01 maio, 2012

O 17º do andebol do FCP, o 8º nos últimos 14 anos...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

E aí está o 2º Tetra da história do andebol do FC Porto, 52 anos depois. Fica agora a promessa do 1º Penta do clube na modalidade, e a tão ansiada presença na Champions League.

Com a vitória do último sábado na Maia, num pavilhão a abarrotar de Portistas (eu incluído), o FC Porto sagrou-se TetraCampeão Nacional de andebol 2011/12 e com isso, alcançou finalmente o Sporting, até sábado, o clube que mais títulos tinha nesta modalidade (17). Uma vitória de uma grande equipa, mas sobretudo de um grande treinador. Com Obradovic, este Porto é um autêntico rolo compressor.

Parabéns ao FC Porto que alcançou o seu 8º título nos últimos 14 anos, facto que merece grande relevância, depois daquele jejum de 31 anos que terminou precisamente em 1998/99...



ANDEBOL
(1º FC Porto-50 pts e 7 jgs; 2º Madeira-41 pts e 7 jgs; 3º Benfica-40 e 6 jgs)

  • A.Santas 25-30 FC Porto
Grande vitoria do FC Porto que, fundamentalmente na 2ª parte, jogou um andebol de alto nível, encantando todo o pavilhão Maiato, chegando mesmo a ter 8 golos de avanço (21-29). Foram defesas soberbas de Laurentino, foram acções defensivas brilhantes de Mota, Gilberto e Wilson, foram golos extraordinários de Tiago, Gilberto e Spínola. Uma grande exibição a coroar este tetra.

Gilberto Duarte fez 8 golos, Spínola 6, Tiago Rocha 5, Dario, Ricardo Moreira e Wilson 3, e Filipe Mota 2.

No final do jogo, a emoção e a grande empatia entre jogadores e adeptos (que "invadiram" o recinto), são imagens que perdurarão para sempre na nossa memória.

Ainda faltam 3 jornadas para este Porto passear a sua classe. O primeiro é já sábado, na recepção ao ABC de Braga (16 horas / Porto Canal).



BASQUETEBOL
(FC Porto na final, após "derrotar" 3-0 o CAB Madeira)

No basquetebol, o CAB Madeira desistiu por dificuldades económicas e por isso, o FC Porto já está na final, esperando o seu adversário que poderá ser o rival encarnado ou então o Lusitânia dos Açores, que surpreendentemente, venceu o 1º jogo na luz, levando a semi-final igualada para sua casa.

O FC Porto jogará o 1º jogo da final, dia 11 ou 12 de Maio, e até lá, tem que encontrar alternativas de treino para não perder o ritmo de jogo.



HÓQUEI EM PATINS
(1º Benfica-61 pts e 22 jgs; 2º FC Porto-60 pts e 22 jgs; 3º Candelária-57 pts e 22 jgs)
  • FC Porto 2-4 Oliveirense
No hóquei, o FC Porto foi eliminado da taça de Portugal, perdendo nos 1/16 de final em sua casa com a Oliveirense, numa tarde de muita precipitação dos nossos hoquistas, ainda a sentirem o peso da derrota em Espinho e da eliminação Europeia. O Porto reduziu para 1-2 e 2-3 por Filipe Santos e Reinaldo Ventura, mas um Tó Silva endiabrado ia dificultando a nossa missão.

A 3 minutos do fim, os árbitros de Lisboa anularam o 3-4 de forma muito discutível e ficou aí selado o nosso fim nesta taça de Portugal.
  • FC Porto 17-4 Infante Sagres
No campeonato, depois desta goleada ao Infante de Sagres, restam 6 finais ao FC Porto e todas elas com vitória obrigatória. Todos acreditamos que o Undeca não fugirá. A 1ª final é já sábado (21h30) em Viana do Castelo.

No jogo deste domingo, Pedro Gil fez 5 golos, Reinaldo Ventura e Caio 3, Tiago Santos 2, e com 1 ficaram Pedro Moreira, Filipe Santos, Gonçalo Suissas e Nelson Pereira.



Saudações Portistas,
Lucho.

7 comentários:

  1. Grande vitória, grande conquista! Não é todos os dias que se obtém um Tetra.

    Mérito dos jogadores e muito mérito de um grande treinador. Um treinador que, para além da competência, parece ser Dragão... desde pequenino. Mérito também, não esqueço, para essa fabulosa falange de apoio que acompanhou os nossos guerreiros com a chama imensa do Dragão. Parabéns a todos.

    Gostei de te ver festejar, Amigo.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário do ano passado, apesar de estar a cinco minutos do Pavilhão de Águas Santas, não pude ir por motivos familiares, mas vi na TV.
    Pena, porque não estive ao vivo num grande momento e porque não privei com os amigos, grandes campeões no entusiasmo e no apoio às modalidades,como o Lucho e "tutti quanti", alguns que vi na TV como o Tripeiro, por exemplo...
    Grande secção de Andebol, grandes guerreiros, um ENORME treinador. Venham mais títulos.
    O Hóquei, passa uma fase de baixa, mas acredito que vão dar a volta e vão ganhar as seis finais... Vamos a isso pessoal.
    Abraço para todos.

    ResponderEliminar
  3. Grande treinador, grandes e humildes jogadores, grandes adeptos. Uma simbiose perfeita, só pode dar títulos.

    Esta gente merece, apesar das dificuldades, que o F.C.Porto faça um esforço e contrate um estrangeiro de nível para que a Champions seja mais possível...

    Hóquei, eu acredito que vamos ser campeões, esta equipa merece esse apoio e esse crédito.

    Basquetebol, mau pela modalidade, pela falta de ritmo que os jogos frente ao CAB trariam, mas por outro lado, pode permitir trabalhar melhor o quase certo finalista, o Benfica e também, permitirá uma maior frescura, num paly-off final que acredito, vai ser disputado até ao fim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira01 maio, 2012

    Boa tarde,

    Penso que a passagem à final sem competir não nos favorece. O FCP estava a contar as meias finais para a integração do norte americano e para além disso os atletas necessitam da disputa para melhor concentração. Veremos o que pesará mais.

    ResponderEliminar
  5. O domínio do andebol do FCP (8 nos últimos 14)tem muito a ver tb com o dirigente muito competente q o clube tem José Magalhães.

    Faltou-me escrever isto no post.

    ResponderEliminar
  6. esta equipe de aNDEBOL, até mete nojo de tanto bom jogar andebol com que nos presenteia nos últimos 4 anos... uma sede de vencer que mesmo após cada vitória, nos continua a surpreender... muito bem "comandada" por um Homem de ferro e poucos sorrisos, mas dizem as "boas línguas", Homem, Amigo e Treinador de muitos valores.

    De 1 a 10... dou um 11 a este "nosso" andebol.

    no bASQUETEBOL, mal da modalidade quando uma equipe que vai disputar as meias-finais do play-off, resolve abandonar o barco por falta daquilo que faz cantar o cego... pobre basquetebol nacional, para onde caminhas tu?... no resto, esperar e desejar que este contratempo, esta falta de competição, não nos vá trazer dissabores para o momento da verdade... quero crer que não... quero acreditar que não... têm a palavra, os "nossos" meninos e o "nosso" Moncho d'eleição!

    por fim, no hÓQUEI, acabou-se a brincadeira... está na hora de se mostrar quem é e quem não é... não tenho dúvidas que, mais uma vez, vão mostrar que SÃO de fibra, de raça, de uma vontade férrea de ir atrás do prejuízo e fazê-los vergar, os adversários, à nossa superioridade... também aqui, têm a palavra os "nossos" meninos e o "nosso" e raçudo Tó Neves.

    ResponderEliminar
  7. Boas Lucho!

    Como sabes, fiz parte da bela falange de apoio presente em Águas Santas e foi um ambiente de verdadeiro portismo vivido por todos! Fantástico o ambiente no pavilhão, onde a comunhão entre adeptos e equipa ficou bem patente…Antes da festa porém, a nossa equipa mostrou mais uma vez a sua fibra, jogando um andebol de elevadíssima qualidade num pavilhão muito díficil…Todos estiveram bem, no entanto, queria destacar o Tino…Já nem tenho palavras para elogiar este nosso fabuloso guarda-redes!

    No basquetebol, viveu-se mais um dia negro no panorama desportivo nacional. Reflexo das dificuldades do país, que nem sequer poupam o “rico” futebol, fomos confrontados com uma situação que infelizmente penso que nos trará mais prejuízos que benefícios…

    No hóquei, o resultado final espelha bem as fragilidades do nosso opositor…Temos de continuar com este ritmo e esquecer rapidamente as duas derrotas seguidas, para no fim festejarmos pela 11ª vez consecutiva!

    Abraço

    ResponderEliminar