29 setembro, 2010

Fim-de-semana em Marte

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pode parecer estranho o título, mas infelizmente foi assim que me senti todo o fim-de-semana, para além de não conseguir acompanhar ao vivo e cores o meu clube, apenas ia sabendo dos resultados via SMS com atrasos constantes, o que me ia deixando ainda mais nervoso e ansioso.

As razões porque depois de tantos anos perdi um jogo de Futebol no Dragão, e para completar o ramalhete, não consegui estar presente no Andebol, nem na Supertaça de Hóquei Patins, são conhecidas por quase todos aqui e muitos devem compreender a minha falha, aliás, já disse à minha esposa que só quando houver o próximo eclipse solar é que voltarei a ter um fim-de-semana assim.

Ainda no sábado, em vez de estar preocupado com outras coisas, tentava saber os resultados e como estava a nossa equipa de Andebol a jogar contra o São Bernardo, uma equipa que em sua casa dá sempre grande luta ao FC Porto e onde o ano passado tínhamos vencido pela diferença de um golo. A minha preocupação vem pelo facto de uma dupla de nome Martins&Ladrões LDA abriu uma parceria com um tal de Branquinho (que terá uma recepção calorosa da próxima vez que me encontrar) e eram a grande tripla de ataque do São Bernardo. Não me enganei nas preocupações num pavilhão 90% mouro, era de se esperar um deslize do nosso clube, mas como temos jogadores de raça, lá arrancamos mais uma vitória bem saborosa. Alturas tantas, recebo eu uma SMS a dizer: “Ganhamos fodasse, diverte-te muito aí que este já está.”

Palavras inspiradoras que me deixaram com um sorriso de orelha a orelha, já estava correr melhor!

Depois, e como não podia deixar de ser onde me encontrava, um objecto chamado Televisor era algo demasiado futurista e com isso sportv era apenas uma miragem, ou seja, em português para todos percebermos não houve FC Porto vs Olhanense para ninguém e apenas com um “pauzinho” na recepção de sinal do telemóvel a tarefa complicava-se.

Entretanto lá começam a chover as SMS do costume “1-0 Otamendi”, “2-0 Ulque” e por fim a que mais gostei, “Ganhamos 2-0 meu amigo, de volta ao normal…”. Bem, isto garantiu-me no passado sábado uma noite calma cheia de sorrisos e com a esperança que isto ia acabar em beleza.

No dia seguinte, e ainda sem poder acompanhar o meu clube devidamente “in loco”, lá andava eu à procura de uma televisão outra vez com sporttv, mas aqui a procura foi mais fácil visto que já me encontrava no planeta Terra junto da civilização e lá me sentei a ver o jogo.

Pormenores fabulosos que se podem tirar algumas conclusões. Em Coimbra jogamos contra tudo e contra todos, speakers, adeptos, cidade, arbitragem e polícia…

Foi bonito ver mais uma vez o Tribunal apoiar ali juntamente com os bravos Super Dragões/Colectivo. É esta gente que me faz sair do sofá e ir apoiar o nosso clube, gente que não desiste, não amolece, nem deixa que a nossa equipa jogue sozinha onde quer que seja, é no meio destes que gosto de estar e acima de tudo é no meio destes com que me identifico.

Não vou falar do jogo, aliás, ainda tenho dificuldade em superar a derrota, apenas pedir já no sábado, apoio, muito apoio à nossa equipa que apesar de ter perdido um jogo e um troféu, não perdeu a minha admiração e uma confiança quase cega que tenho por toda a equipa, desde jogadores, equipa Técnica e claro Dirigentes.

São estas derrotas que me ensinam a não ter arrogância de não festejar quando se ganha, é por isso que quase que choro quando ganhamos um troféu, seja ele muito ou pouco importante.

Vamos arrancar para o DECA já neste sábado e desta vez estarei presente.

Foi um fim de semana agridoce para mim, principalmente vivido longe de onde estou habituado a viver estes jogos ainda custou mais, podem ter a certeza que mesmo que tivesse o dom de adivinhar resultados antes dos jogos, iria na mesma apoiar o nosso clube a Coimbra que bem merece.

Bom, depois de um fim de semana em Marte onde estive desligado do mundo, hora de falar na semana para começar na fabulosa decisão de riscar o nosso clube dos nacionais de Atletismo, decisão com patrocínio do zibording/asslb e da Federação de Atletismo (estas federações já conseguiram destruir uma super equipa de Andebol, quase matar o nosso Futebol e agora acabar com o Atletismo). Eu, se tivesse um complexo de inferioridade em relação ao FC Porto e visse este clube a vencer medalhas atrás de medalhas, também inventava 3 ou 4 regras de maneira a riscá-los do panorama Nacional. Depois, peçam para eu ser Patriota!

Por falar em trafulhas, nada como abrir o jornal O Publico e ver o que escreveu “António Pedro Vasconcelos” na sua crónica acerca do nosso clube e da verdade desportiva. Não vou transcrever nada da sua crónica, porque à 5ª linha mudei a página para as palavras cruzadas dado a quantidade de alarvidades que este Marciano escreve.

Aqui se vê que, passar mais que apenas um fim de semana em Marte, desligado do planeta terra, pode deturpar e de que maneira a forma de pensar e viver com o sucesso do outros, mas a esta gente, nós respondemos sempre assim: “olhe lá, não foi você um adepto ferrenho do Barcelona (ia todos os fins de semana ver o Barça) que passava semanas inteiras a dizer mal do asslb, juntamente com aquela/e agente da FIFA/cronista do jornal a bola que nem as cotas pagava e ainda foram agredidos por adeptos do asslb no estádio da Luz?”

E vão ver que de repente se faz silêncio para aqueles lados…

Meus amigos, um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

9 comentários:

  1. Antas, é mesmo isso. Eu também digo, sem vergonha, com convicção e orgulho: qual patriota qual carapuça, eu sou nortenho, transmontano e portista. Com muita honra. Mais nada...
    Um abraço.
    PS: Estar em Marte (de vezes em quando) faz-nos ver que não passamos sem o AZUL-E-BRANCO.

    ResponderEliminar
  2. Eu já tive esse fim de semana em Marte há 4 anos. 23 Setembro de 2006:)

    Por sorte o Porto jogou no dia anterior:)

    Pena o hóquei, o resto correu bem:)

    E espero q tenhas tido um dia feliz no sábado:) abraço

    ResponderEliminar
  3. De facto, meu caro Antas, isto não vai ser fácil, mas nós cá estaremos para lhes dar luta. Se nos acomodarmos, não reagirmos, não fizermos nada, qualquer dia estamos fritos.

    Um exemplo da tristeza que somos: ontem começaram a ser vendidos os dispositivos para a cobrança nas Scuts e, lamentavelmente, foi uma romaria. Em vez de lutarem contra o pagamento de portagens, contra a discriminação que os nortenhos estão a ser vitímas, foram logo a correr comprar o dispositivo. É óbvio que assim, com gente tão subserviente, fica complicado...Mas há sempre alguém que resiste.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bem vindo à Terra caro Antas. Mas olha que este país onde vivemos mais parece de um outro qualquer planeta de um longínquo sistema solar. Um planeta com várias dimensões e realidades paralelas. Um planeta onde tudo o que é real passa a não ser, e onde tudo o que é inverdade passa a ser real. Um planeta habitado na sua maioria por uns seres conhecidos por "encornados".

    Amigo, ao que apurei, próximo eclipse solar (parcial), dia 3 de Novembro de 2013.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    O meu blogue foi citado na revista H.

    podem ver aqui, por favor comentem:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/09/blogue-campeoes-fcporto-na-revista-h.html

    abraço

    ResponderEliminar
  6. espero que hoje tenha permanecido por TERRA..;-)
    Grande Dia....

    ResponderEliminar
  7. desceste ao inferno...
    estás de volta ao paraíso...

    tb disseste ao «outro» no sábado pra despachar e prácordar prá vida?
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Posso ter voltado ao Paraíso mas hoje aqueles dois árbitros levaram com o meu inferno todo.

    Estou de volta e sábado é dia de missa na capela da Caixa e e claro temos que ir dar catequese a Guimarães, voltamos ao "good old days!"

    ResponderEliminar
  9. Antas, um post interessante!

    Este fim de semana já passou, agora que venham muitas vitórias e que sejas super FELIZ!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar