21 março, 2012

Tribunal d'O JOGO - taça Liga 2011/12, meia-final

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: sl benfica 3-2 FC Porto
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto) / Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva / Quarto árbitro: Rui Costa.


Avaliação dividida. Embora os três juízes do nosso tribunal, que estreia hoje José Leirós, aprovem o trabalho da equipa de arbitragem, há lances a motivar discórdia. Jorge Coroado considerou irregular a jogada de que resultou o golo de Nolito (42') e acha ainda que Javi García deveria ter sido expulso aos 70'. Já Pedro Henriques não vê fora de jogo de Hulk (86'), no último lance perigoso do desafio. Para José Leirós, houve acerto total de Artur Soares Dias.



Momento mais complicado

42' Sapunaru cai após contacto com Luisão. Depois, Nolito marca. Alguma irregularidade no golo?

Jorge Coroado
-
Luisão agarrou Sapunaru e, apesar de o portista ter respondido, foi o brasileiro quem começou e acabou. Ao fazê-lo, abriu um buraco, permitindo a jogada que deu golo. Deveria ter sido assinalada falta. Quanto ao resto, a imagem não é esclarecedora, mas o modo como a bola saiu do corpo do jogador indicia ter sido com o peito. Mas, o golo nasce de uma irregularidade.

Pedro Henriques
+
Houve muitos contactos dentro da área protagonizados por jogadores de ambas as equipas. Luisão e Sapunaru também estavam a agarrar-se mutuamente, por isso a decisão do árbitro deixar jogar foi correta. Depois, Nolito finaliza a jogada com o peito. Lance e golo legais sem motivo para ser assinalada qualquer infração.

José Leirós
+
Decisão positiva de Artur Soares Dias. O golo foi legal. No primeiro momento, Luisão e Sapunaru agarraram-se mutuamente, caindo os dois. No segundo momento da jogada, o golo de Nolito é marcado com o peito e, portanto, sem qualquer ilegalidade.



Outros casos

70' Javi García trava James Rodríguez e depois toca-lhe com o braço. Só amarelo?

86' Bem assinalado o fora de jogo a Hulk?

87' Na grande área portista, Cardozo queixa-se de falta de Mangala. Tem razão?

Jorge Coroado
-
Javi García derrubou James e, não contente, deu uma bofetada ao portista. Foi no ângulo cego do árbitro, mas é ação punível com cartão vermelho.
+
As imagens não são suficientemente esclarecedoras, mas pelo penteado do relvado, fica claro o benefício da dúvida ao árbitro assistente.
+
Cardozo pode queixar-se, mas da infração que cometeu e não da pretendida. Quem cometeu irregularidade foi o paraguaio e não o francês.

Pedro Henriques
+
Javi agarra de forma deliberada e ostensiva James. O movimento posterior com o braço não pode ser considerado agressão, pelo que o amarelo foi suficiente.
-
Embora seja um lance no limite, pela repetição parece que Hulk estava em jogo, pois tinha dois jogadores entre ele e a linha de baliza.
+
Lance de contacto físico protagonizado entre Mangala e Cardozo, mas sem motivo para qualquer infração.

José Leirós
+
Falta corretamente assinalada e cartão amarelo bem exibido, porque Javi García agarrou e derrubou deliberamente James Rodríguez. Mas apenas isso.
+
Este lance é muito difícil. Há dúvida se o jogador estaria em linha ou fora de jogo. Mas parece bem assinalado. Hulk estava ligeiramente adiantado.
+
Cardozo reclamou sem razão porque só depois de ter jogado a bola é que o defesa do FC Porto encostou o braço nas costas do paraguaio.



Apreciação global

Jorge Coroado
Num jogo calmo, sem picardias e jogado a um ritmo diferente do da Liga, procurou controlar as incidências sem se mostrar muito. Falhou no critério disciplinar. Na vertente técnica não teve lances muito exigentes.

Pedro Henriques
Artur Soares Dias deixou jogar e fez uma boa e adequada gestão disciplinar, pelo que a arbitragem foi muito positiva. Além disso, contou ainda com uma colaboração bastante eficaz por parte dos seus assistentes.

José Leirós
Equipa de arbitragem muito atenta e em sintonia. Excelente nos foras de jogo e nas faltas assinaladas. Técnica e disciplinarmente, Artur Soares Dias cumpriu com eficiência. Podia ter evitado cartões a Alex Sandro e Mangala, mas foi sereno e competente.



fonte: ojogo.pt

4 comentários:

  1. 2º golo dos orcs mt duvidoso e off side a hulk (golo evidente) aos 87m inventado...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que houve falta no lance do 2º golo dos encornados… E o fora-de-jogo ao Hulk é inexistente, daria obviamente o golo do empate…

    Mas a minha coerência obriga-me a não utilizar a arbitragem como desculpa para o mau resultado… A grande verdade é que os erros de arbitragem ao longo de uma época, umas vezes beneficiam, outras prejudicam… O saldo final, principalmente para os 3 ou 4 da frente, é sempre nulo…

    Obviamente, a típica (e já gasta) demagogia portuguesa faz com que haja gritaria quando se perde, e que haja silêncio quando se ganha… É uma demagogia que eu abomino com todas as minhas forças… E também não gosto de vê-la no meu clube…

    Ganhamos há 30 anos porque essencialmente olhamos para os nosso problemas internos, construímos uma estrutura forte em que a disciplina é o principal ingrediente, e em que desculpas esfarrapadas do exterior não servem…

    Queiramos manter as diferenças para os nossos principais rivais… Não queiramos utilizar a arbitragem como desculpa, não despeçamos treinadores à velocidade de luz… Porque se o começarmos a fazer sem critério e ao sabor das vontades do exterior, as nossas possibilidades de nos tornarmos iguais a eles aumentam… E isso eu não quero… Mais que perder um campeonato, não quero que o FC Porto perca o rumo, nem a estratégia que o tem caracterizado nos últimos 30 anos…

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira21 março, 2012

    Caro RCBC concordo plenamente contigo, no entanto qd vemos toda a imprensa macrocéfala, gritar vociferar e sei lá mais o que existe um pequeno lance que seja a n/ favor, e se por acaso haja algum lance a "prejudicar" o clube do regime, é reconfortante (no mínimo) desabafarmos nestes lugares.
    Caso tenha visto a entrevista do Mr Moncho (Segunda Feira no Porto Canal) onde precisamente vincou esse ponto, que os média procuram sempre denegrir a imagem do FCP i.e., desvalorizando/ignorando as vitórias e sempre que existe uma situação negativa para o FCP, ampliam/envenenam procurando desestabilizar.
    Costuma-se dizer uma mentira tantas vezes repetida passa a ser verdade, e com isto quero dizer que por vezes vejo portistas que nos seus comentários refletem essa politica.
    Eu fico triste qd vejo comentadores/paineleiros que se intitulam de portistas e embarcam nesse jogo, ou porque estão mal preparados ou porque defendem o lugarzinho (ai que saudades do Pôncio Monteiro).
    Por isso tudo é que dou tanto valor a este cantinho.
    Cumprimentos
    Silva Pereira

    ResponderEliminar
  4. Concordo integralmente com os meus antecessores nos comentários.Se houve bloqueio(falta)irregular,penso que isso é trabalho de casa,se eles treinam para os fazerem,nós deveríamos treinar para os evitar,no entanto apoio a denuncia pública dos actos,mas nunca como forma de desculpar a derrota.Perdemos por erros próprios e mérito do adversário em aproveitá-los,porque em jogo jogado penso que o empate se ajustava melhor,e depois nos pontapés da marca de grande penalidade era uma questão maior ou menor eficiência.

    ResponderEliminar