04 maio, 2012

Chorar de alegria... e rir do clube do regime

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Cá estamos novamente, já com o bi no bolso. E o tetra em andebol :) Que felicidade é ser deste clube! Os meus parabéns aos jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos - no caso do futebol, especialmente àqueles que nunca atiraram a toalha ao chão. Foi difícil, mas Somos Porto, carago!

E que bem que soube este título! O nosso habitual bombo da festa foi capaz de dar alguma luta (muito por culpa nossa, mas ainda assim), o que sempre serve para variar um pouco, e por isso merece também algumas palavras. Não me interpretem mal, eu gosto é de ganhar e com quantos mais pontos de avanço melhor, mas saber que eles andaram a época toda iludidos, quase a sentir o gostinho do título, para no-lo oferecerem a duas jornadas do fim e no descanso do nosso sofá, acrescenta um gostinho especial a este campeonato.

Agora, para aquelas bandas, é deitar mão a qualquer desculpa possível ou imaginável para justificar o descalabro. Hoje veio um dos cromos de serviço dizer que querem ganhar limpo. Isso significa que vão deitar fora os troféus de 2005 e 2010? Muito bem diz um dos maiores poetas da música lusófona que "o homem que diz 'sou', não é", que é como quem diz que quem sente a necessidade de gabar a própria idoneidade, normalmente é o menos idóneo de todos. No futebol português esta velha máxima assenta como uma luva, e nem é preciso lembrarmo-nos do discurso dos responsáveis desse mesmo clube quando, há alguns meses, iam à frente. "A arbitragem está mais transparente e credível", dizia o caudilho vermelho. Afinal parece que não estava, pois não voltou a oferecer-lhes um campeonato de bandeja como se previa em Fevereiro.

Afinal todo o entusiasmo foi em vão e todos os foguetes que a comunicação social foi deitando semana após semana foram precoces. Todos os anos é assim, mas normalmente a febre não dura muito para além da pré-época. Basta entrar a competição a sério e uma brisa de realidade facilmente destrói o castelo de cartas da sua esperança. O cartoon abaixo (crédito ao Xerxes - por favor leiam o primeiro comentário a este post) é tão realista que mais parece uma fotografia.

Mas este ano durou mais. Este ano o destino foi mais cruel. Deixou-os sonhar mais um pouco, fê-los acreditar que iam mesmo lá, e a sua atitude fanfarrona, arrogante e mesquinha quando estavam por cima só torna ainda mais merecido o último acto desta tragicomédia - trágica para eles, mas muito cómica para nós. "Schadenfreude", chamam-lhe os alemães - nós em português não temos palavra para este prazer que se sente perante a desgraça dos outros. Em teoria não é um sentimento simpático, mas quando "os outros" estão constantemente a tentar diminuir-nos e ofender-nos, a insultar-nos, a prejudicar-nos, a atacar-nos das formas mais desprezíveis, colocando até a sua ocupação profissional ou cargo público ou político a esse serviço, que bem nos sabe temperar o nosso sucesso com a desgraça deles. Somos humanos ;)

Para além de um palmarés construído na sua maioria em tempos que envergonham o país, a única grandeza que resta a esse clube decadente é precisamente a quantidade de adeptos que ainda tem e as posições que muitos deles ocupam. É o facto de terem a imprensa e as instituições do seu lado que ainda permite aos mais crédulos acharem que são tão grandes como nós. Mas quando se olha para as coisas como elas são, o presente mês de Maio de 2012 é uma excelente metáfora para a grandeza relativa dos dois clubes: este mês, o clube do regime comemora 50 anos sobre o último dos seus 2 títulos internacionais; o FC Porto comemora 25 anos sobre o primeiro dos seus 7. Mais palavras para quê?

9 comentários:

  1. O original do boneco que ilustra este post é de um autor francês, de quem desconheço o nome verdadeiro, e foi publicado originalmente assim: http://bric-a-brac.org/humour/images/animaux/homosapi.jpg

    Aí pelo ano 2000 ou 2001 substituí os textos da imagem, assinei "xerxes@notme.com" no canto inferior esquerdo (para evitar que o site vermelhices.com colocasse o seu logo sobre a minha sig, como então costumava fazer), e enviei o boneco para alguns amigos: http://4.bp.blogspot.com/_GAYgD62FnRg/TR0fyqCgVdI/AAAAAAAARh4/BRu-hCySiTM/s1600/untitled.bmp

    Não fazia ideia que o boneco pegasse como pegou (apesar de saber que continuaria actual por dezenas de anos), e entretanto tivesse encontrado tantos outros padrastos, como este artista, http://i55.tinypic.com/2vio3zt.jpg entre outros.

    Por que é que gastei tempo a dizer isto? Primo, para deixar intrigado o Fernando Moreira (Dragão Azul Forte) de quem sou amigo pessoal há mais de 40 anos e que não imagina quem vive por detrás do meu nickname; secundo, para que alguns habituais frequentadores deste blog saibam que este boneco foi originalmente editado por um portista e para portista.

    Abraço azul e branco,
    Xerxes

    p.s.: se até no país do verdadeiro autor lhe retiram os créditos da imagem, como aqui: http://www.leverasoif.com/public/degust/2011/aout/9.jpg !

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o texto, imagem perfeita :)

    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  3. Xerxes, obrigada pela partilha! Nestas coisas da net os créditos perdem-se facilmente, por vezes de forma deliberada, outras por descuido ou ignorância, mas é sempre bom conhecer o autor por trás da obra! E que bela obra esta, com popularidade mais do que merecida :)

    ResponderEliminar
  4. @ xerxes

    até eu, lá no meu estaminé, já utilizei esse boneco ;)

    porque encontrei muitas referências à dita, não lhe tinha feito o devido crédito.
    essa situação já está rectificada ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Brilhante texto. Obrigado!
    Cumprimentos portististas da caparica

    ResponderEliminar
  6. Silva Pereira04 maio, 2012

    Boa tarde,
    Excelente, parabéns comungo a 100%
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Para começar, um lugar comum: excelente texto, Enid. É bom chorar assim… a rir. Obrigado pelo magnífico post.

    Fiquei intrigadíssimo, amigo Xerxes. Tentei, por duas vias, enviar-te o seguinte mail (penso que à segunda pegou).

    Caro "Xerxes":
    Sou o Fernando Moreira (Dragão Azul Forte). Digo-te quem sou... diz-me lá, por favor, quem és. Estou intrigadíssimo! Serás o Pedro Xavier?!!!
    Obrigado pelas tuas palavras no blogue "Bibó Porto, carago". Como és portista (e és um GRANDE PORTISTA) bem-vindo, Amigo.
    Vá lá, desvenda-me este grande mistério. Obrigado e BiBÓ PORTO CAMPEÃO!
    Abraço AZUL MUITO FORTE.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar
  8. Para o amigo "xerxes". Meu mail:

    fmoreiramm@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Muito engraçado.Cumprimentos para todos os portistas.

    ResponderEliminar