27 maio, 2012

ENTREVISTA: Casa FC Porto - Dragões do Faial (Açores)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Mês de Maio de 2012, trago-vos mais uma pequena entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branca, no caso, a Casa do Futebol Clube do Porto - Dragões do Faial, Horta, Açores.

Estabelecido o contacto e concretizada a tão pretendida entrevista, não posso deixar de agradecer a extrema simpatia e disponibilidade demonstrada pelo Sr. Carlos Luís, Presidente da Direcção, aproveitando para desejar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Casa do (nosso) FCPorto.

Como tal, vamos lá então a essa prometida entrevista...



Casa do Futebol Clube do Porto – Dragões do Faial - Horta – Açores
Delegação nr. 82 do FC Porto


1 - Queiram fazer uma breve apresentação dos Orgãos Sociais.

Os nossos Orgãos sociais são constituídos primeiramente pela Direção, sendo o Presidente Carlos Luís, como Vice-Presidente Ana Luís, na qualidade de Secretário Firminio Pedroso e como Tesoureiro Idilia Rita. Como elementos Vogais temos Nelson Geraldes, Luís Lopes, Paulino Moniz, Luís Moniz e Henrique Pinto. Relativamente à Assembleia Geral foi eleito como Presidente António Amaral, Vice-Presidente José Adriano e Secretário Manuel Campos. Por sua vez, o Conselho Fiscal é constituído pelo presidente Manuel Costa, Primeiro Secretário José Armando Luís e Segundo Secretário Rogério Salgueiro.

2 - Como e quando surgiu o espaço azul e branco dos Casa F.C.P. Dragões do Faial?

O espaço azul e branco da Casa do F. C. P. Dragões do Faial surgiu da iniciativa e coragem de alguns adeptos e simpatizantes, que neste espaço geográfico tão distante e limitado, ao longo de muitos anos, se reuniam em jantares e festas/convívios para comemorarem os êxitos do nosso Clube nas principais competições Nacionais, Europeias e Internacionais. Momentos de profunda manifestação clubística, que se consubstanciavam numa autêntica e genuína vivência Portista.

Pois vivemos numa ilha e muitos dos nossos sócios e adeptos não conhecem presencialmente o nosso Clube, mas a sua grande paixão, a sua alma portista e o seu fervor, foram ingredientes capazes de inspirarem estes homens e mulheres, que apesar de muitas dificuldades ao longo deste percurso deram a cara e forma a esta Instituição, fundada a 29 de Setembro de 2004, e inaugurada pelo Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto em 14 de Abril de 2005.

Neste percurso é justo salientar o apoio que recebemos do Senhor Guedes, que na altura era Chefe da Repartição de Finanças da Horta. Embora já não faça parte da nossa família portista, por não estar entre nós, recordamos com muita amizade a sua total disponibilidade e o seu dinamismo que emprestou a esta causa.

3 - Como tem sido o desenvolvimento, durante o tempo de existência, e quantos associados têm?

O desenvolvimento da Casa do F.C.P. Dragões do Faial, na fase inicial, após a inauguração, foi bastante favorável, uma vez que tinha muita adesão por parte dos adeptos e associados em todas as iniciativas programadas, bem como na visualização dos jogos transmitidos na nossa Sede social. No entanto, recentemente os associados tem participado em menor número.

Atualmente contamos com oitenta sócios. É nossa pretensão aumentar significativamente o seu número.

4 - Qual a vossa opinião sobre a época que terminou?

O balanço que fazemos da época que terminou é positivo, embora pensamos que poderia ter sido melhor.

5 - Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da casa?

Os pontos mais altos da nossa Casa, foram a aprovação dos seus Estatutos, e a sua Fundação e Inauguração pelo Senhor Presidente do F.C.P. Jorge Nuno Pinto da Costa.

6 - Quais os apoios e iniciativas que a casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

A Casa do F. C. P. Dragões do Faial, ao longo da sua história recente, pois a 29 de Setembro do ano em curso, faz precisamente oito anos de existência, tem vindo a promover, através de um plano de atividades elaborado pela sua Direção, os seguintes eventos:
    • Comemoração anual do seu aniversário na data da sua fundação com programa apropriado; • Comemoração anual dos títulos conquistados pelo nosso Clube, com jantares e festas/ convívios com os nossos sócios e adeptos do F.C.P. sempre com programa apropriado; • Abertura da Sede ao fim-de-semana, e nos dias dos jogos em que participa o nosso Clube; • Nalguns períodos do ano promovem-se torneios com jogos de cartas; • Durante o ano promovem-se convívios relacionados com as principais festividades locais; • Quando solicitado pela Direção do F.C.P. temos apoiado em transporte as modalidades amadoras nos jogos que têm realizado nas ilhas do Faial e Pico; • Na nossa Sede junto dos nossos associados procuramos, dentro do possível, dinamizar a leitura da revista “O Dragão” a qual é bem aceite.
Os apoios que a nossa Casa pode oferecer aos adeptos do nosso Clube circunscrevem-se apenas à área logística, aquisição de bilhetes para os jogos do F.C.P. ou visitas organizadas à sua Sede e outras instalações desportivas.

7 - Existem casas ou delegações de outros clubes na vossa região? Se sim, qual o tipo de relação que mantém?

Não.

8 - Tem alguma história curiosa que queiram contar ou relatar, relacionada com a vossa a vossa casa?

Não.

9 - Qual a vossa opinião sobre a actual época desportiva ao nível do futebol?

A nossa opinião sobre a atual época desportiva, a nível do futebol, caracteriza-se por uma época atípica e de transição. A nível interno foi uma época difícil. Os nossos adversários reforçaram-se bem. Estiveram mais fortes e por isso deram mais luta e competitividade ao campeonato.
A nível europeu consideramos uma má época. Não conseguimos atingir os objetivos mínimos tanto numa competição como noutra.

10 - E relativamente as modalidades amadoras, se acompanham, e com que frequência, e qual a vossa opinião!

Em relação às atividades amadoras não as acompanhamos com a frequência que desejamos, no entanto, e porque somos exigentes nalguns troféus pensamos que poderíamos ter feito melhor.

11 - Já conheciam o blog "BiBÓ PoRtO, carago!!"? Se sim, qual a vossa opinião?

Não.

12 - Para finalizar, queiram deixar uma mensagem aos nossos leitores.

A mensagem que deixamos aos nossos leitores, é que saibam com desportivismo, com alma, com dinamismo, com paixão e união apoiar o nosso Clube o F.C.P. que de nós tudo merece.



CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

Morada [sede social]: Rua da Praça, 9900-401 Flamengos - Horta - Faial – Açores
Contactos telefónicos: Presidente Carlos Luís 965893519

Como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: Para se inscrever basta dirigirem-se à Casa do F.C.P. Dragões do Faial fornecer os seus dados pessoais, com um custo anual de 12 € ou mensal de 1 €.

Vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto: Se for associado da Casa do F.C.P. Dragões do Faial poderá ter acesso a bilhetes para os jogos do F.C.P. com desconto, e também poderá usufruir da nossa Casa para a visualização de todos os jogos do F.C.P.

e-mail: construcoescarlosluis@hotmail.com

4 comentários:

  1. Uma verdadeira “Ilha Azul” no mar Azul! Somos um OCEANO AZUL! Parabéns, Mafaldinha.

    Beijinho “à primeira Dama” e um abraço ao Presidente.
    BIBÓ PORTO, carago!

    ResponderEliminar
  2. Não me canso de o dizer...excelente rúbrica e um trabalho magnificamente concebido e igualmente conseguido.

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. A ilha é conhecida como azul, mas não por causa do Porto, sim por causa das hortências.
    Em adeptos de clubes ela é incomparavelmente muito mais vermelha que azul. E sei do falo pois nasci lá!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma bela entrevista, mais uma excelente divulgação do que se passa no Mundo em cores azuis e brancas;)

    ResponderEliminar