19 março, 2012

Que Porto de abrigo, neste Inverno solarengo!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Atípico!

É, no mínimo, o que se pode dizer deste Inverno peculiar. Assim é o estado do nosso clube, de cores frias por natureza, mas que ultimamente nos teima em queimar a alma, a sabedoria, a paciência e a esperança.

Não é de estranhar que, actualmente, tenhamos um Futebol Clube do Porto a viver um estado de espírito tal e qual a estação do ano que atravessamos! Estranho e confuso.

Não é de extrema seca, até porque uma Supertaça vai dando para tapar este Sol com a peneira, e se o Inverno está para o FCP, assim a chuva está para o futebol praticado deste. Pouco ou nada se vê, aparece de longe e por breves instantes e só quando a coisa aperta mesmo. É um São Pedro armado em VP, ou vice-versa e versa-vice!

As analogias são fáceis, até porque se há quem prefira este Sol que nos aquece o clima e faz esquecer as questão de sustentabilidade, o plantar para depois colher, também os há que preferem este futebol, pobre, que até parece ter tantos ou mais golos marcados e menos sofridos e sem os tais marcadores e a definição e rigor defensivo de outrora. É uma perspectiva!

Os acérrimos estudiosos e defensores das estatísticas assim devem preferir. Não sou assim tão velho, mas sou ainda do tempo em que valiam mais as outras premissas e os dados vinham, só depois, por acréscimo.

Não sei se a culpa é do aquecimento global, dos assobiadores, dos que batem palmas, vossa e ou minha ou degelo no Pólo Norte; o que sei é que os erros do passado estão sempre a tempo de ser emendados desde que se idealize um Futuro com a certeza de que estamos empenhados no Presente.

Sabia bem, de vez em quando, vermos e sentirmos aquilo que também faz falta e dá nome a um desporto que tanto gostamos. Venha daí o Futebol, nem que seja com chuveirinhos ou chuva molha-tolos, mas venha daí o bom e velho Futebol Clube do Porto!

Abraço e fiquem por aí...que eu fico!

3 comentários:

  1. Alguém va buscar o Leonardo Jardim a Braga.

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto, muito bem escrito; claro, à João Salvador. Concorde-se ou não se concorde, claro.

    Mas já agora, porque não, uma boa percentagem de optimismo? Vá lá, João, “é um perspectiva”… Força, Amigo.

    Abraço. Bibó PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava era de saber,quem no lugar de Vitor Pereira tinha a ombridade de se demitir (por incapacidade e/ou imcompetencia) pelos resultados alcançados. Podemos todos reclamar do futebol praticado, até porque já vimos muito melhor,agora achar que o futebol é facil e se ganha num piscar de olhos com quaiquer protagonistas, só está ao alcance de poucos. De MUITO POUCOS.___SD

    ResponderEliminar