21 maio, 2010

“A vencer desde 1893… 1982… 2006!”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pois é, o filme, finalmente acabou! É tempo agora de mudar a água às azeitonas, preparar nova rodada de cerveja e meter sal nos tremoços. O sol faz suar em bica, indica verão, Mundial, Selecção à vista, a competição interna encerra para balanços e balancetes para não mais repetir antecedentes.

E que balanço! A época não foi mais do que um verdadeiro balancé descontrolado, cheio de ascendências e descendências, que em nada são espelho do mais conhecido slogan portista. Marketing evidencia e invejam uns, Realidade proclamam outros. A verdade é que foi, ainda, em pleno século XIX que nasceu para o mundo o azul e branco não só do céu, não só do mar, mas o azul das vitórias. ADN portista desmembrava-se neste e naquele e comportava nas suas moléculas para todo o mundo ver, as palavras: “A vencer desde 1893!”

E de conquista em conquista lá se foi construindo palmarés, com a certeza porém de que fora em 1893 que a Calçada se iniciara, porém seria em 1982 que o trilho ficaria devidamente marcado. Com Jorge Nuno Pinto da Costa ao comando, o slogan ganha nova expressão, passando para o calceteiro a ser: “A vencer desde 1893…a dominar desde 1982!”. Para uns velho e acabado, para a maioria 11ª reeleito, para muitos satirizado como o Papa, para outros o “senhor que mais títulos papa”. A sua marca no futebol mundial é inegável e indelével, e com um curriculum extenso, é reeleito a ganhar prometendo que vai voltar a ganhar.

E se há ciclos que perduram, outros se encerram e, aparentemente, que está admitida a saída de Jesualdo, a Calçada portista não pode deixar de evidenciar (que em tantos momentos lhe foi critica) a merecida gratidão por em quatro anos de dragão ao peito ter ganho seis títulos, sendo campeão por três, substanciando o Tetra, ganhando duas taças de Portugal e uma Supertaça e levando para casa o chavão de que: “Jesualdo campeão… a vencer desde 2006… só no Porto no Dragão!”

Ps: O próximo treinador que vier, seja estrangeiro ou português, esteja a altura do desafio pois lembre-se que, também, passa a ser “FC Porto a vencer desde 1893”!

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

6 comentários:

  1. http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/fazer-as-coisas-por-outro-lado.html

    Fazer as coisas por outro lado
    "

    Nove adeptos do Benfica arguidos por ameaçar árbitros
    Nove adeptos do Benfica foram, ontem, quinta-feira, alvos de busca e constituídos arguidos pela PJ por forte envolvimento em várias ameaças proferidas por telemóvel contra quatro árbitros de futebol da I Liga. Entre as vítimas estarão Jorge Sousa e Vasco Freitas.
    As presumíveis manobras intimidatórias contra os homens do apito ocorram em contextos de jogos do clube recentemente sagrado campeão nacional, na época 2009/2010. Conforme o JN noticiou a 19 de Dezembro do ano passado, entre essas partidas estão o Braga-Benfica e o Benfica-Nacional. Mas há mais, uma vez que a PJ refere que foram denunciados factos ocorridos durante os últimos oito meses.

    Para detectar a identidade dos supostos autores das comunicações efectuadas para os árbitros, e alguns seus familiares, a Polícia Judiciária recorreu sobretudo à informação de operadoras telefónicas, o que permitiu identificar indivíduos residentes em várias localidades do país: Paredes, Rio Tinto, Tondela, Lisboa e Ponta Delgada, nos Açores. São todos estudantes, à excepção de um, tendo em comum a ligação, como adeptos, ao Benfica. Não está, porém, apurada participação, directa ou indirecta, de dirigentes do clube da Luz.

    De acordo com informações recolhidas pelo JN, os arguidos dizem às autoridades não se conhecerem uns aos outros. Mas a PJ ainda vai averiguar a veracidade destas afirmações, por não se afigurar verosímil a coincidência de actuações detectada relativamente aos quatro árbitros queixosos.

    Para prosseguir as investigações, inspectores das directorias do Porto, Lisboa e de Ponta Delgada apreenderam 11 telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e alguns documentos por suspeitas de utilização de prática dos crimes de injúrias, ameaça e coacção. Uma das pistas a explorar é uma eventual ligação através de redes sociais, na Internet. Os computadores terão sido utilizados, também, para envio de mensagens tipo SMS.

    Uma questão ainda sem resposta é a forma como os suspeitos acederam aos números de telefone dos árbitros, bem como informações sobre familiares que, por serem verdadeiras, atemorizaram ainda mais as vítimas. O caso que aparenta maior gravidade é o de Jorge Sousa. Este árbitro de Paredes recebeu um telefonema de um número anónimo, a 31 de Outubro do ano passado, logo após a partida Braga- Benfica, vencida pelos bracarenses por 2-0.

    O interlocutor da chamada terá dito que, por aquele juiz ter-se "portado mal", a sua mulher, que estava "sozinha" em casa, iria sofrer "consequências". Sucede que, naquele dia, a esposa de Jorge Sousa estava efectivamente sozinha em casa - o que demonstra conhecimento privilegiado da vida familiar do árbitro"

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente blog,está mesmo muito bom.

    Acompanha também:
    http://onossofuteb0l.blogspot.com

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  3. http://worldultra1993.blogspot.com/2010/05/opiniao-falta-de-mentalidade-parte-1.html

    ResponderEliminar
  4. Carlos Queiros para treinador ou um grande treinador da europa como o treinador do Liverpool lool

    ResponderEliminar
  5. Passaporte carimbado em mais uma vitoria....3-0 a uma das bestas negras...A caminho da Final em Basquetebol, na final que todos queriam , a Ovarense é passado....venha mais um titulo nas modalidades!!!

    ResponderEliminar
  6. " FC Porto a vencer desde 1893"
    E mais nada....

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar