18 março, 2012

Meio gás

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


A inteligência de Vítor Pereira nunca me desapontou. Enquanto para todas as outras as equipas de Portugal ainda faltam 7 jogos para acabar o campeonato. Para o FC Porto, já só faltam 3,5 jogos - visto que só jogamos uma parte por jogo. Ainda dizem que o mister faz uma má gestão do plantel. Depois do tique-taca e do futebol de transição, eis que Vítor Pereira se enche de vontade de inovação e inventa o futebol meia-dose que, no fundo, é futebol de meia tigela que só meias-lecas podem sequer pensar em praticar. Em tempos de crise e contenção, cortar no tempo de jogo parece-me uma boa ideia. É pena que na bilheteira do Dragão não se possa também pagar "meio-bilhete".

Mas nem tudo são vantagens. O que o Nosso Porto fez nos últimos 2 jogos, é o equivalente futebolístico àquele em momento em que o artista do Poço da Morte tira as mão do guiador e diz: "E agora sem mãos!". No entanto, e ao contrário da Nossa Equipa, o motoqueiro tatuado do Poço da Morte sabia aquilo que estava fazer. Já que os nossos jogadores acham que 90 minutos é muito tempo, por que não se dedicavam a outro desporto cujo tempo regulamentado seja menor. Já agora, faziam também uma revisão da Lei de Bases do Desporto e da Actividade Física e arrumava-se o assunto.

Sabem aquela sensação de quando vão jantar a um restaurante na expectativa de passar uma noite alegre de convívio com os vossos, comer uma boa refeição, beber um bom vinho, mas vai-se a ver e acabam servidos por um empregado macambúzio que vos serve maquinalmente e a contra-gosto (apesar de ser pago para estar ali) uma dose de comida deslavada que não dá prazer nenhum para além de vos matar a fome. É exactamente isto que tenho sentido quando assisto às últimas exibições do meu Porto.

Com o aproximar das grandes decisões, é natural que os jogadores fiquem mais motivados e por isso acredito que a ementa dos próximos jogos no Dragão até seja diferente.Ninguém disse que era fácil representar um colosso com a dimensão do FC Porto. Aliás, como se tem visto, o facto dos nossos rivais não terem qualquer credebilidade internacional, até tem servido para lhes facilitar a vida na Europa.

Felizmente, o Porto não faz nem quer fazer o papel de coitadinho que outros fazem na Europa. Contra o Porto todos querem vencer. Contra os mouros centralistas, os adversários ou não conhecem o nome de nenhum jogador ou " gozam" forte feio como fez o Drogba quando soube que ia jogar com os lampiões.

Somos Porto e temos uma História que nos faz respeitar. Como disse o Helton, "um título não se entrega, defende-se.". E, na verdade, se não fosse um enorme Helton na Choupana (e não só), a situação hoje estaria muito mais complicada. A época tem sido difícil e há muitas lesões importantes. Se, por um lado, não foi Vítor Pereira que lesionou Danilo ou castigou o Hulk. Pelo contrário, o treinador tem culpa ao colocar o melhor central do campeonato português a lateral-direito. Não só prejudica a equipa, como trava o crescimento desse fantástico central chamado Maicon.

Como sempre disse, estou com o treinador e equipa técnica até ao fim. Por isso, resta-me esperar que os nossos heróis de 2010/2011 comecem a jogar os 90 minutos como faziam há um ano e em Maio com mais um Título nas mãos todos os Portistas poderão festejar por esse mundo fora!

4 comentários:

  1. Grande,Grande,Grande!

    É exactamente aquilo que eu penso, nem quero saber do jogo de terça-feira, só quero é ganhar os 7 jogos que restam e acabar com este martírio.Cada jogo do FC Porto vou vê-lo com o coração nas mãos.

    Às vezes, e palavra de honra, só me apetece entrar pelo campo fora, e espetar dois chapos nos jogadores para ver se acordam para a vida, tal é apatia demonstrada.Porra, às vezes penso que parece que não querem ser campeões!!

    Vamos lá Porto está tudo nas nossas mãos.

    ResponderEliminar
  2. Chega de criticas e pessimismo. Temos mais 7 finais, e vamos apoiar, e criar uma onda positiva a volta da equipa, e tentar ganhar essas finais. Agora mais do que nunca, eles precisam de apoio, é notoria a falta de confiança e o medo de errar, tal é a pressão imposta pelos pipoqueiros.

    Vamos FC Porto!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pedro, eu apoio e sempre apoiarei. No Dragão, só assobio o árbitro quando ele nos tá " roubar". Nunca os meus jogadores - é essa a minha política. Agora, gostaria que alguém me explicasse a apatia da equipa? É se fosse 1 ou 2 jogos, Opá, ainda é como o oitro. Agora, tantas vezes seguidas. Na Madeira, pareciamos o Feirense a jogar no Dragão

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira18 março, 2012

    Ontem ao ver o jogo dos juniores do FCP- V Guimarães, ao ver como aqueles jovens trocavam a bola em passes curtos/longos e raramente falhavam um passe, fui forçado a comparar com a equipa principal que raramente fazem (e a jogar ao relanti) uma jogada com mais de 3 passes. A conclusão só pode ser uma ou é do treino (falta) ou fazem de propósito, recordo-me de um treinador adversário dizer que os jogadores do FCP erem preguiçosos. Então se analisarmos alguns jogadores (com mania de vedetas) a coisa é de pensarmos que nem lugares teriam numa equipa de terceira. Já agora como é possível o Alex Sandro não jogar, fez mais em 15 minutos que o Álvaro Pereira em toda a época, o golo que marcou demonstra toda a sua classe. Enfim vai ser sofrer atá ao fim da época, e esperar que Pinto da Costa arrepie caminho para a próxima .
    Saudações.

    ResponderEliminar