26 abril, 2010

O clube da democracia

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Ontem, comemorou-se o dia em que Portugal deixou de estar amarrado ao pensamento único, em que aqueles que pensavam de modo diferente dos “senhores do poder”, eram mandados prender ou então impedidos de expressar com liberdade o seu modo de pensar.

Como em todas as ditaduras, a instrumentalização de clubes de futebol para proveitos políticos e como modo de distrair o “Zé-povinho” analfabeto e pobre, era um “modus operandi” muito habitual dos “senhores do poder”. Jogadores de futebol eram considerados “património nacional”, impedindo assim transferências para o estrangeiro, e os desígnios estavam bem definidos: Futebol, Fátima e Fado. Os portugueses queriam-se católicos, devotos de futebol e amantes de fado.

Durante os anos de ditadura, dois clubes dividiam alegre e tranquilamente o domínio nacional, repartindo entre si títulos nacionais, bem como as honras de maiores clubes nacionais: Benfica e Sporting dominaram a seu bel-prazer as primeiras décadas de futebol em Portugal. Até no futebol, o centralismo excessivo de Lisboa se verificava. Portugal era “apenas” Lisboa, sendo que o resto do país era considerado um mero e insignificante conjunto de regiões provincianas sem qualquer interesse.

Por essa altura, o FC Porto não passava de um clube de pequena dimensão, que de quando em vez lá fazia a “gracinha” de vencer um campeonato ou uma Taça de Portugal. Para quem duvida de todo este cenário que acabei de descrever, basta ler a FANTÁSTICA obra literária de seu nome “Calabote”. Nesta obra histórica e que recorre brilhantemente a factos concretos e bem comprovados, não se utiliza a opinião pessoal amarrada a cores clubistas. São descritos factos, que depois podem ser interpretados à luz da inteligência de cada um. Quem pensa que hoje em dia existe muito tráfico de influências e atitudes corruptas, então deve considerar que no antigamente, o futebol era um circo em que tudo valia e em que a vergonha não tinha o mínimo limite. Era tudo feito à descarada, porque na altura não haviam os meios de comunicação e investigação que hoje em dia existe. Uma obra sem dúvida nenhuma a ler e reler, para que se perceba a história do futebol português.

Até 1974, Benfica e Sporting juntos, somavam 34 títulos nacionais, sendo que o FC Porto apenas contava com míseros 5 títulos de campeão nacional. Percentualmente, até 1974, o FC Porto detinha 13% do total de campeonatos disputados, enquanto o Benfica detinha mais de metade dos campeonatos disputados.

Depois, veio o 25 de Abril e, com todos os seus defeitos e virtudes inerentes, veio também a liberdade de expressão, o pensamento livre e a democratização de vários sectores da sociedade, até então fechados sobre si próprios. No futebol, a revolução chegou de uma forma tão surpreendente quanto abrupta. Dois nomes emergiram no futebol nacional através da sua visão, competência e acima de tudo, CORAGEM para lutar contra os podres interesses instalados: são eles, o maior presidente que um clube nacional jamais conheceu: Jorge Nuno Pinto da Costa; e um dos grandes técnicos portugueses, um nome ímpar: José Maria Pedroto!

Com base na mestria, visão e inteligência destes dois nomes, emergiu um grande clube nacional e internacional, temido e invejado em Portugal, respeitado e reconhecido na Europa e no Mundo do futebol. Depois de 1974, as contas são muito fáceis de fazer. O FC Porto (19 títulos) sozinho, tem mais títulos nacionais que Benfica (11 títulos) e Sporting (4 títulos) juntos. O domínio progressivo e esmagador em termos nacionais, originou também uma força em termos europeus nunca antes vista para um clube português: como amostra, temos o inesquecível título europeu em Viena frente ao poderoso Bayern Munique e uma vitória na Liga dos Campeões dos clubes ricos e milionários do fantástico FC Porto de 2004, vencendo poderosos clubes europeus. Além disso, o FC Porto foi vencedor da Taça UEFA e duas vezes campeão Intercontinental, atingindo também um final da Taça das Taças. Paralelamente a todas estas vitórias, houve uma indústria que obteve um crescimento extraordinário: a venda de comprimidos para azia!

A conclusão é muito simples: num país democrático e livre, o FC Porto tem sido muito melhor que todos os outros. Tem imposto vergonhas atrás de vergonhas aos seus adversários mais directos e tem sido atacado de todos os modos e feitios porque faz confusão a muita gente a grandeza do FC Porto. Em suma, o FC Porto é o clube que mais venceu em democracia, sendo legítimo dizer-se que somos mesmo o clube da democracia! Outros foram o clube do regime…

ps - O cartão amarelo a Falcão, resulta de mais uma "reserva" que deve ter sido feita antes do jogo, tal como o título de campeão nacional, que há muito já se encontra "reservado"...

11 comentários:

  1. Ora nem mais RCBC, ora nem mais... tens completa e total razão nos pontos que referencias para destacar a verdade dos factos que muitos teimam em nao a querer ver, no entanto, tb é verdade que de certa forma, em certas atitudes, na defesa do FC Porto, como vai já longe, infelizmente, diria, esse FCPorto da dupla PdC & JMP... e quanto isso me desgosta.

    Hoje, os tempos, mesmo que sendo iguais aos d'outrora, parecem bem diferentes... para pior!

    ResponderEliminar
  2. Caros Amigos Portistas:
    Sabiam que antes do 25 de Abril a Federação Portuguesa de Futebol só podia ter como presidente personalidades indicadas exclusivamente pelos três clubes da capital (Belenenses, Benfica e Sporting)?! É de pasmar, não é, mas é verdade.
    Enfim, o 25 de Abril também pôs termo à ditadura no desporto e, particularmente, no futebol. O centralismo de Lisboa, embora não erradicado, atenuou-se; abriram-se portas às conquistas por esse país fora, perdeu-se o medo de "atravessar pontes" a caminho de Lisboa, a hegemonia da capital esbateu-se com o contraponto das vitórias justa e arduamente conquistadas pelos protagonistas da "província", premiou-se (finalmente) o trabalho e o esforço ingloriamente dispendido durante décadas por agremiações, clubes e atletas a quem coarctavam o direito da igualdade em competição.
    RCBC tem razão. O FC Porto é o clube da democracia.Apetece dizer: 25 de Abril, sempre!
    F. Moreira - V. Real

    ResponderEliminar
  3. A dupla Pinto da Costa e Pedroto foram decisivos na mudança quer de mentalidades dentro do clube quer de todo o futebol nacional. Nessa altura valia tudo e os vermelhos não falavam em descrédito do futebol. Aliás, tal como nessa altura, se perguntarem aos opinadores vermelhos da nossa praça, todos dirão que este ano o futebol foi transparente. Pudera, estava tudo de tal forma organizado para ganharem que reconhecem que o futebol português melhorou 1005% de um ano para o outro.

    O Porto precisa de um Pinto da Costa mais activo (menos preocupado com miúdas) e que tenha um treinador que fale mas ao mesmo tempo ponha a equipa a jogar com qualidade e sem medo.

    ResponderEliminar
  4. Excelente artigo, Parabéns!

    Em alguns aspectos (é vergonhoso), mas ainda se mantém actual..

    Fiz re-post no meu Blog:
    http://misticadodragao.blogspot.com/2010/04/o-clube-da-democracia.html

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. http://dn.sapo.pt/desporto/porto/interior.aspx?content_id=1553376

    18M€!? deve ser deve..

    ResponderEliminar
  6. A questão é que já se perdeu completamente a vergonha durante esta época...
    Além disso, quando Pinto da Costa diz alguma coisa que incomoda alguém, leva logo com um castigo, que depois acaba sempre por ser revogado pelo Conselho de Justiça FPF...
    Ou seja, andamos nisto há um ano...e de dia para dia surgem os episódios vergonhosos como o Hulk, o Falcão, o Vandinho, o Mossoró....e continua tudo na mesma e cada vez pior...Há jogadores que pontapeiam outros e fazem entradas de carrinho, a esses ninguem lhes toca...
    A juntar a tudo isto, uma onda de lesões jamais vista...E jogadores fundamentais na equipa como Rodriguez, Varela, Ruben Micael e até o suplente (às vezes útil) Mariano todos lesionados...
    Só faltava mesmo o Falcão ficar impedido de jogar no proximo jogo...
    Nunca mais acaba esta época!!!


    PS: E para o ano, há que mudar muita coisa, desde a organização interna, até á previsão de certos acontecimentos externos que irão novamente ocorrer na proxima época...Porque fazer o papel de anjinhos inocentes outra vez, não é algo que caia bem ao FC Porto! Devemos abrir os olhos e deixarmos de ser comidos por tolos em certos aspectos....e já agora, ter um gabinete jurídico activo e que não deixe passar nem uma...

    ResponderEliminar
  7. E já agora no proximo jogo, seja qual for o resultado...deixar tudo em campo, o suor, a pele e se possível faze-los sofrer nem que seja por alguns minutos!
    Este ano ainda ninguem ganhou no Dragao...e esperemos que assim se matenha...

    ResponderEliminar
  8. Nunca mais é Domingo....

    "IDES SOFRER COMO CÃES"!!!

    ResponderEliminar
  9. "Sabiam que antes do 25 de Abril a Federação Portuguesa de Futebol só podia ter como presidente personalidades indicadas exclusivamente pelos três clubes da capital (Belenenses, Benfica e Sporting)?!"

    Sabia sim senhor. É verdade.

    ResponderEliminar
  10. O problema hoje em dia o País se está a tornar vergonhosamente centralista que não tolera o êxito e a competência, venha ele de onde vier.
    Daí que há que ter de novo o clube do regime na ribalta.
    Sob a capa da democracia, estamos numa democradura,vendo o regresso da capital do imp+erio, entre outras aleivosias.

    ResponderEliminar
  11. Porque aqui se fala na obrigatoriedade de terem de ser de Lisboa os presidentes da federação, gostaria de deixar aqui a memória de algumas das fantochadas deste país de títeres.
    Em 1945, um jogador dos vermelhos foi para o Brasil, jogar. Mas não se adaptou, e logo regressou. Pois bem. Por “decreto” dessa DGD, teve de voltar ao Benfica! Chamava-se Rogério.
    Também podia falar da ”transferência” do Cabrita, saído do Olhanense para o Benfica, transferido por “decreto” da mesma DGD! A mesma que em 1945 adiou “sine-die” o Congresso da Federação, quando se apercebeu que a lista de Aveiro ia ganhar a Federação. Como eles queriam todos as presidências para a associação de Lisboa, tomaram essa decisão, um dos muitos exemplos da “transparência” que agora apregoam.
    Está visto que é costume que vem de longe…
    Por isso agora, no século XXI, continuam muito transparentes. Já vão levar para o seu regaço de matronas puras, a Disciplina e a Arbitragem da Liga. Até fica lá um do Porto. Deve ser para fechar a luz…

    ResponderEliminar