11 março, 2012

Preguiçosos na liderança

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 1-1 Académica

Liga 2011/12, 22ª jornada
10 de Março de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.019 espectadores


Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Assistentes: Sérgio Serrão e Nelson Moniz.
Quarto árbitro: Luís Ferreira.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Lucho; Hulk (cap.), Janko e James.
Substituições: Fernando por Defour (37m), Sapunaru por Djalma (53m) e Rolando por Kléber (61m).
Não utilizados: Bracali, Cristian Rodíguez, Alex Sandro e Otamendi.
Treinador: Vítor Pereira.

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Pape Sow, Reiner e Nivaldo; Diogo Melo, Adrien e David Simão; Saulo, Edinho e Diogo Valente.
Substituições: David Simão por Danilo (65m), Diogo Valente por Magique (76m) e Saulo por João Dias (94m).
Não utilizados: Ricardo, Hugo Morais, Rui Miguel e Marinho.
Treinador: Pedro Emanuel.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores: Edinho (39m) e Hulk (90m+2, pen.).

Cartões amarelos: Rolando (20m), Saulo (28m), Fernando (28m), Diogo Melo (51m), Hulk (56m), Pape Sow (60m e 90m), James (64m), Nivaldo (73m) e Alvaro (90m+7).

Cartões vermelhos: Pape Sow (90m).

Depois da eliminação na Taça de Portugal, a Académica voltou a complicar a vida ao FC Porto, desta vez para o campeonato. O empate foi um mal menor para os portistas que estiveram a perder desde os 39 minutos até aos 90.

Vítor Pereira estreou um novo tridente ofensivo, colocando desde o início o colombiano James, o ponta-de-lança Janko e o brasileiro Hulk. Sapunaru foi a outra novidade, na defesa, dos azuis e brancos.

A primeira parte do FC Porto foi pautada pela desconcentração, originando inúmeras perdas de bola, principalmente no meio-campo. Esta falta de atenção obrigou Vítor Pereira a mudar na equipa logo aos 37 minutos, tirando do campo Fernando e colocando o belga Defour.

A Académica de Coimbra, que se tem mostrado muito irregular esta temporada, mostrou que quando quer é capaz de destabilizar qualquer equipa, nomeadamente os grandes, depois de ter provocado a eliminação deste mesmo FC Porto da Taça de Portugal e ter empatado recentemente com o benfica em Coimbra no campeonato.

Os Estudantes, orientados por Pedro Emanuel, chegaram aos golo aos 39 minutos, num cruzamento de Saulo e Edinho a aparecer e cabecear para o fundo das redes. A defesa portista limitou-se a ver os jogadores da Coimbra a marcar no Estádio do Dragão.

A Académica foi para o intervalo a vencer por 0-1.

Os Dragões entraram mais agressivos na segunda parte, tentado reverter o resultado negativo em casa. O treinador dos azuis e brancos colocou toda a “carne no assador” fazendo sair os defesas Sapunaru e Rolando para os lugares dos avançados Djalma e Kléber.

A etapa complementar ficou ainda marcada por dois cartões amarelos mostrados a Hulk (56’) e James (64’) por alegadas simulações de grande penalidade. As decisões do árbitro Marco Ferreira foram recebidas com uma “chuva” de assobios dos 36 mil adeptos no Estádio do Dragão.

Até ao final do encontro, o FC Porto não se rendeu e só a grande penalidade assinalada por Marco Ferreira salvou o FC Porto de sair do Estádio do Dragão com um desaire maior. Pape Sow colocou a mão na bola dentro da grande área e foi expulso. Na conversão, Hulk não falhou e empatou a partida no tempo extra.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

Na sala de imprensa, após o empate com a Académica que mantém o FC Porto na primeira posição da Liga, o treinador Vítor Pereira deu a cara pelos erros da equipa, distinguindo ainda na exibição e no desfecho uma lição evidente: desempenhos como o que acabara de assistir não são repetir.

Incapacidade
“O FC Porto não ganhou porque não foi capaz, não foi competente. Demos 45 minutos de vantagem à Académica e, na segunda parte, acabámos por jogar no risco total para chegarmos ao empate. Não podemos entrar em mais nenhum jogo com esta falta de agressividade e sem capacidade para resolver as dificuldades colocadas.”

Alma sem discernimento
“Há mérito da Académica, que defendeu bem e contra-atacou com propósito. Precisávamos de jogar com outro ritmo e uma maior agressividade defensiva no momento da saída do contra-ataque da Académica. A segunda parte foi diferente, passámos a jogar apenas com três defesas e no risco total. Passámos a criar situações de golo, mas com alma, não com o discernimento que se exigia.”

Pôr-se a jeito
“Do meu ponto de vista, o lance do Hulk é penalty e houve um outro lance do Hulk, em que ele não estava em fora do jogo, que nos poderia dar um golo. Mas a verdade é que também nos pusemos muito a jeito…”

Lição
“O árbitro teve um ou outro erro, mas nós também temos que assumir os nossos. É para isso que aqui estou. Que nos sirva de lição para jogos futuros.”



RESUMO DO JOGO

18 comentários:

  1. Silva Pereira10 março, 2012

    O que eu temia está a confirmar-se.
    VP voltou ao messmo com eu escrevi após o jogo da luz.
    jogadores abulicos (mais uma vez álvaro Pereira não dá uma para caixa, não entendo os elogios que lhe fazem.
    Hulk a olhar para o seu umbigo, JM só quer tirar influência ao único jogador que diquelibra James.
    Quando vejo o Casttro no Sporting de Gijon 8grande golo), fico seem perceber porque se dispensou, ele sim um jogador à Porto.
    Este VP parece que anestesia os jogadores, e perante (mais uma) arbitragem tendenciosa, qd é que ele vai perceber que o Porrto tem que entrar contudo, até parece que estão a fazer um frete.
    Isto vai ser a sofrer até ao limite.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Só me apetece dizer 3 coisas:

    1 - PORRA!

    2 - Que interessa ganhar aos encornados ou a mais alguém se não conseguimos ganhar em casa a uma equipa do fundo da tabela...?

    3 - Não é desculpa, mas no amarelo (?) mostrado a Hulk há mesmo penalti.

    E quero dizer mais isto: porra, porra, porra...

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira10 março, 2012

    Confirmou-se o que temia.
    Este filme já é um clássico, um treinador sem carisma, confirmou que jogou desesperado na luz, pelas palvras do presidente. Um james que só jogam para ele (principalmente JM) qd o Porto está em desvantagem.
    Não entendo pq JM marca as bolas paradas (eficácia zero), as únicas lances de bola parada perigosas são marcadas pelo James.
    E por fim jogamos 10 contra 14, isto é 11 (académica) + 1 (Álvaro Pereira) e mais um trio de arbitragem.

    E por fim mais um comentador faccioso.

    A minha esperança é que o louro dos mouros, continue a espicaçar os jogadores do Porto.

    ResponderEliminar
  5. Não há pachorra para esta equipa técnica!
    Será que durante a semana preparam ou treinam alguma coisa?
    Tanta falta de entrosamento, tantos passes falhados e tanta trapalhada não é normal numa equipa que está a 8 jornadas de acabar a liga.
    Não vale a pena discutir o eventual penalti não marcado, parece que esquecemos a nossa vitória da semana passada....

    ResponderEliminar
  6. Depois do jogo da semana passada pensei que isto fosse mudar, mas afinal continua a mesma pobreza... RUA VP!

    ResponderEliminar
  7. Que a epoca chegue rapido ao fim.
    Vitor pereira das me pena a treinar o fcp. Contigo so jogamos para o lado e mal.
    Ou mt me engano mas nem o campeonato vem para nos. Que equipa sem alma guerreira, e ainda queriam ter 40 mil no estadio??.

    Este treinador ja nos fez perder mts milhoes e continua a fazer nos perder dinheiro.

    ResponderEliminar
  8. caríssimas(os),

    "ser Porto" é termos um estado de alma capaz de suplantar emoções, como a de esta noite - em que esbanjámos dois pontos por culpa própria (e com uma ajudinha do árbitro) -, de mantermos a nossa cabeça bem erguida, de apresentarmos o nosso melhor sorriso às provocações - que já se (pres)sentem - e de prosseguirmos com o espírito crente (e ciente) de que, no final, venceremos!

    "ser Porto" é, nesta altura de aperto e por muitas divergências que tenhamos para com quem lidera o nosso clube do coração, sermos capazes de o apoiar incondicionalmente, remando (com todos) para um mesmo lado, numa mesma direcção e com um fito comum: a conquista do campeonato nacional!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. chega a ser desesperante como se passam partes consecutivas de jogos do 8 ao 80 e vice-versa... e não parece haver forma de alterar esta irritante época de bochechos.

    vou acreditar, continuo a acreditar e só desistirei se a "matemática" me vier a provar o contrário, mas que é preciso ter estômago, é, fo****!!!

    ResponderEliminar
  10. Honestamente não sei se hei-de apontar o dedo ao treinador neste jogo. De inicio colocou a equipa que 90% dos portistas diria que era a mais forte (eu pessoalmente preferia o Alex na esquerda porque este Álvaro, meu Deus... e se calhar sou meio ingénuo, mas em jogos em casa para ganhar porque não começar logo com o Djalma que até parece ser uma mais-valia a lateral e acaba sempre por entrar no decorrer da partida?). Depois mexeu bem ao meter o Defour (que remedio). Teve bem a meter o Djalma e arriscou tudo com o Kleber, e bem na minha opinião.
    Será que tem culpa de a equipa entrar ou não motivada? Talvez. Agora, os jogadores têm demasiada culpa no cartório. Não entendo o que se passou naquela 1a parte. Só há motivação para jogar com os vermelhos? Honrar a camisola em cada jogo deveria ser a máxima, mas não! Até começámos com ideias e futebol bem jogado, mas foi fogo de vista. Uma parte para o adversário e um tiro no próprio pé com uma marcação extremamente deficiente no lance do golo. Cheguei a dizer "bem-feito a ver se acordam" tal a frustração. É que éramos líderes e vínhamos avisados que o Braga venceu! Enfim... Há que retirar o positivo, uma boa 2a parte e um VP que parece que finalmente acerta nas substituições. Ainda assim, falta como já disse alguém aquele carisma que estando no banco seja capaz de dar um par de berros que ponha em sentido toda a equipa, desde o GR até ao PL.

    De qualquer forma, é o que eu digo, se a jogar mal como esta época, continuamos em primeiros, epa, PORTO É PORTO! Saudações de mais um portista e parabéns pelo bom trabalho! SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Como é possível passar do 800 ao 8 em tão curto espaço de tempo??? Dass...

    ResponderEliminar
  12. Rui Morais11 março, 2012

    Muito desapontado com o que aconteceu. Não percebo que raio de jogo foi aquele na 1ª parte, futebol não foi de certeza.
    Renuncia total ao jogo. Não percebo o porquê de acontecer tanta apatia e renuncia .

    Não é possível discutir opções nem tácticas num cenário destes.

    Vítor Pereira é o treinador e claro que terá responsabilidade nestas entradas , mas pelo seu discurso ele também não percebe o porquê de acontecer.

    Se os jogadores do Porto não estão com vontade de vencer o título, há equipas que tem essa vontade e muita , uma delas está a 1 ponto do Porto.

    Vítor Pereira é o Réu porque o tem sido desde o inicio da época, mas existe muita responsabilidades do jogadores. Faltam 8 jornadas, estamos à frente não é preciso treinador para haver atitude , motivação e crer na procura da vitória.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  13. A verdade é que o jogo da semana passada com o Benfica foi a exceção, e não este. Se repararmos, nos jogos em casa, com Leiria, Feirense e Académica, as primeiras partes foram jogadas de forma abúlica e sem vontade. Contra as duas primeiras equipas, mais fracas, as coisas resolveram-se bem na segunda parte até porque ficaram reduzidas a 10. Já com a Académica, com melhor organização defensiva e ofensiva só com o penalti foi possível amenizar o resultado. Infelizmente, apesar de não gostar do Jorge Jesus como pessoa, e detestar o Benfica, tenho que admitir que quando estes entram em campo, sobretudo em casa, vão para cima do adversário e não descansam até marcar 1, 2 ou 3 golos, ao contrário dos nossos que jogam para ir resolvendo a partida ao longo dos 90 minutos. Foi sempre assim desde o inicio do campeonato, e foi assim que empatámos com Feirense e Olhanense a 0 (o resultado diz tudo) e agora com a Académica a 1. E desenganemo-nos se acharmos que a partir de agora as coisas vão mudar. Vão continuar na mesma e não me parece que o nosso treinador consiga alterar a situação, pois não sinto nele carisma para tal. Depois há a questão do plantel, nitidamente desequilibrado, com 4 médios, 6 (!!!) extremos e apenas 2 pontas de lança. Para além disso, a defesa cada vez abre mais buracos e o Rolando é o elo mais fraco. Veja-se o golo da Académica. Gostava de pensar que o jogo de ontem foi um mero desvio de percurso, mas não me parece tendo em conta os sinais de outros jogos. De qualquer forma, ainda temos 1 ponto de vantagem. Esperemos que não seja esbanjado como ontem...

    Afonso Rodrigues

    ResponderEliminar
  14. Afinal, só jogamos bem contra o 5L3. Parecemos um clube menor que apenas arranja estimulo quando joga contra clubes rivais.

    Assim dificilmente poderemos augurar a possibilidade de virmos a ser bi.

    VP não serve, ponto final. O modo como alguns BURROS, pagos a peso de ouro, reagem durante o jogo ou quando são substituídos, diz bem o ambiente que deverá ter aquele balneário.

    Se nada for feito depois desta época, no que diz respeito ao treinador, mesmo que sejamos campeões, temo a debandada de muitos adeptos e isso só nos vai torna menos fortes e em épocas de crise social, podem ser fatais

    Ontem gostei de te ver exaltado com o Rolando, o tipo mereceu o NOSSO apupo, apesar de ser contra a maioria dos assobios a jogadores

    Se eu não aparecer no meu lugar nas próximas 1ª partes, é pq só vou fazer a entrada após o intervalo, estes tipos não estão a merecer muito mais

    Por aqui me fico Paulinho e amigos

    sou o tipo do 0-0 ao intervalo ;-)

    abraço

    ResponderEliminar
  15. Decididamente O Porto desta época não convence! É uma equipa intermitente, capaz do melhor e do pior. Falta-lhe personalidade e estaleca de campeão.

    Desta forma, vai colocar os adeptos com o coração nas mãos. Foi exactamente o que aconteceu na noite de ontem. Equipa com atitude displicente, sem inspiração e sem raça. Os jogadores nucleares estiveram todos em simultânea ausência e quando assim é, pouco ou nada há a fazer.

    Se os processos ofensivos foram afectados por esse eclipse, os defensivos não dispensaram as abébias habituais, com Rolando como principal responsável pelo golo sofrido.

    Enfim, quem assim joga não pode aspirar a ser campeão.

    Depois de alguma esperança, renascida na semana passada, a desconfiança volta a pairar.

    Esta equipa é imprópria para cardíacos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Off the topic: (no meu blog)

    Futebol: Treinador com prestígio precisa-se no FC Porto

    FC Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  17. Bastou perder 2 pontos para os anti VP voltarem a rejubilar. Então o homem meteu o james a titular, meteu o Sapunaru a defesa direito, como queriam 95% dos portistas e agora a culpa também é dele? Se ganhassemos o mérito era do James, como perdemos o culpado é o VP.
    Jogos do James a titular:
    FC Porto 1-1 Académica;
    Manchester City 4-0 FC Porto;
    FC Porto 1-2 Manchester City;
    Gil Vicente 3-1 FC Porto;
    FC Porto 0-0 Zenit;
    Olhanense 0-0 FC Porto;
    FC Porto 1-1 APOEL;
    Zenit 3-1 FC Porto;
    Feirense 0-0 FC Porto

    É bom jogador mas tem que saber jogar duramte 90 min e não só durante 20 ou 30 min.

    ResponderEliminar
  18. Que tristeza de futebol praticado pelo meu clube, naquela 1ª parte.
    Esta equipa está sem garra, e, estou de acordo com o que dizem aqui, só se excedem quando jogam contra os mouros.
    Culpas? jogadores (sem brio, sem amor a camisola, e só pensando em mudar para outros clubes de maior dimensão), Treinador (Sem perfil para liderar um clube como o Porto)Sr Pinto da Costa (Que desde o principio, viu que com este treinador não iríamos a lado nenhum, a contratação tardia de um PL, quando sabia que o VP não contaria com o Valter, enfim na minha opinião pessoal, está na hora da mudança).
    Haja fé, somos Porto

    ResponderEliminar