28 de Junho
    11h00 – 11h45 Corrida 1
    14h00 – 14h45 Corrida 2
    15h00 – 15h15 Super Final

    [programa provisório em horas locais (frança)

    PS - todas as provas, serão transmitidas "em directo" no blog, no próximo domingo... até lá, boas aceleradelas.

    ResponderEliminar
  7. A TVI já anunciou que vai transmitir a prova de domingo.

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    MrCosmos : Utiliza os teus poderes para transplantares , quer no espaço quer no tempo, o carro do Porto para o primeiro lugar.

    Ganhariamos tempo e poluiriamos menos o planeta !

    Um jogo de fut , de and , de hoquei , etc.. não polui.

    E o atletismo muito menos !

    Grande Abraço para ti Mister !

    Acho totalmente absurdo que o Porto aposte numa modalidade que parece condenada a curto prazo.

    Ou se calhar sou eu que já vivo noutro planeta !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Boa bLuE,boa!
    Orienta aí as transmissões a malta, que aquele bolide de dragão até cospe fogo, pelo escape... ;-)

    ResponderEliminar
  10. Força ao nosso Tristan Gommendy!

    ResponderEliminar