11 novembro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 10

Marítimo SC 1–0 FCPorto

Paulo Baptista, foi o juiz escolhido para o jogo do estádio dos Barreiros. Aos 39 anos de idade, o árbitro de Portalegre, faz o seu primeiro jogo em que uma das equipas designadas grandes está envolvida. Vamos aos casos de jogo para perceber como se processou a sua análise.

O primeiro lance digno de registo, ocorreu apenas ao minuto 45, numa falta sobre Fernando. Este foi aliás um jogo com poucos lances dignos de análise. Na sequência da falta, o jogador do FCPorto protestou a ocorrência da mesma. Protesto pelo qual viu o cartão amarelo. Nada a dizer da actuação do árbitro.

Já na segunda parte, ao minuto 53, fora de jogo assinalado a Mariano González. Pelas imagens disponíveis, parece ter sido uma decisão errada da equipa de arbitragem liderada por Paulo Baptista e que daria uma situação de ataque perigoso.

Dois minutos volvidos, Roberto Sousa atinge com o cotovelo Cristian Rodriguez. Apesar do aparato do lance, foi tomada uma decisão correcta ao advertir o jogador madeirense e não a expulsar do terreno de jogo, visto não ter sido uma agressão ao jogador do FCPorto.

Ao minuto 73, falta de Sapunaru sobre Baba. O jogador do FCPorto fez efectivamente falta e, tendo cortado um ataque prometedor, viu assim o cartão amarelo. Correcta a decisão do árbitro.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 8. O árbitro de Portalegre esteve, de uma forma geral bem, em praticamente todos os lances do encontro. Num jogo com um nível de dificuldade algo elevado o juiz presente mostrou-se à altura do exigido. Pena o facto de não conseguir demontrar presença em campo.



Rio Ave FC 2–2 Sporting CP

Artur Soares Dias, árbitro da AFPorto, fez a sua estreia em jogos com os grandes, depois da sua recente subida de categoria a árbitro internacional. Vamos à análise da partida em questão, partida que, à semelhança igualmente da partida dos Barreiros, não registou um grande número de lances dignos de análise.

O primeiro da partida, ocorreu ao minuto 43, quando Daniel Carriço fez falta sobre Ricardo Chaves. O defesa do Sporting foi bem advertido por ter cortado uma jogada de ataque promissor.

Já em cima do intervalo, ao minuto 45, Sílvio toca a bola com a mão dentro da sua área defensiva. Pelas imagens disponiveis, o árbitro assistente esteve bem ao assinalar a infracção. Nao há lugar a amostragem de cartão amarelo porque o jogador não cortou nenhuma linha de passe, nem cortou um ataque prometedor, haveria ainda muitos jogadores dentro da área e a baliza não estava “livre” de “obstáculos”.

Ao minuto 56, golo do Rio Ave. Não há fora de jogo no ínicio do ataque e a bola não chega a sair do terreno de jogo. Golo, portanto, bem validado.

No último lance do encontro, ao minuto 63, Daniel Carriço vê o segundo cartão por ter rasteirado o adversário de forma imprudente, acabando este, inevitavelmente por ser expulso. Nada a dizer da actuação do árbitro.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 8. Artur Soares Dias parece ter melhorado desde o seu último encontro com uma equipa grande do futebol português. Muito seguro, esperemos que o árbitro ainda jovem, melhore as suas capacidades de modo a garantir uma estabilidade consistente.



SLBenfica 1-0 ANaval1ºMaio

Por motivos de ordem profissional, foi-me impossível assistir ao jogo decorrido no estádio da Luz. Peço desde já desculpa todos os leitores do livre (in)directo.

3 comentários:

  1. O lance do Mariano podia dar em golo... erro com influência no resultado!

    ResponderEliminar
  2. Bluelife,

    Concordo em parte com o Dragon SOul, ou seja, não diria que o lance do Mariano teve influência, pq isso é tentar adivinhar o euromilhões... agora que foi um erro, foi... podia ter dado golo, podia não ter dado, vá-se lá saber.

    ResponderEliminar
  3. Ahhh, e é pena que tenhas estado impossibilitado de ver o jogo do SLMerda, porque caso contrário, não te perdoaria 'ler' que:

    - o penalty do Maxi aos 41m, já com 1 amarelo nas costas e com o resultado em 0-0, não o era... que poderia dar golo?!, mas dava penalty, 2º amarelo, consequente expulsão e menos 1 em campo até ao final do jogo; e

    - para já nem falar de outros 'mergulhos', o último do DiMaria que entre este e o Aimar, sinceramente, não sei a quem dar o prémio de melhor mergulhador nesta época, tamanha tem sido a pouco vergonha da arbitragem que mal os vê a inclinar, levam logo o apito à boca... em 90%, pq vêm aquilo que mais ninguém vê.

    ResponderEliminar