20 março, 2012

Moncho, Diogo, Corunha e Fafe, enfim, ser Porto!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Moncho López, treinador da equipa de basquetebol dos dragões, após a conquista da taça de Portugal este domingo em Fafe: "Agradecemos muito a presença dos chefes do clube nesta final, mas sobretudo destas pessoas [aponta para os adeptos que gritavam o seu nome] que são o nosso grande orçamento, o nosso grande capital, são eles que nos alimentam e nos permitem ter uma equipa tão competitiva. Eles é que são importantes, nós estamos agora e podemos ir embora, mas eles estão sempre, eles são o FC Porto. Conheci muitos adeptos em cidades diferentes e posso dizer que estes sabem o que é defender e apoiar sempre um clube e é por isso que conseguimos o que conseguimos." Um grande Homem, um grande Portista, um ENORME TREINADOR!

Estava eu muito perto do local onde os jogadores festejavam a conquista da taça de Portugal quando o Diogo Gomes (adjunto de Moncho) veio ter comigo e me entregou a miniatura da taça de Portugal que tinha recebido há minutos dizendo-me para ficar com ela, que a merecia, que aquela vitória era dos adeptos, era muito mais nossa do que deles. Um gesto que me emocionou e que fechou em beleza um fim-de-semana dedicado ao FC Porto, pois no dia anterior, havia também estado na Corunha, vivendo as emoções da nossa vitória no hóquei frente ao Liceo.



ANDEBOL
(1º FC Porto-36 pts e 2 jgs; 2º Sporting-32 pts e 2 jgs; 3º Benfica-32 pts e 2 jgs)
  • FC Porto 29-27 Águas Santas
Com o empate do Sporting na Luz, o FC Porto ao bater o Águas Santas, aumentou o avanço para o 2º classificado para 4 pontos de diferença.

Uma vitória difícil (57 jogos consecutivos invicto em casa deste Porto de Obradovic), com o nosso guarda-redes Laurentino a ser expulso aos 17m e perante uma arbitragem dos Lisboetas Trinca e Monteiro que se veio a revelar ao longo de todo o jogo uma bela encomenda.

Os Dragões vacilaram, Quintana não esteve bem, em contraponto à exibição fenomenal do guarda-redes Maiato, Campos. O Águas nunca desistiu e o jogo só ficou decidido a 34 segundos do fim, quando Wilson intercetou uma bola e isolado fez o 29-27. Vitória justa num belo jogo cheio de emoção.

Ricardo Moreira com 8 golos foi o melhor marcador, seguido de Spínola com 6, Gilberto e Dario com 4, Tiago com 3 e Wilson e Daymaro com 2.

Sábado, pelas 17 horas, segue-se uma deslocação muito importante ao recinto do ABC de Braga em jogo da 3ª jornada da fase final do campeonato.

No que respeita à final four da taça de Portugal em Tavira, o nosso adversário é o Madeira nas meias finais (31/3).



HÓQUEI EM PATINS
(1º FC Porto-51 pts e 18 jgs; 2º Benfica-46 pts e 17 jgs; 3º Candelária-42 pts e 17 jgs)
  • Liceo 2-3 FC Porto
Grande jogo na Corunha, com o FC Porto a ter obrigatoriamente que pontuar para não ficar desde logo eliminado da F8. Grande apoio aos decacampeões Nacionais (eu incluído) no pavilhão do Liceo, com Reinaldo Ventura a marcar 2 golos em 2 minutos, muito perto do intervalo. Na segunda metade, os árbitros Italianos muito pressionados, nada marcavam a nosso favor, o Liceo reduziu, mas Caio num belo desvio fez o 1-3 para delírio de todos os Portistas presentes.

Edo ia defendendo tudo, mas a 8 segundos do fim, os Galegos reduzem para 2-3, não colocando em causa a nossa vitória, mas não deixa de ser um golo que nos deixa a depender de alguma forma do jogo de Itália a 14 de Abril. No essencial, a equipa deu uma demonstração de grande classe, de grande união, merecendo a vitória que poderia ter tido um sabor ainda mais doce sem aquele último golo.

Na última ronda, recebemos o Genéve, e só ficamos de fora da F8 se o Liceo ganhar em casa do Valdagno por 1 golo. Qualquer outro resultado a favor de uma equipa ou outra (ou o empate) nos serve nas contas do apuramento.

Os dirigentes do Liceo, no final, tentaram agredir alguns jogadores e técnicos do Porto, tão desorientados ficaram depois de um jogo que pensavam que venceriam e selariam nessas circunstâncias logo ali o nosso afastamento. Mas SER PORTO é isto, é ganhar contra tudo e contra todos!

Domingo, pelas 15h05, há um FC Porto/Barcelos para o campeonato (RTP2). Mais um passo rumo ao 11º consecutivo, é o que se pede aos homens de Tó Neves!



BASQUETEBOL
(1º FC Porto-37 pts e 19 jgs; 2º Benfica-35 pts e 19 jgs; 3º Ovarense-33 pts e 19 jgs)
  • FC Porto 89-78 Barreirense
Nos quartos-de-final, o FC Porto bateu o Barreirense, com o 3º período a selar em definitivo a nossa vitória (70-55). A equipa de Herrera dá sempre muita luta, mas o FC Porto de Moncho controlou sempre o jogo, merecendo claramente a vitória.

Reggie e Stempin marcaram 22 pontos seguidos por João Santos com 10 e Rob Johnson com 9.
  • FC Porto 66-62 Benfica
Na meia-final diante do Benfica, grande jogo em Fafe, com o FC Porto a efectuar um 4º período fantástico com uma actuação defensiva fabulosa, que lhe permitiu obter o passaporte para a final, deixando os adeptos encarnados extremamente descontentes com o sujeito que ocupa o cargo de treinador da equipa do Sul.

Já os adeptos do FC Porto, regozijam-se com o aproveitamento que Moncho López faz de um plantel com menos estrelas, mas com muito mais colectivismo e espírito de conquista. O FC Porto foi enorme e venceu com justiça, com Rob Johnson a não tremer da linha de lance livre, e depois a abafar Scott de forma magistral.

Gritou-se Porto em Fafe, com os adeptos dos Dragões em clara maioria a rejubilarem com a nossa grande vitória. Rob Johnson foi o herói marcando 19 pontos, seguido de Carlos Andrade com 13, Reggie Jackson com 12 e João Santos com 10.
  • FC Porto 58-47 Ac. Coimbra
Na final, frente à Académica, o FC Porto com 90% do pavilhão de Fafe a vestir de azul e branco (eu incluído), sentiu a força e acabou o 1º período a vencer por 16-5. No entanto, a Académica ia defendendo muito bem, e só a meio do 4º período é que se rendeu, quando o FC Porto chegou aos 52-40, disparando de 6 para 12 pontos.

Pinto da Costa ia sorrindo nas bancadas, e Moncho sentia que a vitória estava próxima. Nos últimos minutos, confirmou-se a nossa vitória, e os jogadores festejaram exuberantemente com o público.

Este foi o 7º troféu de Moncho López no comando do FC Porto, e a 13ª taça de Portugal ganha pelos azuis e brancos.

Nesta final, o MVP foi Stempin com 16 pontos e 10 ressaltos, seguido de Rob Johnson com 12 pontos e de Carlos Andrade com 8 pontos e 11 ressaltos!

Terceiro troféu da época para o FC Porto, que somou aos 2 da época passada e aos outros 2 da 1ª época de Moncho na Invicta. Agora, falta o campeonato (a revalidação do título do ano anterior), e no sábado, pelas 15 horas (sporttv4), há um Porto-Benfica no Dragão Caixa.

Se o Porto vencer, ganha a fase regular. Se não o conseguir, tem os 2 jogos finais em casa para garantir essa mesma posição. PARABÉNS AO BASQUETEBOL DO FC PORTO!



Saudações Portistas,
Lucho.

10 comentários:

  1. Lucho: um grande fim-de-semana com muitas emoções e VITÓRIAS que alegraram os nossos corações. À distância (enorme distancia) estive contigo e com esses bravos Dragões que Moncho elogiou com o esplendor que o caracteriza e que só pode ser de um Treinador com CORAÇÃO DE DRAGÃO!

    O teu troféu: foi na “mouche”. Senti-o como se fosse para mim. Os meus parabéns a todos: equipas técnicas, jogadores, adeptos. 100%!!!

    Abraço. BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma lágrima no canto do olho, tenho uma lágrima no canto do olho...

    Moncho tem razão, grandes adeptos, grande lição de portismo.
    Para ter sido beleza completa, foi pena o segundo golo do Liceu... Mas vamos acreditar que não haverá caldinho e vamos estar na final a 8.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Aqui fica o meu vídeo dos últimos segundos da partida e a festa dos jogadores no final...

    http://www.youtube.com/watch?v=z4rz6-dJg8k

    ResponderEliminar
  4. Caue, Wilson Eduardo e André Pinto forma vítimas da passagem de Vasco Santos por Guimarães e ficaram impedidos de dar o seu contributo à equipa na próxima jornada.

    E agora, uma pergunta fácil:
    Com quem vai o Olhanense jogar na próxima jornada ?


    http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/03/o-que-ha-em-comum-entre-estes-tres.html

    ResponderEliminar
  5. Na sexta-feira estava a ver o jogo de Basket entre o Barreirense e o FCP, no final mais um dos "pseudo" jornalista da sporttv de nome "ivo costa" fez a pergunta ao treinador do Barreirense sobre a influência da arbitragem no 1º período da 1ª parte em que ele afirmou que não tinha queixas, mas esse dito "pseudo" jornalista no final da entrevista afirmou que tinha sido má só por achar que os gestos do treinador do Barreirense assim o confirmava!!
    E assim anda a comunicação social e a sporttv, colocando afirmações falsas na boca de intervenientes só para justificar e defender as cores das camisas que eles próprios não sabem despir quando em serviço!!!
    Por isso essa taça é dedicada a esses ditos jornalistas de sarjeta!!!

    ResponderEliminar
  6. Rui Morais20 março, 2012

    São grandes vitórias , de fantásticas modalidades , que nos tem brindado com grandes feitos.

    Mas ser Porto , é estar lado a lado com a nossa equipa , mesmo nos momentos mais tristes e difíceis , como é o caso do futebol este ano , por isso o futebol merecia um pouco mais de apoio e sobretudo de compreensão, porque momentos de glória não tem faltado. Este ano é um pouco mais cinzento.

    ESTAMOS TRISTES MAS EM PRIMEIRO LUGAR. NÃO É PARA TODOS.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  7. no hÓQUEI, na Corunha, ganhamos, não tudo, mas estamos lá mais perto... espera-se agora que não aconteçam "arranjinhos" em Itália, quando Valdgano e Liceo se encontrarem, pq a F8 espera por nós!

    (fantástico tOUR à Corunha com aquela malta já habitual, de 7 estrelas e meia... venham mais, muitas mais!!!)

    no aNDEBOL, fomos sabendo o resultado via sms com origem na nossa cidade d'eleição, e soubemos logo ali que tinhamos dados mais uma lapada na distância para o mais directo perseguidor, passando de 2 para 4 pontos o diferencial. Com esta rapaziada do andebol, é sempre a abrir!

    por fim, no bASQUETEBOL, também fomos sabendo o resultado da meia-final via sms, defronte dos FDP dos mouros, e que sem soube saber que mais uma vez, tinham sido sodomizados às mãos dos "meninos" do Mister Moncho... com tempo ainda para uma saltada a Fafe no Domingo para apoiar e ajudar a conquistar mais um troféu defronte de uma Académica muito aguerrida e que vendeu bem cara a derrota na final... Mister Moncho e seus muchachos, somam e seguem, vamBora!!!

    ResponderEliminar
  8. Oh Rui Morais, coitadinhos dos nossos futebolistas, tanta incompreensão e recebem tão pouco... passam tantas dificuldades...

    ResponderEliminar
  9. Boas Lucho!

    É bom voltar recordar o fim-de-semana que passou para dar algum ânimo pois este inicio de semana, com a noiva ter a infelicidade de engrossar a lista do desemprego e com a derrota de ontem, não está a ser muito fácil...

    Começo pela conquista no basquetebol naturalmente...Não tanto pelo feito em si, mas mais pelas palavras do mister Moncho! Julgo que vão começando a faltar os adjectivos para falar deste grande senhor, um galego que é indiscutivelmente PORTO! No sábado conto estar presente para dar os parabéns aos atletas pela conquista da taça...e pela vitória no próximo jogo ;)

    Marquei presença no andebol, onde uma arbitragem habilidosa e um Campos em bom nível foram equilibrando um jogo emotivo, com constantes alternâncias no marcador...O Quintana desiludiu-me, em especial na 2ª parte onde se bem me lembro apenas teve uma defesa...por sinal, até acabou por ser decisiva pois foi feita quando o marcador assinalava 28-27...Destaco ainda os belos chapéus que o Dario fez ao Campos :)

    Boa vitória no hóquei,no terreno do campeão europeu, mas é uma sina tramada aquela que nos acompanha esta época na europa...se não fosse esse golo nos instantes finais e aquele minuto final esquisito frente aos italianos e já estaríamos aqui a festejar o apuramento...No entanto, acredito a 100% que estaremos na fase decisiva da competição...

    Parabéns a todas as modalidades e é fantástico ver que a dedicação dos adeptos é valorizada!

    SOMOS PORTO!

    Abraço

    P.S: obrigado pelos updates ;)

    ResponderEliminar
  10. Portuense V:

    Obrigado tb pelos teus updates do andebol, qd enviaste aquele 28-27 e posse de bola para eles a 1,14 do fim quase q me dava uma coisa...

    ResponderEliminar