27 setembro, 2010

Um grande arranque!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    «Ser treinador de futebol aos 32 anos não é para qualquer um. Ser treinador de um grande clube aos 32 anos é ainda menos provável. Ser treinador principal do FC Porto, lutar pelo título português e começar uma temporada com nove vitórias consecutivas parece impossível para quem tem apenas 32 anos.»
Foi deste modo que a FIFA no seu site oficial se referiu ao novo treinador do FC Porto, cujo início de carreira num dos grandes colossos mundiais (como a FIFA refere no seu texto) já espanta muito boa gente.

No fundo, a entidade máxima do futebol mundial consegue admitir e constatar uma realidade que não é admitida por muitos dos nossos adversários internos que se socorrem permanente e desesperadamente de tudo e mais alguma coisa (menos do mérito desportivo!) para justificar o sucesso do FC Porto.

Tem sido um começo de época diabólico por parte dos comandados por AVB, com 10 vitórias consecutivas (20 se considerarmos a época transacta!), tendo já sido disputado 1/5 da Liga em que o FCP lidera isolado com 18 pontos, a Supertaça já conquistada no 1º jogo oficial da época e 3 jogos da Liga Europa em que o FCP carimbou facilmente a passagem à fase de grupos, liderando agora o grupo em que está inserido. Seria impossível fazer melhor neste início de época.

Analisando mais ao pormenor, os sinais dados são claramente positivos e contrastantes com os muitos percalços da época anterior. Na pré – época o primeiro sinal muito positivo (que até elogiei num dos meus posts no Verão) foi a construção do plantel, em que o reforço do meio-campo foi a nota dominante. Desde muito cedo, pressenti que a entrada do “novo Moutinho”, aliada à aquisição de Souza e retorno de Castro, bem como as saídas de inúteis como Valeri, Prediger e Tomás Costa seriam factores contributivos para um aumento qualitativo do plantel. Além disso, vendemos um Meireles amuado e inquieto para sair para um qualquer 16º classificado da Liga Inglesa, e contratamos um Moutinho cheio de vontade de demonstrar o seu valor e elevar os seus índices técnicos e competitivos… Aliado a tudo isto, AVB percebeu em pouco mais de 1 ou 2 meses o que Jesualdo não percebeu num ano… que Beluschi é um elemento fundamental para o meio-campo portista!

Paralelamente a tudo isto, e olhando para os nossos adversários não há nada de novo no panorama do futebol português. Muita gritaria, muita choradeira e em apenas 4 meses o futebol português passou a ser um poço de defeitos e esquemas pouco claros com o claro objectivo de beneficiar o malvado FC Porto. Neste particular não posso deixar de comentar aquilo que me parece evidente no meio de tudo isto… é muito simples: em todos os campeonatos, em todas as competições de todos os países existem erros de arbitragem. Variadíssimos, umas vezes a favor do clube A, outras contra o clube B, mas de um modo geral ocorrem em grande frequência para todos os lados. Em Portugal, há anos e anos que me habituo a ouvir todas as teses acerca da arbitragem e seus erros. Concluo, por aquilo que leio, ouço e observo, que um árbitro quando erra a favor de qualquer clube exceptuando o FC Porto então é porque estava mal colocado, o lance era de difícil juízo e errar é “humano”. Se por acaso, um erro favorece o FC Porto (e não tenho qualquer problema em admitir que isso acontece) invariavelmente lá surge um imenso coro de gritaria de que o erro (que a favor de outros é considerado “humano”) é uma prática vergonhosa e premeditada e que não há a mínima desculpa para que esse erro possa ter surgido. Aí, surgem logo as capas com letras garrafais com o título “FC Porto beneficia de erro de árbitro”, os variadíssimos programas desportivos em que a discussão principal se situa nesse eventual erro, bem como a nova variante: as conferências de imprensa do presidente dos árbitros a justificarem os lances que eventualmente tenham melindrado determinado clube…

Depois daquela inédita conferência de imprensa, fiquei ainda mais com a certeza que não estamos num país de 3º mundo. Estamos para aí num país de 5º ou 6º mundo…

Agora o tempo é de preparar a deslocação à Bulgária para a Liga Europa, seguida da difícil deslocação a Guimarães, em que uma eventual vitória pode colocar definitivamente em paranóia os nossos mais directos adversários. A organização e consistência da equipa é o que mais me tem impressionado, e penso que é com grande organização e consistência que iremos continuar o nosso rumo vencedor na presente época. Siga para a 11ª consecutiva!!!

PS: Cada golo ou assistência que Hulk faz é um murro no estômago dos seus detractores… E tenho a sensação que Hulk irá continuar a esmurrar alegremente muitos estômagos que de tanto levar irão levar ao vómito certas pessoas… Costuma dizer-se que a vingança serve-se fria… no caso de Hulk serve-se com golos e assistências

13 comentários:

  1. Quando li: “Depois daquela inédita conferência de imprensa, fiquei ainda mais com a certeza que não estamos num país de 3.º mundo”, pensei: vou corrigir o RCBC, não é de 3.º mundo é de 4.º mundo. Depois li: “Estamos para aí num país de 5.º ou 6.º mundo…” Ó RCBC, desculpa, tens razão, eu é que, de facto, estava enganado, a tua classificação aproxima-se muito mais da realidade…
    Quanto ao resto, também de acordo (absoluto). Nós a ganhar e “eles” a choramingar. E os cães ladram e a caravana passa…
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Está mais que aprovado!

    FORÇA GRANDE ANDRÉ!

    ResponderEliminar
  3. É isso meus amigos!

    Grande André.

    Continua a fazer deste clube o melhor que há em Portugal.
    Estarás sempre ligado a este clube!

    Felicidades!

    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  4. É verdade isto é força de André eheh
    Força grande Porto, estamos bem mas só ganhamos a supertaça, não podemos vacilar, claro que pode acontecer uma contrariedade mas é tentar evitá la a todo custo.

    Uma vitória na bulgária era importante mas segunda em guimarães ainda mais, para tentar aproveitar a perca de pontos de braga ou dos veremehos, ou de ambos ;)

    ResponderEliminar
  5. No Domingo de manha, vi a repetição de um programa da RTPN onde o Bruno Prata é comentador (jornalista que aprecio muito pela sua isenção), quando o moderador perguntou a um obeso vermelhamente morbido o que achava da campanha do FC PORTO esse palhaço, disse que o Hulk era muito indisciplinado, que via cartões por protestar e era individualista. Posto isto mudei de canal ... talvez para uma porra basica porque queria tirar a ideia de que se apanho essa besta pela frente numa passadeira dou cabo do meu carro que ainda não está pago.

    Este ano contra tudo e contra todos vamos ser CAMPEÔES !!!!

    Um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. P. Ungaro

    Seria preciso dar cabo de vários carros para atropelar todos os comentadores irritantes da televisão portuguesa.
    Honra seja feita à paciencia que o Guilherme Aguiar e Rui Moreira têm nos respectivos programas televisivos para com os seus adversarios...

    ResponderEliminar
  7. Caro RCBC

    É mesmo isso.
    Só acrescento o Pôncio Monteiro no programa Prolongamento ás 22h no TVI 24.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Tenho gostado do Porto como já não via há anos. No entanto, ainda falta uma maior consistência de jogo pois a partir do momento em que marcam diminuem a intensidade. No entanto, nota-se a diferença de André Villas-Boas na orientação da equipa pois está permanentemente a intervir no jogo.

    Nota-se um Fernando diferente, um Hulk explosivo e uma equipa coesa com grande sentido de entreajuda. AVB tem rodado alguns jogadores (e isso é uma enorme diferença para Jesualdo) e por isso não se notam grandes alterações quando sai este ou aquele. Mesmo quando Hulk não jogou, a equipa tinha outras soluções sempre com um futebol bastante agradável.

    Gosto da postura de AVB quer na orientação da equipa no campo quer nas conferências de imprensa onde não deixa nada por responder e enfrenta o touro (jornalistas e alguns pseudo-jornalistas) de frente. E não deixou aquela conferência de imprensa tipo "Perdoa-me", de Vitor Pereira, passar em claro além de gostar de dar umas bicadas nas gayvotas.

    Força André e não deixes adormecer ninguém pois ainda não ganhámos nada(a Supertaça não conta).

    ResponderEliminar
  9. RCBC,

    retratas na perfeição a mais dura Berdade, dura como punhos, de tudo o que vegeta neste mundo do «futebolzinho de merda» cá pela praça... só não vê, quem não quer, e pelos vistos, muitos hão que não querem ver ou aceitar que o tempo da outra senhora há muito que acabou.

    a nós, cabe-nos mentalizar que nada ganhamos e muito caminho ainda há para percorrer... e concerteza, é opinião nossa em quase toda a generalidade que estamos no (muito) bom caminho, sempre como dizia, com a certeza que ainda nada ganhamos.

    aos outros, aos de sempre e eternos invejosos, ridiculos, medíocres e afins, a mesma expressão de sempre, em jeito de desabafo de quem há muito perdeu a pachorra para os ouvir sequer, quando mais aturar: "pá putinha que vos pariu a todos!".

    ResponderEliminar
  10. De facto, é importante termos em atenção que ainda não ganhamos rogorosamente nada mas que o rumo parece ser muito positivo.
    Apesar de ainda estarmos imbatidos, é importante notar que não somos imbatíveis e que mais tarde ou mais cedo perderemos pontos...O ideal como já disse aqui, é chegar à 9ª jornada sem perder pontos porque depois entre a 10ª e 12ª teremos benfica e sporting e aí (se nao perdermos pontos até à 9ª) teremos a "almofada" de independentemente do resultado ficarmos na frente do campeonato...

    Agora é tempo de pensar no CSKA, que por acaso tem como director desportivo o grande avançado que passou no FC Porto Kostadinov!

    ResponderEliminar
  11. RCBC podemos não ter ganho nada mas que é de reportar e de salutar este fantástico arranque da nossa equipa, principalmente pelo futebol jogado que é maravilhoso.

    ResponderEliminar
  12. «Ser treinador de futebol aos 32 anos não é para qualquer um. Ser treinador de um grande clube aos 32 anos é ainda menos provável. Ser treinador principal do FC Porto, lutar pelo título português e começar uma temporada com nove vitórias consecutivas parece impossível para quem tem apenas 32 anos.»

    Sò mesmo o nosso André Villas Boas!


    BIBÒ PORTO

    ResponderEliminar