31 março, 2012

O mau aluno!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A ideia dos jogadores mandarem um papel às claques para os apoiarem é o equivalente a um que aluno não estuda, nem faz os trabalhos de casa, estar a pedir ao professor para lhe dar uma positiva. Muito benevolente tem sido a nossa massa adepta que, apesar do aluno desobiente e pouco interessado que a equipa tem sido este ano, nunca tem faltado com incentivo e apoio nos momentos certos. Por isso, como diria o nosso primeiro, "não sejam piegas". Se os nossos jogadores insistirem em comportar-se como crianças, talvez seja possível equacionar o pagamento dos salários com meia dúzia de chicletes. Só por uma questão de coerência.

Se, por um lado, pode-se dizer que o Porto não aprende com os erros. O mesmo se pode aplicar a mim. Há uma semana, verti nestas linhas a minha fé em que os nossos jogadores iriam à Mata Real para - imagine-se! - lutar para ser campeões. Veja-se lá onde pode chegar a ilusão e o fanatismo de um adepto. Estamos num momento decisivo da época, e eu a achar que os nossos jogadores ainda querem ser campeões.

Normalmente, a fronteira que distingue um campeão dos outros é que o campeão não sofre golos de cabeça de jogadores com 1,20m de altura. Se o empate doeu, a forma como o consentimos doeu ainda mais. Como sempre, os dias seguintes ao empate foram terríveis, noites mal dormidas, refeições indigestas e um nó no estômago difícil de deslindar - até hoje.

Retomando a analogia das crianças, neste momento só me apetece pedir para que "arrebente a bolha". Afinal, este não é ainda o momento de atirar a a toalha ao chão. Esta semana, temos novamente uma oportunidade fantástica de retomar o primeiro lugar. Os nossos adversários directos jogam entre si e, em cenário de vitória nossa, ganharemos terreno a, pelo menos, um deles. Para tal, temos que tirar partido do regulamento que nos dá 90 minutos e não apenas 45. A primeira parte não pode ser deitada ao lixo como é costume, temos que entrar no Dragão a mandar e com tudo para cima da Olhanense. Quando apenas peço que respeitam o regulamento que dita que uma partida de futebol tem 90 minutos, receio até já estar a pedir demais. Mas enfim.

Independentemente de concordarmos ou não com todas as decisões do nosso treinador, não nos podemos esquecer que no meio disto tudo há um título para conquistar. Todos somos seres superiores, todos somos portistas. Precisamos de estar juntos.

Preparem-se porque, nas próximas semanas, a comunicação social do Regime vai jogar as suas últimas cartadas contra o FC Porto, seguindo a velha táctica do "dividir para reinar". Não podemos cair nesses malabarismos. Não se deixem emprenhar pelos ouvidos. Todos sabemos que as coisas não estão bem, não precisamos de arautos da verdade que nos tentam enlear nas suas retóricas de anti-portistmo. Juntos vamos ajudar a nossa equipa a vencer o Título. No fim, se conseguirmos o título, veremos que tudo valeu a pena. Este título é essencial para todos os Portistas!

4 comentários:

  1. A unica certeza aqui vai ser que algum dos nossos contendentes mais proximos VAI mesmo trabalhar para a NOSSA causa (e talvez até ambos eles). Cabe-nos a honra de tambem matar o nosso borreguinho e sair airosos de DOIS jogos na mesma jornada. Pode dar ! Dar e mto bem !

    Quem disse (amen) ?
    BIBÓ PORTO CAMPEÂO !!!!

    ResponderEliminar
  2. Pensei que depois de não conseguirmos ganhar um único jogo que fosse a uma equipa chamada Apoel de Nicósia, fossemos capazes de ganhar ao Zenit em casas e por conseguinte apurarmo-nos para os oitavos da champions… Enganei-me
    Pensei que depois de termos ganho na luz, caminharíamos firmemente em direção ao titulo, como é apanágio deste clube… Pensei que ganhássemos à Académica (que já não ganha há tantos e tantos meses para o campeonato!!!), mas não…45m em ritmo de passeio, só começamos a jogar aos 70m de jogo… Evitamos a derrota ao minuto 91… Mais uma vez enganei-me…
    Pensei que depois dos encornados terem perdidos pontos em Olhão e aberto nova possibilidade de nos distanciarmos na liderança, nós fossemos capazes de ganhar sem espinhas em Paços de Ferreira, caminhando definitivamente para o título… Mas não… Sofremos um golo de canto ao minuto 80 de um gajo com 1,50m de altura… Voltei a enganar-me…
    Por isso relativamente ao FC Porto deste ano eu já não faço nem mais uma previsão acerca do que pode acontecer… Já estou por tudo, já espero tudo… Apenas vou, humildemente, esperar que as vitórias surjam e nós ganhemos isso… Confiança?!?! Neste momento é quase nenhuma… Mas se hoje ganhássemos com goleada e fizéssemos um grande jogo, no dia a seguir a minha confiança já estaria a 100%... É esperar para ver… Sem ter a ponta de certeza em relação a nada…

    ResponderEliminar
  3. Parabéns RCBC!!! Retratou fielmente o meu estado de espírito em relação ao nosso Clube esta época. Efectivamente com esta liderança, devemos estar sempre a esperar para ver. Desse modo não sofremos decepções tão violentas como a de Paços. Reparou concerteza que falei em liderança e não treinador, porque julgo que VP será um bom treinador - vidé a época passada - mas não tem capacidade de liderança e isso é, quanto a mim, a causa primeira das displicências que temos observado nos jogos, quer nas primeiras partes oferecidas aos adversários quer no empenho em campo dos jogadores.....
    Mas, como disse : É esperar para ver porque, esta época, é esse o nosso destino.

    ResponderEliminar
  4. Hoje quero ver uma equipa com a emoção de um cilindro a esmagar o seu adversário...uma equipa que consiga controlar a emoção que se for vivendo no campo...uma equipa que após o 1-0 vá à procura do segundo e terceiro golo...uma equipa com dois objectivos:bola e baliza adversária.Recuperar bola e enviá-la para o fundo da rede da baliza adversária.

    Por uma causa maior
    Pelo Futebol Clube do Porto
    Carreguem neles

    ResponderEliminar