21 março, 2012

Gestão em jogo de tripla gera derrota!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

sl benfica 3-2 FC Porto

Taça da Liga, meias-finais
20 de Março de 2012
Estádio da Luz, em Lisboa


Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva.
Quarto árbitro: Rui Costa.

benfica: Eduardo; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Capdevila; Javi García, Witsel e Bruno César; Aimar, Nolito e Nélson Oliveira.
Substituições: Bruno César por Gaitán (56m), Nélson Oliveira por Cardozo (66m) e Aimar por Saviola (73m).
Não utilizados: Artur, Matic, Miguel Vítor e Luís Martins.
Treinador: Jorge Jesus.

FC PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Mangala e Alex Sandro; João Moutinho, Defour e Lucho; Hulk, Kléber e Alvaro.
Substituições: Lucho por James (63m), Kléber por Janko (72m) e Alex Sandro por Iturbe (85m).
Não utilizados: Kadú, Maicon, Otamendi e Varela.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 2-2.

Marcadores: Maxi Pereira (4m), Lucho (8m), Mangala (17m), Nolito (42m), Cardozo (77m).

Cartão amarelo: Alex Sandro (23m), Mangala (41m), Javi García (70m), Luisão (75m), Witsel (80m), Nolito (87m), Capdevila (88m), Alvaro (90m+1).

“O Porto desta época, que parece talhado para os grandes jogos, desafios importantes, tem sido assim ao longo desta época, nem sempre com melhor resultado no final dos jogos, mas a personalidade da equipa a estender-se até topo quando precisamos de mostrar quem somos.”

Transcrevo exactamente aquilo com que comecei a crónica do jogo do campeonato que acabámos por vencer na Luz há poucas semanas. E novamente se nota de forma clara isto… entre estes 2 jogos no Salão de Festas, exibição paupérrima com a Académica que nos custou a perda de 2 pontos e sofrível com o Nacional que chegou para somar 3 pontos. Ora no jogo novamente na Luz, desta vez para a Taça da Liga, numa competição prontamente antecipada como secundária e não prioritária, a equipa não parecia a mesma dos 2 jogos anteriores.

A ATITUDE DEMONSTRA-SE EM TODOS OS JOGOS, TODOS SÃO DEMASIADAMENTE IMPORTANTES E EM TODOS ELES ESTÃO A REPRESENTAR UM CLUBE QUE VOS MERECE RESPEITO! OU SERÁ QUE OS ADVERSÁRIOS DEVEM PASSAR A TER NA CAMISOLA O SÍMBOLO DO BENFICA, BARCELONA, REAL, MANCHESTER’s ?!?!?

Sobre o jogo várias alterações, umas forçadas, outras para gerir esforço para a prioridade da época e outras por opção. O Porto entra mal no jogo e logo aos 3minutos, um erro individual de Mangala (de entre tantos na partida – pior em campo), a oferecer a bola a Bruno César que combina com Maxi e no movimento de ruptura remata forte para bater Bracali. Podia-se pensar que ia ser uma noite má da equipa, por tudo o que foi dito por ela e esta entrada má no jogo. No entanto o melhor Porto, aquele talhado para grandes desafios, veio à tona e pegou no jogo, agarrou-se à sua melhor qualidade de jogo, superior ao adversário e começou a criar perigo. Os golos chegariam rapidamente, o primeiro por Lucho, com alguma sorte a bola a tabelar no defesa encarnado e a trair Eduardo, aos 8’ e por Mangala numa bola parada superiormente marcada por Moutinho, aos 17’.

Até aos 30minutos a nossa equipa mandou no encontro e criou mais uma outra oportunidade de golo que poderia e deveria ter sido melhor aproveitada. Com um meio-campo forte, a recuperar todas as 2ªs bolas garantiam estabilidade no jogo portista.

Até ao intervalo baixámos o ritmo do jogo e o benfica começou a procurar jogar mais perto da nossa área. Na sequência de bolas paradas, tivemos alguma sorte com o benfica a enviar 3 bolas nos ferros. E foi numa das muitas bolas paradas que acabaram por fazer o empate aos 41minutos, através de Nolito numa falha da defesa azul e branca.

Para a 2ª metade nada de novo nas equipas, muito menos no jogo. Aliás o registo foi mais próximo do que foi grande parte da 1ª parte em virtude daquele que terminou. O Porto a querer e ter mais bola e a conseguir dominar o jogo até ao último terço do campo. Faltou-nos capacidade de decisão nestas zonas do terreno para criar perigo. O Benfica tentava em saídas rápidas e transições fortes chegar perto do golo, mas raramente conseguia sair com qualidade. O ritmo imposto não foi igual aos primeiros 45minutos, o que fazia crer que ou seria resolvido num erro individual ou então numa bola parada. Se assim não fosse tudo apontava para a resolução do vencedor da eliminatória através das grandes penalidades.

Começou a dança das substituições e a 1ª foi a saída de Lucho que até estava bem no jogo (compreendo apenas pela gestão que tem de ser dada ao meio-campo) e entrada de James. Esta alteração em termos práticos nada de novo trouxe ao jogo, com o colombiano a não repetir a exibição do jogo anterior na Luz. Pouco depois foi a troca de Kléber por Janko, algo desgastado pela pressão exercida pelo brasileiro.

O lance que decide o jogo decorre aos 77 minutos, quando Cardozo recebe de costas na linha de meio-campo, roda sobre Mangala, entrega no espaço interior e Mangala demora a reagir e a perceber que o paraguaio ia receber a bola nas suas costas e isolado rematou para o poste mais próximo que deveria ter sido melhor resguardado por Bracali. A partir deste momento seria difícil voltar a entrar na discussão do resultado, com pouco tempo para jogar e tal não aconteceu.

O Porto perde o jogo numa grande partida de futebol, com duas equipas descomplexadas pela competição que se jogava e mais uma vez com 5 golos, numa completa inversão do resultado do campeonato, até no evoluir do marcador.

E perdemos este jogo porque não temos soluções para o meio-campo! Erro? De quem foi buscar um médio e deitou fora 3! Ou achavam que em 5 meses de competição não iam existir lesões ou castigos? Erro primário que fui rezando para que não se notasse e agora sem Fernando temos o meio-campo reduzido a 3 elementos mais James que poderá ser solução mas não sempre.

E agora mensagem para os jogadores, mais uma…

LEMBREM-SE QUE NÃO TÊM MAIS NADA A DEFENDER E POR QUE LUTAR A NÃO SER O CAMPEONATO! SE O ANO PASSADO GANHARAM TUDO, ESTE ANO NÃO QUEIRAM FICAR SEM NADA… NINGUÉM, NINGUÉM SE LEMBRARÁ DE VOCÊS SE NÃO O CONQUISTAREM! E OS MAIORES CULPADOS SE ISSO ACONTECER SERÃO VOCÊS PELA FALTA DE ATITUDE E DE VONTADE DEMONSTRADA EM MUITOS JOGOS!

ATÉ FINAL, SÃO 7 JOGOS QUE TÊM DE DEMONSTRAR QUE QUEREM SER CAMPEÕES, PORQUE TODOS QUEREMOS, PORTISTAS, E VOCÊS

Notas positivas: Marcar 2 golos na luz; dar a volta e atitude da equipa.

Notas menos boas: Erros individuais que fizeram o vencedor da partida.

Melhor em campo: Moutinho.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

"Procuramos fazer a gestão possível, no meio-campo estamos com alguns problemas, procuramos gerir e foi isso que fizemos. O Lucho precisa de descansar, mas isso é uma questão menor.
Bom jogo, podia ter dado para o nosso lado, deu para o outro, há que continuar a trabalhar.
O nosso grande objectivo é o Paços de Ferreira. Isso sim, é o nosso grande objectivo da época, vencer o campeonato.
Registamos o bom jogo que fizemos, pena o resultado, que não foi o que queríamos".

João Moutinho

"Fizemos excelente jogo, criámos algumas oportunidades, mas infelizmente no futebol passam-se também outras coisas, o adversário também está em jogo.
Esta competição não era prioritária, vamos concentrar-nos no campeonato que é o nosso grande objectivo.
Infelizmente, às vezez as coisas não são como nos queremos e não conseguimos vencer.
Começamos a perder, soubemos dar a volta ao resultado, na segunda parte entramos com bom ritmo, com bom futebol, mas o Benfica conseguiu marcar mais golos".



RESUMO DO JOGO

14 comentários:

  1. Hoje evoco outros.
    Manuel Vila Pouca – “Saímos pela porta da frente”; saímos sim senhor, Amigo. A roleta não rolou para o lado certo, mas podia ter rolado. Que se lixe o caneco!...

    João Moutinho – “O FC Porto fez o suficiente para voltar a vencer na Luz. Fizemos um excelente jogo, criámos várias oportunidades para conseguir vencer, mas infelizmente no futebol às vezes não vence a equipa que merece. Não saímos daqui com a vitória que nos levaria para a final que queríamos ganhar, mas também sabemos que esta competição não era prioritária para o FC Porto. Agora vamos pensar exclusivamente no campeonato, que é o nosso grande objectivo”.

    Termino com lugares comuns mas que todos apoiarão: temos que fazer tudo para continuar a ganhar jogos e, no fim, conquistar o Campeonato. Não podemos dar tiros nos pés; podemos e devemos fazer cada jogo como se fosse uma final da vida de cada jogador.

    Abraço. BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. a sério, a sério mesmo, estou de tal modo empertigado com o resultado de hoje na catedral dos panões da 2ª circular, que esta noite, sim, esta noite, não vou conseguir dormir.

    a sério, tou mesmo chateado, fodasse!!!

    já gastei 4 embalagens de lenços de papel a limpar as lágrimas que derramei com esta derrota, a sério, estou mesmo chateado, fodasse!!!

    não há direito, fodasse, onde é que já se viu perder a meia-final desta estratosferica taça da bolabarage?!

    fodasse, tou mesmo chateado!!!

    e aviso já, quero lá saber do jogo de domingo em Paços de Ferreira, quero lá saber se vamos meter nojo a jogar à bola durante 90 minutos, mesmo até ganhando esse jogo, porque na verdade, esse jogo de domingo ao lado deste, o que é que vale?

    não vale nada pá, eu queria era ganhar hoje, porque este é que era o jogo pá... quero lá saber do campeonato para alguma merda ou o caralho... eu queria era ganhar hoje, esta meia final, este jogo contra o benfique, esta taça da bolabarage... fodasse, tou farto de campeonatos, quero é uma taça da bolabarage no nosso (futuro) museu, isso é que era pá... isso é que era fantabulástico pá... ena pá, quem me dera ter uma taça destas, ter conquistado hoje o direito de a ir ganhar a Coimbra daqui por uns tempos.

    a sério, é isto que me dói a alma, dói tanto, que nem vou dormir direito nas próximas 3 semanas de tamanha azia com que vou andar.

    a sério, acreditem, tou mesmo a falar a sério!

    moral da história: aos que ganharam hoje o direito a potenciar um "tetra" dessa taça da bolabaragem da MERDA, vão por mim, parabéns, aliás, muitos parabéns, estou feliz por vocês... façam agora é o favor de a besuntar com postas de vaselina e metam-na pelo cú bem acima, sempre a direito, sem parar... e deliciem-se, porque bem merecem essa (suposta) satisfação!!!

    ResponderEliminar
  3. Aconteceu uma raridade… Perdemos com os idiotas de vermelho…
    Odeio perder com os encornados… porque odeio a arrogância dos seus adeptos, as palermices do seu labrego treinador, as anormalidades do seu presidente orelhudo e a sobranceria dos seus jogadores, pseudo-vedetas veneradas por toda a comunicação social…
    Odeio por isso perder com aqueles gajos, seja na taça da liga ou na taça das cidades sem feira… porque aquela gente dá-me a volta ao estomago…
    Podíamos perfeitamente não ter perdido o jogo… Tivemos uma boa atitude, conseguimos fazer o mais difícil, virar o resultado, mas depois num pormenor na 2ª parte acabamos por deitar tudo a perder…
    Mangala esteve péssimo, entregou a bola para o 1º golo, e desconcentrou-se no 3º… Maicon deveria ter sido titular…
    Lucho não deveria ter saído tão cedo… Helton deveria ter sido titular, bem como Janko… Chamem-me o que quiserem, mas eu odeio mesmo perder com estes anormais, e penso que não foi feito tudo para o evitar… Devíamos, tal como eles fizeram, ter jogado com todas as armas ate ao minuto 90…
    PS: Faltam 7 jogos e eu vou sofrer imenso para que o FC Porto os ganhe a todos para ser campeão… Independentemente do próximo treinador da próxima época ser VP ou o “Joaquim da esquina”, quero é que o FC Porto ganhe… Mas há muito gente que não pensa assim, e está mais preocupada que percamos para VP se ir embora…

    ResponderEliminar
  4. Para este jogo, nem eu estava motivado!Que fará os jogadores! Aliás, estranhamente nem festejei nenhum dos nossos golos. Porque será? Amigáveis a meio da época é o que dá.

    ResponderEliminar
  5. Denominador comum nos 3 golos sofridos: Mangala.

    E quando tinhamos Maicon que vai folgar domingo...

    É a gestão VP...

    ResponderEliminar
  6. Mesmo sendo um caneco que dispenso, estavamos a jogar contra os encornados. Pq não fez utilização dos melhores jogadores? Que gestão estava na mente de VP? Está á espera de meter nojo já em Paços e começar a fazer a gestão já para a próxima época? Aquele discurso do próximo jogo é chover no molhado. Já vimos aquele filme várias X esta época

    Estou mesmo a ver morrer-mos na praia no que diz respeito ao campeonato!.

    Depois falamos Paulinho....

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Esta derrota castiga sobretudo os erros defensivos, muito bem aproveitados pelo adversário.

    A exibição portista foi aceitável e o resultado mais justo seria o empate.

    Gostei da forma como os atletas se bateram, demonstrando querer vencer o encontro.

    Não gosto de ouvir os nossos responsáveis e atletas dizerem que o troféu não era prioritário. Acho de uma infelicidade atroz e de pouco desportivismo. Afinal, goste-se ou não do modelo, este também conta para o ranking de títulos que nós ainda lideramos.

    Não podemos nem devemos ser tão benevolentes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Mesmo assumindo que a grande prioridade é o campeonato, o F.C.Porto fez um jogo sério, competente, jogou para ganhar, não merecia ter perdido - o empate era o resultado mais justo. Perdeu porque os menos utilizados sentiram a falta de jogos destes, cometeram erros e pagamos por isso. Mas como tinha dito anteriormente, não gostamos de perder nem a feijões e então com estes - pelas razões apontadas -, nem se fala!, também tinha dito que era importante sairmos vivos da Luz, isto é, sem lesões e castigos. Há jogos que perdemos ou até empatamos que deixam mossa, por exemplo, o jogo frente à Académica que ainda não digeri completamente.
    Ontem, pelo contrário, a digestão foi fácil, o sentimento é do dever cumprido e ficou um sinal, espero que se confirme no futuro, que se tivermos nos jogos que faltam a mesma atitude, o mesmo carácter e corrigirmos este e aquele pormenor - concentração e coesão defensiva, principalmente - em que erramos, podemos atingir o principal objectivo da época, a revalidação do título.

    Lucho, se os menos utilizados não jogam nestes jogos, jogam quando?

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. só para reafirmar que o Mangala tem "apenas" vinte e um anos e com uma enorme margem de progressão.
    tal como o Kléber - apesar da (aparente) nulidade que evidencia nos últimos jogos em que entrou.

    o que gostava de (pres)sentir era o (ainda) nosso treinador ser capaz de motivar e de rentabilizar a matéria-prima que tem em mãos. e um jogo como o de ontem tinha todos os condimentos para tal.
    mais um exemplo: que motivação terá o Iturbe para o que resta da presente temporada?

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Também acho que o Maicon deveria ter jogado… É sem dúvida o nosso melhor central este ano, e num jogo destes colocar a inexperiência de Mangala (apesar do seu potencial) pareceu-me demasiado arriscado… Esteve muito mal em 2 dos 3 golos… e nestes jogos os pormenores contam e muito…

    De resto, a atitude da equipa foi aquela que já deveria ter acontecido em vários jogos do campeonato… Nestas coisas não há ligações directas, nem regras matemáticas, mas é inevitável supor-se o que teria acontecido no Dragão com a Académica por exemplo, se tivéssemos tido 80% da atitude que tivemos ontem… Teríamos dado 5 ou 6…

    E basicamente chegamos sempre à mesma tecla…. Falta de atitude, falta de vontade, apagões em determinadas alturas da época… E de vez em quando, a equipa acorda, faz-nos lembrar o grande FC Porto campeão a que nos habituamos…
    Agora é muito simples… Já perdemos ao acesso aos oitavos-final da champions (um objectivo), já perdemos o acesso aos oitavos-final da liga europa (outro objectivo), já perdemos a possibilidade de revalidar o título da taça de Portugal (outro objectivo), e agora perdemos o objectivo menor, vencer a taça da liga… São já 4 objectivos perdidos… Resta 1, o mais importante de todos que é o campeonato… Há 7 jogos para os jogadores mostrarem uma réstia de brio profissional e deixarem TUDO (MAS TUDO MESMO) em campo, morrendo pelo clube se for preciso…

    Uma coisa é não ganharmos o campeonato suando até ao último pingo, deixando tudo em campo, e no fim admitindo que alguém foi melhor que nós… Outra completamente diferente (e é o que esta a acontecer) é jogadores com enorme qualidade e potencial marimbarem-se para jogos com Olhanenses e Feirenses, achando que a sua superioridade teórica ganha jogos… Passearem nos jogos em casa, deixando a resolução do jogo para os últimos 30/35 minutos…
    Apesar de tudo, eu acredito que os jogadores são capazes, têm qualidade suficiente para revalidar o título… e acredito também que a equipa técnica apesar das limitações tudo irá fazer para salvar esta época (porque na realidade é o seu trabalho que está em causa)… E para além disso, só tenho uma única preocupação, que deveria ser a única preocupação de TODOS (adeptos, jogadores, treinadores, SAD): o TÍTULO NACIONAL! Não estou preocupado com o treinador da próxima época, se o Hulk vai para o Chelsea, se o Helton vai para o Brasil ou se o mundo vai acabar em dezembro, apenas estou preocupado com o final de época, em que há ainda tudo para ganhar: o campeonato nacional!

    Agora uma coisa é certa… Podemos ganhar o campeonato ou podemos perdê-lo… Independentemente do desfecho final, há muito aspecto a discutir, muitos comportamentos a alterar… Provavelmente, há uma série de jogadores cujo seu tempo já acabou no Dragão, uma série de outros (gente nova e com vontade) que deve entrar na titularidade, etc, etc… Muitas arestas que a SAD deve limar, muitos problemas que deve solucionar e acima de tudo um futuro que deve trilhar com uma estratégia bem definida!

    ResponderEliminar
  11. Este jogo deu para ver que temos matéria-prima suficiente para voltarmos aos exitos brevemente. Alex Sandro mostrou ser um excelente jogador, apenas não habituado á maneira de jogar europeia, mas com o tempo lá chegará. Mangala com os seus 21 aninhos fez dois erros maiconescos (apesar de no golo do Cardozo o rapaz escorregar no momento do arranque e só um idiota é que não vê o handicap disso), Defour foi discreto mas eficaz, Sapunaru provou que dos vermelhos não gosta nem um bocadinho e Moutinho foi o melhor em campo!
    O inclinar do rsultado teve a ver que de um lado havia Cardozo e do outro... Kléber!!!!

    ResponderEliminar
  12. Silva Pereira21 março, 2012

    Estou quase 100% de acordo com o RCBC, odeio perder com os mouros … , apenas discordo relativamente ao Mangala, para mim a maior responsabilidade no primeiro golo dos cornudos é do Álvaro Pereira, não marca o Maxi , aliás não compreendo porque joga (só se for para o tentarem transferir), sinceramente que por vezes face a tantos elogios que lhe fazem revejo os jogos e só vejo tanta asneira, tantos lances mal definidos/executados que não compreendo.
    Então neste jogo mante-lo em jogo e tirar o Alex, agradecia que me explicassem, então desde que se lembrou que deveria chutar para as nuvens, deve ser para trabalhar para as estatísticas.
    Outra coisa que não compreendo é de jogarmos com guarda redes de 2ª conta os mouros é de dar tiros nos pés, já foi assim na final que perdemos, para mim se jogasse o Helton nunca perdíamos este jogo.
    E mais uma vez ficou evidenciado que precisamos de um verdadeira ponta de lança.
    Já me ia esquecendo meter o Iturbe a 10 minutos do fim é para que?
    Saudações

    ResponderEliminar
  13. O polemico "penalti" do academica-benfica nao existiu.
    Pode ver aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZhMM94VAj_g
    (atencao ao pe direito do jogador da academica)

    ResponderEliminar
  14. RIBAS PERGUNTA AI SE AINDA FALTA MUITO!




















































    Para ter um novo treinador.

    ResponderEliminar