10 maio, 2012

HÁ QUEM NÃO MEREÇA NADA

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Para quem quinzenalmente vai lendo os meus artigos de opinião, não é novidade nenhuma se eu disser que não sou fã de um conjunto de pessoas que gravitam em torno do nosso presidente e da nossa SAD. Pelas mais diferentes razões (não é altura de as enumerar) que se foram acumulando ao longo dos anos e associadas às mais diversas áreas do nosso clube, pessoas como Adelino Caldeira ou Antero Henrique, não fazem parte das minhas preferências pessoais.
Não é igualmente novidade nenhuma que artistas como Álvaro Pereira, Otamendi ou Cristian Rodriguez, não compoẽm o meu leque de jogadores mais admirados. Respeito todos os que envergam as nossas cores, mas exijo o mesmo respeito desses profissionais, e quando tal não acontece, muito dificilmente o esqueço.

Serve esta nota introdutória para dizer que é óbvio que todos nós temos as nossas preferências. Tal como em tudo na vida, há aqueles que nos inspiram confiança e outros que não nos inspiram nada. Há aqueles com quem simpatizamos e outros que nem os podemos ver. E há ainda aqueles que por muito que tentemos, é impossível não gostar... a não ser que sejamos tapados ou ingratos, e se há coisa que me arrepia é a ingratidão, especialmente naqueles que nos dão muito e nós pouco lhes damos.
Ora, independentemente da categoria em que colocamos qualquer uma das pessoas que enverga as nossas cores, há algo que é intocável e que se superioriza a tudo: o amor ao clube!

Perante isto, acho intolerável que existam pessoas que conseguem num jogo como no passado sábado frente ao Sporting, que recordo era tão somente o jogo de consagração do título, terem a distinta lata de assobiarem o treinador Vítor Pereira, e pior ainda, assobiarem Hulk.
Quem o faz, das duas uma: ou é tapado ou é ingrato!

Eu já sei que Vítor Pereira não é o melhor treinador do Mundo. Que ao longo da época cometeu vários equívocos, nem sempre tomou as melhores opções, e por vezes demonstrou ter pouco pulso para dominar um balneário cheio de “tubarões” mortinhos por dar o salto para outras paragens a ganhar algumas dezenas de milhares de euros. Mas se tudo isto é verdade, também não é menos verdade dizer que claramente ele foi evoluindo ao longo do ano, cresceu com o decorrer da época, foi ganhando peso e estatuto junto do grupo, passou a liderá-lo, e melhor que tudo isso, conseguiu o objectivo principal.
Para além de tudo isso, é um dos nossos, um Dragão, um Portista e alguém que sente o clube.
Gostar ou não gostar dele, é um direito que assiste a toda a gente.
Não reconhecer o mérito de quem ganha, está ao nível daqueles que empurram a responsabilidade das nossas vitórias para os árbitros. Ou será que o treinador teve responsabilidade nas derrotas e nenhuma responsabilidade nas vitórias? Portanto, assobiá-lo na festa do título, é uma manifestação livre mas absurda e que denota que quem o faz, apenas merece perder e nunca ganhar.

Em relação a Hulk, bem, então aqui é que fico absolutamente indignado em alguém o assobiar no jogo da consagração.
Estamos tão simplesmente a falar do jogador unanimemente considerado por todos os treinadores da primeira liga, o mais influente e mais decisivo do campeonato. Aquele que carregou a equipa às costas nos momentos mais difíceis, a quem tudo se lhe pede, a quem todos os jogadores entregam a bola nos últimos 30 metros à espera que ele resolva. Se falha mais que os outros? Tem que falhar! Se todas as jogadas de ataque terminam invariavelmente com a solução Hulk, é óbvio que tem que falhar mais que os outros... os outros não tentam nem arriscam, como é que hão-de falhar??
Agora, é óbvio que todos nós já tivemos um desabafo de desagrado perante uma ou outra situação em que ele podia ter solto a bola mais cedo ou poderia ter rematado. Mas disso, a assobiar em pleno jogo do título, é de um nível de exigência que toca o ridículo.
Aqueles que o assobiam, ainda vão “chorar” muito por ele, pois lamentavelmente, mais tarde ou mais cedo não teremos capacidade de segurar este talento.
Termino fazendo um forte apelo a que no próximo fim de semana, o Dragão Caixa encha para a recepção aos carneiros no basket e à Física no hóquei. São 3 jogos que certamente serão decisivos no sucesso da nossa época, e nos quais irão evoluir atletas que merecem todo o nosso apoio pelas enormes dificuldades que têm atravessado e enorme brio profissional que têm demonstrado.

12 comentários:

  1. Vamos apoiar o FC Porto no Dragão Caixa pois estamos na recta final e vai ser o tudo ou nada.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo. E destaco:

    “Gostar ou não gostar dele (Vítor Pereira), é um direito que assiste a toda a gente. Mas “não reconhecer o mérito de quem ganha… …” Portanto, assobiá-lo na festa do título, é uma manifestação livre mas absurda e que denota que quem o faz, apenas merece perder e nunca ganhar.”

    Quanto a Hulk é claro que “aqueles que o assobiam, ainda vão “chorar” muito por ele, pois lamentavelmente, mais tarde ou mais cedo não teremos capacidade de segurar este talento.”

    FORÇA PARA AS MODALIDADES!

    Abraço. BIBÓ PORTO BICAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  3. Carlos Rangel10 maio, 2012

    Deixe-me dar-lhe os parabéns pelo óptimo artigo que escreveu!
    Posso ter outras antipatias em relação a dirigentes e atletasm mas concordo inteiramente consigo.
    ALGUNS DE NÓS ESTÂO A FICAR COM DEMASIADA ARROGÂNCIA (para não lhe chamar outra coisa) e a aproximarmo-nos daquilo que mais destestámos nos nossos adversários da capital do Império.
    Um forte abraço de um potista e tripeiro.

    ResponderEliminar
  4. Thanks a lot for providing individuals with such a marvellous chance to read from this site.

    ResponderEliminar
  5. Há que notar as palavras de Hulk no final do jogo, em pleno relvado, para todo o estádio ouvir: "A torcida às vezes vaia a gente, mas depois a gente marca o gol e já aplaude". Grande Hulk - Bem metida! É que já cheteia ter de ouvir o parceiro do lado a dizer "tira o Hulk", "num joga nada", "passa a bola", "vai-t'imbora", etc.! Gente que não faz a mínima ideia do que é jogar futebol...

    ResponderEliminar
  6. “Foi muito difícil gerir as vitórias do ano passado? E acredita que Vítor Pereira sofreu com isso?

    Reconheço que foi muito complicado para ele. Não é fácil gerir jogadores que, no ano anterior, tinham ganho tudo o que havia para ganhar. Por vezes, os jogadores deixam a humildade um pouco de lado e cada um começa a olhar para o seu umbigo. Para o Vítor Pereira foi muito complicado, mas a verdade é que ele conseguiu dar a volta à situação da melhor forma; conseguiu manter o grupo unido e ainda conquistámos o campeonato. Considero que o principal mérito é dos jogadores, mas muito desse mérito também é do treinador, porque conseguiu voltar a focar os jogadores no essencial, que são as vitórias.”

    Esta foi a resposta de Fernando a uma pergunta feita pelo jornal o Jogo…

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo por inteiro a parte do post dedicada ao Hulk. É inacreditável ouvir-se assobios àquele que levou a equipa às cavalitas durante o ano todo.

    Preparem-se porque para o ano, em que provavelmente não contaremos com o Hulk, a nova vítima já está definida: Danilo. Nos últimos jogos, já comecei a ouvir atrás de mim bocas do género: "Danilo recua" "Danilo a tua posição não é aí". Meu Deus, esta última é de bradar aos céus. Qualquer pessoa que tenha visto o Danilo brilhar no Brasil sabe que ele não é nem nunca será um defesa direito puro. Varre toda a ala direita e tem tendência a flectir para o meio. É um Dani Alves em potência.

    ResponderEliminar
  8. Em relação a VP:

    "Para além de tudo isso, é um dos nossos, um Dragão, um Portista e alguém que sente o clube."

    Isso nem se discute e acrescente-se ainda a sua humildade e honestidade profissional. Agora por si só não deve fazer com que não se possam pôr em causa as suas competências enquanto treinador. O factor do portismo valeu muito a VP junto da massa adepta e foi precisamente a falta dele que crucificou vezes sem conta Jesualdo. Nada de mais injusto, mas é apenas a minha opinião.

    "assobiá-lo na festa do título, é uma manifestação livre mas absurda e que denota que quem o faz, apenas merece perder e nunca ganhar."

    Nem mais. Eu não gosto de Vítor Pereira, acho que está a léguas de reunir condições para ser treinador do Porto, mas aplaudi-o e reconheço-lhe mérito pela vitória. Mais, nunca pensei a seguir a Barcelos estar a festejar mais uma conquista da Liga. Faço aqui a minha mea-culpa. Podia dizer que sempre acreditei, mas estaria a ser hipócrita. Vítor Pereira aí surpreendeu-me. Perseverança foi coisa que não lhe faltou.

    "um balneário cheio de “tubarões” mortinhos por dar o salto para outras paragens a ganhar algumas dezenas de milhares de euros. "

    Aqui já não sou tão peremptório. Primeiro, não nos devemos esquecer que esses alegados tubarões já nos deram enormes alegrias no passado. Depois, se andamos a ouvir os adeptos um ano inteiro a chorar pela saída do Falcao, é um pouco contraditório que apontemos o dedo aos que ficaram. Também Falcao pediu expressamente para sair e, se ficasse, bastava o primeiro jogo menos conseguido para aqueles que lamentam a sua venda (esquecendo-se dos valores envolvidos na mesma) o colocarem logo, sem contemplações, no lote dos amuados.

    "Ou será que o treinador teve responsabilidade nas derrotas e nenhuma responsabilidade nas vitórias?"

    Há quem faça este raciocínio, o que é de uma injustiça atroz. Mas também não faltou quem a seguir a jogos verdadeiramente deploráveis viesse fazer a desculpabilização total do treinador, pondo as culpas todas no presidente e nos jogadores. Ou seja, concordo com o que dizes, mas é conveniente que se diga que o inverso também aconteceu.

    Resumindo: concordando nuns pontos e discordando de outros, parabéns pelo excelente post, Norte.

    ResponderEliminar
  9. Gostaria só de dizer algo sobre o comentário do Carlos Rangel.

    Carlos, pode até nem ser o teu caso, mas a arrogância de que falas agora, era apelidada de exigência nos tempos do Jesualdo Ferreira. Muitos dos que agora encontram todas as justificações para os erros de VP, atiravam-se ao Jesualdo por bem menos, tendo ele feito bem mais, nomeadamente na Europa.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez, totalmente de acordo contigo, Duarte, no que em especial respeita ao teu 3.º comentário.

    Jesualdo fez o que nenhum treinador do FC Porto havia logrado: refez 4 equipas (após as sangrias no fim de cada época, que foram devastadoras), manteve o futebol da equipa sempre em alto nível, qualificou-se para os quartos de final da Liga dos Campeões, foi "só" 3 vezes (em 4!) Campeão Nacional!!! E conquistou outros troféus! Só não conquistou o título dos túneis...
    Pois é, muito que defenderam com unhas e dentes Vítor Pereira, mesmo após eliminações por “colossos” como Apoel e Académica, torturavam e crucificavam “o alheira”. Sem dó nem piedade! É por isso que me dá vontade de rir de muita coisa que se passou esta época e que passou ao lado de muitos portistas que se dizem “os maiores”; e, embora não seja masoquista, ri-mo pela porrada que apanhei durante a época, só por constatar coisas que apenas um cego não via… é a tal questão de “dois pesos e duas medidas”…

    Mas como não ando a dormir e sei admitir os meus enganos: ainda bem que me enganei no que respeita ao título de Campeão! Tal como tu, perante as evidências, não acreditava que isso fosse possível. Não retiro uma vírgula ao que disse oportuna e pontualmente (não sou vira-casacas como muitos que vi após o triunfo final… Fico até admirado com há tantos “bananas”, adeptos sem carácter, tristes cobardes entre nós…). Não, mantenho tudo o que disse. Mas também sei atribuir méritos: dei e dou os meus calorosos parabéns a Vítor Pereira. Conseguiu com muito mérito, é um Campeão! OS MEUS SINCEROS PARABÉNS!

    Como bom e indefectível portista que me prezo, quero o melhor para o meu Clube. Sou um insignificante adepto e sócio; alguém, por mim, saberá o que fazer para o bom futuro do Clube e da equipa de futebol. CONFIO INTEIRAMENTE NO NOSSO TIMONEIRO PINTO DA COSTA!

    Abraço. BibÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Dragão Azul Forte, obrigado mais uma vez pelo elogio.

    Ora aí está, também eu confio totalmente no presidente.

    Uiiii mas é que nem duvide. Fosse Jesualdo a fazer aqueles dois jogos com o Apoel e tinha tudo quanto era adepto à perna.

    ResponderEliminar
  12. Silva Pereira12 maio, 2012

    Boa tarde,
    Da minha parte não vejo razão para não simpatizar com as 2 elementos da SAD que menciona, mas é um direito que o assiste e terá as suas razões.
    Quanto ao resto comungo, não vejo razão, principalmente nesse dia, para alguma contestação, assobios e apupos. À muito que interiorizei que certos adeptos não têm noção das dificuldades da obtenção do sucesso do FCP principalmente nas condições que são obtidos, contra o centralismo e o poder associado. Eu sei que muitos não são do tempo de que nada se ganhava e só o passar da ponte D Luís já estávamos derrotados, mas caramba é impossível ganhar sempre, só vejo motivos para contestação quando os atletas não são profissionais e atuam olhando só para o seu umbigo (ex jogo com a Académica)
    Eu estou grato pela parte que cabe ao VP na conquista, mas também sou daqueles que pensa que o maior mérito é o JNPC.
    Seja quem for o próximo treinador irá ter o meu apoio, no entanto não deixo de pensar que o VP não tem dimensão para o FCP.
    As razões são muitas, mas quando penso em certos momentos da época (em certas conferências), em certas escolhas, à não promoção de jogadores, faz-me pensar que o timoneiro possa ter uma outra escolha.
    Relativamente aos adversários da capital acho que devem continuar assim, pois lembro-me bem que no período de menos sucesso do FCP da era Pinto da Costa foi no tempo de bom relacionamento com o SLB (Fernando Martins).
    Boa sorte para o basquete que bem será preciso

    ResponderEliminar