09 março, 2012

Biba todos nós

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Esta tarde, tive a oportunidade e a honra, juntamente com o meu caro Antas, de falar um pouco no nosso novo canal sobre esta nossa casa a que chamamos BiBó PoRtO, carago!! A conversa acabou por tomar outro rumo, mas como estudei a minha lição, vou aproveitar para partilhar convosco alguns dados interessantes sobre este espaço que é de todos nós :)

Sabiam, por exemplo, que foi fundado no dia 25 de Maio de 2006, véspera do segundo aniversário de Gelsenkirchen? Sabiam que, ao longo desses 2114 dias de existência, foram publicados 5587 posts, o que dá uma média superior a dois posts e meio por dia? E sabiam que o bLuE bOy foi o único autor do blog durante quase um ano, altura em que a porta se foi progressivamente abrindo a um respeitável rol de fantásticos colaboradores? Actualmente somos 22, entre os quais quatro transmontanos e quatro residentes no distrito de Aveiro. O Grande Porto é a zona mais representada, com mais de 50% dos colaboradores. O Pedro Marques Lopes é o nosso único colaborador a Sul do Mondego, e o RCBC o colaborador geograficamente mais distante, com o Atlântico a separar-nos.

Do outro lado do ecrã, os números diferem um pouco. Dos nossos mais de 1500 visitantes únicos por dia, "apenas" 40% são do distrito do Porto. Os restantes 60% estão espalhados pelo resto do país - com Lisboa à cabeça, logo seguida de Braga e Aveiro - mas também além-fronteiras. França, Brasil, Suíça, Estados Unidos e Reino Unido encabeçam uma lista da qual fazem parte quase todos os países do mundo. É fácil perceber que se trata de países com uma comunidade numerosa de emigrantes portugueses (até porque o blog é em língua portuguesa), o que demonstra que o BiBó PoRtO tem cumprido aquela que é uma missão fundamental dos blogs Portistas: aproximar quem está longe da realidade e do dia-a-dia do seu clube do coração.

Para um clube da dimensão do FC Porto, é essencial poder contar com blogs como o BiBó PoRtO carago!! O clube tem a sua própria presença na Internet, é certo, mas é uma presença institucional, compreensivelmente mais comedida e formatada, para além de ser unidireccional: do clube para os adeptos e nada mais. Mas os adeptos querem participar! Os adeptos passam literalmente a semana inteira a pensar no clube, têm opiniões, têm ideias, têm críticas, elogios e sugestões e precisam de espaços onde possam partilhá-los e discuti-los. Os blogs cumprem esse propósito. E para o clube, além de passarem a imagem de uma massa adepta interessada e dinâmica, os blogs são uma extraordinária forma de acompanhar o pulsar e o sentir da comunidade. Um clube com visão não pode deixar de deitar um olho ao que os seus adeptos vão escrevendo e partilhando, até porque as discussões que vamos tendo não são ocas nem despropositadas e surgem de entre nós muitas ideias interessantes que o clube pode e deve aproveitar. Pensando num clube como a empresa ou a marca que é, os blogs são o sonho de qualquer director de marketing: espaços onde grupos de pessoas discutem constantemente - e gratuitamente - a sua marca e os seus produtos. Um focus group permanente!

Os blogs são ainda verdadeiros repositórios da memória colectiva do clube. Quer do passado remoto, anterior, em muitos casos, ao nascimento de todos nós (como tão bem exemplifica o Dragão Azul Forte, autor, neste mesmo espaço, daquela que é provavelmente a mais rigorosa e completa história do FCP alguma vez publicada), quer do passado recente. Cada post num blog é um registo da vida do clube naquele momento histórico. As crónicas do Lucho, as agendas do Pedro, os relatos dos jogos e deslocações do Tripeiro e tudo aquilo que cada um de nós aqui vai publicando é uma imagem daquilo que é o FC Porto na data da publicação. Se eu quiser saber o que se passava no FCP em Outubro de 2007, basta consultar o arquivo do blog. Antigamente ia-se vasculhar nos arquivos dos jornais, hoje vai-se com dois cliques ao arquivo de um blog. Que, além de muito mais prático e acessível, é muito mais genuíno, porque é redigido pelos próprios protagonistas e porque não é submetido a filtros de qualquer espécie.

Desde que os blogs se popularizaram em finais dos anos 90, já conheci, literalmente, centenas de blogs Portistas. Eu própria tive um. Restam agora algumas dezenas. Nos blogs, como em tudo, há uma selecção natural: só os melhores sobrevivem. Se calhar devia adiar este post para Maio, quando o BPc apagar seis velinhas, mas agora é tarde ;) Por tudo isto, por uma ainda curta mas já grandiosa história que despertou merecidamente a atenção do PORTO CANAL, tenho a dizer o seguinte: parabéns bLuE bOy, parabéns a todos os colaboradores, parabéns a todos os visitantes e parabéns a todos aqueles que fazem deste um local de excelência para se respirar FC Porto. Biba o BiBó PoRto carago, Carago!!

13 comentários:

  1. aqui está o vídeo do programa de ontem

    http://www.youtube.com/watch?v=bAvJiQfhNgk

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira09 março, 2012

    Parabens e bem hajam

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Enid e BiBo-PoRtO, na pessoa do Blue

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por este excelente espaço de discussão e de sabedoria Portista.

    Que nunca se cansem de levantar bem alto a bandeira azul e branca do FC Porto.

    Bibó porto carago!!!

    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Enid e ao Antas! Falaram claro e deram uma imagem bem concreta do que se trata neste "nosso" espaço!

    Obs - Antas, não sei como conseguiste manter a concentração com uma apresentadora daquela craveira! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns à Enid e ao Antas (então és tu... meu amigo malandro?!). Estiveram bem, muito bem. O vosso brilhantismo contrastou com o "cinzentismo" da apresentadora; ela não soube tirar de vós o muito "sumo" que ainda tinham par dar.

    Muito obrigado pela V/sensacional presença no PORTO CANAL. Foi um prazer conhecer os reais nomes da Enid e do Antas, carago!

    Abraço AZUL MUITO FORTE.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns aos dois. O Bibó Porto foi muito bem representado!
    O Antas esteve concentradíssimo ;)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns. Gostei muito, aliás como sempre que vejo malta do blogue, através do Porto Canal, na assistência aos jogos de pavilhão... e ontem em representação deste ilustre blogue. Ainda bem que no clube, desta feita por meio do canal televisivo próprio, começam no F. C. Porto a ter em devida conta a representatividade da blogosfera Portista.

    ResponderEliminar
  9. Boas,

    Muito bom !!! fico muito contente por voces !!!

    Ja agora se quiserem trocar links deixem um comentario no meu blog.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Excelente e muito honrosa a vossa presença no PORTO-CANAL! O Fred (Antas), com a sua voz de bagaço estava muito concentrado na Maria. A Fernanda (Enid), com um grande à-vontade e desenvoltura e um discurso objectivo esteve Fantástica. Parece que sempre trabalhou frente ás câmaras de TV.

    Abraço

    JC

    ResponderEliminar
  11. parabéns! ;)

    bibó (nosso) FC Porto, car@go!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  12. Faço parte dos mais de dois milhões que já vos visitaram.Bem hajam e muito obrigado.
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  13. Parabens e continuem assim!!!
    Grande blog!!!

    Cumps!!

    fcporto-avencerdesde-1893.blogspot.com

    ResponderEliminar