02 maio, 2012

Título de uma Vida

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Esta, eu tinha guardada para quando fossemos campeões. Já os jornais falaram dos méritos do nosso Presidente, dos méritos do nosso Treinador, dos méritos dos nossos Jogadores.

Hoje, decidi dedicar este pequeno espaço que o BiBó PoRtO me disponibiliza, para dedicar este Título a uma pessoa que ao ser o meu mentor, é também o meu ídolo.

Obrigado Pai, por me incentivares a ser Portista!
Obrigado Pai, por desde novo me ensinares que só com Trabalho e Dedicação se conquista algo na vida.
Obrigado Pai, por me ensinares a ser positivo, a dar o meu máximo em prol de uma Paixão.
Obrigado Pai, por me mostrares e ensinares toda a história do FC Porto.
Obrigado Pai, por me mostrares que há sentimentos que não se vendem.
Obrigado Pai, por me acompanhares estes anos todos atrás do FC Porto.

Foi um ano difícil para mim, quer a nível de Futebol, quer a nível familiar. Já não bastava o nosso FC Porto, até Dezembro, ser arrumado da Taça de Portugal, ficar de fora da Liga dos Campeões, empatar contra o Feirense, empatar contra os carneiros em casa e termos a nação Portista a insultar o treinador em todo lado; e ainda o meu meu Pai deu entrada no hospital com um AVC hemorrágico no dia 19 de Dezembro, lutando contra a própria vida por breves horas.

Vi o mundo a desmoronar. Já não bastava a porcaria da crise que parece não ter fim, o FC Porto a não mostrar garra e determinação, e o Homem que sempre conheci, deitado numa cama sem responder, sem falar, sem sequer se poder mexer.

Não há mal que sempre dure, e no meu caso, ainda com as lágrimas no olhos, lá fui a Paços de Ferreira ver o jogo da Taça da Liga. Nada poderia fazer, senão esperar por melhoras de ambos os lados.

Depois de um final de 2011 terrível em todos os aspectos, sem Pai, sem Natal, sem festas, algo tinha de mudar, porque não há mal que sempre dure. Tinha de ser optimista! Foi assim que me ensinaram, e esperar que o ano de 2012 me trouxesse boas noticias.

Para tudo temos de estar preparados. É como ir para o mar. Há toda uma preparação que se deve fazer, para não sermos apanhados de surpresa. Então, preparei-me para tudo. Não me fez qualquer confusão informarem-me que o meu Pai nunca mais poderia conduzir ou trabalhar, mas em contrapartida, poderia voltar a fazer tudo sozinho, sem qualquer ajuda. Queria, apenas, o meu Pai em casa, ao meu lado, em recuperação.

Em relação ao clube, exactamente a mesma coisa. Sabia que antes de melhorar, as coisas ainda iam piorar, por isso, o murro no estômago de Alvalade não custou muito... e esquivei-me muito bem do pontapé de Barcelos.

Se assim não fosse, não tinha ido todo contente a Manchester ver o nosso Porto tentar dar a volta ao que parecia impossível. Não conseguimos?! Não há problema, temos ainda um campeonato para se ganhar!

Entre todo este optimismo, foi a vontade e o querer em ir ganhar à Luz. Engraçado que uma semana antes, o meu Pai recebeu alta, regressou a casa e tudo parecia melhor, tudo parecia estar a entrar na linha, e lá fomos nós fazer o jogo do Campeonato, que foi o arranque para o Bi-Campeonato.

O meu Pai livrou-se das enfermeiras chatas que passam o dia a dizer que não podemos, não devemos, não conseguimos... o FC Porto, pelo seu lado, livrou-se das más companhias, dos sindicatos dentro do balneário e fez-se ao caminho, porque tudo era possível, porque a mim, ninguém me diz que é impossível ou irrepetivel.

Mas o caminho tem algumas pedras, e as recuperações levam o seu tempo. Haverão dias melhores, dias piores. Se o meu Pai não consegue usar o computador, consegue perfeitamente usar o lápis e o papel para escrever, assim como o nosso Clube, que mesmo motivado, conseguiu desperdiçar 4 pontos frente à Briosa e ao Paços.

No fundo, esta caminhada, como podem ver, andam de mãos dadas. O FC Porto olhou para o objectivo e hoje é Campeão. O meu Pai, hoje já vê os nossos jogos, já fala, já escreve, já usa o PC, já anda sozinho, já brinca com a minha filha e já é quase o mesmo.

Agora, é esperar para a próxima época. Quem sabe, não vamos à final da Taça, e não temos outra vez o meu Pai de volta das bifanas a acolher todos os meus Amigos, com aquele sorriso dele de plena satisfação por nos ver a lutar por uma paixão em Comum.

Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!!!
Força meu Pai, eu acredito tanto em ti, como acredito no meu clube.

Peço desculpa pelo post, mas o Titulo, este título, dedico-o ao meu Pai.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

23 comentários:

  1. Parabéns por este artigo. Toca-nos bem cá dentro, sensibiliza, faz arrepiar... por tudo o que exprime.
    Dá para perceber o que vem de dentro, de como há união e interligação pelo mesmo denominador comum.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boas, só para dizer que eu passei exactamente pelo mesmo mas em vez de ser o meu pai foi a minha irmã, e também acabei um relacionamento de 5 anos... Novembro e Dezembro definitivamente foram dos piores meses que já vivi... Já nao nos bastava esses problemas como também o nosso Porto nos dava alegrias.

    Hoje em dia está tudo bem, e o nosso Porto foi BIcampeão.

    ResponderEliminar
  3. caro Antas,

    Por ter passado por uma situação parecida entendo na perfeição o post.

    Que para o ano os festejos sejam ainda maiores. Vamos à luta, como portistas que somos, rumo ao tri e às bifanas...

    ResponderEliminar
  4. Excelente post... muito sentido e repleto de emoção Portista..

    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  5. caro portista... sigo o teu blog com algum cuidado e frequência e este é sem duvida o teu melhor post...

    sou enfermeiro e portanto sei bem o que uma doença grave pode transtornar na vida de uma familia... até porque já passei por coisas semelhantes.

    as pessoas são o que mais importante temos na vida. a paixao pelo fuebol e pelo clube é grande mas nada se compara aos nossos familiares e amigos.

    boa recuperação para o teu pai e felicidades para a filha e familia.

    ResponderEliminar
  6. Como me sensibilizou este post! Como eu compreendo o seu significado! Também eu já prestei homenagem ao meu Pai em dois post que publiquei. E nunca é demais manifestarmos esta gratidão em público, tu sabes disso Fred, porque a tua homenagem é admirável, comovente.

    Para além de treinadores, jogadores e/ou artistas, há o Clube e, sobretudo, o nosso PAI. Eu já não tenho o meu mas, olhando para a foto maravilhosa que aqui expões com um significado transcendente, lembro-me do Homem que me fez portista, o meu PAI, a pegar-me às costas para ver um FC Porto – Académica, na longínqua década de 60, o meu primeiro jogo nas Antas.

    Fred Antas, nesse dia nas Antas, não estive no “Tribunal” mas a Norte, no superior. De qualquer modo o que nos norteou, a ti e a mim, foi o mesmo: o Amor dos nossos PAIS pelo FC PORTO! Que gratos lhes estamos!

    Parabéns e obrigado, Amigo, por este carinhoso e tocante post.
    Abraço AZUL MUITO FORTE.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar
  7. Porque conheço os 2, Pai e Filho fica aqui um abraço a ambos muito sentido, cheio de esperança e tb de Portismo.

    ResponderEliminar
  8. Depois de um texto destes a única coisa a fazer é mandar-te um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Grande abraço!!!
    Os verdadeiros Dragões não desaparecem, podem tropeçar e até cair mas levantam-se rapidamente, com mais força e vigor!
    Para o ano la estaremos para as bifanas com o Sr. dos Passos!!!

    ResponderEliminar
  10. Antas, pregas-nos cada uma...

    Apenas digo: quem sai aos seus não degenera. E para o ano lá estaremos no Jamor a comer as famosas bifaninhas do Senhor Passos.

    Um grande abraço para ti e para o teu Pai.

    ResponderEliminar
  11. Agora fiquei com lágrimas nos olhos! Tive um problema parecido, mas com a minha mãe, e todo o sentimento que transmitiste neste post eu senti-o verdadeiramente...muitas vezes pensamos que estamos sós na luta, mas não estamos, existe sempre alguém a lutar como nós! E existe sempre Porto e Portismo para nos unir e dar esperança!

    Grande abraço e que tudo fique bem!

    ResponderEliminar
  12. Fred só tu para me deixares a chorar ao inicio da manhã...
    E é claro que para o ano estamos na final da taça e o Sr. teu Pai vai estar com aquela simpatia própria a preparar aquelas deliciosas bifanas....;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. Estou de lágrimas nos olhos...Um grande abraço PORTISTA para ti e para o teu pai!

    ResponderEliminar
  14. És GRANDE!!!

    um grande abraço

    ResponderEliminar
  15. OS Grandes Homens medem-se pelos Grandes gestos.

    Abraço Antas.

    ResponderEliminar
  16. Texto muito sentido, que nos toca a todos...
    Sem mais palavras...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. José Afonso(madjer87)02 maio, 2012

    Aquele abraço Fred.

    Sei o que passas-te .Mas o teu Pai tb. foi um Campeão.Venceu uma batalha dura.E os Duros não caiem facilmente.

    Um grande abraço aos dois.

    Vemo-nos na Curva!Campeão

    ResponderEliminar
  18. Quero deixar um grande abraço a todos pelas palavras e pelo carinho demonstrado, foram vocês agora que me deixaram com as lagrimas no canto do olho.

    Fico ainda mais sensibilizado ao ler o que escreveu o anónimo e o Nuno dizendo que passaram o mesmo que eu, sabem tão bem como eu custa estas fases, esta incerteza, estes momentos... Um montanha russa de emoções.

    Aqueles que conhecem o meu Pai de perto, aqueles que não conhecem mas hoje poderam ler aquilo que sinto por ele, aqueles que me conhecem sabem que o Porto e a Família estão interligados, não há separação, não há outra forma de vivermos.

    A todos um grande abraço e um muito obrigado.

    ResponderEliminar
  19. abraço portista
    e as melhoras para o teu Pai.

    ResponderEliminar
  20. aMIGO,

    como dizes e muita bem, "Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!!!".

    quem priva contigo, sabe bem de que fibra, humildade e companheirismo és tu feito... muito bem secundado pela humildade dos Grandes Homens que o teu Pai sempre nos presenteou, não nos conhecendo de lado algum... mas a partir do momento que estamos com o "menino" Passos, somos tratados como de um só nos tratassemos.

    Obrigado a ti pela tua AMIZADE... obrigado ao teu Pai pelo carinho com que sempre nos tratou!

    no resto, "Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!!!"... vais tu, e vai o teu Pai!

    aQuele aBraço para vcs os 2, gente humilde e de valores!

    ResponderEliminar
  21. sei o que é esse sentimento.
    experimentei-o em 2009, com a perda progressiva do meu Avô paterno: o meu verdadeiro Pai.

    obrigado! por mo recordares, mais uma vez, neste dia.

    abr@ço forte!
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  22. Acompanho o blog há muito embora nunca tenha postado nada.

    Porém, não podia deixar passar esta ocasião para me estrear!

    Fred, meu amigo, um abraço do tamanho do mundo! Espero que o teu pai continue a recuperar e o nosso Porto a dar-nos alegrias!

    Um grande abraço! Jorge Porto

    ResponderEliminar
  23. Que belo post, Antas. Linda homenagem ao teu Pai e ao clube que ambos amam. Continuação de boa recuperação!

    ResponderEliminar