05 março, 2012

“A arbitragem está muito mais transparente...”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Vítor Pereira é, sem sombra de dúvida, o grande vencedor do jogo de 6ªfeira. Com esta brilhante vitória, aliada a uma personalizada e belíssima exibição, o FC Porto garante 3 pontos de vantagem, que acabam por ser 4 pelo confronto directo ser favorável aos Dragões!

Contra muitas previsões, com imensa humildade e capacidade de sacrifício, o FC Porto calou 60 mil anti-portistas em pleno galinheiro (mais não sei quantos milhões espalhados pelo país), sedentos de uma vitória contra o rival que encarna o seu pior pesadelo. As visitas à luz começam a ser um autêntico baile, uma enorme festa coroada com uma retumbante vitoria e grandes melões vermelhos.

Como VP disse na conferência de imprensa pós-jogo: “a época não tem sido fácil”. E a grande verdade é que tem sido uma época muito atribulada desde o seu início. Todas as razões e factores explicativos já foram mais que esmiuçados pelos Portistas. Não vale a pena bater na mesma tecla.

O que vale sim, é reflectir sobre as soluções preconizadas por alguns em determinadas alturas da época. Ninguém é detentor da verdade, nem tem sempre razão em todas as discussões. Eu, por exemplo, com toda a honestidade, vejo-me na obrigação de contradizer agora tudo aquilo que venho dizendo de Maicon há vários anos. Maicon é neste momento o melhor central do FC Porto, um jogador de grande classe e segurança, e com um rendimento inacreditável. Há que ter honestidade para darmos o braço a torcer quando estamos redondamente enganados relativamente a qualquer assunto. No caso de Maicon, penso que me enganei redondamente!

Paralelamente, acho que é importante reflectir também sobre aquilo que tem sido exaustivamente dito sobre VP. Eu não vou entrar em discussões do tipo “eu tinha mais razão que A ou B”, “B ou C têm mais coerência que D”, porque não é isso que pretendo, nem tão pouco acrescenta o que quer que seja à discussão. Todavia, e até para o futuro do clube, torna-se inevitável lançar a seguinte discussão: SERÁ VP UM TREINADOR TÃO MAU COMO A GENERALIDADE DOS ADEPTOS PORTISTAS SUSTENTAM?

Sem qualquer tipo de acinte, ou de chico-espertismo em altura de vitória (aquilo que os abutres fazem aquando dos momentos menos bons da equipa!), a minha resposta é um rotundo NÃO! Tenho tido para com VP, e quem me conhece sabe-o, uma margem de compreensão se calhar um pouco maior que a média dos adeptos Portistas. Defendo, tal como o tenho feito sempre, que os problemas do FC Porto na presente época estão muito longe de se resumir a VP, nem tão pouco é correto dizer-se que VP é o principal responsável por tudo o que de mau tem acontecido ao FC Porto. Não concebo que VP seja tão mau como o pintam. Quem consegue, perante um benfica muito mais forte que no ano passado (com um GR decente e líder do campeonato, cenário bem diferente do jogo do apagão da época passada!), fazer o que o FC Porto fez, apresentando uma superioridade incrível durante grande parte do jogo, não pode ser tão mau como o pintam. Se nos maus resultados que tivemos, VP não conseguiu motivar devidamente os jogadores (e foi bastante criticado por isso), desta vez, a excelente atitude demonstrada, a excelente exibição, e o risco e astúcia apresentados, só podem ser motivo de elogio a VP por parte de todos os Portistas! É que o FC Porto dominou por completo os primeiros 25m de jogo, soube controlar e manter a calma no período de maior força do adversário (os primeiros 15m da 2ª parte), e com as substituições efectuadas revolucionou por completo o jogo. Foi acertada a entrada de James para o lugar de Rolando, passando Djalma para a direita da defesa, e Maicon para o centro da mesma. Como foi acertada a forma como arriscou nos últimos minutos, tirando Moutinho, fazendo entrar Kleber. Aliás, os últimos 25m foram completamente dominados pelo FC Porto, situação reforçada aquando da correctíssima expulsão de Emerson! VP arriscou e ganhou!

Infelizmente, e mais uma vez, as tentativas da comunicação social e dos nossos adversários de desculpabilização da vitória do FC Porto foram vergonhosas. Vivemos num país de gente mesquinha, medíocre e incompetente que passa a vida a desculpar os seus insucessos com os argumentos mais esfarrapados possíveis. Se o país está na cauda da Europa, é tudo por culpa dos outros, da Merkel, da Alemanha, do Sarkozy ou de não sei mais o quê. A culpa nunca é dos portugueses malandros e incompetentes que fogem aos impostos, metem baixas fraudulentas e nada fazem no trabalho. A culpa de sermos um país medíocre é sempre dos outros!

De forma paradigmática, no futebol passa-se exactamente a mesma coisa. Há mais de 30 anos que os nossos adversários andam a tentar desculpar o sucesso do FC Porto com os árbitros, processos judiciais ridículos, o estado da relva ou as condições climatéricas. Há 30 anos que o FC Porto humilha os encornados em pleno galinheiro por causa dos árbitros, que vence competições europeias por causa dos árbitros, que vence campeonatos com dezenas de pontos de vantagem por causa dos árbitros, e que é elogiado por toda a imprensa internacional pelos seus grandes feitos também por causa dos árbitros. Metem nojo e dó esta gentalha de m****!!!

O que temos assistido pós-jogo, é a uma tentativa ordinária de juntar demagogia, falta de honestidade e falsidade. É inacreditável como os responsáveis do FC Porto têm assistido impávidos e serenos a mais uma campanha contra o FC Porto, com o único objetivo de pressionar os árbitros para o resto da época. A táctica é antiga. Lança-se a ideia que o FC Porto foi beneficiado pela arbitragem, para que depois os árbitros se sintam condicionados, e na dúvida, prejudiquem o FC Porto. Tem sido assim, desde que se iniciou o processo jurídico mais ridículo de que há memória, e que acabou reduzido a cinzas por TODOS os tribunais civis. Fosse eu Presidente do FC Porto, e vários órgãos de comunicação social nunca mais entrariam nas instalações do clube. Esses órgãos de comunicação de “vão de escada” que vão gozar com as p**** das suas mães, e deixem de chatear o FC Porto! Já não há pachorra!

Nos próximos 5 dias, o lance do 3º golo de Maicon (que se repararem, nenhum jogador encornado protesta após a marcação do golo), irá ser repetido exaustivamente em todos os canais de tv, com todos os ângulos e câmaras lentas possíveis e imaginárias a comprovarem o adiantamento do brasileiro. Como é evidente, o lance em que Cardozo ajeita a bola duas vezes com os braços (o que até a “bolha” admite em letrinhas bem pequeninas na capa do pós-jogo), não irá ser repetido, nem o lance que origina o 2º golo encornado, em que Djalma se limita a ganhar posição e é assinalada falta (daquelas faltas que em Inglaterra, nem nos amadores são marcadas). É a velha táctica de Goebels, o ministro da propaganda de Hitler, de que uma mentira mil vezes repetida, se tornará verdade. E a verdade é que o FC Porto teve 2 erros graves contra si, e outro erro grave a seu favor, mas apenas se irá falar e empolar o único lance em que o FC Porto foi beneficiado. E perante isto, o que os responsáveis portistas farão? Ficarão bem quietos a deixar que o nome do clube fique na lama, através da falsidade e da demagogia. Não se admirem que o FC Porto seja gravemente prejudicado pelas arbitragens até final da época, tal é a pressão que se irá colocar nos homens de apito durante os próximos tempos por causa de um cenário fictício que se irá criar depois do jogo do galinheiro.

Termino, deixando uma adivinha: qual a coisa, qual é ela, que no dia 7 Fevereiro, dizia numa entrevista à rtp: “A arbitragem está muito mais credível e transparente do que há uns anos atrás.”?

12 comentários:

  1. E isto para não falar da agressão vergonhosa do Javi ao Lucho! Enfim, só bufam o que querem esses mouros!

    Aqui está o que ninguém quer ver:
    http://www.youtube.com/watch?v=pZUkq2F0QuM


    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. A sua reflexão tem o condão de me levar a intervir. Porque sou dos que tenho contestado este treinador, não no estádio - onde acho que todos devemos estar unidos no apoio aos nossos atletas e técnicos - mas sim nestes locais de debate de ideias, que nos permitem explanar as nossas opiniões entre correligionários de forma mais ou menos desapaixonada e sensata.
    Não acho que este treinador tenha capacidade para gerir uma equipa como o nosso FCP, após a época passada, com tudo o que nela aconteceu.
    Também não sou daqueles que o responsabiliza exclusivamente pelo campeonato titubeante que o FCP tem feito, embora lidere o campeonato.
    Outros protagonistas com mais responsabilidades no Clube são, quanto a mim, os primeiros responsáveis.
    Começo por Pinto da Costa que, neste particular, não se pode eximir das suas responsabilidades pelas afirmações pouco sensatas feitas sobre a insubstituilidade de Hulk, e da manobra pouco curial de entregar todo o grupo nas mãos do 2º da época anterior, quando qualquer aprendiz de dirigente saberá que, normalmente, o 2º "apara" com os desencantos e desgostos dos preteridos pelo treinador principal, ficando portanto nesta situação, com a autoridade fragilizada para a assunção de decisões de gestão do plantel no seu todo, porque tem aqueles que no ano anterior ele acarinhava por estarem no banco e que naturalmente esperam que este ano os ponha a jogar.
    Por outro lado, o braço direito de Pinto da Costa, (falta-me o nome do homem), não acautelou devidamente a saída de Falcão e, dada a juventude de Kleber, era mais que evidente que iria precisar de quem o fosse orientando.
    A Vitor Pereira, como disse antes, não lhe reconheço capacidade de gestão do plantel o que não quer dizer treino!
    Acho até que a grande virtude do ano passado foi precisamente a complementaridade de AVB e VP! Bom gestor de plantel e de tempos de reacção aos "mind games", AVB apoiou-se em VP para o treino própriamente dito, de que resultou uma boa equipa de liderança dos jogadores.
    Ultimamente fiquei com a sensação que deram conta do erro de casting e chamaram Paulinho Santos para ordenar o balneário, coisa que me parece Semedo não foi capaz, e dei conta do desaparecimento de Rui Quinta, talvez para outras funções...
    Apesar de tudo a que atrás expus, V. Pereira na sexta feira, surpreendeu-me agradávelmente com uma atitude de grande coragem que, se já o tivesse feito noutras ocasiões, provávelmente não teria tantos detractores. Mas enfim, mais vale tarde que nunca e só os burros é que não mudam e eu nao tenho VP como burro, embora continue a desperdiçar o melhor central que temos pelas laterais....

    ResponderEliminar
  3. Contra as falsidades que foram ditas sobre a arbritagem desse jogo, divulguem isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=YxBlLeJIfLM&feature=related

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira05 março, 2012

    Caro RCBC, permita-me que o trate assim, estou quase toatalmente de acordo consigo, só discordo num ponto é o de que o Maicon é o melhor cental a jogar em Portugal.

    Em tudo o resto estou completamente de acordo, a única dúvida é a de que a direcção da SAD do FCP com a experiência não ache que para combater o centralismo (macrocéfalo) e clubite desta "imprensa" demagógica não posssa proceder como diz, talvez por isso se tenha associado ao PORTO CANAL.

    Tenho 57 anos já vi até uma jornalista hoje muito credenciada (RTPN) a expumar (de ódio) ao entrevistar o advogado Lourenço Pinto.

    O dito verdadeiro sistema (tanto falado pelos mouros) é o da propaganda desta dita imprensa.

    Hoje vi um antigo àrbitro (na TVI) a comentar que o lance sobre o Hulk não era falta pq o jagador do SLB tinha tocado na bola e depois o contato com o Hulk era normal, logo passado uns segundos essa tese já não servia o Djalma tinha cortado a bola mas para sia-lhe que embora ligeiro teria havido contato com o jogador do SLB.

    Na RTP, entre outras pérolas ... a tese de que o FCP dominou o SLB foi pq jogopu conta 10, e eu que tenho fraca memória lembrei-me logo que nos jogos:
    - da época 2009/2010 o slb (o triturador, o suprelativo) veio jogar ao DRAGÂO para festejar o título, o FCP ficou reduzido a 10 (qd estava 1-1) e levou um banho de bola com uma derrota 3-1;

    - nos 2 jogos c o MC o FCP jogou com 10 mas, isso não seviu para estes pravdas.

    HÁ MUITO QUE SEI COMO DIZIA O SAUDOSO PONCIO MONTEIRO DEPENDE DAS CAMISOLAS.

    OBRIGADO POR ESTE CANTINHO

    CUMPRIMENTOS

    ResponderEliminar
  5. E, já agora, o Pedro Proença acabou o jogo no momento em que devia vermelho ao Maxi pela falta/agressão sobre o James! Porque ninguém fala desta m***da?

    Fomos roubados no galinheiro! E eles ainda se queixam! Dássse!

    ResponderEliminar
  6. Silva Pereira05 março, 2012

    Caro correligionário José Sampaio estou completamente de acordo consigo, apenas acrescentaria o seguinte.
    No que diz respeito ao VP o que mais me chocou, foi as sucessivas conferências de imprensa sem chama, repetitivas, e sem nexo (...jogar à Porto, vamos este ano fazer uma pressão mais alta, etc) mas o cumulo foi o q disse após as derrotas com o APOEL (clube do 4º pote) e após a derrota com o MC, parece-me que finalmente alguém lhe meteu na cabeça que falasse o menos possível, nem todos são AVB ou José Mourinho.
    No que diz respeito ao PC, tb eu fiquei surprendido com algumas frases que ultimamente tem proferido, para além da mencionada por si ainda me chocou aquela em que afirmou ... que os árbitros eram uns heróis ... essa para mim fez-me refletir q talvez PC estava a perder a sua argúcia. Tenho 57 anos e não me recordo de nemhuma época de termos ganho um único título c a ajuda desses senhores.
    Uma única vez estou de acordo com o orelhas Srº pedro Proença não arbitre mais nemhum jogo e tb pela 1ª vez estou de acordo com o rui diabo, que os jogos dos clássicos deviamos recorrer a`árbitros estrangeiros, talvez assim deixassem de serem caceteiros.
    Já agora força Brono Alves.
    Já me esquecia foi a única vez que esta época concordei com o 11 inical de VP, embora esperasse q o Iturbe estivesse no banco, e fosse o joker conjuntamente com o James que iria levar os mouros ao tapete
    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Toda esta polémica à volta de Pedro Proença não tem razão de ser...É apenas mais uma estrategia de diversao para camuflar a incompetencia demonstrada pelos pupilos de JJ (e dele mesmo ao levar uma banhada tactica do "incompetente" VP em pleno galinheiro)...

    Juntamente com Jorge Sousa, Pedro Proença é claramente o melhor arbitro português... Erra como todos os outros, mas em média erra bem menos que todos os outros...

    Nao deixa de ser paradigmático que quer Jorge Sousa, quer Proença sejam bastantes vezes criticados pelo benfica... Quando são claramente os arbitros mais respeitados no panorama internacional... Se calhar eles queriam o Duarte Gomes, o Bruno Paixão ou o João Ferreira, esses sim belos arbitros...

    Resumindo, as arbitragens já são uma desculpa tão esfarrapada que nem há grandes argumentos que a possam combater... Apenas mostrar os factos e a verdade como é feito neste blog... Depois basta ver as imagens para se concluir facilmente que se houve equipa prejudicada, foi o FC Porto em vários lances... FOMOS MELHORES E POR ISSO GANHÁMOS! Agora é continuar assim e vencer este campeonato!

    ResponderEliminar
  9. Miguel Monteiro05 março, 2012

    Caros Dragões,

    No sábado, enquanto via o telejornal da RTP, deparei-me com uma notícia engraçada. Pelos vistos mudou a empresa que determina o share de cada uma das emissoras e os resultados não agradaram à televisão do regime.
    E não é que aparece todo abespinhado o fdp do Nuno Santos a dizer o seguinte: “Não pode haver portugueses de primeira e portugueses de segunda (…) bom, mas quem tem a responsabilidade por prestar um serviço, tem que garantir que o presta junto de toda a população”.

    Óh meu grandessíssimo idiota!!!!!! E não é exactamente o contrário do que andas o fazer todos os dias quando tratas de assuntos relacionados com futebol?! É preciso relembrar-te que ainda há pouco tempo levaste um reparo da inútil “Alta autoridade para a comunicação social” aquando da (não) cobertura do prémio atribuído ao FCP no Dubai?! Pimenta no rabinho dos outros é refresco, não é!!!

    Se fosses director de uma canal privado, queria que fosses para o real car***. Mas não és! Para que saibas fdp, trabalho de Janeiro até Maio para pagar o salário a desonestos como tu, que em vez de prestarem um serviço público de qualidade, com isenção e imparcialidade, se prestam a uma vassalagem digna de países de terceiro mundo… Gajos como tu, deveriam ser tratados como eram os vilões no Far West – Alcatrão e penas!

    Entretanto, estes últimos dias tem sido só rir com as declarações do presidente da agremiação, do seu fantástico treinador e dos “comentadeiros” aziados do regime. Mas será que eles depois de tanto levarem na pá ainda não ganharam calo?!
    Quem os ouve falar parece que o Porto nem entrou em campo! Só se fala do senhor do apito e dos erros dos jogadores vestidos daquela cor inventada pelo “senhor das botas”. São como uns asnos… não aprendem mesmo…

    Entretanto, e uma vez que o nosso treinador não percebe puto de bola, não sabe motivar o balneário, nem tem unhas para treinar uma equipa como a nossa, só me resta dar os parabéns ao Bruxo de Fafe, o brilhante arquitecto desta vitória.

    Para finalizar, um desejo sincero de uma excelente reforma para o Libras. Pelo beijos e abraços que temos visto nos últimos tempos, entre ele e o nosso Grande Presidente, o Bi-Bota que se cuide! O menino Dragão de ouro ainda lhe tira o lugar como relações públicas do nosso clube…
    Andorinha que te guie, Libras! Andorinha que te guie!!!

    Siga a caravana!!!

    Um abraço a todos,
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  10. A memória é curta: na época 2006-2007 em 1 de Abril de 2007, Benfica 1 - FCP 1 no Estádio da Luz. Golo do Benfica aos 81 minutos. Livre de Simão e David Luiz cabeceia em fora de jogo para o poste, a bola bate em Lucho e entra na baliza do FCP.
    Árbitro Proença. Os aziados vermelhos não contestaram o beneficio. É preciso recuperar essa imagem e mostrar.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo,

    Pode-se acrescentar mais umas pérolas:

    slb 1 0 FC Porto em 09/10, o famoso jogo do túnel, o golo do slb é precedido de um claro fora-de-jogo… Também há imagens claras disso… Basta fazer uma rápida pesquisa pela net!

    slb 1 0 Braga em 08/09, o jogo em que David Luiz marcou um golo fora-de-jogo mais de 1 metro e que JJ, na altura treinador do Braga disse que ganhar na luz apenas na playstation…

    Académica 0 1 slb em 10/11, o jogo em que Saviola, com a mão e mais de um metro fora-de-jogo (num lance de livre) marcou o único golo do jogo.

    Gil Vicente 2 2 slb em 11/12, o jogo em que Nolito marcou em fora-de-jogo o 1º golo do slb…
    Feirense 1 2 slb em 11/12, o jogo em que foi anulado um golo ao Feirense por fora-de-jogo inexistente…

    No capítulo de foras-de-jogo há tantas histórias por contar…

    ResponderEliminar
  12. Silva Pereira06 março, 2012

    Caro Miguel Monteiro estou completamente de acordo consigo, no entanto eu acrescentaria o seguinte.
    O que está em causa nesta disputa é a distribuição das verbas (pagas palas entidades do cabo MEO, Zon, Clix, publicidade etc.). Se reparar os média da capital estão de acordo, (embora seja a RTP é a que faz mais barulho,percebe-se pq as subvenções/e taxas pagas por nós já nao podem aumentar), mas o que verdadeiramente querem é que o bolo continue a ser distribuído como até aqui i.e. não o seja distribuído por outos, como por exemplo PORTO CANAL.
    Isso para eles seria o inicio do fim veja-se o exemplo do caso Espanhol, quantos canais regionais existem.
    Enfim é mais um caso de Lisboa contra a provincia.

    Façam ouvir os vossos protestos, pois que chegará um dia que isto terá que mudar sem ser preciso aparecer um Marques de Sá da Bandeira.

    Cumprimentos e vejam o PORTO CANAL

    ResponderEliminar