04 setembro, 2010

FC Porto Vitalis entra a vencer no torneio de qualificação

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FICHA DE JOGO

EHF Champions League, torneio de apuramento – grupo 2, primeira jornada
3 de Setembro de 2010
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto


Árbitros: Rickard Canbro e Mikael Claesson (Suécia)

ZTR Zaporozhye: Komok (g.r.), Kysil (4), Ganchev (5), Natalyuk, Krivchikov (2), Petrychko e Zvyezdov (1).
Jogaram ainda: Lyubchenko, Mogylka, Konstantinov, Gurkovsky, Stetsyura (3), Tsap (4) e Burka (1).
Treinador: Olexandr Sckol.

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (2), Tiago Rocha (3), Dario Andrade (3), Ricardo Moreira (6), Wilson Davyes (6) e Inácio Carmo.
Jogaram ainda: Ricardo Pesqueira, Nuno Grilo, Gilberto Duarte (4), Jorge Silva, Augusto Pedro, Pedro Spínola (3), Mário Lourenço e Hugo Santos.
Treinador: Ljubomir Obradovic.



O FC Porto Vitalis venceu esta sexta-feira os ucranianos do ZTR Zaporozhye, por 27-20, na primeira jornada do torneio de qualificação para a EHF Champions League, que decorre até domingo, no Dragão Caixa. Os Dragões, que estiveram quase sempre na frente do marcador, asseguraram um arranque em pleno nesta aventura europeia, frente a um adversário experiente, já com oito presenças na maior competição europeia a nível de clubes.

Os primeiros minutos da partida foram marcados por alguma lentidão de processos das suas formações e por uma supremacia das defesas sobre os ataques. Não admira, por isso, que aos 10 minutos o resultado fosse um magro empate a duas bolas. No entanto, foi o FC Porto a primeira equipa a verdadeiramente «entrar no jogo» e a disparar no marcador.

Durante breves segundos, os ucranianos estiveram em vantagem (6-5), mas Gilberto Duarte entrou em jogo para marcar dois golos, um deles originado precisamente por uma intersecção sua. Os Dragões chegaram ao intervalo com uma vantagem de cinco tentos (14-9) e a certeza de que o poderoso adversário - onde milita Sergiy Burka, um lateral-esquerdo de 2,08 metros – estava ao alcance. Ricardo Moreira, com seis golos, esteve em plano de destaque.

A segunda parte iniciou-se novamente sob o signo do Dragão, que chegou aos sete minutos da segunda parte com uma vantagem de sete golos (18-11). Com o contra-ataque a funcionar em pleno e uma defesa concentrada, a vitória parecia certa. No entanto, houve que sofrer mais um pouco: o Zaporozhye reagiu e conseguiu um parcial de 4-0, chegando aos 15-18.

Gilberto Duarte voltou a ser decisivo, com um golo (15-19) que desbloqueou o ataque portista e quebrou a resistência do guardião contrário, Gomok. O FC Porto Vitalis soltou-se e respondeu à letra, com um parcial de 4-0, ficando muito perto da vitória. Houve que manter a concentração até ao fim, porque os ucranianos nunca cederam e os Dragões chegaram a acumular duas exclusões simultâneas. O resultado final (27-20) não deixou margem para dúvidas. Segue-se o Metalurg, da Macedónia, este sábado, às 15h00.



6 comentários:

  1. Uma grande vitória que acompanhei pela tv. Tive pena de não estar lá, mas vou ver se convenço uns amigos a ir ver os próximos jogos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do jogo e vibrei com a vitória. Estou com fé que consigamos o apuramento. Está claro, vi a "nossa" claque bem posicionada e em acção. Se Deus quiser, lá estarei um dia...

    ResponderEliminar
  3. Bela vitória, mas apenas a primeira. Temos de ganhar hoje, para decidir tudo amanhã, frente ao D.Minsk.

    Pavilhão muito vazio, mas um tribunal muito activo a puxar pela equipa e a divertir-se.

    Logo lá estarei.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O pavilhão estava vazio porque só quem lê os blogues é que sabe da importância destes jogos...(-O caso Queiroz é mais importante...)
    Ontem vi o jogo na tv até 5 minutos antes do fim, altura em que me foram perturbar...não interessa, interessa é que depois quiz saber o resultado final, e népias...nem no site do clube, nada de nada...mas foi uma ótima vitória, gostei bastante do Davyes e da imaginação na movimentação...

    ResponderEliminar
  5. fico triste por ver um pavilhao tao vazio numa das qualificaçoes mais importantes para esta jovem equipa que temos
    vamos apoiar

    ResponderEliminar
  6. Roubo no segundo jogo. A arbitragem da segunda metade da segunda parte foi vergonhosa. Amanha lá estarei...

    ResponderEliminar