16 março, 2012

"Vamos ter de estar no nosso melhor"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Na luta pelo título, o FC Porto tem pela frente um obstáculo duro de roer. A Choupana, terreno do Nacional, oferece dificuldades a qualquer equipa, pelo que, na sexta-feira (19h00), os Dragões vão ter de estar num nível alto para vencer. Em conferência de imprensa, Vítor Pereira garantiu que os portistas não vão repetir os erros cometidos na recepção à Académica.

Como perspectiva a partida frente ao Nacional?
É um jogo fundamental, em que queremos os três pontos. Sabemos que a Choupana não é um terreno fácil para qualquer equipa. Vamos ter de estar no nosso melhor para vencer.

Como é que a equipa trabalhou durante a semana?
Trabalhou bem. Reflectimos sobre o jogo com a Académica, tirámos ilações e vamos tentar rectificar o que não fizemos bem.

Sente que a equipa está comprometida com a luta pelo título?
Quem defende estas cores tem de estar comprometido em cada jogo, treino e momento de vivência do clube.

Como reagiu a equipa ao facto de ter dito que ela se “pôs a jeito” para perder pontos?
Podia ter ido pelo caminho mais curto, que é o da arbitragem. Vamos jogar com o Nacional sem o Hulk, de uma forma injusta. Não optei por esse caminho, mas sim por olhar para dento e para o que não fizemos tão bem. Já vimos e revimos o jogo e percebemos até onde foi o nosso demérito e o mérito do adversário. As ilações estão tiradas e fizemos o nosso trabalho semanal para rectificar os erros. Vamos fazer um jogo diferente na Choupana, de certeza.

A margem reduzida de um ponto de vantagem condicionou o trabalho? Sentiu os jogadores abalados?
Não. Este ponto de diferença reflecte a competitividade do campeonato. É uma distância curta, que impõe que estejamos atentos, concentrados e focados no jogo seguinte. Se estivéssemos a cinco pontos do primeiro lugar estaríamos na mesma focados no Nacional, assim como não demos nada por garantido quando tínhamos três pontos de vantagem. Temos de jogar sempre com o sentido na vitória, essa é a nossa obrigação.

Qual a razão desta inconstância de resultados, que resultou num empate em casa depois da vitória na Luz?
As outras equipas também vão falhar. O FC Porto jogou com o Benfica e depois com a Académica, não são jogos comparáveis em termos de dinâmica e da forma como as equipas se posicionam. Sabemos que não estivemos ao melhor nível frente à Académica, nomeadamente na primeira parte. Temos de fazer um jogo completo de qualidade e é natural que quando isso não acontece se percam pontos. Mas eu não quis dizer que os jogadores não quiseram, apenas que não conseguiram. A Académica é passado e o que nos interessa é o próximo jogo. Não éramos campeões com três pontos de vantagem e o campeonato também não estava perdido há três ou quatro jornadas atrás.

De que forma olham para as últimas oito jornadas, face à hipótese de não existirem descidas de divisão?
É de uma enorme irresponsabilidade querer argumentar de alguma forma a favor da justiça de uma decisão dessas. Só se se quiser um campeonato da mentira. Nem me passa pela cabeça essa possibilidade.

Dadas as ausências de Hulk e Fernando, como vai preparar a equipa?
Lamentamos essas baixas, mas quem entrar em campo vai fazer um bom jogo e dar a resposta que esperamos.

Como viu reacção do Rolando quando ele foi substituído, frente à Académica?
O que está na essência dessa atitude tem a ver com a vontade do Rolando querer ajudar a equipa e ter sido retirado numa altura daquelas. Em relação à forma como se reage, estou aqui para frontalmente falar com o jogador e equipa. A situação está ultrapassada. Quem anda no futebol sabe que a reacção do momento, muitas das vezes, nem sequer transparece o que sentimos por dentro.

O FC Porto tem vantagem em, pela segunda semana consecutiva, jogar antes do Benfica?
Sinceramente, penso que não.

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Maicon, Rolando, Mangala, Otamendi, Álvaro Pereira e Alex Sandro;
Médios: Defour, Lucho, João Moutinho e Mikel;
Avançados: Cristian Rodriguez, James, Janko, Kléber e Iturbe.

3 comentários:

  1. Vítor: eu sei que vais ter grandes dores de cabeça para formar a equipa. Não queria estar no teu lugar.
    Espero é que não estejamos todos com dor de cabeça no fim do jogo.

    Já agora: toda a gente, que me conhece, sabe o que penso de ti como treinador do FC Porto. Não nego nada do que penso e não nego o direito a outros de gostarem de ti. Tudo bem!
    Agora, diz-me: alguma vez te bati? Claro que não Vítor; eu e muitos outros é que já levámos umas valentes "chapadas" durante a época...
    Só queria dizer-te mais isto, com muita sinceridade:
    Desejo para ti o que desejo para mim - a VITÓRIA no Campeonato. FORÇA!

    ResponderEliminar
  2. Era bom que todos, jogadores, treinadores e SAD, percebessem bem a importância dos próximos 8 jogos do campeonato… A importância da entrada directa na champions league (que é dada pelos 2 primeiros), bem como a importância da revalidação do título de campeão, e tudo o que isso representa no panorama do futebol em Portugal, ou pelo menos na continuação da hegemonia portista.

    Se todos perceberem isso, não tenho a mínima dúvida de que podemos ganhar todos os jogos até ao fim, porque temos muito melhor equipa que todos os outros… Numa época cheia de problemas, confusões e maus momentos, entramos para a recta final do campeonato com 1 ponto de vantagem sobre o 2º… Dá que pensar…

    Agora, as minhas expectativas? É triste, muito triste para mim dizê-lo, mas tenho muito medo do que resta da época… Tenho medo que aquela primeira parte da Académica se repita, medo que Barcelos volte, medo que Nicósia e São Petersburgo regressem… Enfim, tenho um sentimento que raramente tenho em relação ao FC Porto: uma falta de confiança tremenda na equipa!

    Não vou discutir por responsabilidade de quem, por que motivos ou com que justificações (bem como que soluções preconizar), mas a verdade é que essa falta de confiança que tenho tem origem é muitos murros no estômago que tenho levado esta época… Invariavelmente, quando parece que o FC Porto vai melhorar e entrar no rumo correcto, volta tudo para trás, voltam as péssimas exibições e os maus resultados…
    O nível de fiabilidade do FC Porto aproxima-se do 0… Em cada jogo tanto pode sair uma bela exibição, como uma exibição pavorosa…

    Hoje na Choupana irei estar com o coração nas mãos… Mas com aquela minha mania de pensar que o FC Porto vai ganhar independentemente de tudo, mesmo que esteja a perder 3/0 a dois minutos do fim…

    ResponderEliminar
  3. Já agora, se não é pedir muito... Deixam-se lá daquela mania de dar 45m de avanço aos adversarios... O jogo tem 90m, nao tem apenas 45m...

    É bem mais inteligente entrar forte no jogo, quiça conseguir vantagem e depois sim, gerir o jogo e o resultado...

    Mas ora aí está, é preciso correr, lutar, ter capacidade de sacríficio e deixar a pele em campo.... Num fundo aquilo que é a génese do FC Porto... E que este ano tem estado tão longe do Dragão...

    Acreditemos!!!

    ResponderEliminar