27 março, 2012

O tetra mais perto depois de passar no Sá Leite!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Importantíssima vitória da equipa de andebol do FC Porto no pavilhão Flávio Sá Leite em Braga, perante uma plateia a espumar de ódio ao clube azul e branco.

Os guerreiros de Obradovic, conseguiram superar o ambiente e a arbitragem sempre muito caseira (o habitual naquele anfiteatro desde meados de década de 80), e trouxeram para a Invicta 3 importantes pontos rumo ao tetra-campeonato.

Cheguei a Braga perto do intervalo (tinha estado no Dragão Caixa no basquetebol), mas ainda fui a tempo de ver a melhor fase dos Dragões e de festejar com os meus heróis uma vitória contra tudo e contra todos, por muito que tentem contar a história ao contrário!

Agora, segue-se a «final-four» da taça de Portugal em Tavira, onde o FC Porto vai em busca da sua 8ª taça de Portugal, para depois juntar ao tão ansiado tetra-campeonato. Se o FC Porto conseguir a dobradinha, será mesmo a 1ª vez que tal sucede ao clube nesta modalidade.



ANDEBOL
(1º FC Porto-39 pts e 3 jgs; 2º Sporting-32 pts e 2 jgs; 3º Benfica-32 pts e 2 jgs)
  • ABC Braga 26-27 FC Porto
O FC Porto passou em Braga, onde o Benfica perdera, e sem o seu melhor lateral direito, Spínola, castigado com 1 jogo.

Foi uma vitória muito difícil perante a turma de Carlos Resende, que deu sempre animosa réplica. O FC Porto esteve já na 2ª parte a perder por 18-15, mas aos 43 minutos já ia na liderança do marcador com 20-21, defendendo com raça e bravura, e aproveitando na perfeição os contra-ataques.

Fizemos o 24-26, e logo de seguida ficou um 7metros por assinalar que poderia dar-nos 3 golos de vantagem, mas acabamos a sofrer, com o ABC a tentar igualar a 27, mas sem conseguir uma jogada de finalização, acabando por lateralizar o jogo de um lado para outro, incorrendo em jogo passivo bem assinalado por João Malhado a 2 segundos do fim, quando também a defesa do Porto já tinha a situação mais que controlada.

O público bracarense protestou muito, tentaram inclusive atingir os árbitros com tudo o que tinham nas mãos, mas numa análise imparcial, a ideia que fica é que os árbitros nas situações de dúvida, foram sempre muito caseiros, bastando para isso contabilizar as vezes com que o Álvaro Rodrigues tirou a camisola ao Tiago Rocha e os 7m que ficaram por assinalar na área Bracarense.

O FC Porto suou, mas festejou uma grande vitória, e tem agora 7 pontos de avanço (com mais 1 jogo que os rivais de Lisboa).

Gilberto Duarte marcou 7 golos, Ricardo Moreira e Wilson Davyes 6, Tiago Rocha 4, Malencic 3 e Dario 1.

No próximo fim-de-semana, jogamos em Tavira a F4 da taça de Portugal, com o nosso jogo das meias-finais a ser sábado pelas 18h frente ao Madeira (FAP TV), e a final, domingo pelas 17h (RTP2), com o outro finalista a ser o Sporting ou o Belenenses.

O campeonato só regressa dia 11 de Abril com um FC Porto/Benfica no Dragão Caixa, palco onde o nosso rival não ganha há 22 anos.



HÓQUEI EM PATINS
(1º FC Porto-54 pts e 19 jgs; 2º Benfica-49 pts e 18 jgs; 3º Candelária-42 pts e 17 jgs)
  • FC Porto 6-3 Barcelos
Vitória justa do FC Porto que ao intervalo já vencia por 4-0, com Pedro Gil e Reinaldo Ventura a dividirem os golos. Na 2ª metade, Reinaldo fez o 5-0, o Barcelos reduziu para 5-1, mas logo de seguida, Tiago Santos fez o 6-1.

Nos últimos 5 minutos, houve algum relaxe, e a vantagem foi reduzida para 3 golos, mas sem nunca colocar em causa o resultado.

Agora, segue-se uma pausa de 3 semanas para o FC Porto, pois só volta a jogar dia 14 de Abril para a Liga Europeia frente ao Genéve no Dragão Caixa.

O campeonato só regressa dia 18 na recepção ao Valongo. Na taça de Portugal, nos 16 avos, recebemos a Oliveirense (25 de Abril), enquanto o Candelária vai à Luz.



BASQUETEBOL
(1º FC Porto-38 pts e 20 jgs; 2º Benfica-37 pts e 20 jgs; 3º Ovarense-35 pts e 20 jgs)
  • FC Porto 67-76 Benfica
A derrota frente ao rival acaba por não ter consequências, pois basta ao FC Porto vencer os 2 jogos que restam (ambos em casa) para segurar a liderança, com mais um ponto que o Benfica. Acredito que os pupilos de Moncho não perderão essa oportunidade de segurar a liderança da fase regular.

Este jogo no Dragão Caixa, onde o FC Porto já não perdia há quase 2 anos, acabou por cair para o lado dos vermelhos (vingaram-se de alguma forma da dolorosa derrota na taça no sábado passado), com 3 triplos decisivos e muito felizes dos seus jogadores nos últimos minutos. O FC Porto não ganhou a luta dos ressaltos, e isso também ajudou ao resultado.

Carlos Andrade e Gregory Stempin, ambos com 16 pontos, foram os mais inconformados.

De salientar também as reclamações persistentes do sujeito que treina o Benfica, e a falta de coragem dos árbitros da partida que, entre outras coisas, assinalaram a 1ª falta ao “intratável” Elvis a meio do 4º período, e assinalaram duas faltas muito forçadas ao Carlos Andrade que obrigou Moncho a prescindir do nosso melhor extremo por vários minutos.

No próximo sábado, jogo de vitória obrigatória frente ao CAB Madeira no Dragão Caixa, pelas 16 horas (Porto Canal). Ganhando este jogo, falta só vergar o Barreirense, também na Invicta, a 7 de Abril, para assim garantir a merecida conquista da fase regular e o consequente factor casa nos «play-off».

O FC Porto já venceu 3 troféus, mas Moncho quer agora a cereja em cima do bolo!



Saudações Portistas,
Lucho.

6 comentários:

  1. Excelente vitória do andebol na cidade dos caceteiros, perdão dos arcebispos.
    No hóquei continuamos a caminho de um feito histórico. Esperemos…
    O primeiro lugar da fase regular no basquete está ao nosso alcance: é só… vencer os dois jogos.

    Lucho, a propósito do basquetebol: li um comentário no Facebook que me tocou; um nosso amigo comum dizia que depois da derrota no Dragão Caixa não ouviu um queixume, uma palavra de indignação, uma reprimenda que fosse dirigida à equipa “ao contrário do que acontece no futebol”. Apetece-me perguntar: POR QUE SERÁ??!!

    Abraço. BIBó PORTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, nada que me surpreenda infelizmente. Nem quero sequer entrar em comparações.


    Nas modalidades há competência, brio, raça, paixão, liderança e união entre todos. Qt ao resto, deixo para os entendidos na matéria.

    ResponderEliminar
  3. A diferença entre as modalidades e o futebol está na atitude dos jogadores e na falta de competência de quem os dirige.

    ResponderEliminar
  4. Hoje em dia, mesmo apesar de todo o sucesso de ambos, falar de modalidades e futebol é falarmos de situações muito diferentes.Quando olhamos para as modalidades sentimos aquela paixão,aquele empenho até aquele furor que se sente nas tasquinhas da NOSSA CIDADE...aquele bairrismo de salutar que nos aquecia a alma quando víamos a jogar jogadores como João Pinto,Jaime Magalhães,André,Fernando Couto,Vítor Baía,Jorge Costa,Paulinho Santos,Fernando Gomes,Rui Barros,Sérgio Conceição entre tantos mas tantos tantos outros...e agora olhamos para o nosso plantel e...sentimos falta de quilos e quilos de raça como de liderança das artes tradicionais da Nossa Nação;mas aqui estamos a falar das modalidades e como em cada uma delas temos equipas técnicas profissionais logo o sucesso será algo que acontecerá de forma natural...mas atenção...não é por isso que devemos relaxar no apoio porque por mais bem organizadas que estejam todas elas têm etapas de enorme dificuldade pela frente e como exemplo devemos nunca esquecer o que aconteçeu com o atletismo (devido à súbita mudança de regulamentos imposta pela Federação Portuguesa de Atletismo para benefício de uma associação da 2ª circular).Por isso...CARREGA PORTO...seja no andebol,no basquetebol, no bilhar, no desporto adaptado, em hóquei, na natação...onde o Universo Portista estiver.

    A vencer desde 1893...convem nunca esquecer.

    ResponderEliminar
  5. no bASQUETEBOL, mais que perder o jogo defronte dos carneiros, que tenha servido de lição e como um alerta para o futuro imediato e não só... acho e assim penso que há males que por vezes até vêm por bem... confio plenamente que este é um daqueles casos!

    no aNDEBOL, é o soma a segue de uma equipa que não se cansa de vender... fantástico pá!

    por fim, no hÓQUEI, um regresso ao passado "bonito"... o pior já passou e agora, como diz o outro, é sempre a abrir em frente!

    ResponderEliminar
  6. Boas Lucho!

    Também estive presente no basket e foi aziado com o resultado que saí do pavilhão...Mas não se pode apontar nada à vontade dos nossos guerreiros pois venderam cara a derrota...No entanto, cometemos erros que estou certo o Moncho irá analisar em conjunto com os bravos atletas e assim garantir que essas falhas não se irão repetir no playoff... Apesar de tudo, continuamos a depender de nós para garantir o 1º lugar na fase regular...Espero estar presente no sábado para testemunhar o regresso às vitórias...

    No andebol, pelo teu relato foi um jogo impróprio para cardíacos mas onde a nossa alma imperou mais uma vez! Se ganhamos aos orcs na próxima jornada, penso que temos o caminho para o tetra quase todo desbravado...Agora este fim-de-semana é concentrar todas as forças na conquista da Taça, onde somos favoritos...

    Boa vitória no hóquei, frente a um adversário que não tem o poderio de outrora, mas o importante é não escorregar mais antes da visita ao galinheiro e estes jogos às vezes são propícios a isso!

    Força FC Porto de alegrias!

    Abraço

    ResponderEliminar