26 março, 2012

Se não querem ser Campeões, digam de uma vez por todas!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Paços Ferreira 1-1 FC Porto

Liga 2011/12, 24.ª jornada
25 de Março de 2012
Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira


Árbitro: Hugo Pacheco (Porto).
Assistentes: Alexandre Freitas e Paulo Vieira.
Quarto árbitro: Humberto Teixeira.

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Nuno Santos, Filipe Anunciação (cap.), Ricardo e Luisinho; André Leão, Vítor e Luiz Carlos; Alvarez, Michel e Melgarejo.
Substituições: Vítor por Josué (72m), Alvarez por Caetano (77m) e Michel por Cohene (90m+1).
Não utilizados: António Filipe, Christian e Michel Lugo.
Treinador: Henrique Calisto.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro; Defour, João Moutinho e Lucho; Hulk (cap.), Janko e James.
Substituições: Defour por Fernando (46m), Janko por Kléber (61m), por (66m) e Sapunaru por Varela (88m).
Não utilizados: Bracali, Mangala, Alex Sandro e Iturbe.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: Ricardo (47m, autogolo) e Melgarejo (79m).

Cartões amarelos: Luisinho (22m), Hulk (66m) e João Moutinho (74m).

Remetendo-me apenas e exclusivamente ao título que escolhi para esta crónica, digo desde já e mais uma vez que não queremos, não merecemos e não podemos ser campeões quando nos damos ao luxo de mais uma vez não conseguir aproveitar a oportunidade que nos deram para nos distanciarmos de um rival. Ainda para mais sabendo que para a semana há um Benfica x Braga e uma oportunidade de ouro de aumentar essa vantagem para a concorrência. Somos burros ou incapacitados?

Então foi feita a gestão a meio da semana, do meu ponto de vista bem, mas para quê? Não ganhámos na luz e também não ganhámos hoje! Quando devíamos estar mais motivados e concentrados, agarrados ao jogo não fomos capazes de o fazer! As oportunidades são para se fazerem golos e até podiam ter feito só um... sofrer daquela maneira é impensável, mas quando deixámos o jogo caminhar para a lentidão pusemo-nos a jeito.

E por favor, não me venham com desculpas do árbitro porque também eles se podem queixar de um penalty de Sapunaru não assinalado na 1ª parte.

Vamos ao jogo, hoje numa versão curta, que o fim-de-semana, para mim já vai longo e com poucas horas de sono.

Vítor Pereira, hoje esteve mal, antes, durante e no fim do jogo. Se Fernando foi para o banco é porque estava em condições, porque não foi lançado de início? A diferença foi notória e andámos novamente em incompatibilidades durante 45minutos com Moutinho a ser obrigado a pegar jogo muito recuado e fazendo falta em zonas próximas do último terço. Durante o jogo mexeu em Janko porque estava desgastado pelo muito que lutou e correu e falhou um golo inacreditável. Veio para fazer golos e hoje não fez num falhanço imperdoável de baliza aberta após grande trabalho de Hulk; mas não retirou Lucho quando devia, logo aos 65minutos quando era notória a incapacidade física do argentino que daqui para a frente se andou a arrastar em campo. Quando meteu Varela aos 87minutos, arriscou, tirou Sapunaru e tirou Hulk do local onde estava a ser perigoso e dar cabo da defesa pacense. Porquê?

Na 1ª parte pouco ou nada existimos em termos ofensivos, apenas quando Moutinho conseguia encontrar nos flancos a velocidade de Álvaro Pereira ou Hulk não tendo acontecido por muitas vezes. A 2ª parte foi diferente para muito melhor em termos de atitude e vontade em tentar chegar aos golos e mesmo assim não chegou.

Entrada forte e boa na 2ª metade com o golo a aparecer passados 2’ do reínicio, num óptimo trabalho de Hulk que conquista a linha de fundo, cruza e um desvio de Ricardo para a própria baliza abre o marcador para dar vantagem à nossa equipa! Parecia que estava feito o mais difícil e a partir daqui ora por Cássio que brilhou na baliza, ora por incapacidade em finalizar com qualidade algumas das oportunidades criadas, que jogadores deste nível não deviam desperdiçar, fomos dando ânimo ao adversário que aos poucos conseguia sair com algum perigo sempre procurando a velocidade de Michel e Melgarejo.

Já quando faltavam pouco mais de 10minutos para se jogar, passividade total da defesa azul e branca num canto e golo do paços por Melgarejo a cabecear completamente sozinho na pequena área. Mas a desconcentração foi de tal ordem que não só a passividade que custou caro, mas também se repararem bem, os posicionamentos estavam todos errados e a zona completamente mal feita. Não pode acontecer. Estava feito o empate e não mais conseguimos evitar a perda de mais 2 pontos.

Estamos agora à mercê do Braga que oportunidade de ouro para, em casa, somar 3 pontos e saltar para a liderança isolada da Liga.

Nós, já falhámos demasiadas vezes esta época e quando não podíamos falhar, voltámos a falhar. Eu tenho de acreditar sempre, até porque ainda estamos em 1º, pelo menos até amanhã, mas…

Notas positivas: Regresso de Fernando após lesão e boa capacidade de pressão na 2ª parte com capacidade e dinâmica a permitir criar lances de perigo.

Notas menos boas: Mais uma bola parada a ser determinante pela enésima vez esta temporada. Temos de ser fortes neste aspecto do jogo e não o estamos a ser.

Melhor em campo: Hulk. Hoje tentou de tudo e decidiu quase sempre bem, faltou o golo em alguns lances que devia ter concretizado.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "Não matámos o jogo"

"Tivemos vários oportunidades para fazer dois ou três golos e, como não matámos o jogo na altura certa, acabámos por sofrer. E ficou mais um penalty por assinalar a nosso favor. Mas, repito, tivemos oportunidades suficientes para vencer. A responsabilidade é minha, é nossa. O campeonato vai ser competitivo até ao fim."

Hulk: "Não soubemos aproveitar"

"Sabíamos que íamos enfrentar um adversário difícil. Infelizmente, não soubemos aproveitar as oportunidades que construímos. Não gosto de falar de arbitragens, até porque toda a gente erra, mas já é o segundo penalty em cima de mim que não é assinalado e ainda vejo o cartão amarelo. Vamos continuar a perseguir o objectivo de sermos campeões e sem nos preocuparmos com os outros. De certeza que vamos ser campeões."



RESUMO DO JOGO

33 comentários:

  1. Nunca mais acaba, esta merda de campeonato. A equipa está a esforçar-se por perder o campeonato. É o segundo jogo consecutivo que têm oportunidades para arrumar com o assunto, não o fazem e depois sofrem o empate ou perdem. Há falha de muita coisa ali.

    ResponderEliminar
  2. Não estamos em condições de ganhar um único jogo de forma fácil. Como sempre achei, ao contrário do que disse o VP, 4 médios e 6 extremos é sinal de equipa desequilibrada. O Lucho estoirou aos 60 minutos, sem ninguém no banco para o substituir e o nosso (des)treinador resolveu jogar com 10 colocando o Kleber pelo lugar do Janko que ainda ia segurando umas bolas. E que não me venham com as oportunidades de golo, porque o que conta são as bolas lá dentro. Faltam 6 jogos para o final e certamente vamos continuar a ter dissabores como este.

    ResponderEliminar
  3. SERÁ QUE O FC PORTO NÃO QUER GANHAR O CAMPEONATO?
    Não podíamos vacilar, não podíamos perder pontos. De modo nenhum. Mas perdemos. Tínhamos de aproveitar a oportunidade para nos distanciarmos. Assim… não sei.
    Anteontem rejubilei, hoje acabrunhei. Só me apetece fazer uma pergunta:
    SERÁ QUE O FC PORTO NÃO QUER GANHAR O CAMPEONATO?

    ResponderEliminar
  4. VP Rua Já! Domingos ao comando seis semanas mais cedo!

    ResponderEliminar
  5. Como trabalho four one four off, meti este dia como férias, com a esperança de ver o meu clube aproveitar a oportunidade de se distanciar do benfas, mais uma vez um desgosto,
    Estou de acordo com os vossos comentários, ora se o Fernando foi convocado era porque já estava em nas minimas condições de jogar,poderia não estar a 100% para jogar os 90 minutos, mas na minha opinião deveria jogar logo de inicio, pois sabemos que assim o João Moutinho fica limitado, o Lucho não tem, ou neste momento não o tem, pernas para os 90 minutos.
    Uma verdade, continuamos a dar meia parte aos adversários, depois sofremos os dissabores.
    E, na minha opinião logo que sofremos o golo,o VP deveria ter feito a substituição e não a três minutos para o final do jogo. Mais uma vez provou que não tem estaleca para treinar o F.C.Porto.

    saudações portistas

    ResponderEliminar
  6. caríssimas(os),

    a vossa é também a minha frustração.

    vamos «acarditar» que será possível.
    "ser Porto" também inclui desventuras como a de esta época ;)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. V.P. :Deixa de falar em árbitros e começa a explicar-nos o porque de esta perca de pontos sucessiva!

    FCPorto até à morte

    ResponderEliminar
  8. Pode não ser o único culpado mas é o principal.

    Estou farto daquele B U R R O que se diz treinador do FC POrto.


    B U R R O.
    Incompetente.

    ÉPoca de frustrações contínuas.

    ResponderEliminar
  9. Já que se fala que o André vai voltar, porque não mais cedo umas semanas?

    ResponderEliminar
  10. Pois hoje seremos (torcida) da briosa, a ver se algum dos nossos q lá militam nos faz um jeito de empatar e ficaria tudo na MESMA . Porque essa viagem q temos para Braga não me deixa dormir !
    Porto sempre , mas com mais juizinho nos atuais momentos de incertezas !!!

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos num vídeo de apanhados da RTP uma senhora de idade respondia à jornalista “eu sei lá se são os chieneses ou cara***”…

    Pois bem, eu digo agora o mesmo, eu sei lá se é o treinador ou cara***

    Eu sei lá se são os jogadores ou cara***

    Eu sei lá se é a SAD ou cara***

    O que eu sei é que assim não pode ser cara***!!!

    Um ano em que temos o à vontade de não ter mais nenhuma frente a não ser o campeonato, sem desculpas de cansaço e afins…

    Um ano em que o adversário directo nos dá abébias atrás de abébias…

    Um ano atípico, em anos “normais” já deveríamos ir lá trás pelo 3º lugar com a falta de consistência/qualidade de jogo que apresentamos semana após semana.

    Olho pró lado no café a ver os jogos e vejo portistas cabisbaixos e sem confiança na equipa, mesmo antes de entrar.

    Cumprimos e bem a nossa missão no estádio sem luz, a esta hora era pra estarmos prestes a ser campeões depois dos 2 empates do encornados, e o  que vemos? Vemos um malfica com os mesmos pontos, um braga a morder-nos os calcanhares, e logo à noite pode mesmo isolar-se… inacreditável!

    Como é possível ninguém meter mão nisto?! Os jogadores a deambular pelo campo, um meio-campo amorfo e o jogo a ser carrilado todo pelas alas, seja por Hulk (que liga “quase” sempre o complicómetro) e APereira. Ah, e alguém diga ao Lucho pra se deixar de tentar chapeuzinhos qdo se impõe um remate forte e directo?! Já na luza fez o mesmo, com o mesmo resultado.

    Não vejo a hora de acabar esta época, para reformular opções e meter mão no desvario, só queria era acabar em primeiro e isso já me começa a parecer demasiado ambicioso!

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. "Durante o jogo mexeu em Janko porque estava desgastado pelo muito que lutou e correu e falhou um golo inacreditável. Veio para fazer golos e hoje não fez num falhanço imperdoável de baliza aberta após grande trabalho de Hulk"

    Yanko, desde que chegou ao FC Porto não fez mais nada senão falhar e falhar. E vai continuar fazê-lo porque o lugar dele não é ali, numa equipa bi-campeã da Europa,onde só deveriam estar jogadores de futebol, ainda que não fossem tão altos como Rui Barros, por ex..

    Se em lugar do austríaco estivesse o mexicano do Paços, ou outro com valor suficiente, não teria saído da Mata Real sem marcar golos. Talvez ainda o vejamos fazer dois ou três quando o FC Porto estiver em dia de goleada...

    ResponderEliminar
  14. Um resultado igualmente frustrante e comprometedor para as aspirações do título, tal como já havia acontecido tantas vezes esta época, Coimbra, Barcelos, Rússia, Chipre, etc, etc… Mas em abono da verdade, um jogo com características algo diferentes desses jogos péssimos que acima referi…

    Desta feita, as minhas críticas não poderão dirigir-se à falta de empenho ou dedicação dos jogadores. Ao longo de 80m vi um FC Porto claramente superior, dominador, com mais posse de bola e criando várias ocasiões de golo… Na finalização tivemos muito mal é certo, mas a exibição de ontem não se pode comparar a outras bem piores que já tivemos… Pelo menos em minha opinião…

    Depois ao minuto 81 quando tudo parecia controlado, e depois de várias oportunidades de golo desperdiçadas, uma desconcentração num canto origina um empate que surgiu como um autêntico murro no estômago… Uma desconcentração impensável para uma equipa que luta para o título… Naqueles últimos 15m de jogo, o FCP não poderia jogar bonito, teria apenas de matar o ritmo de jogo, e ter uma concentração máxima em todos os pormenores do jogo… Não teve e foi punido por isso…

    Tento encontrar motivação para o que resta da época, mas já começa a ser difícil… Em condições normais já estaríamos com uma confortável vantagem sobre o 2º classificado e arrumaríamos o título facilmente… Mas não, insistimos em tornar competitiva essa liga…

    Sinceramente, só me lembro de uma vez termos desperdiçado tantas oportunidades dadas pelos adversários e de termos ganho o campeonato por apenas 1 ponto… Foi em 2006/2007 com Jesualdo onde também perdemos vários pontos estúpidos… Mas pelo menos aí, conseguimos na recta final superar as dificuldades e vencer o campeonato… E também nesse ano não atingimos níveis tão baixos como já o fizemos este ano…

    É que eu, e se calhar grande parte dos adeptos, não pedimos o céu, nem uma perfeição inatingível… Pedíamos apenas que a equipa fosse minimamente competente contra a Académica e contra o Paços de Ferreira… Será pedir muito? Eu penso que não…

    No entanto, por incrível que pareça, mesmo que o Braga ganhe logo, mantemos a dependência de nos próprios para sermos campeões… Ao fim ao cabo, o maior adversário do FC Porto tem sido ele próprio…

    ResponderEliminar
  15. "Hulk (que liga “quase” sempre o complicómetro)"

    Caro Dragon Soul,

    Discordo completamente que Hulk liga quase sempre o complicometro...

    Hulk não é, nem nunca será um jogador de equilibrios, de passar para o lado e para trás (geralmente este tipo de jogadores nunca complicam mas raramente resolvem)... Hulk é um jogador que arrisca o um contra um, e que procura resolver o jogo...

    Ontem, nao so esteve na jogada do golo como em todas as jogadas de perigo do FC Porto... Jogando e faqzendo jogar...

    Muito sinceramente, e acho que era bem que todos os portistas tivessem noção disso... Nao fosse Hulk e o FC Porto já nao estaria a lutar pelo título de campeão nacional seguramente...

    O que vejo sempre é um Hulk combativo, esforçado e decisivo nos golos que marca, nas assistências que faz e nos desequilibrios ofensivos que cria... Aliás, o comentador do jogo o Freitas Lobo que até percebe um pouco da coisa, disse mesmo que "Hulk pertence a um nivel muito diferente de todos os outros jogadores do FCP".

    E tenho a certeza que se todos os jogadores tivessem 1/10 da qualidade, do esforço e da capacidade comeptitiva de Hulk o FCP nao perderia tantos pontos...

    Já para nao falar nos números de Hulk...Basta consultar um qualquer site de estatisticas para verificar da importância do brasileiro...

    ResponderEliminar
  16. Uma grande verdade dita aqui pelo RCBC:
    "O maior adversário do FC Porto tem sido ele próprio…"

    É triste, não é?!

    ResponderEliminar
  17. RCBC, já dizia o outro, quando se quer implicar com a Amazónia vai-se sempre buscar uma árvore!

    De certeza que deves ter passado o olhos na oblíqua no meu comment e dps "olha, não concordo com isto".

    Então é assim, eu explico-te, e só me dou a esse trabalho, porque é para ti!

    A minha crítica fundamental é para o meio-campo, neste jogo, que me pareceu amorfo! Sem rasgos, sem nº10 a assumir as despesas, não para as alas, onde eu refiro que o jogo é sempre carrilado, ou seja, a equipa à falta de meio-campo produtivo vira-se para Hulk de um lado, e APereira (com mais qualidade que mtos extremos deste campeonato). Até aí tudo bem, não for-se dar o caso de ser previsível, e de todos os adversários já nos conhecerem a "manha"! Problema táctico do treinador? Problema de vício dos jogadores? Não sei, talvez o penteadinho do freitas bobo saiba!

    Voltando a Hulk, não acho que ontem tenha sido dos piores jogos dele, nem de longe nem de perto, também concordo que foi graças a ele que surgiram boa parte das oportunidades, o pprio golo (merecido, mas fortuito, batendo num jogador) nunca isso foi posto em causa, ele não tem culpa que janko falhe um golo de baliza aberta!

    Mas podia-te arranjar um belo par de jogadas em que Hulk tem 1 jogador pela frente e 2(!!) jogadores do paços a fazer a dobra, e Hulk em vez de fazer o passe, tenta o 1 para 3(!!)... pah, tenham santa paciência! Isso é de irritar qualquer um, pede-se objectividade, não complicação!

    É por isso que digo que liga "quase" sempre o complicómetro, o "quase" como deves imaginar não é utilizado por acaso, é utilizado porque eu sei que mtas vezes ele é o nosso abre-latas, noutras talvez seja o maior complicador de todos! E ser um desequilibrador não é motivo para ser complicadinho, podia-te falar no maior desequilibrador dos nossos tempos, e ias perceber que ele sabe mto bem quando partir para a finta ou quando libertar a bola!

    RCBC, vens falar do penteadinho do freitas bobo, que percebe "um bocadinho da coisa"? Pah, quero lá saber do penteadinho, o que ele diz, não me ensina nada de novo com certeza, que Hulk é um dos melhores do campeonato, senão o melhor?! Isso eu sei, digo e tenho mtas discussões por causa disso, mas normalmente contra... lampiões! Portanto não mistures a água com o azeite, uma coisa é fazer uma crítica, outra coisa é não admirar o jogador ou não lhe reconhecer qualidades! E talvez seja por gostar tanto de Hulk, que o critico com tanto à vontade!

    ResponderEliminar
  18. Ja tou é farto do V. Pereira, nao tem mao na équipa, nao sabe motivar os jogadores. Quando se tem tudo e mais alguma coisa para poder dar a golpada final neste campeonato so se complica. Tenham la paciencia mas assim nao da, equipa sem alma sem querer. Por amor de Deus venha alguem que pegue nisto e de a volta.

    ResponderEliminar
  19. FACTO:

    O Porto de VitOR pEReira em 40 jogos só ganhou 24, ou SEJA NÃO GANHOU 40% dos jogos.


    Com o orçamento mais alto de sempre se isto não é incompetência é o quê?



    40% DE JOGOS oficiais sem vitórias, é isto o POrto de VP.

    ResponderEliminar
  20. Como disse após a Académica, este ano, Nossa Senhora nos valha e proteja com a largura da sua graça. Porque de equipa e estratégia estamos entendidos desde há muito. Jesus continua a tentar ajudar mas só a Santa nos pode valer... só espero é que o "Salvador" do Sameiro nao se vá ficar a rir deste nosso orçamento record... amen

    ResponderEliminar
  21. O FACTO referido no comentário anterior é REALMENTE um facto...e ELOQUENTE!!! Mas...sendo um facto indesmentível, é-o para todos! Então não acham que a SAD portista, sabendo disso, em condições "normais", não faria NADA???!!!

    Aqui há gato...e não é pequeno!!!

    PS- O discurso de mau perdedor e desculpabilizador utilizado pela SAD, na T.da Liga é confrangedor!
    Sendo portista ETERNO, não me revejo minimamente nele!

    PPinto

    ResponderEliminar
  22. Falam do VP de ganhar só 40% dos jogos, de ter metido aquele, de ter tirado o outro, etc., mas esquecem-se q em Londres tb diziam o mesmo do 'traidor', e não é por isso q ele não é bom treinador. O problema q é isto começou mal, com uma pré-época cheia d jogadores contrariados e mimados. O VP tem culpa q o Ota, Rolando, Fucile, Guarin, Kleber, Varela, e mesmo o Álvaro Pereira e Fernando no início, jogam?? Esta época aproveita-se o Helton, Hulk, Maicon, James e Moutinho (aos contratados esta ano há q dar um desconto).

    ResponderEliminar
  23. Boas

    não querendo fazer de advogado do diabo, mas Robson teve domingos e yuran, Fernando Santos e Oliveira, tiveram Jardel, Mourinho o Derlei e o McCarthy, Adriense o Lisandro que sobrou para Jesualdo que ainda teve Falcão tal como AVB. A vitor pereira deram-lhe o walter, kleber e janko !!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  24. O que se passa com o nosso bem amado clube?...
    na minha opinião estamos apenas a passar por um ano menos bom, não é o primeiro e infelizmente não será o último;e digo isto porque nas raras ocasiões em que algo parecido acontece já sabemos que na época a seguir vamos fazer brilharete no campeonato taça e liga dos campeões.
    Não faz parte da minha personalidade individualizar prestações desportivas de jogadores e por isso falarei do VP.Um treinador que me faz lembrar o carlos queiroz,porque me parece um dos melhores do mundo a assistir o treinador principal mas sem capacidade para ser principal. Digo isto não pela forma que decorreu o campeonato durante a primeira volta (porque convem lembrar nas condições em que pegou na equipa,já no início da pré-época em que com a saída do treinador residente na altura não tenho dúvidas de que muitos jogadores tenham querido seguir-lhe as pisadas, assim teria sido se isto fosse a casa da maria joana e não houvesse cá um Pinto da costa para pôr ordem nas ideias desses meninos)mas sim como tudo se passou desde a abertura do mercado de transferências,a meio da época...com jogadores emprestados como o castro,sergio oliveira e o ukra era preciso ir ao mercado??!!!
    E por fim não nos esqueçamos que o VP não passou como treinador por clubes como a académica ou o Leiria para ter experiência de 1ª liga...praticamente foi do santa Clara para o FCPORTO...se analisarmos bem se calhar até está a fazer um trabalho razoável...imaginam se ele estivesse num clube com ambições mais limitadas como aqueles da 2ª ou 3ª circular se calhar já lhe chamariam de melhor do que o Mourinho ou o melhor treinador do mundo...aqui por enquanto é mesmo banal até prova em contrário. A única substituição de jeito que lhe vi fazer foi no palco das festas quando se lembrou de substituir o Rolando pelo James.

    Porto para sempre nos bons como nos menos bons momentos.

    ResponderEliminar
  25. Desde os 78m, andou a jogar pró lado e prá trás... mas isso sou eu que vejo mal! Deve ser!

    Quando o pior inimigo de nós, somos nós próprios, não há muito a fazer.

    Espanta-me é que com tanto jogo da MERDA que fazemos desde o inicio da época, com honrosas excepções, ainda conseguimos estar em primeiro. É obra, fodasse!!!

    Que campeonatozinho mais nivelado por baixo!!! Merda por merda, os outros ainda conseguem fazer pior.

    Mas até quando? Ainda vamos a tempo? Espero que sim, mas cada vez tá mais difícil de acreditar!!!

    Entre o "papel" (que entregaram ao líder dos SD antes do jogo começar) e a realidade, vai uma distância do caralho, é o que é!

    Lá no fundo, quem está sempre, são os mesmo de sempre, os Adeptos, das vitórias, das derrotas e dos empates... não os das "festas"!

    De conversa no papel, estilo filmes castelo lopes, está o mundo cheio.

    A vitória é apenas daqueles que acreditam... e aquela equipa, continua a não acreditar.

    Noutras alturas há mto que tinhamos resolvido a questão. Assim? Estamos a por-nos a jeito, no titulo, como já o fizemos em muitos jogos nesta época.

    Haja pachorra... e super-doses de fé e crença que ainda vai for nesta época!!!

    ResponderEliminar
  26. Rodolfo Reis, Treinador:
    "Não há atitude sem bola. Este FC Porto é demasiado passivo quando a bola está no adversário, não faz pressão para a recuperar e depois sai a jogar muito lentamente e dá tempo ao adversário para se colocar na defesa. Depois perdem a concentração com muita facilidade. Mas é essencialmente na falta de atitude desta equipa sem bola que me parece estar o problema. A atitude certa esteve nos jogos com o Benfica. A seguir deviam ter esmagado a Académica e convencido contra o Nacional, porque aquele resultado foi uma mentira. Mas é na atitude sem bola que está o problema desta equipa."

    ResponderEliminar
  27. Faltam 6 jogos para a equipa demonstrar que ainda quer ser campeã... Porque depende apenas de si para o ser...

    Mas é como digo, mesmo que sejamos campeões, não apaga o que de mau tem sido feito... Há muito a rectificar... Mas alerto para um ponto importante, é muito grave o FC Porto arriscar a não ida à champions... Porque aí alia-se o insucesso desportivo com a parte financeira... E aí estão reunidas as condições para o clube entrar numa fase tumultuosa jamais vista...

    Muito sinceramente não foi o jogo de Paços o que mais me chateou...Porque viu-se que havia vontade e o FC Porto só não ganhou aquele jogo porque mais uma vez falhou nas bolas paradas defensivas... 12 dos 17 golos sofridos pelo FC Porto foram de bola parada... Isto dá que pensar... E as bolas paradas exigem uma coisa muito simples: concentração! E se os jogadores não estão concentrados no jogo, devem estar a pensar noutras coisas... Se calhar noutros clubes que pagam mais que o FC Porto...

    Caro Dragon Soul,

    Longe de mim ter discordado de ti só porque sim... Nem li o teu comentário na oblíqua... Li o teu comentário com atenção porque também eu te tenho em elevada consideração... Mas sim, discordei (e ainda discordo) que tivesses falado no complicador do Hulk, num jogo em que ele mais que ninguém merecia ter vencido pelo que lutou... No resto estou esmagadoramente de acordo com o teu comentário, nomeadamente o meio-campo funcionar mal...Mas aí se calhar convinha que Lucho, muito bem pago, metesse mais o pé e corresse mais... Como por exemplo o Moutinho...

    ResponderEliminar
  28. Se calhar vou tarde, mas tinha de dizer isto.

    Donnie Darko, o Jesualdo teve o Falcao no último ano apenas. No seu primeiro ano teve o Postiga e o Adriano e depois em Janeiro lá lhe deram o Renteria. Uau! Fantástico!

    Vocês recordam-se que jogadores teve o Jesualdo para substituir o Pepe e o Anderson? Nada mais nada menos do que o Stepanov e o Leandro Lima. Deixou de ser campeão nesse ano? Não, e não só foi campeão como passou a fase de grupos da Champions.

    Se calhar ao Jesualdo tinha feito jeito ter dois laterais esquerdos como o Palito e o Alex naquela fase em que andou com Linos, Mareques e Benitez. Se calhar tinha-lhe dado jeito ter tido um defesa direito/médio interior como o Danilo em vez de ter apenas o Sapunaru e o Fucile (dispensado pelo senhor VP).

    Cada qual tem o direito à sua opinião, mas não acham que já chega de andarmos a procurar justificações sobre coisas misteriosas e ocultas que tanto podem estar correctas, como não terem cabimento nenhum? Não estará na altura de percebermos que tínhamos, quando começou a época, um plantel recheado de qualidade, que pecou claramente pela falta de pontas de lança, mas que também apresentou mais fortes outros sectores? Será que não é claro que Vítor Pereira não fez nada que mereça o crédito que alguns ainda lhe dão? Pode ser um pensamento demasiado simplista da minha parte, mas olhem que às vezes as soluções para os problemas estão de baixo do nosso nariz e de tão transparentes e objectivas até nos fazem complicar demasiado.

    E em relação à motivação dos jogadores queria dizer o seguinte: eu estou a terminar o meu mestrado na faculdade. Não estou a cima nem sou mais do que ninguém, mas orgulho-me de ser um bom aluno. No entanto, nas cadeiras em que os professores eram manifestamente incompetentes, a minha motivação e entusiasmo não eram os mesmos. Como tal, o meu rendimento e interesse também saíam afectados, até porque depois, na altura de dar as notas, sabia que a bitola dos ditos docentes era consentânea com a sua qualidade: baixa. Claro que nunca deixei de ir às aulas, de dar o que sabia, mas era daquelas alturas em que me apetecia fazer mil e uma coisas menos estar ali, isso não posso negar. Podem fazer com isto a analogia que quiserem, até porque decerto todos vocês na vossa vida profissional ou estudantil terão sentido o mesmo.

    Com os jogadores de futebol, a qualidade dos seus superiores hierárquicos também influencia, e de que maneira. Não quero com isto desculpabilizar algum desleixo ou profissionalismo que tenha havido, mas parece-me um erro e, pior, uma injustiça tremendos pôr o ónus das culpas nos jogadores de uma maneira geral. Sim, porque se é indesmentível que em Portugal, para muitas pessoas, os treinadores são os culpados de tudo, também há outras tantas para as quais estes nunca têm culpas de nada e, quando não ganham, é porque nunca lhes são dadas condições. A título irónico, um treinador que anda, desde 1991, à procura de condições chama-se Carlos Queiroz.

    Por fim, gostaria só de dizer algo em relação ao comentário do RCBC. Estou totalmente de acordo com ele. O Porto precisa da Champions como do pão para a boca. Mas chegar apenas à fase de grupos é curto. É necessário que, na próxima época, alcancemos os oitavos e alguém acredita piamente nesta possibilidade com Vítor Pereira ao comando?

    Agora, e para finalizar, há duas coisas que são certas: é com Vítor Pereira que temos de ser campeões este ano e este é tão culpado como aquele, ou aqueles, que lá o mantêm.

    ResponderEliminar
  29. Duarte,

    Também eu concordo que é necessário ser campeão com VP, ou com o Joaquim da Esquina...

    Mas não existe, nem pouco mais ou menos, a noção do que uma possível não ida do FC Porto à liga dos campeões pode implicar...

    Eu estou muito preocupado com o actual momento da equipa e com, admito, um treinador que tem cada vez menos margem de manobra... Mas estou ainda mais preocupado em que aconteça um desastre em termos classificativos, que seria ficarmos em 3º...

    ResponderEliminar
  30. Não posso deixar de manifestar aqui o grande apreço pelo extraordinário comentário do Duarte. Sem menosprezo para outros amigos e adeptos portistas, tenho que afirmar que neste apontamento está, de uma forma condensada mas brilhante, tudo o que se pode e deve dizer sobre a época do futebol. O discernimento, a obrigação que temos de ver com clareza as incidências da vida do nosso clube, sem subterfúgios ou paixões que condicionam o raciocínio, estão espelhados neste excelente texto. Ele contém ideias que, de modo algum, eu conseguiria expressar. Muito bem, amigo Duarte. Muito obrigado. O seu texto ajudará a fazer a história desta difícil e penosa época para todos os portistas. Obrigado. Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Muito obrigado pelos elogios, Dragão Azul Forte.

    Este meu comentário traduz a minha opinião, que dificilmente se alterará um milímetro até ao final da época, com ou sem a vitória na Liga. Só espero é, daqui a uns tempos, poder relê-lo com a barriga cheia, o que mesmo assim, repito, não alterará uma virgula ao que escrevi.

    Não tem nada que agradecer. O FC Porto é a paixão da minha vida. A minha opinião vale por si - o que não é dizer muito -, mas não vale de certeza mais do que todos os outros portistas pensam. Como todos nós, só quero ajudar o meu clube e se os meus comentários, neste ou noutro espaço, ajudam a estabelecer opiniões, mesmo que dissonantes, ou vão ao encontro do que outros adeptos (como o DAF) pensam, então posso dizer que já ganhei o dia (e afinal não fui tarde).

    Um abraço e, mais uma vez, obrigado pelas suas palavras.

    ResponderEliminar
  32. Estou plenamente de acordo com que o Duarte escreveu, e mais duvido que os responsáveis da SAD, na eventualidade sermos campeões,venham a substituir o VP para a próxima época, o que, no meu ponto de vista seria um desastre.

    saudações portistas

    ResponderEliminar